PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Os pássaros são criaturas muito inteligentes, o que os torna animais de estimação divertidos, interessantes e bem comuns. Dito isso, um pássaro não deve ser tratado da mesma forma que um cachorro, um gato ou um coelho. Os pássaros precisam de diversos cuidados e um que costuma surpreender as pessoas é como fazer carinho neles. Não é tão fácil quanto acariciar animais peludos, mas os pássaros podem gostar de receber carinho se você o fizer da forma certa.

Método 1
Método 1 de 2:

Se aproximando do pássaro

PDF download Baixe em PDF
  1. Eles são criaturas únicas e especiais. Alguns adoram ganhar carinho de todo mundo, já outros não querem ser tocados nem pelos seus donos. [1]
    • Se estiver tentando fazer carinho em um pássaro que não é seu, compreenda que ele talvez precise conhecer você primeiro antes de ficar confortável com o carinho. Pode ser melhor visitar o pássaro e ganhar a confiança dele antes de tentar tocá-lo de qualquer forma.
    • Se você tem um pássaro, entenda que nem todo pássaro vai querer ganhar carinho, mesmo com o passar do tempo. Alguns simplesmente não gostam de carinho e querem ter seu próprio espaço. Se esse for o caso, não tente forcá-lo a gostar de carinho. É muito melhor procurar outras formas de criar uma conexão com seu passarinho, como ensinar truques para ele ou deixá-lo em um poleiro perto de você enquanto trabalha.
  2. Procure ter certeza de que ele sabe que você está por perto e está vendo você se aproximar. Fale um pouco com o pássaro antes de tentar levar a sua mão até ele. Não pegue o coitado do nada. Deixe ele se acostumar com a sua presença primeiro e perceber o que você está fazendo, especialmente nas primeiras duas vezes que for acariciá-lo. [2]
  3. Os pássaros têm muitas formas de se comunicar, mas muitas delas são sem som, então é importante ver as dicas que ele está dando. [3]
    • O pássaro está com uma postura muito enrijecida e encarando você enquanto você se aproxima? Ele está tentando ir para mais longe de você ou tentando afastá-lo? Ele quis morder você? Todos esses sinais mais ou menos óbvios demonstram que o pássaro está desconfortável com o que você está fazendo. Pare. [4]
    • O pássaro está inclinando um pouco a cabeça ou até parece fazer reverência enquanto você se aproxima? Ele está fechando os olhos? Ele está agitando ou erguendo um pouco as penas? Esses são sinais de que o pássaro está tranquilo, confortável e confiando no que você está fazendo.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Fazendo carinho no pássaro

PDF download Baixe em PDF
  1. Essa regra é muito importante. Muitas pessoas inexperientes que têm pássaros não percebem que muitas espécies de aves, especialmente algumas raças de papagaios, consideram o toque abaixo do pescoço como um tipo de ritual de acasalamento. O resultado disso é que, se você ficar fazendo carinho nas costas, nas asas ou na cauda do pássaro, pode causar diversos problemas de comportamento depois. [5]
    • Mesmo que esse não seja o caso de todos os pássaros, eles tendem a gostar mais de carinho na cabeça e no pescoço, porque essas são as únicas áreas que eles não conseguem alcançar sozinhos. Então, por via de regra, é melhor tocar só acima do pescoço. Assim todo mundo fica feliz.
  2. Isso o ajuda a se acostumar com você e é um bom ponto inicial. Seja muito delicado, especialmente quando o pássaro estiver só começando a ganhar carinho.
  3. Ao contrário da maioria dos animais de estimação, os pássaros geralmente preferem ganhar carinho contra o sentido natural das penas, em vez de ir da cabeça na direção da cauda. É bom se lembrar disso.
  4. Você pode tentar acariciar a pele logo atrás do bico e nas laterais da cabeça se ele parecer relaxado e confortável. Os pássaros também costumam gostar de carinho ao redor das orelhas, mas tome o cuidado com a área ao redor dos olhos.
  5. Quando o pássaro parecer tranquilo e mais acostumado com o carinho, tente fazer carinho na parte de trás da cabeça e no pescoço. Os pássaros também costumam gostar de uma coçada abaixo do bico. Novamente, não desça além do pescoço, se possível, para manter o bichinho confortável.
  6. A maioria dos pássaros precisa de um tempo para se acostumar com uma pessoa e para confiar nela antes de deixá-la fazer carinho ou expressar outras formas de afeto. Porém, quando você ganhar a confiança do passarinho, ele será bem leal. Seja muito delicado e tenha bastante paciência e você provavelmente vai conseguir chegar lá em pouco tempo.
    Publicidade

Avisos

  • Novamente, não tente acariciar um pássaro abaixo do nível do pescoço. Já que os pássaros consideram a carícia abaixo do pescoço um ritual de acasalamento, isso não só vai excitar o bicho mas também, com o tempo, vai convencê-lo de que você pode ser um parceiro sexual. Como você não é um pássaro, essa confusão e frustração fará o pássaro ter problemas de comportamento, como agressão a você e outros, vomitar a comida para você, gritos e arrancar as próprias penas.
  • Se notar qualquer um dos problemas descritos acima, consulte um veterinário ou outro especialista em aves para que ele possa aconselhar você. Esses problemas podem ser corrigidos, especialmente se você percebê-los, porém precisam de atenção para que o pássaro tenha uma boa saúde.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 28 019 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade