Baixe em PDF
Baixe em PDF
Se você busca uma alternativa ao macarrão tradicional que seja mais saudável e livre de glúten, você pode utilizar o macarrão de abobrinha. Este macarrão é simples de fazer e delicioso. Veja o que você precisa para prepará-lo.
Ingredientes
Rende 4 Porções
- 4 abobrinhas grandes;
- Sal (opcional);
- 2 colheres de sopa (30 ml) de óleo de canola (opcional);
- Água (opcional).
Passos
-
Escolha por descascar ou não a abobrinha. Se você deseja fios de macarrão que se pareçam mais com os tradicionais, descasque a abobrinha antes de utilizá-la. Para algo um pouco mais colorido, mantenha a casca.
- Manter a casca da abobrinha também traz alguns benefícios à saúde. A casca oferece fibra extra e uma dieta rica em fibra pode ajudar a regular o sistema digestivo.
- Corte uma das pontas da abobrinha para poder apoiá-la em seu balcão de trabalho. Utilize um descascador de vegetais para cortar a casca verde escura, expondo a polpa em tom verde claro abaixo dela.
-
Faça fios. Você pode fazer fios de macarrão longos e finos utilizando um descascador de vegetais.
- Passe o descascador pelo lado da abobrinha, na vertical, para produzir fios longos e achatados. Quando chegar nas sementes, vire e faça o mesmo com o outro lado da abobrinha. Não utilize a parte com as sementes. [1] X Fonte de pesquisa
- Caso opte pelo descascador, use a lâmina mais fina possível para produzir um macarrão com a menor espessura possível.
-
Corte fatias. Para ‘massas’ um pouco mais grossas, ideais para lasanha, utilize um fatiador ou uma faca afiada.
- Fatie a abobrinha na vertical com uma faca. A massa deverá manter sua forma e uma espessura bastante fina.
- Quando chegar nas sementes, vire e faça o mesmo com o outro lado da abobrinha. Não utilize a parte com as sementes.
- Se estiver utilizando um fatiador, ajuste-o com a lâmina mais grossa. Passe a abobrinha pela lâmina na vertical para produzir fatias longas.
-
Prepare fios de espaguete. Fios de espaguete podem ser feitos com um descascador de vegetais ou um fatiador.
- Passe o descascador ou fatiador na vertical em um dos lados da abobrinha. Pegue uma porção bem fina da abobrinha, no máximo 1,25 cm, em cada passagem, criando assim fios parecidos com os de espaguete. Caso esteja utilizando um fatiador, você poderá pré-definir a espessura a ser cortada (se seu utensílio tiver esta função).
- Se estiver usando um mandolim, ajuste a lâmina para o corte mais fino possível. Passe a lâmina longitudinalmente para criar os fios.
- Quando chegar nas sementes, vire e faça o mesmo com o outro lado da abobrinha. Não utilize a parte com as sementes.
-
Prepare fios curtos de macarrão. Os fios curtos de macarrão de abobrinha podem ser feitos com um ralador.
- Simplesmente passe o ralador sobre a abobrinha, pressionando firmemente para criar pequenos pedaços parecidos com arroz. Neste método, siga trabalhando na vertical, pois é mais fácil evitar as sementes desta forma.
- Quando chegar nas sementes, vire e faça o mesmo com o outro lado da abobrinha. Não utilize a parte com as sementes.
-
Faça espirais. Você pode fazer macarrão em espiral com um cortador de vegetais em espiral. [2] X Fonte de pesquisa
- Pressione a abobrinha contra a lamina e gire a manivela do cortador. Os fios sairão do outro lado da lâmina.
-
Escolha entre comer os fios de abobrinha crus ou cozinhá-los. Os fios de abobrinha podem ser apreciados crus em saladas ou isolados. Outras alternativas são fervê-los, refogá-los ou levá-los ao micro-ondas para deixá-los mais macios e parecidos com macarrão.
- A abobrinha é, geralmente, úmida. Portanto, seque os fios ainda que pretenda consumi-los crus. Coloque os fios em um coador e deixe secando por 15 a 20 minutos. Em seguida, embrulhe em papel toalha e pressione com cuidado para absorver o máximo de umidade possível.
Publicidade
-
Pré-aqueça o forno a 95 °C. Coloque folhas de papel toalha em uma assadeira.
- Normalmente, não é aconselhável utilizar papel toalha no forno. O papel pode acabar pegando fogo. Porém, como a abobrinha vai soltar muita água, esse risco não existe no processo descrito aqui.
-
Coloque os fios de macarrão na forma. Espalhe os fios em uma camada única, distribuindo-os bem pela assadeira.
- Caso não seja possível criar uma camada única de macarrão, utilize vários papeis toalha ao invés de somente um. Todos os fios precisam tocar o papel toalha para secar. Caso contrário, os fios da parte de baixo poderão não secar de forma igual aos de cima.
- Espalhe um pouco de sal sobre os fios de macarrão antes de levá-los ao forno. O sal vai ajudar a acelerar o processo.
-
Deixe os fios de macarrão ‘suarem’ no forno. Coloque os fios no forno e asse-os por 20 a 30 minutos ou até que boa parte da umidade da abobrinha tenha saído, ou ‘suado’.
- Este é um importante processo quando se deseja preparar um prato com macarrão de abobrinha. É o método mais eficaz de remover a umidade dos fios de macarrão. Se pulá-lo, suas receitas ficarão um pouco "ensopadas".
-
Elimine a umidade restante. Embrulhe o papel toalha em volta dos fios de macarrão e aperte-os para eliminar qualquer umidade que tenha sobrado.
- Note que o macarrão ficará bem seco nesse ponto, mas já não tão macio. Para tanto, você deverá cozinhá-los em seguida.
Publicidade
-
Coloque água em uma panela e ferva. Encha uma panela entre ½ a 2/3 de sua capacidade com água. Coloque-a no forno e aqueça em fogo médio alto até a água começar a ferver.
- Adicione sal. Quando a água começar a ferver, adicione uma generosa quantia de sal. Os fios de abobrinha vão absorver o sal conforme cozinham, ganhando sabor. Você pode adicionar o sal antes da água começar a ferver, mas isso aumentará o tempo do processo.
-
Adicione os fios de macarrão e cozinhe rapidamente. Coloque os fios na água fervente e cozinhe até que estejam macios, mas antes que comecem a se romper.
- O tempo exato de cozimento depende de quão mole você quer os fios e se eles estavam muito secos no início. Se os fios ainda estavam um pouco úmidos, 2 minutos devem ser o suficiente. Se eles estavam bastante secos, contudo, pode ser necessário cozinhá-los por até 10 minutos para um macarrão ‘al dente’ e 15 para fios mais moles. [3] X Fonte de pesquisa
- O mais importante é manter a atenção. Se os fios começarem a se romper, pare o cozimento.
-
Sirva. Seque os fios e transfira o macarrão a pratos individuais.
- Seque a água despejando o macarrão em um escorredor. Deixe-os descansando por 5 minutos ou o suficiente para remover a água dos fios.
Publicidade
-
Aqueça o óleo em uma frigideira. Adicione 2 colheres de sopa de óleo de canola ou aquele de sua preferência em uma frigideira grande e aqueça em fogo médio alto.
- Mexa a frigideira com cuidado para cobrir toda sua superfície com o óleo quente. Quando o óleo estiver quente o suficiente, você deverá conseguir realizar essa tarefa sem muita dificuldade.
-
Refogue um pouquinho o macarrão. Adicione os fios de macarrão ao óleo quente e refogue-os por 6 ou 7 minutos, mexendo frequentemente.
- Fique atento durante o preparo. Se o macarrão ficar parado em algum ponto por muito tempo, ele poderá grudar, queimar e se romper.
- Este método de preparo produz fios de macarrão macios, ainda que levemente mais crocantes que aqueles feitos pelo cozimento em água.
-
Sirva. Transfira os fios de macarrão para um prato individual e bom apetite!
- Você pode guardar o que sobrar do macarrão após cozinhá-lo. Ele mantém o sabor e textura por um ou dois dias na geladeira.
Publicidade
-
Comece com o macarrão parcialmente úmido/molhado. Para este método, é importante manter um pouco da umidade natural da abobrinha, uma vez que os fios serão cozidos sem secar completamente no micro-ondas.
- Você pode pular toda a parte de ‘suar’ o macarrão ou até o método de embrulhá-lo em papel toalha. Apesar disso, ainda é interessante deixar os fios em um escorredor por uns 10 minutos antes de levá-los ao micro-ondas.
- Caso já tenha secado o macarrão, você ainda pode utilizar este método. Basta adicionar 2 ou 3 colheres de sopa de água ao prato com o macarrão para devolver um pouco de sua umidade e evitar que seque em demasia.
-
Coloque o macarrão em um prato resistente ao micro-ondas. Organize os fios em uma camada uniforme e cubra frouxamente com uma tampa ou embalagem plástica resistente ao micro-ondas.
- Não feche o recipiente por completo. Se você estiver utilizando uma tampa, abra quaisquer orifícios que ela possua ou deixe-a parcialmente desencaixada para que o ar possa circular. Se estiver utilizando filme plástico, simplesmente envolva o recipiente com ele ao invés de embrulhar firmemente.
-
Leve ao micro-ondas na potência alta por 2 minutos. [4] X Fonte de pesquisa Cozinhe os fios de macarrão até que estejam macios, mas sem se romper.
- Fique atento durante o cozimento. Se o macarrão passar do ponto, pode ficar empapado, duro e com aparência ruim.
-
Sirva. Remova o excesso de líquido do macarrão e sirva-o em pratos individuais.
- Quase sempre haverá excesso de líquido no prato ao final do cozimento no micro-ondas. Remova-o colocando o macarrão em um escorredor.
Publicidade
Materiais Necessários
- Descascador de vegetais;
- Fatiador de vegetais;
- Ralador;
- Cortador em espiral;
- Faca afiada;
- Escorredor;
- Forma;
- Papel toalha;
- Panela;
- Frigideira;
- Prato resistente ao micro-ondas;
- Filme plástico.
Referências
Publicidade