Os seus filhos vão amar brincar com geleca de sal, e eles também vão curtir muito o processo de fazer esse brinquedo. A massa de sal é fácil de fazer e de usar, portanto, siga as dicas abaixo e deixe seus escultores-mirins usarem a imaginação criando coisas diferentes!
Ingredientes
- Duas xícaras de farinha branca.
- Uma xícara de sal.
- 3/4 xícara de água.
- Duas colheres de sopa de óleo vegetal.
- Corante alimentício (opcional – confira a seção "Dicas" para encontrar algumas sugestões)
Passos
-
Misture os ingredientes em uma vasilha grande. Adicione duas xícaras de farinha, uma xícara de sal, ¾ de xícara de água e duas colheres de sopa de óleo vegetal. Misture bem, até que a massa fique homogênea e com uma consistência bem granulada. [1] X Fonte de pesquisa
-
Transfira a mistura para uma superfície plana. Uma tábua de corte ou uma bancada é o ideal. Sove a massa com a base das mãos, apertando, dobrando e girando até que a mistura esteja bem homogênea e grossa. [2] X Fonte de pesquisa
-
Adicione corante alimentício ou purpurina (opcional). Se quiser fazer várias massas com cores diferentes, basta adicionar algumas gotas de corante, daquele usado em massas de bolo. A purpurina também é uma boa opção para dar vida à massa. [3] X Fonte de pesquisa
- Outra forma de dar cor à massa é usar cacau em pó, café, temperos em pó, água de beterraba ou suco de cenoura.
-
Guarde a massa em um potinho com tampa. Ela permanecerá maleável por alguns dias, desde que o recipiente fique fechadinho. [4] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Molde algumas formas manualmente ou usando cortadores de biscoito. A massa de sal é ideal para as crianças fazerem decorações natalinas! É melhor começar com objetos planos antes de partir para formas muito detalhadas e tridimensionais. Só tente adicionar detalhes à figura inicial quando estiver mais confortável com todo o processo.
- Use um rolo de macarrão para desenrolar a massa e afiná-la antes de cortá-la.
- Para que a bola de massa não resseque enquanto você a molda, cubra-a com um pano úmido enquanto não a estiver manuseando.
-
Seque e endureça as decorações. Existem muitas técnicas diferentes para isso:
- Deixe secar naturalmente. Escolha um lugar morno e seco para deixar as pecinhas secarem. Coloque-as sobre uma bandeja que permita a circulação de ar. Esse processo levará uma semana e só é adequado para figuras pequenas, finas e planas.
- Deixe secar naturalmente e use um forno. Coloque as peças para secar naturalmente e depois leve-as ao forno por meia hora em temperatura de 120 °C. Se elas ainda não tiverem endurecido, leve de volta ao forno em temperatura de 200 °C, pelo tempo que for necessário.
- Leve direto ao forno. Ligue o forno em temperatura de 80 °C por dez minutos. Esse processo vai fazer com que a figura seque e endureça de modo homogêneo.
-
Se optou pelo forno, confira as peças de tempos em tempos. É importante evitar que elas queimem.
-
Dê alguns tapinhas na peça assada. Se ela parecer oca, sinal de que está pronta. Caso contrário, devolva-a ao forno em uma temperatura mais baixa ou deixe endurecer naturalmente para não queimá-la. Colocar para assar mais de uma vez vai aumentar as chances de rachaduras.
-
Decore! Agora que as pecinhas secaram, é hora de pintá-las e decorá-las como quiser.Publicidade
-
Faça joias artesanais . Seus filhos podem criar colares e pulseiras bem bonitos e estilosos sem gastar quase nada!
-
Faça algumas miniaturas com a massa. Monte pequenas partes de algo (como cabeças, troncos, braços e pernas) e cole tudo. Para que as partes grudem, umedeça-as e pressione-as.
-
Faça alimentos em miniatura. Se fez algumas pessoinhas de massa para seus filhos brincarem, que tal fazer algumas comidinhas para eles usarem nas brincadeiras? Se quiser, faça os itens, cole imãs atrás deles e grude-os na geladeira!Publicidade
Dicas
- Se a massa ficar embolotada demais, adicione água. Se ela estiver muito pegajosa, adicione farinha.
- Antes de assar a massa, pinte-a para dar cor às suas obras. Obviamente, use apenas tintas que possam ser aquecidas.
- Na falta de tinta, pinte a massa com corante alimentício. Assim, a própria massinha já vai ter uma cor própria bem bonita!
- Outra opção seria colorir a massa com lápis de aquarela, depois de assada. Vai ser demorado e fazer uma sujeirada, mas é uma opção prática e barata.
Avisos
- Essa massa pode ser tóxica para alguns animais, devido à alta concentração de sódio. Não deixe seus bichinhos comerem a mistura.
- Se uma criança pequena está participando da produção da massa, use apenas ingredientes comestíveis (ou seja, nada de tinta ou purpurina) e supervisione o processo inteiro, sem deixar que o pequeno coma a mistura.
- Esse projeto faz bastante sujeira, portanto, use roupas velhas e cubra as superfícies de trabalho para protegê-las.
- Se estiver com cortes na mão, saiba que você sentirá uma ardência ao manusear a massa, por conta do sal.
Materiais Necessários
- Vasilha.
- Copos de medidas.
- Colher ou espátula.
- Corante alimentício (opcional).
- Purpurina (opcional).
- Tinta (opcional).
Vídeo
Referências
Sobre este guia wikiHow
Para fazer massa de sal, comece preaquecendo o forno a 80 °C. Então, misture 2 xícaras de farinha, 1 xícara de sal, 3/4 de xícara de água e 2 colheres de sopa (30 mL) de óleo vegetal em uma vasilha. Mexa a mistura até que não sobrem pelotas e ela esteja consistente. A seguir, amasse com as mãos para engrossar. Molde a massa no formato que quiser, depois ponha-a em uma assadeira e leve ao forno por 10 minutos para secar e endurecer. Você também pode deixar a massa descansar por uma semana para secar ao ar livre. A massa estará seca quando estiver dura ao toque, sem afundar, e fazendo um som oco. Guarde o resto da massa em um recipiente com tampa por até uma semana. Para dicas de nossa parceira em padaria sobre como fazer decorações com sua massa, continue lendo!