O espaguete é uma refeição deliciosa e barata que fica pronta em um piscar de olhos. Durante o cozimento do macarrão, você pode aproveitar o tempo para fazer vários molhos. Se estiver com pressa, frite rapidamente a carne moída da sua preferência e adicione o seu molho pronto favorito. Se não quiser usar molho de tomate, faça macarrão com manteiga, alho e queijo parmesão. Se tiver tempo para fazer um molho caseiro, refogue o tomate com cebola, alho e manjericão.
Ingredientes
- 500 a 900 g de espaguete.
- Água.
- 1 ou 2 colheres de sopa de sal.
Rende de quatro a oito porções
Molho à bolonhesa rápido [2] X Fonte de pesquisa
- 650 g de espaguete cozido e escorrido.
- 2 colheres de sopa (30 ml) de óleo de canola ou outro óleo vegetal.
- 1 cebola picadinha.
- 2 colheres de sopa de alho amassado.
- 680 g de molho de tomate.
- 500 g da carne moída da sua preferência (bovina, suína, de peru ou de frango).
- Sal e pimenta a gosto.
- Queijo parmesão ralado (opcional).
Rende de quatro a seis porções
Macarrão ao alho e óleo [3] X Fonte de pesquisa
- 450 g de espaguete cozido e escorrido.
- 10 colheres de sopa (140 g) de manteiga sem sal.
- 3 dentes de alho amassados.
- 1 colher de chá de pimenta-calabresa em flocos (opcional).
- ½ xícara (50 g) de queijo parmesão ralado na hora.
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.
- 2 colheres de sopa (8 g) de folhas frescas e picadas de salsinha.
Rende de duas a três porções
Molho de tomate caseiro [4] X Fonte de pesquisa
- 650 g de espaguete cozido e escorrido.
- 780 g de tomates pelados.
- 2 colheres de sopa (30 ml) de azeite de oliva extravirgem.
- ⅓ de cebola roxa em cubinhos.
- 3 dentes de alho picados.
- 1 ou 2 punhados de manjericão fresco picado.
- Sal e pimenta-do-reino a gosto.
- 1 pitada de pimenta-calabresa em flocos (opcional).
Rende de quatro a seis porções
Passos
-
Decida a quantidade de macarrão que pretende cozinhar. Pense no número de pessoas que vão comer e na quantidade de porções para cada um. Muitos pacotes de macarrão já mostram o rendimento em porções. Por exemplo, se for preparar o prato para três pessoas, faça metade do pacote.
- Para não encher demais a panela, não prepare mais do que 900 g de espaguete de uma vez só.
-
Encha uma panela grande com água fria. Se você fizer de 650 a 900 g de macarrão, use uma panela com mais de 5 litros. Caso a quantia seja menor, dá para usar uma panela de 3 a 4 litros. Encha ¾ da sua capacidade com água.
- Se você usar uma panela muito pequena, o espaguete fica todo grudado.
-
Adicione o sal e espere a água ferver. Coloque 1 ou duas colheres de sopa de sal na água e tampe a panela. Deixe o fogo alto e espere a água ferver e borbulhar bastante.
- Quando ela começar a ferver, dá para ver o vapor começando a sair por baixo da tampa.
- Se usar massa fresca, não coloque sal na água.
-
Coloque o espaguete na água fervendo. Use luvas de forno para tirar a tampa da panela. Coloque o macarrão devagar para que a água não espirre e use um pegador ou uma colher de macarrão para mexer bem. A água deve voltar a borbulhar rapidamente.
- Se preferir o espaguete menor, quebre-o no meio.
-
Coloque um alarme para oito ou 11 minutos e mexa o espaguete com frequência. Leia as instruções no pacote e coloque um alarme no tempo de cozimento recomendado. Mexa o macarrão durante o cozimento para que ele não grude.
- Como há espaguetes de vários tipos de farinha, é importante seguir as instruções específicas da embalagem.
- Deixe a panela destampada enquanto ele cozinha.
-
Teste o espaguete para ver se está no ponto desejado. Pegue um macarrão e morda-o. O centro não deve estar mais duro. Ele deve estar macio, mas não passar do ponto e ficar mole demais ao fim do cozimento.
- Se você testar um e o meio ainda estiver duro, espere mais um ou dois minutos para testar o próximo.
-
Escorra o espaguete com um escorredor de macarrão. Quando ele chegar ao ponto desejado, apague o fogo e coloque um escorredor na pia. Com cuidado, pegue a panela, leve-a até a pia e despeje o conteúdo devagar em cima do escorredor.
- Sempre afaste o corpo da água fervendo para que o vapor não fique todo no seu rosto.
- Evite lavar o macarrão escorrido com água fria, pois assim é mais difícil que o molho grude no espaguete.
-
Adicione o seu molho preferido ao macarrão e sirva o prato. Misture o espaguete escorrido ao molho da sua escolha ou divida-o nos pratos e coloque o molho por cima de cada porção individual.
- Se preferir guardar o espaguete, deixe-o esfriar completamente e coloque-o em um recipiente hermético na geladeira por três a cinco dias.
- Para conservá-los sem grudar, adicione 2 colheres de sopa (30 ml) de azeite antes de fechar o recipiente.
Publicidade
-
Refogue a cebola e o alho no fogo médio por cinco minutos. Coloque 2 colheres de sopa (30 ml) de óleo de canola ou outro óleo vegetal em uma frigideira grande e funda no fogo médio para alto. Quando o óleo chiar, acrescente 1 cebola picada e 2 colheres de sopa de alho amassado.
- Mexa-os bem e espere a cebola amolecer e ficar transparente e o alho começar a soltar um aroma forte.
-
Coloque 500 g de carne moída e cozinhe-a por sete ou oito minutos. Use uma colher para desfazer a carne durante o cozimento e mexa bem até que ela não esteja mais rosada. Você pode usar carne de boi, peru, porco ou frango.
- Se preferir, dá até para misturar mais de uma carne.
-
Deixe a carne escorrer se houver muita gordura na frigideira. A maioria das carnes moídas solta bastante gordura na panela. Se tiver mais do que uma colherada de óleo no fundo da frigideira, você precisa tirar o excesso. Coloque uma lata na pia e tampe a frigideira. Com cuidado, vire a frigideira para que o óleo acumule em um dos lados e use a tampa para segurar a carne e impedir que ela caia. Despeje o óleo devagar na lata.
- Deixe a gordura esfriar antes de descartá-la.
- Não a descarte na pia. Guarde o óleo em um recipiente para a coleta.
-
Acrescente o molho e cozinhe-o por dez minutos junto com a carne. Abra a lata de extrato ou polpa de tomate e coloque o conteúdo na frigideira. Mexa bem até misturar o molho com a carne e os temperos. Deixe o fogo médio para alto até o molho começar a borbulhar um pouco e tampe a panela.
- Mexa o molho de vez em quando para que ele não grude no fundo da frigideira.
-
Sirva o espaguete com o molho por cima. Divida o espaguete cozido em porções nos pratos das pessoas. Em seguida, coloque algumas colheradas do molho à bolonhesa por cima. Finalize o prato com queijo parmesão se quiser.
- Se preferir, misture o molho ao espaguete primeiro e só depois sirva o prato.
- Guarde as sobras na geladeira em um recipiente hermético por três ou quatro dias. Saiba que o macarrão amolece com o passar do tempo na geladeira.
Publicidade
-
Derreta a manteiga com alho e pimenta-calabresa em flocos no fogo médio. Coloque 10 colheres de sopa (140 g) de manteiga sem sal em uma panela média e ligue o fogo médio. Acrescente 3 dentes de alho picados.
- Se quiser apimentar a receita, adicione 1 colher de chá de pimenta-calabresa em flocos.
-
Cozinhe e mexa a manteiga no fogo médio por uns quatro ou cinco minutos. Não deixe de mexer sem parar e continue o cozimento até que a manteiga fique dourada.
- Nem pense em sair da cozinha enquanto a manteiga estiver no fogo, pois ela pode queimar rapidamente.
-
Apague o fogo e acrescente o espaguete e o queijo. Coloque 450 g de espaguete cozido e escorrido na panela com manteiga e adicione ½ xícara (50 g) de queijo parmesão ralado na hora por cima. Em seguida, use um pegador para misturar tudo muito bem.
- Se não tiver um pegador, use uma colher grande e um garfo para misturar o macarrão com a manteiga e o queijo.
-
Sirva o prato. Experimente o espaguete e adicione sal e pimenta a gosto. Coloque 2 colheres de sopa de salsinha fresca picada por cima e sirva-o imediatamente.
- Guarde as sobras na geladeira em um recipiente hermético por três ou quatro dias.
- A manteiga e o queijo podem separar do espaguete com o passar do tempo.
Publicidade
-
Faça um purê com os tomates pelados. Abra uma lata de tomates pelados (uma quantia equivalente a 780 g) e bata-os em um liquidificador ou processador. Tampe o equipamento e pulse-o até o tomate chegar na consistência desejada.
- Se preferir um molho com pedaços e mais rústico, pode pular esse passo e somente amassar os tomates com uma colher quando o molho terminar de cozinhar.
- Para fazer um molho bem homogêneo, bata os tomates até não sobrar nenhum pedacinho.
-
Refogue a cebola por cinco ou seis minutos. Aqueça 2 colheres de sopa (30 ml) de azeite de oliva em uma panela grande no fogo médio. Quando o azeite chiar, acrescente 1/3 de uma cebola picada .
- Mexa a cebola durante o cozimento para que ela não grude na panela.
- Ela deve ficar mole e transparente.
-
Acrescente o alho e a pimenta-calabresa em flocos se quiser. Descasque e pique 3 dentes de alho em pedacinhos de 1 cm, colocando-os na panela com a cebola. Adicione uma pitada de pimenta-calabresa em flocos se quiser um molho mais apimentado. Deixe tudo cozinhar por 30 segundos.
- O alho deve soltar o seu cheiro intenso. Evite cozinhá-lo por mais de um minuto, pois ele queima rapidamente.
-
Coloque os tomates, o sal e pimenta a gosto. Acrescente os tomates batidos na panela e mexa-os bem para misturá-los ao alho e à cebola. Depois, experimente um pouco e adicione sal e pimenta a gosto.
- Para conseguir um sabor perfeito, prove o molho durante o cozimento e vá ajustando os temperos para apurar o paladar.
-
Cozinhe o molho no fogo médio para baixo por 30 minutos. Deixe o fogo médio até o molho começar a ferver e depois abaixe-o. Deixe a panela destampada e cozinhe o molho para que ele engrosse um pouco.
- Mexa-o várias vezes para que ele não grude no fundo da panela.
-
Pique o manjericão fresco e coloque-o no molho. Pegue um punhado de manjericão fresco e corte cada folha em dois ou três pedaços, misturando-os ao molho. Em seguida, desligue o fogo.
- A folha de manjericão murcha quando é adicionada ao molho quente.
- Não se esqueça de experimentar o molho e colocar mais sal e pimenta se precisar.
-
Coloque o molho por cima do espaguete e sirva-o imediatamente. Divida o espaguete cozido e escorrido em pratos e coloque o molho por cima. Se preferir, misture o molho e o macarrão na panela antes de servir.
- Coloque queijo ralado, mais manjericão fresco ou um pouco de azeite de oliva por cima se desejar.
- Guarde o que sobrar na geladeira, em um recipiente hermético, por três ou quatro dias.
Publicidade
Dicas
- Se for usar o espaguete logo após o cozimento, não coloque óleo na água, pois ele impede que o molho fique bem misturado ao macarrão.
- A massa fresca cozinha mais rápido. Às vezes, basta cerca de dois a cinco minutos para que ela fique pronta.
Materiais Necessários
Cozinhando o espaguete
- Panela grande com tampa.
- Escorredor de macarrão.
- Colheres de medição.
- Cronômetro.
- Pegador ou colher de macarrão.
Molho à bolonhesa
- Xícaras e colheres de medição.
- Faca e tábua de corte.
- Frigideira grande e funda com tampa.
- Colher.
- Lata.
Macarrão ao alho e óleo
- Xícaras e colheres de medição.
- Panela média.
- Faca e tábua de corte.
- Pegador.
Molho de tomate caseiro
- Xícaras e colheres de medição.
- Liquidificador ou processador de alimentos.
- Faca e tábua de corte.
- Panela grande.
- Colher.
Referências
Sobre este guia wikiHow
Para fazer espaguete, encha 4/4 de uma panela com água para cada 450 gramas de massa que for cozinhar. Ferva a água e adicione 1 colher de sopa de sal para dar mais sabor. A seguir, adicione o macarrão à agua fervente e mexa por 1 a 2 minutos, para que eles não grudem. Cozinhe por 8 a 12 minutos, ou até o espaguete estar "al-dente" — cozido, mas razoavelmente sólido no meio quando você mordê-lo. Escorra o macarrão. Se quiser, guarde 1 xícara da água do cozimento para diluir seu molho caso ele fique muito grosso. Por fim, leve o macarrão escorrido de volta à panela e despeje seu molho por cima. Misture e bom apetite! Para aprender a preparar molho para espaguete, continue lendo!