Baixe em PDF Baixe em PDF

Apesar da ducha já ter sido uma prática comum, ela caiu em desuso recentemente. Estudos mostram que a ducha pode causar infecções e problemas durante a gravidez. Mas se o seu médico recomendou este método de limpeza íntima [1] , siga os passos abaixo para realizá-la de forma segura e correta.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Quando fazer a ducha

Baixe em PDF
  1. Muitas mulheres fazem ducha para limparem-se depois da menstruação, enxaguar corrimento ou para limpar o sêmen após uma relação sexual. Mas isso não é necessário. A vagina tem o seu próprio sistema de limpeza, ou seja, você não precisa usar sabonetes e enxaguar a parte interna dela para mantê-la saudável. [2]
  2. Nos últimos anos, estudos têm mostrado evidências importantes de que a ducha mais prejudica do que ajuda na saúde íntima. A vagina se limpa naturalmente usando sua acidez e muco naturais, os quais a ducha acaba tirando. Como resultado, você fica mais vulnerável a infecções. Consulte um ginecologista antes de se decidir pelo procedimento.
  3. Há mulheres que acham que a ducha pode ajudar a limpar o interior da vagina, livrando-se assim de sintomas indesejáveis. Na verdade, elas estão apenas encobrindo uma infecção que precisa de tratamento. Ao invés de fazer ducha, consulte um ginecologista e explique os sintomas que a estão incomodando. [3]
  4. Apesar da vagina normalmente exalar um cheiro característico, caso ele esteja muito forte e vocênão esteja menstruada, isso é um sintoma de infecção. O melhor a fazer é consultar um ginecologista. Caso contrário, a ducha pode piorar ainda mais a situação.
  5. Ela não é uma alternativa à camisinha ou outro método anticoncepcional; a ducha serve apenas para limpar o interior da vagina (e somente sob orientação médica). [4]
  6. A parte interna fica por conta do próprio organismo. Se você lavar a vagina do lado de fora com um sabonete próprio para a área genital e água morna, isso já é o suficiente para remover o suor e outros resíduos da região. [5]
Parte 2
Parte 2 de 2:

Fazendo a ducha do jeito certo

Baixe em PDF
  1. Confira os produtos disponíveis na farmácia mais próxima e veja qual é a melhor opção para você. Evite qualquer produto que contenha corantes ou aromas fortes, pois eles podem causar uma infecção. Se preferir, você pode fazer uma solução para duchas em casa usando vinagre e uma garrafa tipo squeezer para facilitar a aplicação. [6]
  2. Caso você tenha comprado o produto, siga as instruções atentamente na embalagem. Normalmente é preciso usar 1 litro de água no preparo. Caso tenha decidido fazer a sua própria solução, misture uma parte de vinagre com três partes de água, com a quantidade mínima de duas xícaras de líquido.
  3. Siga as intruções na embalagem do produto ou simplesmente aplique a solução na vagina usando a garrafa tipo squeezer. Se a garrafa não comportar toda a solução, você pode ir usando o líquido aos poucos para encher todo o recipiente assim que ele esvaziar.
  4. Assim você não faz muita bagunça caso a solução acabe espirrando. E você pode aproveitar para tomar banho depois de terminar a ducha.
  5. Insira a ponta da garrafa tipo squeezer ou a bolsa para ducha dentro da vagina e esprema para liberar o líquido lá dentro. Continue enxaguando o que toda a solução tenha sido usada.
  6. Use um sabonete íntimo suave e água morna como de costume. O objetivo é tirar qualquer resíduo de solução para ducha da parte de fora da vagina. [7]
  7. Lave todo o material utilizado para fazer a ducha.

Dicas

  • Você não precisa tentar "segurar" a solução. Um litro é mais do que suficiente para lavar toda a vagina.
  • Se você usar uma bolsa com ponta, não force muito para introduzir: pode doer. Você não deve sentir nada, além de água morna escorrendo.
  • Use a solução apenas uma vez enquanto está fresca e descarte qualquer sobra.

Avisos

  • Se você tiver uma infecção, procure assistência médica imediatamente. Não tente tratá-la apenas com ducha.
  • Se a solução que você preparar queimar sua pele quando iniciar, pare imediatamente e lave com água pura.
  • Consulte um ginecologista caso você sinta dor, queimação, coceira ou tenha sangramentos fora do período menstrual após fazer a ducha.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 563 181 vezes.

Este artigo foi útil?