PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O fluído limpador de para-brisa é uma paste essencial na manutenção de um carro. A maioria dos limpadores comerciais contém metanol, um produto químico venenoso muito perigoso até mesmo em quantidades pequenas. [1] Como o metanol é perigoso tanto para a saúde quando para o meio ambiente, algumas pessoas preferem fazer seu próprio fluido limpador de para-brisa em casa, livre desse produto químico prejudicial. Os limpadores caseiros são bastante fáceis de fazer, e você pode usar ingrediente que provavelmente já deve ter na sua casa, economizando ainda mais dinheiro a longo prazo. [2]

Método 1
Método 1 de 4:

Diluindo limpador de janela

PDF download Baixe em PDF
  1. Escolha um recipiente que tenha capacidade para cerca de 5 litros no qual seja fácil despejar o líquido. Sempre use água destilada para evitar o acúmulo de depósitos minerais na saída de líquido do para-brisa do carro e no próprio reservatório. [3]
    • A água de torneira pode ser usada no caso de uma emergência. Apenas lembre-se de adicionar o fluído ao carro o quanto antes para evitar possíveis danos.
  2. Escolha um limpador de vidro comercial do seu gosto. Se possível, escolha um produto que produza espuma e manchas mínimas (ou que não produza). Este Método é bom para o uso diário, especialmente durante o verão. [4]
  3. Caso seja sua primeira fez fazendo esse produto, teste-o antes. Umedeça um pano limpo na solução e esfregue-o no canto do para-brisa. O limpador ideal deve remover a sujeira e não deixar nenhum resíduo.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Misturando detergente com amônia

PDF download Baixe em PDF
  1. Use um funil caso tenha dificuldade para adicionar a água. Escolha um recipiente que tenha capacidade para cerca de 4 litros no qual seja fácil despejar o líquido. Guarde a tampa dele para facilitar a mistura e o armazenamento do líquido.
  2. Não use uma quantidade muito grande, se não ele vai ficar muito pegajoso. Use qualquer detergente que tiver disponível em sua casa. Tome cuidado para que o detergente não deixe manchas ou resíduos no vidro. Se estiver fazendo muita espuma, use uma marca diferente. Este Método é melhor quando se pretende dirigir em terrenos com lama. [5]
  3. Use uma amônia que não faça espuma e não tenha aditivos e agentes de atividade superficial. Cuidado ao realizar este Passo, pois a amônia concentrada pode ser perigosa. Trabalhe em locais bem ventilados e sempre use luvas. [6] Depois que a amônia estiver bem diluída pela água, ela se torna segura o suficiente para ser usada como um produto de limpeza. [7]
  4. Teste o limpador antes de utilizá-lo pela primeira vez. Umedeça um pano limpo na solução e esfregue-o no canto do para-brisa. Se o fluído limpador remover a sujeira sem deixar resíduos, ele está pronto para ser adicionado ao carro.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Adicionando álcool isopropílico para evitar congelamentos

PDF download Baixe em PDF
  1. Caso você more em uma região na qual a temperatura possa chegar abaixo de zero grau, adicione um copo de álcool isopropílico a qualquer um dos três métodos acima. Se o inverno estiver moderado, use álcool isopropílico 70%. Porém, se a temperatura estiver extremamente fria, use álcool isopropílico 99%.
    • Em uma emergência, use vodca no lugar do álcool. [8]
  2. Se o fluído congelar, vai ser preciso adicionar mais um copo de álcool. Teste a solução novamente. Este Passo é muito importante para evitar que o fluído congele e danifique a mangueira de fluido do carro.
  3. Drene qualquer fluído para clima quente que possa haver no carro antes de adicionar o fluído para inverno. Dependendo da quantidade de fluído restante no carro, ele pode diluir o álcool no limpador para inverno. Se o álcool for muito diluído, a solução pode congelar.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Fazendo um limpador com vinagre para um clima frio

PDF download Baixe em PDF
  1. Use um recipiente que tenha capacidade para cerca de 4 litros. Se a boca dele for muito estreita, use um funil para facilitar na hora de despejar a água. Rotule a embalagem com um pincel atômico.
  2. Use somente vinagre branco. Os demais tipos podem deixar algum resíduo ou manchar roupas. Esse é o melhor tipo de limpador para a remoção de pólen.
    • Não use este Método em climas quentes. Quando o vinagre esquenta, ele cria um cheiro ruim muito forte. [9]
  3. Caso a temperatura da sua região caia abaixo de zero grau, faça um teste de congelamento antes de adicionar o limpador ao carro. Deixe um copo pequeno com a solução em uma área aberta durante a noite e verifique de manhã. Se a solução estiver congelada, adicione mais 2 copos de vinagre ao recipiente e faça um novo teste. Se ainda assim ela congelar, adicione 1 copo de álcool isopropílico e teste novamente. [10]
    Publicidade

Dicas

  • Adicionar o fluído de para-brisa em um carro é muito fácil. Basta abrir o capô do carro e procurar pelo reservatório do fluido do para-brisa. Ele é um tanque grande, quadrado e branco que fica em direção à frente do carro. A maioria deles tem uma tampa bastante simples que pode ser facilmente removida sem a necessidade de ferramentas. Use um funil para adicionar o fluído e evitar derramamento.
  • Caso esteja substituindo um fluído para clima quente por um de clima frio, lembre-se de drená-lo completamente antes de adicionar o novo limpador. A forma mais segura de fazer isso no caso de o fluído original conter metanol é por meio de uma sifonagem com um baster (conta-gotas ou seringa grande).
  • A água pura pode ser usada como um substituto de emergência. Porém, a água sozinha não vai limpar muito bem. Além disso, ela pode servir como ambiente de proliferação para algumas bactérias perigosas. [11]
  • Recicle recipientes de leite, vinagre e detergente de roupas para armazenar o fluído limpador de para-brisa. Lembre-se de lavar essas embalagens muito bem antes de reutilizá-las.
  • Rotule o recipiente de forma clara ao reutilizá-lo. Você também pode tingir o fluído com corante azul para deixá-lo parecendo com um limpador comercial. [12]
  • Embora esses limpadores caseiros sejam menos perigosos do que aqueles que contêm metanol, eles ainda podem causar danos caso forem ingeridos. Tome os devidos cuidados para mantê-los longe do alcance de crianças e animais.
  • Sempre use água destilada ao fazer fluído limpador de para-brisa. Os minerais contidos na água da torneira podem formar depósitos que eventualmente podem entupir a saída do tanque de fluído do carro.
  • Não misture vinagre com detergente. Eles podem gerar uma reação e coalhar, entupindo a mangueira do carro. [13]
  • Essas soluções podem ser usadas para limpeza de todas as superfícies, como as janelas e o resto do carro.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 103 289 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade