Baixe em PDF
Baixe em PDF
O molho Alfredo é um molho cremoso que ficou famoso em 1914, graças ao restaurante Alfredo, em Roma. [1] X Fonte de pesquisa A versão original dessa receita levava apenas manteiga e queijo parmesão. No entanto, hoje em dia também se coloca creme de leite. O molho Alfredo é um acompanhamento versátil para massas, frango e muito outros pratos. O melhor de tudo é que ele leva poucos ingredientes básicos e fica pronto em minutos!
Ingredientes
Para um molho Alfredo simples [2] X Fonte de pesquisa
- 1 xícara de creme de leite.
- 1 barra ou 8 colheres de sopa de manteiga.
- 2 xícaras de queijo parmesão ralado na hora.
- Sal e pimenta a gosto.
- Água do cozimento da massa (para afinar o molho).
Para variações da receita (conforme instruções abaixo)
- 1 a 2 dentes de alho (amassados ou picados).
- Raspas de ½ limão.
- Suco de ½ limão.
- ⅓ de xícara de vinho branco.
- 1 xícara de iogurte natural desnatado.
- Noz-moscada (a gosto).
Passos
-
Derreta a manteiga no fogo. Coloque a manteiga em uma panela comum e acenda o fogo entre o médio e o baixo. O objetivo é deixar o molho aquecer devagar para criar uma consistência homogênea. O cozimento lento em fogo baixo é melhor, mas exige um pouco de paciência.
-
Acrescente o creme de leite e o queijo parmesão. Mexa sem parar os ingredientes após adicioná-los para evitar que eles queimem ou grudem, até que fiquem bem misturados.
- Se possível, use parmesão ralado na hora . A diferença do paladar é bem perceptível. Além do mais, o queijo fresco tem menos tendência a formar pelotas duras.
-
Deixe o molho ferver. Espere-o abrir uma fervura leve e borbulhar bem pouco. Nesse momento, comece a mexer com cuidado até ele engrossar bem, o que costuma demorar cerca de oito minutos. [3] X Fonte de pesquisa
- Nem pense em aumentar o fogo. Se o molho começar a borbulhar muito, abaixe-o. Além de queimar os ingredientes e deixar um sabor amargo, o fogo alto também pode fazer o queijo "empelotar". Quando o queijo é aquecido muito rápido, as proteínas formam espirais em vez de ficarem separadas, o que também separa a gordura da umidade, formando pelotas duras que não derretem de jeito nenhum.
-
Acrescente sal e pimenta a gosto. O molho pode ser temperado quando atingir a consistência desejada. Adicione os temperos que preferir, mas saiba que só sal e pimenta já é suficiente. Mexa o molho para misturar bem o tempero.
- Basta usar algumas pitadas de cada tempero. Se estiver com medo de exagerar, coloque uma pitada por vez, mexa e experimente. Continue até chegar ao sabor desejado!
-
Use a água do cozimento da massa para diluir o molho se quiser. Se você ainda não jogou fora a água da panela onde cozinhou a massa, dá para usá-la para diluir o molho que ficar muito grosso. Essa água pega um pouco do sabor da massa, dando um gosto característico ao molho.
- Se colocar muita água sem querer, cozinhe o molho mais um pouco para engrossá-lo de novo.
-
Sirva! Quando o sabor do molho ficar exatamente do jeito que você gosta, é hora de servir. Pegue algumas conchas do molho fumegante e despeje-o por cima da sua massa favorita. Essa receita rende aproximadamente seis porções.
- Outra opção é usá-lo para dar um toque cremoso a receitas de carnes e legumes de sua preferência, como frango, camarão, brócolis e muito mais. O sabor suave do molho Alfredo é muito versátil, portanto há infinitas opções de combinação.
Publicidade
Esta seção apresenta algumas ideias para deixar a receita acima mais interessante. Você pode usar qualquer combinação dos truques sugeridos ou fazer a opção tradicional mesmo. A escolha é sua!
-
Adicione alguns dentes de alho. O sabor picante e dominante do alho combina perfeitamente com esse molho cremoso. Na hora de derreter a manteiga, coloque 1 ou 2 dentes de alho picados. Em seguida, refogue-os na manteiga por cerca de um minuto para realçar o sabor e o aroma antes de colocar os demais ingredientes. Não é preciso retirar o alho do molho para servir.
-
Adicione adicionar vinho branco. O sabor doce e levemente ácido de grande parte dos vinhos brancos dá um toque refinado a uma receita básica de molho Alfredo. Acrescente aos poucos cerca de ⅓ de xícara antes de temperar o molho com sal e pimenta. Talvez seja necessário cozinhá-lo um pouco mais para que ele fique mais encorpado depois de adicionar o vinho.
- Quase todos os vinhos brancos servem. O paladar fresco e levemente ácido do Chardonnay, por exemplo, traz ainda mais leveza ao prato. [4] X Fonte de pesquisa Evite vinhos de sobremesa, como o Moscatel , pois eles são doces demais.
-
Acrescente um toque cítrico com um pouco de limão. O sabor ácido do suco de limão "corta" a gordura do molho Alfredo. A combinação entre os sabores pode parecer um pouco azeda, mas dá água na boca. Para essa adaptação, basta cortar 1 limão ao meio enquanto espera o molho começar a ferver. Com o lado mais fino de um ralador, rale a casca do limão para obter algumas raspas. Assim que o molho engrossar, adicione as raspas e, depois, esprema o suco de ½ limão. Mexa bem para misturar.
- Você pode espremer o limão em uma peneira para que os gomos e as sementes não caiam no molho.
-
Adicione uma pitada de noz-moscada. A noz-moscada pode não ser o primeiro tempero que vem à cabeça quando se fala em molho Alfredo. Porém, em pequenas quantidades, ela confere um sabor agradável e um aroma de qualidade. Acrescente uma pitada bem pequena (não mais que ¼ de colher de chá) quando adicionar o queijo parmesão. Se você gostar do sabor, pode ir adicionando um pouquinho mais de cada vez.
-
Use iogurte no lugar do creme de leite para uma receita menos calórica. O molho Alfredo é uma delícia, mas basta ler a lista de ingredientes para perceber que ele contém muitas calorias e gordura. Que tal substituir o creme de leite por uma quantia igual do seu iogurte desnatado ou iogurte grego favorito? O resultado final continua gostoso, mas não tão pesado.
- O iogurte também dá um toque "azedinho" ao molho. Algumas pessoas preferem esse paladar.
- Coloque também 1 colher de sopa de farinha de trigo junto com o iogurte. Ele pode talhar se exposto a altas temperaturas, mas a farinha impede o problema.
-
Use apenas manteiga e queijo para fazer a receita tradicional. As versões mais antigas do molho Alfredo contam apenas com esses dois ingredientes, sem o creme de leite. [5] X Fonte de pesquisa Quando derretem e combinam, eles formam uma mistura homogênea e dourada que cobre toda a massa por igual. Essa versão do molho é simples, mas muito saborosa. Se o objetivo for fazer algo mais tradicional, não coloque água nem outros temperos sugeridos acima. Também é possível fazer mais molho usando quantidades maiores de queijo e manteiga. Basta manter a proporção.
- Para um sabor mais autêntico, use manteiga fresca sem sal. Sem a refrigeração, o sal era adicionado à manteiga para ela durar mais. Quando alguém queria preparar uma receita "perfeita", usava manteiga sem sal, que tinha que ser fresca por não durar muito tempo.
Publicidade
Dicas
- Outros legumes e temperos que combinam com o molho Alfredo são o manjericão, tomate seco e espinafre.
- Não esqueça de mexer sempre. Sem isso, os ingredientes grudam na panela e o molho pode ficar com um gosto amargo e desagradável.
- Não consegue abrir mão do tomate? Experimente juntar o molho vermelho ao molho Alfredo (fazendo um molho rosé) em medidas iguais. Dá para usar um molho pronto ou preparar uma versão caseira fresca – você decide. [6] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.foodtimeline.org/foodfaq2.html#pasta
- ↑ http://www.foodnetwork.com/recipes/ree-drummond/alfredo-sauce.html
- ↑ http://www.topsecretrecipes.com/Olive-Garden-Alfredo-Pasta-Copycat-Recipe.html
- ↑ http://www.totalwine.com/eng/guide-to-wine/chardonnay.cfm
- ↑ http://www.gustiditalia.com/1846/news/fettuccine-alfredo-history/
- ↑ http://www.pasta-recipes-by-italians.com/tomato-alfredo-sauce.html
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 102 425 vezes.
Publicidade