Baixe em PDF Baixe em PDF

As pessoas costumam pegar seus pertences sem pedir permissão? Além de irritante, isso é uma invasão de privacidade, e você tem todo o direito de confrontar um irmão que pega suas camisetas novas ou um colega de quarto que sempre come suas comidas. O segredo, entretanto, está na abordagem: seja sincero, direto e honesto. Se o problema persistir, é possível tomar outras medidas, seja em casa, na escola ou no trabalho.

Método 1
Método 1 de 3:

Resolvendo a situação em casa

Baixe em PDF
  1. É um pouco mais tranquilo falar diretamente com um irmão ou um colega de quarto do que com um colega de classe ou de trabalho. Ainda é importante manter a educação e a cordialidade, mas a assertividade também é um direito seu. Seja razoável e sincero ao compartilhar como se sente.
    • Se uma pessoa que mora com você comeu um lanche que você tinha comprado, por exemplo, sorria (sem sarcasmo, por favor!) e diga: "Sabe, comprei isso com o meu dinheiro. Na próxima vez, por favor me pergunte se pode comer."
    • Você também poderia dizer algo como: "Eu estava guardando a pipoca para comer assistindo a um filme hoje à noite, e agora acabou tudo. Por favor, não coma minhas coisas sem pedir e, se o fizer, por favor compre ou prepare outras para mim."
    • Se for um cosmético, você poderia dizer: "Vou te contar que tenho um pouco de fobia de germes e não gosto de compartilhar meus cosméticos. Por favor, não use mais minhas maquiagens." [1]
    • Caso um irmão ou colega de quarto pegue uma roupa sua emprestada sem pedir, explique que isso viola sua privacidade e que não se sente confortável com outra pessoa mexendo em seu armário. Todo mundo tem direito ao seu espaço pessoal!
  2. Se já conversou com quem está pegando as coisas, mas a situação não foi resolvida, é melhor envolver um adulto para ajudar a solucionar o problema. Isto é ainda mais importante se essa situação está prejudicando o seu relacionamento com o outro.
    • Caso seu irmão esteja pegando suas coisas, peça a presença de um dos pais de vocês na hora da conversa, só para evitar uma briga.
    • Caso o problema envolva um colega de quarto e algum item valioso, converse com os organizadores da república ou do residencial estudantil. Dependendo do caso, você também pode recorrer às autoridades. Só não envolva esses departamentos caso o item seja algo mais simples e de pouco valor, obviamente.
  3. Quando for conversar com seu colega de quarto ou irmão, é uma boa ideia definir alguns objetos para compartilhar. Por exemplo, vocês podem rachar a compra de um desodorante e de alguns lanchinhos que ficarão à disposição de ambos. Isso é ótimo para quando o problema é o compartilhamento dos produtos por conta da correria do dia a dia.
    • É importante que as duas partes compreendam com clareza o que é comunitário e o que é pessoal.
  4. Se já conversou com a pessoa e o problema continuou, talvez seja preciso esconder seus pertences. Por exemplo, se já falou milhões de vezes que não gosta que sua irmã use seus brincos, não deixe-os jogados pela casa. Se precisa de um docinho no fim do dia, mas seu colega de quarto sempre come seus chocolates, esconda as barras em um local seguro.
    • Isso funciona melhor se você tem certeza de que a outra pessoa não vai fuçar nas suas coisas, já que a ideia não é encorajar o outro a invadir ainda mais a sua privacidade!
    • Esconder as coisas nem sempre é viável, principalmente se você prefere ter acesso fácil ao objeto. Este método é ótimo para coisas especiais, como roupas e joias que você usa apenas em ocasiões diferenciadas.
  5. Trancar as coisas pode ser uma boa alternativa a escondê-las, principalmente se a pessoa que mora com você tem mania de fuçar nos seus pertences. Como o uso de uma tranca não é tão conveniente, é melhor reservá-lo apenas para itens valiosos, como eletrônicos, joias e outros objetos que você definitivamente não quer ver ninguém mexendo.
    • Usar um cadeado ou uma combinação em seus pertences de uso frequente pode ser cansativo. Escolha com sabedoria o que vai ficar trancado!
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Resolvendo a situação em um ambiente escolar

Baixe em PDF
  1. Confrontar outro aluno diretamente pode acabar gerando um problema maior, portanto, evite uma discussão envolvendo uma pessoa mais velha e com autoridade. Na dúvida, procure um professor ou um inspetor para poder resolver a situação de forma justa e sem brigas. [2]
    • Se um amigo pegou um objeto comum, só diga que fica magoado quando ele faz isso.
    • Se a pessoa não for sua amiga, é melhor pedir a mediação de um professor ou inspetor mesmo.
  2. Se sabe que alguém tem a reputação de pegar objetos dos outros sem pedir, evite essa pessoa. Lembre-se de que isso é considerado roubo, e você pode acabar se metendo em problemas também. [3]
  3. Assim como em casa, se não quer que peguem suas coisas na escola, é melhor guardá-las em um local seguro. Por exemplo, não deixe seus materiais artísticos dando sopa na mesa se não quer compartilhá-los com o resto da turma.
    • Caso tenha um armário na escola, guarde suas coisas importantes nele.
    • Lembre-se de que, mesmo que não tenha comprado as coisas com seu próprio dinheiro, os materiais escolares são caros. Seja responsável e não deixe seus pertences dando sopa.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Resolvendo a situação no trabalho

Baixe em PDF
  1. Em um ambiente de trabalho, nem sempre é possível encontrar uma pessoa responsável para lidar com a situação, já que o adulto responsável é você. Ou seja, é um pouco mais complicado confrontar um colega de trabalho em uma situação dessas, e nem sempre é possível identificar o "culpado".
    • Quando possível e apropriado, converse com a pessoa responsável. Quando não for possível, rotule seus pertences.
    • Caso alguém pegue seus pertences com frequência, coloque seu nome nos objetos. Por exemplo, se alguém pega seu ventiladorzinho portátil, escreva seu nome na base dele com um marcador permanente.
    • Essa tática é ótima para evitar a confusão entre um item pessoal seu e um objeto que a empresa emprestou aos funcionários. Diferencie bem suas propriedades particulares das propriedades da empresa, pois é possível que seu colega de trabalho tenha simplesmente confundido as coisas.
  2. Todo mundo que leva marmita pro trabalho já teve sua comida furtada, é fato. Deixar um bilhetinho pode parecer bobeira, mas normalmente vale o esforço. Combinar essa tática com um pouco de cordialidade estratégica pode fazer a diferença e garantir o seu sucesso.
    • Marque com clareza os seus alimentos deixados em uma geladeira comunitária, deixando um bilhete para pedir que ninguém coma sua comida. Obviamente, use um linguajar positivo para isso.
    • De tempos em tempos, leve algo para ser compartilhado e deixe um bilhete escrito: "Este é para o time todo!" Ao marcar com clareza o que é seu, todos vão lembrar de sua generosidade e vão respeitar seus limites.
  3. É possível que alguém esteja roubando suas propriedades de forma proposital e contínua, mas você não deve sobrecarregar seu chefe com coisas pequenas. Entretanto, se um item de valor foi roubado e você tem provas de quem foi o culpado, é melhor procurar a chefia.
    • Se alguém roubou um item seu ou pegou o crédito por seu trabalho e você acha que precisa conversar com um superior, faça isso, mas tome cuidado para não maldizer ninguém.
    • Aproveite essa oportunidade para demonstrar o quanto gostaria de contribuir para a manutenção de um ambiente de trabalho seguro e cooperativo. [4]
    Publicidade

Dicas

  • Se você usa as coisas dos outros, não é justo pedir que não usem as suas. Ou seja, não faça com os outros o que não quer que façam com você.
  • Sempre trate as pessoas com gentileza e educação. Mantenha a calma, mesmo se estiver nervoso, pois isso vai trazer melhores resultados para você do que um surto ou uma discussão.
  • Não seja egoísta, mas também não seja capacho de ninguém. Há uma linha tênue entre compartilhar demais e compartilhar pouco. Tome cuidado para que objetos materiais não estraguem boas amizades.
Publicidade

Avisos

  • Tome cuidado para não se esquecer de onde escondeu os objetos!
  • Guarde suas chaves em um local seguro. É sempre bom ter uma cópia também em um lugar do qual não vai se esquecer.
  • Sempre memorize as senhas de cadeados, mas também guarde uma cópia escrita da combinação em algum lugar seguro.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 5 413 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade