Baixe em PDF
Baixe em PDF
Fazer cristais com potes de água e sal dissolvido é uma experiência quase mágica. Se esse tipo de projeto desperta o seu interesse, leia as dicas abaixo para fazer o experimento e adquirir conhecimento ao mesmo tempo!
Passos
-
Esquente uma caçarola de água. Você vai precisar de cerca de ½ xícara (120 ml) de água. Esquente até ela começar a fazer bolhas.
- Crianças não devem fazer essa experiência sem a supervisão de um adulto.
- Você pode usar água normal, mas a destilada é melhor ainda. [1] X Fonte Confiável Science Buddies Ir à fonte
- As moléculas da água vão acelerar conforme a temperatura aumenta.
-
Escolha o tipo de sal. Existem vários tipos diferentes, sendo que cada um gera cristais de formatos próprios. Experimente as opções abaixo e veja o que acontece:
- O sal de cozinha normal demora alguns dias para formar cristais. O sal "iodado" também forma cristais, mas não dá tão certo. [2] X Fonte de pesquisa
- Os sais de Epsom (ou sulfato de magnésio) formam cristais visíveis em poucas horas. Compre em qualquer drogaria.
- O alume também cresce rápido e forma cristais em algumas horas. Compre-o na seção de temperos.
-
Acrescente o volume de sal que você achar adequado. Tire a caçarola do fogo. Acrescente de ¼ a ½ xícara (60 a 120 ml) de sal e mexa até a água ficar transparente. Se você não notar um acúmulo de grãos de sal na água, acrescente mais um pouco e continue até o produto não dissolver por completo.
- O objetivo aqui é fazer uma solução supersaturada , na qual a água não consiga dissolver todo o sal. É por isso que você precisa esquentar a solução (a água): para que as moléculas acelerem e se expandam, permitindo que o soluto (o sal) seja absorvido em maior quantidade.
-
Transfira a água a um pote limpo. Leve a água quente a um pote ou outro recipiente transparente. Ele tem que estar bem limpo para que nada interfira com a formação de cristais.
- Transfira a água devagar e pare antes que os grãos de sal caiam no pote. Se acontecer, os cristais podem crescer na forma errada.
- Não mexa o recipiente. Caso contrário, devido à instabilidade das soluções supersaturadas, o sal vai sair da mistura e logo começar a formar cristais, o que diminui a temperatura geral. [3] X Fonte de pesquisa
-
Adicione corante alimentar (opcional). Você pode usar algumas gotas de corante alimentar para mudar a cor dos cristais e até deixá-los um pouco menores e mais encaroçados.
-
Amarre um pedaço de cordão em um lápis. O lápis tem que ser longo para ficar em cima do pote. Você também pode usar um palito de picolé ou algo do tipo.
- Os grãos de sal vão grudar no cordão e formar os cristais. [4] X Fonte de pesquisa Por isso, não adianta usar uma linha de pesca.
-
Corte o cordão em um comprimento legal. Os cristais vão se formar em volta da parte dele que ficar submersa na água. Não deixe o material tocar o fundo do pote, ou o produto final vai ficar encaroçado e pequeno.
-
Coloque o lápis em cima do pote de vidro. O cordão tem que ficar pendurado e submerso na água. Se o lápis não ficar parado sozinho, prenda-o com fita adesiva.
- Tente não deixar o cordão tocar o fundo do pote, ou os cristais vão ficar pequenos e mais encaroçados.
-
Leve o pote a um lugar seguro. Guarde o pote em um lugar fora do alcance de animais e crianças. Veja algumas dicas:
- Guarde o pote em um lugar banhado pelo sol ou coloque um ventilador fraco perto dele para cultivar cristais pequenos e encaroçados em menos tempo.
- Guarde o pote em um lugar fresco e sombreado para cultivar um único cristal grande ou vários menores juntos. [5] X Fonte de pesquisa Nesse caso, você pode usar uma placa de isopor ou algo do tipo para absorver as vibrações. [6] X Fonte de pesquisa O resultado provavelmente vai ser um monte de cristais juntos, mas pelo menos alguns deles vão ser maiores que os demais.
- Guarde o pote na geladeira, longe do sol, se você tiver usado sais de Epsom ou outras alternativas menos comuns.
-
Espere até os cristais surgirem. Dê uma olhada no ritmo em que os cristais estão surgindo no cordão de vez em quando. Os cristais de sais de Epsom e alume demoram algumas horas ou até dois dias, enquanto os de sal de cozinha surgem após um ou dois dias ou até uma semana. Por fim, os produtos que aparecerem vão continuar crescendo por cerca de 15 dias.
- Quando a água esfriar, vai ter um teor de sal muito maior do que o normal para a temperatura. Portanto, a solução vai estar instável — e o sal dissolvido vai deixar o líquido e grudar no cordão com o menor dos impulsos. [7] X Fonte de pesquisa Ademais, conforme a solução evapora, o sal vai ficar cada vez mais exposto e instável, o que acelera a formação dos cristais (devido à baixa energia no local, o que facilita todo o processo).
Publicidade
-
Cultive um punhado de cristais de sal. Siga as instruções do primeiro método deste artigo, mas use apenas água destilada e sal — nada do cordão e do lápis. Transfira a mistura ao recipiente e espere alguns dias para ver a formação de cristais pequenos no fundo.
- Use um recipiente raso e grande, em vez de um pote, para formar um único cristal. [8] X Fonte de pesquisa
- Este método não dá tão certo com sais de Epsom. Use alume ou sal de cozinha ou consulte a seção a seguir para descobrir outras alternativas.
-
Escolha cristais "de base". Depois que os cristais se formarem, retire o líquido e estude-os de perto com uma pinça. Em seguida, escolha um cristal "de base", que possa dar origem a outros, maiores. Veja alguns exemplos que se encaixam nessa descrição (em ordem decrescente de importância): [9] X Fonte de pesquisa
- Escolha um cristal isolado e que não tenha contato com os demais.
- Escolha um cristal com superfícies planas e sem pontas.
- Escolha um cristal maior (do tamanho de uma ervilha). [10] X Fonte de pesquisa
- Se possível, encontre e separe vários cristais, como descrito abaixo. Muitos deles dissolvem ou não crescem; por isso, é melhor ter reservas.
-
Use uma linha de pesca ou um pedaço de arame ou fio. Cole ou amarre essa linha a um dos lados do cristal.
- Não use barbante ou arames muito ásperos. O material tem que ter a superfície lisa para que os cristais não cresçam sobre ele.
-
Prepare uma nova solução. Use água destilada e o mesmo tipo de sal. Dessa vez, esquente a água só um pouco (até ela passar de leve da temperatura ambiente) para deixar a solução saturada na medida certa. Se ela não saturar; os cristais podem dissolver; se saturar demais, os cristais vão ficar encaroçados. [11] X Fonte de pesquisa
- Existem várias formas mais rápidas de resolver o problema, mas elas são mais difíceis e exigem certo conhecimento de química. [12] X Fonte de pesquisa
-
Leve o cristal e a solução a um recipiente limpo. Lave e enxague um pote com água destilada. Depois, transfira a solução a esse recipiente e pendure o cristal no meio dele. Guarde-o da seguinte forma:
- Coloque o pote em um lugar fresco e escuro, como um armário baixo.
- Coloque o pote em cima de uma placa de isopor ou outro material que absorva as vibrações.
- Coloque um filtro de café, uma folha de papel ou um pano fino na boca do pote para evitar o contato com impurezas do ar. Não use uma tampa hermética.
-
Veja se os cristais estão crescendo de vez em quando. O cristal vai demorar mais para crescer, já que a água tem que evaporar um pouco antes que os grãos se prendam ao cristal em si. Se tudo der certo, ele vai reter o mesmo formato. Tire-o do líquido quando você quiser, mas tente esperar algumas semanas.
- Passe a solução por um filtro de café a cada duas semanas para tirar as impurezas. [13] X Fonte de pesquisa
- O processo é difícil e até quem tem experiência no assunto erra de vez em quando. Se você tiver só um "cristal de base" perfeito, teste outro, que esteja em condições piores, para ver se a solução funciona.
-
Use esmalte para preservar o cristal. Quando o cristal tiver o tamanho certo, tire-o da solução e seque-o. Passe uma camada de esmalte ou base em todos os lados para evitar que ele se desfaça com o tempo. [14] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Use substâncias diferentes. Dá para fazer cristais com as técnicas acima usando diversas substâncias encontradas em mercados, drogarias etc. Veja algumas opções:
- Bórax para fazer cristais brancos ou coloridos.
- Sulfato de cobre para fazer cristais azuis. [15] X Fonte de pesquisa
- Alúmen de cromo para fazer cristais roxos. [16] X Fonte de pesquisa
- Acetato (mono-hidrato) de cobre para fazer cristais escuros e azul-esverdeados. [17] X Fonte de pesquisa
- Atenção : esses produtos químicos são nocivos quando inalados, ingeridos ou manuseados sem a devida proteção. Leia os rótulos para saber se proteger e não deixe crianças e animais chegarem perto.
-
Faça um floco de neve. Forme uma estrela com vários pedaços de arame juntos. Mergulhe-a na solução e veja o sal cobrir o objeto até ele se transformar em uma espécie de floco de neve. [18] X Fonte de pesquisa
-
Faça um jardim de cristais. Você pode fazer vários cristais de uma vez! Prepare a solução de sal e transfira-a a pedaços de esponjas ou briquetes no fundo do recipiente. Acrescente um pouco de vinagre e espere algumas horas. [19] X Fonte de pesquisa
- Acrescente o bastante para saturar as esponjas, mas não deixá-las submersas na água.
- Pingue uma gota de corante alimentar em cada esponja para fazer cristais de cores diferentes.
Publicidade
Dicas
- Os cristais podem ficar menores e mais encaroçados se houver impurezas na água. Coloque uma telinha ou folha de papel toalha em cima do pote para evitar esses resíduos, mas não atrapalhar a evaporação da água.
Publicidade
Avisos
- Lave as mãos depois de mexer com sais de Epsom ou alume. Esses produtos não costumam fazer mal, mas podem irritar a pele. Nunca os ingira. [20] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Materiais Necessários
- Pote.
- Água (se possível, destilada ou deionizada) .
- Sal de cozinha ou de Epsom ou alume.
- Cordão.
- Lápis.
- Corante alimentar (opcional) .
- Caçarola.
- Colher de pau (para mexer os ingredientes).
Referências
- ↑ http://www.sciencebuddies.org/science-fair-projects/phpBB3/viewtopic.php?f=36&t=13686
- ↑ http://sciencenotes.org/grow-table-salt-or-sodium-chloride-crystals/
- ↑ https://study.com/academy/lesson/supersaturated-solution-definition-example-quiz.html
- ↑ https://www.questacon.edu.au/outreach/programs/science-circus/activities/crystal-snowflake
- ↑ http://sciencenotes.org/grow-table-salt-or-sodium-chloride-crystals/
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=NfbbrZcUMCM
- ↑ https://www.exploratorium.edu/cooking/seasoning/kitchen/activity-saltsculpture.html
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=NfbbrZcUMCM
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=NfbbrZcUMCM
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=FKCS1DvORug
- ↑ http://web.mit.edu/x-ray/cystallize.html
- ↑ http://web.mit.edu/x-ray/cystallize.html
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=FKCS1DvORug
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=FKCS1DvORug
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=FKCS1DvORug
- ↑ http://sciencenotes.org/grow-chrome-alum-crystals/
- ↑ http://sciencenotes.org/grow-blue-green-copper-acetate-crystals/
- ↑ https://www.questacon.edu.au/outreach/programs/science-circus/activities/crystal-snowflake
- ↑ http://www.layers-of-learning.com/salt-and-vinegar-crystals/
- ↑ https://www.questacon.edu.au/outreach/programs/science-circus/activities/crystal-snowflake
Publicidade