Baixe em PDF
Baixe em PDF
Em algum momento de sua vida, você pode querer ou precisar fazer seu próprio corretivo, seja por falta de grana ou por ter cansado de produtos industrializados que vivem entupindo seus poros. Existem várias receitas baratas e fáceis de fazer: você só precisa escolher os ingredientes de acordo com sua verba e disponibilidade. Misture os produtos de sua preferência, use sua criatividade e experimente!
Passos
-
Use um hidratante como base. Dê preferência a um produto não-comedogênico, ou seja, que não acumule e crie espinhas na pele. Pegue um pouco na palma da mão ou use um pote. [1] X Fonte de pesquisa
- Alguns cremes não são muito bons por causarem acne, ainda mais para quem tem propensão. Como dito anteriormente, prefira um produto não-comedogênico para não causar mais danos do que benefícios à pele.
-
Escolha o pó de acordo com o tom de pele. Caso não encontre um que seja exatamente da sua cor, misture um pó mais claro e um mais escuro ao creme até chegar ao tom que deseja. Misture até que o creme fique com uma consistência grossa e cor opaca.
-
Tente usar medidas iguais de pó e creme. Você terá que experimentar até conseguir acertar as proporções.
- Uma boa opção é comprar um hidratante com cor que combine com o seu tom. Assim, você não precisará pigmentar o corretivo.
-
Passe a mistura na pele. Assim como faria com um corretivo industrializado, use o dedo ou um pincel para passar a mistura nas áreas que pretende cobrir; passe quanto for necessário. Os pincéis para corretivo são melhores por serem mais precisos e higiênicos do que os dedos. [2] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Use a criatividade! Pesquise sobre pigmentos, escolha óleos e espessantes naturais e informe-se sobre os efeitos e reações que eles podem causar na pele. Não existem somente produtos industrializados, portanto faça uma boa busca para se informar.
-
Escolha um óleo. Vá a uma loja de produtos naturais, farmácia ou procure na internet e descubra quais são as opções disponíveis. Você pode incluir vitaminas e suplementos à receita para ter outros efeitos. Um bom exemplo é a vitamina E, que contribui para a recuperação da pele.
- O óleo de rosa mosqueta e o de espinheiro são ótimos para combater a acne. [3] X Fonte de pesquisa
- O óleo de argan também é curativo e ainda ameniza os sinais de envelhecimento.
-
Encorpe o corretivo. Os espessantes naturais mais indicados são cera de abelha, manteiga de cacau, manteiga de karité, de cupuaçu, gel de babosa ou cera emulsificante vegetal. Cada um desses espessantes tem suas próprias propriedades, mas todos podem ser usados para fazer o corretivo. [4] X Fonte de pesquisa Procure receitas que misturem as manteigas, óleos e até ervas.
-
Adicione a cor. É possível encontrar os mais variados pigmentos a preços populares em qualquer loja de cosméticos e perfumaria. Procure um que combine com o seu tom de pele ou, se não encontrar, converse com um profissional para que ele recomende as melhores opções para você. [5] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Use vaselina para fazer a base. A vaselina (ou qualquer outra geleia de petróleo) tem uma ótima consistência para fazer corretivo e não é preciso usar muita. Pegue um pouco na palma da mão ou use um pote para misturar os ingredientes a ela.
-
Adicione o pó compacto. Por fixar a base e o corretivo, o pó compacto tem a textura perfeita para trabalhar com substâncias gordurosas e viscosas como a vaselina. [6] X Fonte de pesquisa Se puder, tente tirar o pó da embalagem levemente triturado em vez de totalmente solto para facilitar a mistura. Por outro lado, raspar o pó pode proporcionar uma cobertura melhor.
-
Passe a mistura no local desejado. Esse corretivo caseiro não é tão bom quanto os industrializados, mas certamente funciona e pode quebrar seu galho por ora.Publicidade
Dicas
- Sempre use mais pó do que hidratante.
- Com pó solto, o melhor creme para fazer um corretivo é o E45.
- Nunca esfregue o corretivo; ele deve ser aplicado com batidas leves dos dedos ou do pincel. Esfregar fará com que ele saia facilmente, não misture direito e facilita que surjam rachaduras e outras marcas. Manchas escuras e espinhas devem ser cobertos com delicadeza, sempre com o pincel (que é mais higiênico) ou com as pontas dos dedos. Misture cuidadosamente de dentro para fora e preste atenção às extremidades; elas devem ficar naturais, ainda mais se a área coberta for extensa.
- Os cremes da Neutrogena são ótimos para fazer corretivo. Eles são fáceis de achar, mas podem ser caros, custando em torno de R$ 50,00; por outro lado, alguns têm ácido salicílico, que é ideal para cuidar das espinhas.
- Manchas vermelhas devem ser equilibradas com tons verdes e o pó amarelo funciona bem para esconder as olheiras, que são roxas. Seja qual for a cor das manchas que você quer cobrir, o importante é usar um sistema de cores complementares para ter melhores resultados; azul para manchas alaranjadas, amarelo para manchas roxas e verde para manchas vermelhas. Os cosméticos da NYX têm ótimas cores para fazer corretivo e não são muito caros.
Publicidade
Avisos
- Você pode usar o corretivo sempre, desde que não erre a mão na quantidade de pó ou hidratante.
- A vaselina pode entupir os poros e causar acne, portanto use essa versão do corretivo por pouco tempo. Outra opção é usar um hidratante, mas também com cautela; a maioria deles pode ser passado no corpo, mas não no rosto. Hidratantes de corpo podem causar acne se passados no rosto. Usando os produtos adequadamente, sua pele ficará macia e saudável.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.dermletter.com/skin-care-science/non-comedogenic.html
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=APJWkn7BByk
- ↑ http://www.humblebeeandme.com/diy-healing-concealer/
- ↑ http://wellnessmama.com/36240/natural-concealer-highlighter/
- ↑ http://www.lisaliseblog.com/2013/04/making-make-up-cream-concealer.html
- ↑ http://www.theloop.ca/how-to-make-your-own-beauty-products-with-vaseline/
- Videos fornecidos por SofiaStyled
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 85 923 vezes.
Publicidade