Baixe em PDF
Baixe em PDF
Argilas de polímero são ótimas para escultores amadores e profissionais -- você não precisa se preocupar em mantê-las úmidas durante o processo, ou que explodam quando estiverem sendo assadas! Elas são bem resistentes e podem ser feitas no seu próprio forno. Nós mostraremos algumas dicas de como aproveitar esse material ao máximo.
Passos
-
Faça algo divertido. É possível fazer esculturas fantásticas usando argila de polímero, mas se você estiver apenas começando, divirta-se com algumas formas e projetos mais fáceis. Dessa forma, você poderá se familiarizar com o toque do material, como ele funciona e como assá-lo.
-
Faça um sapo. Por exemplo, um sapo simples e sorrindo precisa de apenas alguns pedaços de argila e pode se tornar um brinquedo que você terá por anos!
- Pegue um pedaço de argila verde que caiba em sua mão fechada. Modele-a como uma bola de futebol americano, abra-a, e então enrole as pontas, como bochechas.
- Enrole uma tira fina de argila vermelha, como uma minhoca. Molhe o fundo da tira e pressione-a para fazer uma boca.
- Enrole dois pedaços de argila branca e forme bolas. Abra-as e as use como os olhos.
- Adicione dois pontos menores de argila azul no centro dos olhos.
- Asse a peça no forno seguindo as instruções do fabricante. Pronto! Você fez um sapinho feliz!
- Pegue um pedaço de argila verde que caiba em sua mão fechada. Modele-a como uma bola de futebol americano, abra-a, e então enrole as pontas, como bochechas.
-
Faça uma vasilha.
- Comece com um pedaço redondo de argila sem cor com cerca de 7,5 a 10 cm -- aproximadamente o tamanho de uma bola de sinuca.
- Use um arame ou faca especial para cortar a parte de cima, deixando-a de lado por enquanto. Você deve agora ter uma pequena esfera com o topo plano.
- Usando os polegares, faça um vinco na argila e, trabalhando por dentro da vasilha e pressionando para fora, crie um espaço oco na peça.
- Continue trabalhando os arredores até que a vasilha ganhe profundidade e as laterais tenham cerca de 6 mm de espessura próximo ao topo, e cerca de 1,2 cm no fundo.
- Trabalhe a parte superior cortada previamente de forma que ela descanse sobre a vasilha como uma tampa.
- Decore o vaso com tinta e asse-o no forno até estar pronto.
- Comece com um pedaço redondo de argila sem cor com cerca de 7,5 a 10 cm -- aproximadamente o tamanho de uma bola de sinuca.
-
Tente algo mais desafiador. Após se acostumar com o trabalho da argila, é possível tentar algo mais artístico e desafiador, como o gato mostrado abaixo.
- Enrole uma bola de argila com aproximadamente o tamanho da primeira. Abra-a para que ela tenha 1,2 cm de espessura. Use um palito de dentes para deixar a superfície um pouco mais grosseira e criar um pouco de textura.
- Enrole outra bola de argila, dessa vez um pouco menor, e posicione-a em direção à traseira da primeira, que é um pedaço plano de massa. Esse será o corpo e o traseiro do gato.
- Role um terceiro pedaço de argila, menor que o traseiro do gato. Coloque-o na parte da frente, formando a cabeça do animal.
- Usando pedaços menores de argila, faça as orelhas, pernas e uma cauda. Molhe-as e pressione-as na peça maior, suavizando sobre sua superfície.
- Use um palito de dentes para desenhar pequenas linhas para os bigodes e a boca, e use um garfo para texturizar o resto do corpo, criando a aparência de pelos.
- Adicione toques de acabamento como carcaças de peixe, se preferir.
- Asse no forno e, quando terminado, você terá um gato que jamais precisará ser alimentado!
Publicidade - Enrole uma bola de argila com aproximadamente o tamanho da primeira. Abra-a para que ela tenha 1,2 cm de espessura. Use um palito de dentes para deixar a superfície um pouco mais grosseira e criar um pouco de textura.
-
Conceitue e faça uma estimativa do projeto. Você pode fazer alguns esboços para ter ideia de proporções.
-
Faça um esqueleto de arame para a escultura. Isso propiciará suporte para a argila e permitirá que ela seja uma armadura que possa ser dobrada e permaneça em alguma pose desejada.
- Crie uma torção dupla em membros que tenham que suportar peso. Uma boa ideia é dar voltas com o arame nas pontas desses membros. Por exemplo, um formato de U na ponta de um pé sustentará o peso melhor do que um arame pontudo.
- Tente usar um mínimo de pedaços de arame para deixar a estrutura resistente. Áreas maiores e de grande volume, como a caixa torácica, podem precisar de mais voltas para serem preenchidas com papel alumínio.
- O ideal é colocar fios em pedaços finos que devem ficar de pé por conta própria, como orelhas compridas. Para os dedos, é possível usar papel alumínio como suporte.
-
Crie volume com o papel alumínio. Depois de estar satisfeito com as proporções do esqueleto, comece a dar volume com papel alumínio enrugado sobre o arame.
- Quando aplicado em grandes folhas, o material tem uma boa aderência, e propicia uma superfície texturizada onde a argila pode se sustentar.
- Pense na massa e na musculatura - você pode usar papel alumínio tanto para criar uma superfície para a argila se grudar, quanto para manter seu projeto o mais leve possível, preenchendo áreas volumosas.
- Após esse passo, sua escultura deve começar a tomar forma, mas ainda precisa de mais definição.
-
Aplique uma camada inicial de argila de polímero. Quebre os pedaços e trabalhe a massa entre os dedos até que possa pressioná-la em folhas com cerca de 6 mm, que serão aplicadas sobre o papel alumínio e alisadas.
- Continue até revestir todas as superfícies que precisem ser cobertas com argila. Se a argila parecer dura, não se preocupe, ela amolecerá com o calor de suas mãos. Se estiver tendo muitos problemas, comece com pedaços menores.
- Fique à vontade para manter as coisas simples nesse estágio, como deixar uma saliência de argila na face, para o nariz, ou um pedaço no braço para criar uma espécie de bíceps.
-
Refine a escultura. Após a armadura estar coberta com uma camada rudimentar de argila, volte às áreas que pareçam precisar de mais detalhes e refine-as.
- Acrescente músculos, remova o excesso de argila, suavize protuberâncias e dê forma à figura como desejar.
- Faça pausas para olhar para a escultura a partir de diversos ângulos até que ela tenha uma boa simetria.
-
Opcional: Anexe em uma base . É uma boa ideia anexar a escultura em uma base para permitir um fácil manuseio com as mãos, ter bons pontos de fixação para suavizar o material, ter acesso a locais mais difíceis, etc.
- Você chegará a um ponto de refinamento em que a pressão de segurar a massa em suas mãos acabará com alguns detalhes. Nesse ponto, é hora de parar. Se não for uma figura sentada com suporte próprio, você poderá prendê-la à uma base de madeira.
-
Finalize o trabalho. Depois que a escultura estiver na posição final, pegue as ferramentas e comece a detalhar! Suavize a pele, as características do rosto, pregas na pele, rugas, unhas, escamas, cabelo, dobras de tecido; todas as texturas maravilhosas que fazem a escultura parecer impressionante.
- Não tenha pressa e aprecie o trabalho; a argila não secará.
-
Acenda o forno. Depois que estiver satisfeito com o formato e os detalhes da escultura, pré-aqueça o forno a 135°C.
- Coloque a escultura em uma assadeira e asse por 15 a 25 minutos. Você deve retirá-la quando ela parecer mais escura nas partes finas, mas antes que essas partes fiquem da cor marrom escuro.
- Ao remover a peça, perceba que ela não está completamente dura. Não se preocupe, ela endurecerá depois de fria.
-
É isso! 20 horas de trabalho e ela estará dura em 15 minutos.
-
Há coisas maravilhosas que você pode fazer com sua escultura após assá-la.
- Se deixou algo de fora, é possível esculpir e assar a escultura novamente ou, se preferir, esculpir a peça separadamente e colá-la na escultura mais tarde.
- Pinte usando tintas a óleo ou acrílicas. Para melhores resultados, use tintas acrílicas em lavagens mais finas. É possível também colar cabelos, penas, pelos, joias ou tecidos. Seja criativo!
Publicidade
Dicas
- Embora o tipo mais comum de argila de polímero seja o "Sculpey", que vem em uma variedade de cores e é geralmente usado em miçangas ou projetos para crianças, há outros tipos mais duros que retêm boas quantidades detalhes e propiciam uma cor de base para pinturas. O "Super Sculpey" é mais fácil de modelar e suavizar que o "Fimo", vem em pacotes maiores e propicia uma cor translúcida. Esses materiais são geralmente usados por profissionais para a fabricação de personagens de filmes, videogames e bonecos.
- Notas: Embora esse tutorial seja escrito de forma numerada, você não precisa completar todos os passos de uma vez! Esse material continua maleável por meses se armazenado longe do contato com o sol, então sinta-se à vontade para fazer pausas quando achar necessário.
Publicidade
Avisos
- Já que está usando um forno, use luvas de proteção quando colocar e retirar a assadeira.
Publicidade
Materiais Necessários
- Super Sculpey (A quantidade necessária depende do tamanho do projeto. Para algo menor que 20 cm, uma caixa é suficiente)
- Fio de aço ou cobre com bitola 14 e 16 (o cobre é mais maleável, mas o aço é mais barato)
- Dois alicates de ponta longa
- Um cortador de arame
- Cortador de metal
- Uma ferramenta pequena de madeira para modelagem
- Base de madeira e pistola de grampos (opcional)
- Assadeira
- Forno comum
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 15 119 vezes.
Publicidade