PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Talvez você não saiba, mas muitas galinhas gostam de receber carinho como se fossem bichos de estimação! Por outro lado, elas só aceitam esse tipo de contato vindo de pessoas com as quais estão acostumadas — e desde que ele seja leve e tranquilo. Sendo assim, siga as dicas deste artigo e você vai conseguir até pegar os animais do seu quintal no colo!

Método 1
Método 1 de 3:

Aproximando-se da galinha

PDF download Baixe em PDF
  1. Você deve tentar chegar perto da galinha sem fazer muito barulho. Qualquer som alto pode deixar o animal assustado e arredio. [1]
    • Você não precisa ser furtivo a ponto de não fazer nenhum barulho. Pelo contrário: é bom que a galinha ouça alguns sons baixos para se preparar para a sua presença.
    • Caso você queira ajudar uma criança a fazer carinho na galinha, peça para ela ficar quietinha nesse momento.
  2. Muitas galinhas agacham o corpo quando sentem alguém se aproximando por trás. Essa reação é instintiva, já que é a mesma que acontece quando um galo quer cruzar com a fêmea. [2]
    • Isso não acontece em todas as circunstâncias, mas facilita todo o processo de qualquer maneira.
  3. Qualquer movimento brusco pode fazer a galinha fugir assustada. Tenha cuidado para não passar a impressão de que você é um predador.
  4. Faça um barulho baixo quando estiver chegando perto. A galinha vai ficar menos assustada quando você encostar nela. Caso contrário, há o risco de ela entrar em pânico e sair correndo. [3]
    • Você provavelmente vai fazer barulho só de andar em cima de folhas e gravetos enquanto chega perto da galinha.
  5. Quando você chegar bem perto da galinha, mexa a mão devagar e tente fazer carinho nas costas dela. Nesse primeiro momento, essa é a área mais acessível do corpo do animal.
    • Não se assuste se a galinha fugir assim que você fizer contato físico com ela.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Atraindo a galinha até você

PDF download Baixe em PDF
  1. Você precisa se aproximar o máximo que conseguir do nível dos olhos da galinha. Ela vai ficar mais tranquila se não houver tanta diferença de estatura entre vocês.
    • Se a galinha não é sua, converse com o dono dela antes de chegar perto e tentar fazer carinho.
  2. Coloque um pouco de comida à sua volta para atrair a galinha. Espere até ela olhar na sua direção ou notar o alimento.
    • Nessas horas, é melhor você não usar a ração normal da galinha. Ela vai ficar mais curiosa se a comida for algo interessante, como bichos-da-farinha ou migalhas. [4]
    • Se você optar por usar bichos-da-farinha, não exagere na quantidade. Eles não fazem tão bem à saúde, embora sirvam nesse tipo de treinamento com as galinhas.
  3. Quando a galinha ficar tranquila a ponto de comer perto de você, ela também não vai se negar a comer direto da sua mão. Segure um pouco de migalhas ou bichos-da-farinha e abra a palma na frente dela. [5]
    • Estenda o braço até onde você conseguir para não forçar a galinha a chegar perto demais.
  4. Quando a galinha estiver a um braço de distância, estenda a mão devagar e sem movimentos bruscos para fazer carinho nas costas dela.
    • Talvez seja mais fácil você dar de comer à galinha com uma mão e fazer carinho nela com a outra.
    • Deixe a sua mão bem visível para a galinha não ficar assustada e fugir.
    • Peça para a criança ter cuidado com a galinha. Mostre como ela deve fazer carinho nela: sem força ou movimentos bruscos.
  5. Se você quiser fazer carinho em uma galinha nervosa ou agitada, prepare-se para dar um passo de cada vez até ela ficar confortável com a sua presença. Pode ser que ela leve um tempo para querer se aproximar.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Segurando a galinha debaixo do braço ou no colo

PDF download Baixe em PDF
  1. Fazendo um movimento só, mas devagar, passe as mãos dos lados do corpo da galinha até os seus dedos ficarem debaixo da barriga dela e as palmas ficarem dos lados das asas. Isso a impede de fugir. [6]
    • Não aperte o corpo da galinha. Você precisa segurar o corpo do animal para evitar uma fuga, mas lembre-se de que ele é frágil.
    • Se uma criança pequena quiser fazer carinho na galinha, é mais fácil você ou outro adulto a segurar enquanto ela passa a mãozinha no bicho.
  2. Você precisa pegar e segurar a galinha de um jeito confortável, ou ela vai se desesperar e tentar fugir. Nunca coloque as mãos em cima das asas ou nas pernas do animal. [7]
  3. Quando você conseguir segurar e tranquilizar a galinha, transfira-a para debaixo de um dos seus braços aos poucos. Continue bem longe das asas e das pernas dela.
    • Segure bem a galinha! Ela pode se machucar se cair no chão.
  4. Quando a galinha se acalmar debaixo do seu braço, use a mão do outro lado para fazer carinho na cabeça, no pescoço, nas costas ou no peito dela. [8]
    • A galinha pode tentar bicar a sua mão se não quiser esse tipo de contato.
    • Prepare-se para tentar várias vezes até a galinha aceitar o seu carinho!
    Publicidade

Avisos

  • Lave as mãos depois de encostar em qualquer galinha. Isso evita a proliferação de bactérias, como salmonela, E. coli e afins. [9]
  • Toda galinha tenta bicar e unhar as pessoas de vez em quando. Se você não souber se o animal é dócil ou não, prepare-se para ser atacado de leve.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 11 000 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade