Baixe em PDF
Baixe em PDF
Quem não gosta de dar-se ao luxo de reservar um horário no salão para colocar a depilação em dia e sair de lá mais bonita? Só que nem sempre dá para esperar a esteticista ficar disponível de novo. Se você quer deixar o salão para um outro dia e depilar por conta própria, este artigo traz uma receita fácil de cera.
Ingredientes
- 1 xícara de açúcar granulado.
- 1 xícara de mel.
- Suco de 1/2 limão recém-espremido.
Passos
-
Derreta o açúcar. Em uma panela caçarola (dessas de fazer arroz, por exemplo), coloque o açúcar e deixe no fogo médio-alto sem mexer, basta rodar um pouco a panela, até que o açúcar comece a caramelizar. O cheiro fica uma delícia! [1] X Fonte de pesquisa
-
Adicione o mel e o limão, misturando com uma colher de pau. É preciso cuidado: o açúcar vai borbulhar e pode até espirrar, podendo causar queimaduras. [2] X Fonte de pesquisa
- Suco de limão tem vitamina C, que é boa para a pele.
- Continue mexendo até que a mistura derreta e fique com a consistência cremosa. Caso fique grossa demais, adicione 1 colher de sopa de água de cada vez até acertar o ponto.
-
Deixe a cera ficar morna antes de usar. Caso queira usar mais tarde, deixe esfriar e guarde na geladeira.Publicidade
-
Confira o comprimento dos pelos a serem removidos. Eles devem ter no mínimo de 3 a 6 milímetros de comprimento.
- Se os seus pelos não estiverem compridos o suficiente, a cera não vai conseguir arrancá-los pela raiz.
- Por outro lado, se os pelos estiverem compridos demais, pode doer muito na hora de arrancá-los.
-
Prepare tiras de tecido. Caso você não tenha as tiras prontas, você pode cortar uma camiseta velha de algodão ou linho.
- Para evitar que as tiras rasguem logo, faça um reforço com a máquina de costura.
-
Polvilhe a área a ser depilada com talco para bebê antes de começar. Pode ser amido de milho também. O pó vai absorver a umidade natural da pele, permitindo que a cera tenha uma melhor aderência aos pelos (não à dua pele), o que torna o processo muito menos dolorido.
-
Aplique a cera. Use uma espátula de madeira, espalhe a cera no local desejado. Passe a cera no sentido do crescimento dos fios. [3] X Fonte de pesquisa
-
Aperte levemente a tira de tecido dentro da cera. Pegue uma tira de pano, coloque na cera e passe na direção do crescimento dos pelos. [4] X Fonte Confiável American Academy of Dermatology Ir à fonte
-
Deixe a cera esfriar completamente. Levante com cuidado a ponta da tira para conferir se a cera grudou bem.
-
Remova a tira de pano. Segure a pele do local firmemente, puxando-a de um ponto que fique embaixo da tira de pano. Puxe a tira no sentido contrário do crescimento dos pelos. Puse a tira rapidamente. Procure puxar a tira para a frente, e não para cima e reto.
- Use um hidratante adequado para seu tipo de pele.
- Lembre-se: é melhor você não comprar produtos de skincare de sites aleatórios e obscuros.
-
Guarde o restante da cera na geladeira. Ela dura cerca de 2 semanas na geladeira, ou até 2 meses no freezer.Publicidade
Dicas
- Caso a área a ser depilada seja visível (como o rosto, por exemplo), você pode aplicar um gel calmante pós-depilatório para reduzir a vermelhidão. Se você tem a tendência de ficar com a pele avermelhada, deixe a depilação para dias em que você não precisará sair de casa.
- Se restos da cera ficarem na sua pele, enxágue a área com água morna. Caso isso não funcione, ferva um pouco de água e adicione uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Deixe a solução esfriar e então use-a para enxaguar mais uma vez a área depilada.
- Cerca de 2 dias antes da depilação, esfolie a área com um produto próprio para isso ou com uma bucha vegetal.
- Caso a cera acabe ficando dura antes de você usá-la, esquente-a no banho-maria até que ela derreta novamente.
Publicidade
Avisos
- Evite esquentar a cera no micro-ondas. Os micro-ondas não esquentam por igual, podendo deixar partes da cera mornas e outras extremamente quentes. Em vez do micro-ondas, é melhor esquentar a cera em uma tigela com água morna.
- Confira sempre se a cera não está quente demais antes de usá-la na pele.
Publicidade
Referências
Publicidade