Baixe em PDF
Baixe em PDF
Muita gente associa "farinha" a grandes moendas ou a processos bem complicados, que exigem equipamentos de ponta. A verdade é que você pode fazer a sua própria farinha em segundos. Por que usar aquela coisa processada que está perdendo vitaminas há semanas na prateleira se você pode fazer um produto caseiro e fresquinho? Continue lendo para descobrir informações detalhadas sobre como fazer farinha!
Ingredientes
- Qualquer tipo de grão ou noz que possa ser moído (trigo, cevada, aveia, centeio, quinoa, milho, arroz, ervilha, grão-de-bico etc.)
Passos
-
Compre os seus grãos, sementes, nozes, etc. Praticamente qualquer coisa que possa ser transformada em farinha — pense de quinoa, pipoca (isso mesmo) e ervilhas até as opções mais tradicionais, como arroz, trigo, aveias e cevada. Trigo integral, aveias integrais e centeio são vendidos a granel em lojas de produtos naturais. Eles serão brancos, castanho-avermelhados, roxos ou cor de âmbar. [1] X Fonte de pesquisa Comprar os ingredientes por peso é bem mais barato!
- Saiba que tipo de farinha você quer fazer. Quer farinha de trigo integral? Compre grãos integrais. Quer farinha de centeio? Consiga centeio. Fazer farinha não é a coisa mais difícil do mundo!
-
Se quiser farinha de trigo, saiba o que é melhor para o que você deseja. Cada tipo leva a um uso diferente. Grãos de triticale, espelta e Einkorn são versões saudáveis de trigo. Para fermentos de pão, trigo vermelho funciona melhor.
- Para pães que não precisam de fermento (como muffins, panquecas e waffles), uma farinha macia e branca é a escolha ideal. Espelta, kamut e triticale também funcionam.
-
Escolha o seu mecanismo de moagem. Dá pra treinar o braço se quiser fazer as coisas de um jeito mais manual. Outra alternativa é jogar as sementes (nozes ou grãos) no seu liquidificador (processador de alimentos ou moedor de café) e deixá-lo fazer o trabalho por você. Se você realmente usar alguma máquina que funciona com eletricidade, quanto mais potente for, mais fina será sua farinha.
- O moedor manual tem uma vantagem: ele não produz nenhum calor que vá danificar os nutrientes das sementes. Fora isso, ele apenas leva muito tempo.
- O lado negativo de moinhos elétricos é que eles apenas servem para moer e são um pouco caros (o mais barato vai custar entre R$ 200,00 e R$ 300,00). [2] X Fonte de pesquisa
- A única desvantagem de se usar um liquidificador/processador de alimentos/moinho de café é que eles podem não fornecer o tipo mais fino de farinha (“fino” significando pequeno, não de boa qualidade). Tudo depende do produto específico que você usar.
Publicidade
-
Coloque tudo no liquidificador. Coloque a quantidade que você pretende usar no momento – farinha fresca pode estragar muito rapidamente. Preencha o mecanismo até mais ou menos a metade para que haja espaço para moer tudo.
- 1 xícara de grão de trigo irá produzir um pouco mais do que 1 ½ xícara de farinha. [3] X Fonte de pesquisa Para grãos e nozes etc., será produzido 1,5 x a quantidade original.
-
Moa tudo. Se você está usando um moinho, vire a manivela até passar todo o grão por ele. Se usar um liquidificador, selecione o nível mais alto para moer o grão por aproximadamente 30 segundos. Depois, desligue, remova a tampa e mexa com uma espátula de borracha. Após mexer, coloque a tampa de volta e moa mais um pouco.
- O seu mecanismo determina a rapidez do trabalho. Se estiver usando um daqueles liquidificadores bem potentes (como Blendtec ou Vitamix [4] X Fonte de pesquisa ), a sua farinha ficará pronta antes que você possa dizer “Será que a farinha já está pronta?”. Espere gastar uma tarde se for fazer o serviço manualmente.
-
Continue manivelando o seu moinho ou misturando os seus grãos até a farinha atingir a textura desejada. Você pode checar ao peneirar a mistura em uma tigela e avaliar de perto. Toque nela para ver se tem a consistência certa (lave bem as suas mãos antes!). Se não tiver, ligue de novo.
- O seu moinho de café nunca deixará a farinha com uma consistência de farinha processada. O que você provavelmente terá que fazer é passar a farinha por uma peneira para tirar os pedaços maiores e usar o que sobrar. [5] X Fonte de pesquisa Ela será deliciosa do mesmo jeito!
Publicidade
-
Assim que você estiver satisfeito com a farinha, despeje-a em um saco ou recipiente hermético. Talvez você precise usar mais de um se tiver feito bastante farinha, mas manter a farinha fresca compensará mais tarde. E então aí está: uma farinha recém-preparada para a massa dos seus sonhos!
- Mantenha a sua farinha em um local fresco e escuro. Fazê-lo impedirá que insetos e a luz do sol provoquem um dano irreparável. Coloque uma folha de louro junto com a farinha para prevenir que insetos mexam nela.
-
Armazene em uma geladeira ou freezer se fizer farinha em grande quantidade. Farinha de trigo integral estragará muito rápido, durando apenas alguns meses se guardada no armário. Se ela mudar de cor ou começar a cheirar mal (o que não vai acontecer se for mantida gelada), não hesite em jogá-la fora. [6] X Fonte de pesquisa
- Para congelar a farinha, apenas coloque-a no seu recipiente hermético e coloque no freezer. Ela permanecerá própria para consumo por muitos anos. Apenas não se esqueça de usá-la de vez em quando!
-
Experimente a farinha antes de adotá-la de vez. Você pode descobrir que a sua farinha feita em casa tem um gosto muito diferente do esperado e reage de forma um pouco diferente nas suas receitas (isso é porque ela está bem fresca). Então, não a use logo de cara. Experimente primeiro.
- Farinha fresca proporciona mais levedura, resultando em uma maior atividade de fermentação. Isso pode mudar o sabor das receitas que você tem preparado por anos. Ela definitivamente deve mudar para o melhor!
Publicidade
Materiais Necessários
- Algum mecanismo de moagem (moinho de farinha/processador de alimentos/liquidificador/moedor de café);
- Espátula de borracha (opcional);
- Peneira (opcional);
- Tigela;
- Recipiente para o freezer.
Dicas
- Se não estiver atingindo a consistência desejada com o seu moinho, tente usar também o liquidificador para ver se faz alguma diferença. Mesmo que o propósito de um moinho manual seja moer os grãos para fazer farinha, às vezes um liquidificador faz o trabalho com mais eficiência.
- Adicionar uma colher de chá de suco de limão a cada duas xícaras de grão vai ajudar a farinha a crescer melhor.
- Perceba que diferentes tipos de grãos contêm diferentes nutrientes. Pesquise antes de decidir os grãos que você quer colocar na sua farinha.
Publicidade
Avisos
- Farinha de trigo é extremamente inflamável. Nunca deixe farinha perto de fogo!
- Assim como outras colheitas, grãos podem estar sujeitos a toxinas naturais e contaminantes, então lave-os bem antes de consumir.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.breadexperience.com/home-milling.html
- ↑ http://www.motherearthnews.com/real-food/choosing-a-grain-mill-zm0z04djzkin.aspx?PageId=2#axzz2dJWxH8Sy
- ↑ http://www.breadexperience.com/home-milling.html
- ↑ http://www.blenderbabes.com/baking-recipes/bread-muffin-recipes/wheat-flour-and-other-flours/
- ↑ http://www.abreaducation.com/make-flour-at-home.php
- ↑ http://whatscookingamerica.net/Bread/FlourTypes.htm
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 60 760 vezes.
Publicidade