Baixe em PDF
Baixe em PDF
Por mais que realizar protestos pacíficos seja um dos princípios básicos da democracia, até as manifestações mais bem-intencionadas podem se tornar violentas. Como a polícia e outros agentes de segurança pública dotam de ferramentas para controlar a população — como cassetetes, bombas de efeito moral, armas com balas de borracha etc. —, sempre é melhor se prevenir e proteger. Sendo assim, leia as dicas deste artigo e aprenda a fazer os seus próprios equipamentos antimotim.
Passos
-
Proteja a sua cabeça com um capacete. A cabeça é a parte do corpo que mais precisa de proteção, sobretudo durante protestos. Qualquer golpe causado por cassetetes, balas de borracha, pedras e até socos e chutes pode causar danos permanentes e até levar a óbito, o que também vale para bombas de efeito moral, gás lacrimogênio, spray de pimenta e semelhantes. [1] X Fonte de pesquisa [2] X Fonte de pesquisa Portanto, use um capacete resistente . Veja alguns exemplos interessantes:
- Capacete de ciclista.
- Capacete de motociclista.
- Capacete para construção civil.
- Capacete para esportes.
- Capacete para policiais ou militares.
-
Proteja o seu corpo com peças resistentes, mas móveis. Participar de protestos de bermuda e chinelos nunca é uma decisão inteligente. Quanto maior for a área coberta da sua pele, melhor — afinal, muitos equipamentos antimotim (como spray de pimenta, balas de borracha etc.) são mais eficazes contra a pele exposta. Por outro lado, você também não deve sair por aí com uma armadura que reduza a mobilidade. Veja alguns exemplos:
- Calça jeans grossa, mas justa e flexível.
- Camiseta grossa.
- Blusa ou flanela de manga longa.
- Jaqueta de couro ou outro material pesado.
- Lenço grosso (opcional).
-
Crie camadas adaptáveis. Por mais que seja importante proteger o seu corpo inteiro, você não deve usar nada que seja difícil (ou pior: impossível) de tirar no caso de a situação sair do controle. Experimente peças que, inclusive, dê para abandonar em emergências. Isso vai fazer total diferença na hora de fugir e se resguardar. E você também vai poder:
- Se desvencilhar de alguém.
- Escapar de produtos químicos nocivos que tenham sido lançados nas suas roupas, como gás lacrimogênio ou spray de pimenta.
- "Se arejar" quando houver um tempinho para descanso em meio ao protesto.
-
Use equipamentos de proteção para esportes. Se possível, vá a uma loja que venda equipamentos de proteção para esportes e compre itens como cotoveleiras, joelheiras e afins. Eles não são tão resistentes quanto equipamentos antimotim tradicionais, daqueles usados por agentes de segurança pública, mas pelo menos oferecem certa proteção contra a ação de cassetetes e balas de borracha. Veja algumas opções comuns e úteis:
- Caneleiras.
- Joelheiras.
- Cotoveleiras.
- Protetores de quadril.
-
Use um protetor de virilha. Por motivos óbvios, homens precisam usar protetores de virilha durante protestos e manifestações. Mesmo sendo pequeno e discreto, o equipamento faz toda a diferença em certas situações.
-
Use calçados que não reduzam a sua mobilidade. Como dito acima, a melhor linha de ação quase sempre é fugir de possíveis ataques. Inclusive, organizadores de eventos costumam incentivar que os participantes se dispersem em emergências — e, para isso, usem calçados que não reduzam a sua mobilidade. [3] X Fonte de pesquisa Tente pelo menos calçar aqueles seus tênis de corrida que estão acumulando pó no armário!
- Botas e coturnos, como os de uso militar, podem dificultar a sua locomoção (embora sejam grossos e ajudem a proteger o corpo).
-
Use equipamentos de proteção por baixo das roupas. Experimente colocar um colete ou até uma daquelas armaduras usadas em certos esportes, como ciclismo, debaixo das suas roupas. Peças do tipo ajudam a reduzir o impacto de pedras, balas de borracha, socos e chutes e afins — desde que não limitem a sua mobilidade. Em último caso, você pode até pregá-las nas suas roupas com pedaços de fita adesiva ou cordas. Tente formar uma espécie de "avental" no seu corpo. Veja alguns exemplos legais para improvisar:
- Chapas de metal.
- Chapas de plástico mais grosso (como PVC).
- Pedaços de couro.
- Pedaço de kevlar (poliarilamida) ou outras fibras.
Publicidade
-
Use uma máscara de gás (se possível). A máscara de gás é o item mais indispensável para quem vai participar de protestos e manifestações onde há risco de os agentes de segurança lançarem bombas de efeito moral e outras armas químicas. [4] X Fonte de pesquisa Infelizmente, elas nem sempre saem baratas: itens de qualidade chegam a custar mais de R$600, enquanto filtros individuais custam de R$35 para cima. [5] X Fonte de pesquisa
- Não se esqueça de levar pelo menos um filtro extra à manifestação. Se o atual começar a falhar, você vai ter que trocá-lo o quanto antes.
- A máscara pode dificultar até alguns movimentos simples, como correr.
- Lembre-se também de que máscaras de gás podem ser consideradas ilegais em certas situações e regiões. [6] X Fonte de pesquisa
-
Use um respirador para construção civil. Na falta de uma máscara de gás adequada, use um respirador para construção civil, daqueles vendidos em lojas de materiais de construção. Ele não protege todo o rosto, mas pelo menos facilita a respiração (e, de quebra, sai mais em conta). [7] X Fonte de pesquisa
- Você pode ainda usar um respirador feito com uma espécie de saco plástico e um filtro. Esse equipamento serve para evitar a inalação de fumaça, por exemplo. Ele sai bem mais em conta do que outras alternativas.
-
Improvise uma máscara (em ultimo caso). Existe uma diferença enorme entre usar máscaras de gás profissionais, respiradores e outros tipos. No entanto, qualquer coisa que crie uma barreira entre o seu rosto e as possíveis substâncias químicas sendo usadas durante os protestos serve. Quando não houver outra opção, use uma máscara cirúrgica ou de pano (como as que estamos acostumados a usar desde o início da pandemia do coronavírus). O equipamento não impede a inalação de gases, mas pelo menos pode quebrar um galho enquanto você tenta escapar.
-
Use óculos de proteção. Se você não tiver uma máscara de gás que cubra o rosto inteiro, não vá ao protesto sem pelo menos colocar um par de óculos. Quase todos os produtos químicos que incapacitam manifestantes afetam não apenas as vias respiratórias, mas os olhos — chegando a causar cegueira temporária.
- O ideal é usar óculos que cubram toda a pele em volta dos olhos, como aqueles que têm uma espécie de ventosa em volta.
- Se você não achar óculos de proteção profissionais, até óculos de natação servem (desde que cubram toda a pele em volta dos olhos). [8] X Fonte de pesquisa
-
Prepare-se para trocar de roupa. Gás lacrimogênio, spray de pimenta e outros agentes químicos podem penetrar as fibras das roupas quando há exposição direta. Se isso acontecer, eles criam também o risco de irritação e até queimaduras químicas. Portanto, tire qualquer peça que seja exposta logo que você se afastar do local onde ocorreu o ataque. Dependendo da intensidade da exposição, tente também lavar as roupas antes do descarte. [9] X Fonte de pesquisa
- Não se esqueça de que nenhuma máscara de gás vai deixar você invulnerável a ataques químicos! Afinal, as suas roupas continuam expostas.
- Experimente aplicar um protetor impermeabilizante nas suas roupas. Ele repele a ação de líquidos e gases.
-
Use luvas de proteção. Outra tática muito comum no combate à ação de gás lacrimogênio e outros químicos é jogar as latas de volta na direção de quem as atirou. No entanto, nunca faça isso com a pele das mãos exposta — já que o material fica muito quente e, é claro, pode expor você à ação dos agentes químicos. [10] X Fonte de pesquisa Sendo assim, leve pelo menos um par de luvas de proteção mais grossas (ou use somente os pés para atirar as latas).Publicidade
-
Faça um escudo. Além de se proteger com roupas e até uma armadura improvisada, você pode fazer um escuro. Dependendo do tamanho, da espessura e do material, ele vai resguardar o seu corpo de balas de borracha, pedras e cassetetes — principalmente se for usado junto dos escudos de outros manifestantes, criando uma barreira maior. O ideal é que o equipamento tenha forma de "U" ou "V" na sua direção, além de incluir uma alça em 65º para facilitar o uso e a mobilidade. Você tem também a opção de colocar uma segunda alça, que fique paralela ao chão e sirva para proteger o seu corpo de golpes com armas brancas (o que, aliás, simula alguns escudos usados por agentes de segurança pública). Experimente adicionar uma viseira, mas tome cuidado para ela não deixar o seu rosto exposto por trás. Em relação ao material, use uma telinha de metal reforçada com acrílico por trás. Por último, não se esqueça da importância da mobilidade.
- Use e abuse da criatividade na "tela" do escudo! Que tal pintar uma mensagem ligada ao motivo pelo qual você está protestando na parte da frente dele? [11] X Fonte de pesquisa
- Tente também improvisar um escudo com algo que esteja por perto. Dependendo das circunstâncias, até chapas de madeira maior ou coisas do tipo servem como proteção. [12] X Fonte de pesquisa
- Você pode até comprar policarbonato, mas o material acaba saindo mais caro que outras opções.
-
Passe fibra de carbono nas suas roupas para neutralizar armas de choque. Apesar de um único disparo de uma arma de choque potente ser suficiente para incapacitar até homens de grande porte, dá para você se proteger com o material certo. [13] X Fonte de pesquisa A fibra de carbono, composto que tem uma série de aplicações, ajuda a reduzir o efeito da maioria desses ataques. Sendo assim, compre chapas do material e prenda nas suas roupas.
- A fibra de carbono é vendida na forma de chapas, pedaços, tiras e afins. Existem ainda alternativas que grudam nas peças de roupa após contato com altas temperaturas, como do ferro de passar. [14] X Fonte de pesquisa
-
Prepare uma solução caseira para anular gás lacrimogênio. Ataques de gás lacrimogênio podem causar uma sensação de queimação quase insuportável. Por isso, você pode prevenir o pior usando uma solução química que alivie a dor na boca, no nariz e nos olhos. Veja algumas opções interessantes para preparar em casa:
- Algumas pessoas afirmam que misturar tabletes de Campden (que contêm o princípio ativo metabissulfito de sódio e são usados em receitas caseiras) com água gera uma solução capaz de neutralizar o gás lacrimogênio. [15] X Fonte de pesquisa
- Muitos manifestantes também usam suco de limão, leite e outros ingredientes comuns para enxaguar o gás. Contudo, não existem estudos científicos que provem a eficácia dessas alternativas. [16] X Fonte de pesquisa
- Em último caso, use água limpa e pura. Ela ajuda a tratar a inflamação nos olhos, principalmente quando é usada em grandes volumes. [17] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Não tente se proteger usando lenços ou panos molhados. Um dos mitos mais comuns em termos de proteção é acreditar que usar lenços ou panos molhados com certos líquidos cria uma espécie de "filtro" que neutraliza os agentes químicos presentes no gás lacrimogênio. No entanto, isso não tem comprovação científica. [18] X Fonte de pesquisa Veja algumas opções que não vão servir de nada:
- Molhar um lenço com vinagre.
- Molhar um lenço com água.
- Molhar um lenço com suco de fruta cítrica.
- Esfregar carvão em pó em um lenço molhado.
-
Não passe perfume e nem use cremes. Usar loções, cremes e óleos em uma manifestação é uma péssima ideia. Esses produtos tópicos podem "capturar" partículas de gás lacrimogênio, spray de pimenta e afins, impregnando a pele e dificultando o enxague. [19] X Fonte de pesquisa Se você precisar de uma limpeza, use uma solução simples de água e sabão.
-
Não use equipamentos profissionais e feitos para agentes de segurança específicos. Equipamentos de proteção que são feitos para corporações podem até ser muito úteis, mas não têm lugar em manifestações. Eles podem gerar confusão, fazendo com que as pessoas achem que você faz parte da força policial ou militar. Além disso, caso os agentes partam para uma repressão mais bruta, você vai acabar chamando mais atenção do que os outros — e sofrer represálias violentas.
-
Não leve armas. Essa parte é óbvia, mas não custa ressaltar: nunca leve armas a qualquer manifestação pacífica. Você vai se tornar um alvo para os agentes de segurança, mesmo que a sua intenção seja somente se defender. Além disso, há sempre o risco de as pessoas à sua volta também ficarem expostas às retaliações agressivas por causa desse objeto, que pode representar um risco a todos.Publicidade
Dicas
- Se você decidir usar pedaços de acrílico, risque-os de leve com um estilete e quebre o material com a força das mãos. Se isso não der certo, experimente cortar tudo com uma serra.
- Pense bem antes de se envolver em qualquer manifestação, mesmo que pacífica.
- Se você tem equipamentos desportivos, como caneleiras e joelheiras, use-os para se proteger.
- Caso você use peças de roupa impermeáveis, coloque uma peça que absorva o suor por baixo de tudo. Do contrário, o seu corpo vai ficar grudento e encharcado.
Publicidade
Avisos
- Andar por aí com uma mochila nas costas é uma faca de dois gumes: você vai poder carregar mais equipamentos (e até um escudo), mas também ficar mais vulnerável a ataques e puxões por trás.
- Lembre-se de que até balas de borracha e bombas de efeito moral podem causar bastante estrago. Proteja-se de alguma forma.
- Se você decidir usar um capacete, escolha um que não limite o seu campo de visão.
- Tente participar somente de manifestações pacíficas. Evite qualquer evento que tenha alto risco de envolver violência, pois as consequências podem ser terríveis.
- Nunca tente participar de combates em manifestações. Você pode acabar preso, ferido ou até morto. O ideal sempre é se afastar do local o quanto antes.
Publicidade
Referências
- ↑ http://gawker.com/5853728/iraq-war-vet-in-critical-condition-after-oakland-police-launch-tear-gas-canister-at-his-head
- ↑ http://physiciansforhumanrights.org/blog/tear-gas-or-lethal-gas.html
- ↑ https://archive.org/stream/RecipesForDisasterAnAnarchistCookbook/recipes_for_disaster_djvu.txt
- ↑ http://www.academia.edu/4894577/THE_USE_OF_TEAR_GAS_IN_UNITED_NATIONS_PEACEKEEPING_OPERATIONS_AND_THE_CHEMICAL_WEAPONS_CONVENTION
- ↑ http://willowhavenoutdoor.com/featured-wilderness-survival-blog-entries/8-things-you-should-know-before-buying-a-gas-mask/
- ↑ http://www.newssafety.org/safety/advice/protecting-yourself-from-tear-gas/
- ↑ http://www.newssafety.org/safety/advice/protecting-yourself-from-tear-gas/
- ↑ http://www.newssafety.org/safety/advice/protecting-yourself-from-tear-gas/
- ↑ http://www.newssafety.org/safety/advice/protecting-yourself-from-tear-gas/
- ↑ https://abassiouny.wordpress.com/2011/11/22/violent-protest-tactical-guide-defence-essentials/
- ↑ http://twitchy.com/2014/11/11/ferguson-protesters-prepare-plywood-riot-shields-decorated-as-protest-signs/
- ↑ http://rt.com/news/war-gear-ukraine-riot-084/
- ↑ http://www.ibtimes.co.uk/how-avoid-being-tasered-wear-carbon-fibre-clothing-1439364
- ↑ http://www.fibreglast.com/category/carbon_fiber_all
- ↑ http://www.eco-action.org/dod/no7/cs_gas.html
- ↑ http://www.vox.com/2014/8/18/6030413/tear-gas-treatment-pain-symptoms
- ↑ http://www.ingentaconnect.com/content/bsc/wvn/2012/00000009/00000003/art00002?token=00511dc2482dd44d4ea91405847447b496e2f7831446f7c4779474833757e6f4f2858592f3f3b5723
- ↑ http://www.newssafety.org/safety/advice/protecting-yourself-from-tear-gas/
- ↑ http://facingteargas.org/bp/70/if-youve-been-gassed
Publicidade