Baixe em PDF
Baixe em PDF
O gelo seco é a forma sólida do dióxido de carbono (CO 2 ), assim como o gelo normal é a forma sólida da água (H 2 O). O gelo seco é ' extremamente frio (-78.5ºC), portanto é utilizado em diversos propósitos de refrigeração e congelamento no mundo industrial. Com os ingredientes corretos, é possível criar seu próprio gelo seco em casa – desde que você utilize as medidas de segurança corretas, o processo será rápido e fácil!
Passos
-
Você só precisa de três coisas para fazer gelo seco em casa: um extintor de CO 2 , uma fronha de travesseiro – que você não se importe em sujar – e um ambiente ao ar livre onde crianças ou animais não o surpreendam.
- Você precisa especificamente de um extintor de CO 2 para esse método, e não um extintor comum. A maioria dos extintores utilizam pós finos de produtos químicos como bicarbonato de sódio ou bicarbonato de potássio, que não fornecerão a quantidade necessária de CO 2 para se produzir o gelo seco. [1] X Fonte de pesquisa
- Os extintores de CO 2 normalmente são utilizados em laboratórios, cozinhas e em ambientes com equipamentos mecânicos. [2] X Fonte de pesquisa Eles normalmente possuem uma buzina de plástico no bucal e um medidor de pressão.
- Você pode encontrar esses extintores de CO 2 em lojas de materiais de construção e lojas online especializadas. [3] X Fonte de pesquisa
-
Proteja suas mãos, olhos e membros. O gelo seco é tão frio que pode causar queimaduras de frio ao entrar em contato com a pele. Apesar de utilizar um extintor de fogo não requerer o uso de uma roupa de proteção, tome precauções para proteger seu corpo de qualquer gelo seco que possa tocar em sua pele. Vista o seguinte antes de começar:
- Luvas grossas e firmes (você também pode vestir luvas grossas por baixo delas para proteção extra).
- Óculos de proteção.
- Camisas de manga longa e calças.
- Sapatos fechados.
- Jaqueta de manga longa ou avental de laboratório (opcional).
-
Coloque a buzina do extintor dentro da fronha, puxe o tecido dela e enrole-o ao redor da mangueira. A ideia é impedir que o gás saia por outro lugar que não seja o tecido da fronha.
- Utilize fita adesiva para criar uma vedação forte caso esteja receoso que a fronha vá sair voando. A pressão do extintor não deve ser forte demais, mas a precaução não fará mal.
-
Quando estiver pronto, pressione o gatilho do extintor e veja o gás ser atirado contra a fronha. Mantenha-o pressionado por dois ou três segundos. Você pode não achar que o gelo está sendo produzido, mas ele deve começar a se acumular na base rapidamente. Solte o gatilho após alguns segundos. O dióxido de carbono começará a vazar pela fronha – isso é normal e seguro, desde que você esteja em uma área bem ventilada, conforme recomendado.
- Se não conseguir utilizar o extintor, confira o pino de segurança, que deve ter sido removido para que seja possível pressionar o gatilho.
-
Remova a buzina cuidadosamente da fronha, mas mantenha o tecido firme para pegar qualquer gelo que esteja grudado. Uma pequena pilha de gelo seco deve ter se formado na base da fronha – ele se parecerá com isopor quebradiço.
- Tente não virar a fronha e nem manusear demais o gelo. Mesmo se estiver utilizando luvas grossas, toque os pedaços de gelo apenas por alguns segundos para não machucar os dedos.
-
Raspe o gelo da fronha e transfira-o para um recipiente mais seguro e prático, como uma tigela ou um saco plástico firme. Mantenha apenas uma pilha de gelo e forme pedaços grandes. Não sele o recipiente. Se você fechar uma tampa hermética, a pressão do CO 2 se acumulará e explodirá. Se utilizar uma tampa, não a pressione ou rosqueie completamente.
- Nem todos os materiais são seguros para o armazenamento de gelo seco. Confira as sugestões:
- Não utilize porcelana, cerâmica ou vidro. O frio intenso do gelo pode contrair e quebrar esses materiais.
- Não utilize recipientes de metal caros. O gelo pode estragar e torcer o metal.
- Utilize recipientes de plástico firmes (principalmente coolers e caixas de gelo).
- Utilize garrafas térmicas, mas não as feche.
-
Se não conseguir encontrar um extintor de CO 2 , replique esse método com um tanque pressurizado de CO 2 , que pode ser encontrado em lojas de soldas e na Internet. O processo é virtualmente o mesmo – fixe uma buzina ou bucal no tanque, enrole a fronha ao redor, solte o gás por alguns segundos e colete as bolotas de gelo seco. As medidas de segurança são as mesmas.
- Compre um tanque que possua um tubo de imersão – que também é vendido separadamente. Esses tubos raspam o dióxido de carbono líquido da base do tanque, que é o que você precisa para fazer o gelo seco. Por outro lado, os tanques sem tubos de imersão utilizam o dióxido de carbono do topo do tanque, o que não produzirá o gelo seco. [4] X Fonte de pesquisa Os tanques equipados com tubos de imersão normalmente são marcados com listras brancas, enquanto os não equipados possuem um acabamento em preto. [5] X Fonte de pesquisa
- Se planeja fazer gelo seco com frequência, invista em um acessório de criação de gelo — basicamente, uma buzina com um saco de tecido que pode ser instalada e removida dos tanques. [6] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Um dos usos mais comuns do gelo seco é a criação de fumaça artificial. Para isso, basta misturá-lo com água — jogar um pouco de agua no gelo criará um som de assobio e produzirá muito dióxido de carbono. Isso é útil para danceterias, shows de rock, casas assombradas e outros lugares onde seja necessário criar uma atmosfera misteriosa.
- Novamente, lembre-se de fazer o dióxido de carbono ao ar livre e em lugares bem ventilados. Apesar de improvável, a produção de muito CO 2 em uma área com má ventilação pode eliminar o oxigênio, impossibilitando a respiração.
- Se utilizar um recipiente com um buraco para ventilação, é possível criar uma engenhoca que libera a fumaça como um jato estreito. Esse efeito pode ser forte o suficiente para energizar um pequeno motor ou girar um cata-vento.
-
Outra utilidade frequente do dióxido de carbono é a criação de bebidas carbonizadas (bebidas efervescentes como refrigerantes, cervejas, champanhe, água com gás, etc. ). Colocar o gelo seco na água libera CO 2 , que eventualmente se aglomerará nas pequenas bolhas características dessas bebidas. Apesar do processo de criação dessas bebidas – caseiro ou industrial – utilizar CO 2 no estado gasoso (ao invés de sólido, como na forma do gelo seco), o gelo seco também surtirá um efeito similar. [7] X Fonte de pesquisa
- Não consuma a bebida enquanto ela ainda estiver com o gelo seco. Aguarde ele se transformar em bolhas completamente antes de beber. Engolir gelo seco pode causar problemas sérios de saúde, pois os tecidos internos são ainda mais vulneráveis às queimaduras do que a pele.
- Algumas pessoas não gostam do sabor das bebidas carbonizadas com gelo seco. Experimente o processo com uma pequena quantidade do líquido antes de colocar o gelo na bebida inteira.
-
Utilize o gelo seco para manter alimentos e bebidas congelados. Ele é muito mais frio do que o gelo comum, então os alimentos e bebidas podem ser mantidos em temperaturas muito mais frias. Entretanto, os alimentos podem ficar frios demais — coloque uma garrafa de champanhe sobre um gelo seco, por exemplo e ela pode se rachar ou congelar parcialmente, portanto, utilize-o apenas em alimentos que são servidos congelados (como sorvetes, picolés, etc.).
- Para utilizar o gelo seco em uma caixa de gelo, adicione os alimentos primeiro, coloque o gelo por cima e coloque a tampa (não a feche completamente). O ar frio é puxado para baixo, então isso manterá a caixa refrigerada de modo eficiente. Se houver espaço livre, preencha-o com jornais (o ar extra fará com que o gelo seco sublime (se transforme em gás) mais rapidamente.
- O gelo seco também funciona para manter o gelo comum congelado em um cooler .
- Normalmente, você precisará de cerca de 4,5 kg a 9 kg de gelo seco para cada 24 horas que precisar manter os alimentos congelados (dependendo da caixa).
-
Por mais que isso seja surpreendente, o gelo seco pode ser utilizado para se manter grãos e massas frescas. Para isso, coloque o gelo na base de um cooler . Certifique-se de que a superfície do gelo não esteja congelada, pois isso pode introduzir a umidade e molhar os alimentos. Despeje os alimentos sobre o gelo seco e coloque a tampa sobre a caixa (não a feche completamente) por cerca de cinco ou seis horas — o gelo precisa se sublimar completamente até que não haja nenhum sólido. Quando terminar, feche a tampa.
- Conforme o gelo sublima, ele forma CO 2 em gás, que é mais pesado que o ar. Conforme mais gás se forma, o ar é forçado para fora do recipiente. Sem nenhum ar, é difícil que bactérias ou pragas sobrevivam, o que aumenta muito a vida dos alimentos.
- Para esse método, utilize cerca de 115g de gelo seco para cada recipiente de 4 L.
-
Utilize o gelo seco para encolher materiais sólidos. Conforme mencionado acima, o gelo seco é tão frio que faz com que materiais como a cerâmica e o metal encolham levemente com o toque. Em determinadas situações, isso pode ser utilizado em sua vantagem. Confira dois exemplos abaixo: [8] X Fonte de pesquisa
- Consertando amassados em carros: se você possui um amassado na lataria de seu carro, o gelo seco pode ajudá-lo. Utilize luvas grossas para pressionar um bloco de gelo seco contra o amassado. Se possível, pressione-o contra a parte interna do local. Segure o gelo no lugar até que ele congele alguns centímetros ao redor do amassado e deixe a área se aquecer novamente. Repita conforme necessário.
- Removendo pisos: esse truque é ótimo para a remoção de pisos de cerâmica. Coloque uma chapa de gelo seco centralizada no piso de modo que toque a superfície inteira. Aguarde até congelar completamente o azulejo e, se ele não sair por conta própria, bata com um martelo e uma chave de fenda para soltar o adesivo nas bordas.
-
Utilize gelo seco para matar pragas em seu jardim. Como o dióxido de carbono é mais pesado que o ar, ele deslocará o ar de qualquer recipiente (como visto no método de preservação de alimentos). É possível utilizar esse princípio para matar toupeiras e outras pragas que destroem seu jardim. Para isso, encaixe pedaços de gelo — com cerca de 5 cm — nos buracos e cubra-os com terra. Faça isso em todos os buracos possíveis. O gelo sublimará e se transformará em gás CO 2 , removendo o oxigênio do local e sufocando os animais. [9] X Fonte de pesquisaPublicidade
Dicas
- Se quiser gelo seco em grande quantidade, sua melhor opção é procurar uma loja. Alguns mercados vendem gelo seco, mas se você não encontrar em um próximo, compre-o na Internet. [10] X Fonte de pesquisa
- Para necessidades extremas, é possível comprar máquinas de criação de gelo seco, mas saiba que elas são bem caras. [11] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Avisos
- Manuseie o gelo seco em uma área bem ventilada. Conforme o dióxido de carbono sólido se transforma em gás, ele substitui o oxigênio do ar.
- Ao armazenar o gelo, não tampe o recipiente. Conforme ele se sublima, o gás precisa se dissipar no ar. O recipiente rachará se deixado fechado.
- Se você é uma criança, faça esses experimentos apenas sob a supervisão de um adulto e utilize luvas grossas de couro para manusear o gelo.
- Não deixe o gelo seco tocar sua pele. Você receberá uma queimadura dolorosa.
Publicidade
Materiais Necessários
Com um tanque de dióxido de carbono
- Tanque de CO 2 .
- Luvas.
- Óculos de proteção.
- Fita adesiva grossa.
- Saco plástico para gelo.
- Jarra ou tigela.
Com um extintor
- Extintor de CO 2 .
- Luvas.
- Fronha.
- Tigela.
Referências
- ↑ http://home.howstuffworks.com/home-improvement/household-safety/fire/question346.htm
- ↑ http://www.sc.edu/ehs/modules/Fire/05_co2.htm
- ↑ http://www.webstaurantstore.com/buckeye-5-lb-carbon-dioxide-bc-fire-extinguisher-rechargeable-ul-rating-5-b-c/47245100.html
- ↑ http://www.nuffieldfoundation.org/practical-physics/making-dry-ice
- ↑ http://www.nuffieldfoundation.org/practical-physics/making-dry-ice
- ↑ http://www.scientificsonline.com/product/dry-ice-maker-attachment
- ↑ http://www.morebeer.com/content/kegging-homebrew
- ↑ http://www.dryiceinfo.com/other.htm
- ↑ http://www.dryiceinfo.com/other.htm
Publicidade