Baixe em PDF Baixe em PDF

Você alguma vez já notou que o gelo servido em bons restaurantes é transparente, enquanto que os cubos que você retira das forminhas do seu congelador são turvos e brancos? O gelo normal fica opaco quando os gases dissolvidos na água ficam presos e são forçados a permanecer em pequenas bolhas, ou quando o gelo congela de uma maneira que não permite a formação de cristais grandes. Por causa dessas impurezas, o gelo fosco é mais fraco e derrete mais rapidamente do que o gelo puro e transparente. Os "especialistas" descobriram vários métodos para fazer o gelo "premium" sem ter que ir a um restaurante. Experimente esses métodos para criar cubos de gelo transparente em casa.

Método 1
Método 1 de 4:

Fervendo água

Baixe em PDF
  1. Utilize água pura . Esse método pretende tirar o máximo possível de ar e impurezas minerais da água antes de congelá-la, começando com a água já destilada. A água filtrada e engarrafada ou qualquer água purificada por osmose reversa funcionará. [1]
  2. Ferva a água duas vezes . A ebulição remove as bolhas de ar do líquido, permitindo que as moléculas de água se liguem com mais força quando congelarem.
    • Após ferver a primeira vez, deixe a água esfriar para então fervê-la novamente.
    • Quando a água estiver esfriando, cubra-a para evitar que qualquer resíduo caia sobre sua superfície.
  3. Despeje a água em uma forma de gelo ou molde e cubra-o com um filme plástico para evitar o contato com partículas externas. Se realmente quiser impressionar, experimente fazer cubos e esferas transparentes muito grandes. Não há nada melhor do que beber um coquetel com uma pedra grande de gelo.
  4. Deixa-a parada por algumas horas para congelar completamente.
  5. [2]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Congelando de cima para baixo

Baixe em PDF
  1. Um cooler de tamanho normal, como o usado para manter alimentos e bebidas frescos no churrasco, funcionará, mas deve ser suficientemente pequeno para caber no congelador. O cooler isolará os cubos de gelo, forçando-os a congelar lentamente, de cima para baixo.
  2. Se puder, utilize formas grandes ou uma série de recipientes pequenos e retangulares, de plástico ou silicone. [3]
  3. Os defensores desse método afirmam que a água da torneira funciona tão bem quanto água destilada ou fervida.
  4. Essa água isolará os cubos de gelo, impedindo que o ar frio congele os lados ou o fundo.
  5. Não deixe a temperatura cair demais — o ideal é entre -8 e -3ºC. Deixe o cooler parado por 24 horas.
  6. O gelo deve ter uma camada fina e opaca na parte superior, mas o resto deve estar transparente.
  7. Agora você tem cubos de gelo grandes, sólidos e cristalinos.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Congelando em alta temperatura

Baixe em PDF
  1. Essa deve ser a configuração mais quente possível do dispositivo. Se você não quiser que todo o congelador fique nessa temperatura, ajuste o máximo que estiver disposto a aceitar e coloque a forma de gelo na prateleira superior.
  2. Deixe congelar por 24 horas. O congelamento lento deve expulsar todos os gases e impurezas, deixando somente os cubos perfeitamente transparentes.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

O método de congelamento inferior com cooler

Baixe em PDF

Diferentemente dos métodos anteriores, esta é uma forma super rápida de criar cubos de gelo sem rachaduras (com exceção da primeira vez que os fizer). Funciona até mesmo se colocar a água diretamente na bandeja de cubos de gelo. É possível eliminar os bolsões de ar ao congelar de baixo para cima. Fazê-lo consiste em colocar a parte inferior em contato algo bem frio. [4] É preferível que seja um líquido porque ele retirará rapidamente o calor e cobrirá toda a base. Um líquido conveniente para o processo é a água salgada .

  1. Coloque o recipiente no congelador. Não coloque pouca água ou o calor liberado aquecerá novamente a água salgada antes mesmo que os cubos de gelo se formem. Quanto mais baixa for a temperatura do congelador, mais alta deverá ser a concentração de sal para impedir que a água congele. A experiência o fará aprender a quantidade necessária de sal.
  2. O resultado será um cubo de gelo forte e sem rachaduras (sem que regiões de água tenham se formado dentro dele durante o processo).
  3. Coloque novamente a tigela com água salgada no congelador para que possa pular o Passo 1 quando quiser fazer cubos de gelo lisos novamente.
    Publicidade

Dicas

  • Em vez de alumínio, utilize uma panela de aço inoxidável para ferver a água.
  • Existem formas de gelo isoladas que podem ser usadas no caso de você não encontrar um cooler suficientemente pequeno para o congelador.
Publicidade

Avisos

  • Tome cuidado quando manusear água quente. É melhor deixá-la esfriar antes de despejá-la em formas de plástico.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 82 914 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade