Baixe em PDF
Baixe em PDF
A pólvora, também chamada de pólvora negra, é uma mistura simples de salitre, enxofre e carvão. A parte mais complicada de fazê-la é encontrar esses três elementos. Uma vez que os encontre, você os mistura e cria um pó preto explosivo. Seja extremamente cauteloso ao lidar com ele e armazene-o longe do calor e de chamas. Leia para saber mais sobre como fazer pólvora.
Passos
-
Consiga um pouco de salitre. No tempo em que a pólvora negra era amplamente usada, ele era fabricado a partir de guano de morcego ou feito de urina de cavalo e outros "fertilizantes de solo." [1] X Fonte de pesquisa O salitre é usado em muitos fertilizantes, como parte de projetos de ciência e em certas receitas. Você tem várias opções para adquirir salitre:
- O salitre também é vendido sob o nome "nitrato de potássio".
- Compre pela internet. Se fizer uma pesquisa por salitre, você encontrará muitos resultados e pode conseguir facilmente uma garrafa dele.
- Faça você mesmo com uma compressa fria . As compressas frias, dessas encontradas na farmácia mesmo, contêm os ingredientes necessários para fazer salitre.
- Faça com urina. Esta é definitivamente a forma mais difícil de fabricar salitre, mas alguns entusiastas da pólvora negra preferem fazê-lo do zero. Para isso, o processo é encher um tambor com estrume preso com um dreno, válvula e um filtro na parte de baixo. Urine nele, então cubra com água. Depois de cerca de 10 meses, seque o composto em bandejas. [2] X Fonte de pesquisa
-
Obtenha carvão. Você pode usar carvão padrão de churrasco, que precisará ser moído até virar um pó fino. Se for um puritano, faça seu próprio carvão enchendo um tambor de metal com pedaços de 5 centímetros de pinheiro ou outra madeira; em seguida, coloque-o em uma fogueira com uma tampa solta em cima (para permitir fluxo de ar). Mantenha a fogueira queimando de 4 a 6 horas e só então abra o tambor. A madeira terá sido carbonizada em pedaços finos de carvão vegetal caseiro (ideal para uso em pólvora).
-
Obtenha enxofre elementar. Essa substância de ocorrência natural é frequentemente usada para acidificar o solo, então você pode encontrá-la em lojas de jardinagem ou de fontes na internet que vendam material de jardim. O enxofre elementar ocorre naturalmente e é extraído de leitos no Texas, Louisiana, Itália e em outros locais ao redor do mundo. [3] X Fonte de pesquisa
-
Triture finamente os ingredientes. Use um pilão para moer cada ingrediente em um pó fino. Triture separadamente os ingredientes, limpando o pilão entre os usos.
- Você pode usar um moinho de esferas para moer os componentes se estiver pensando em fazer muita pólvora. Ele é usado para moer e misturar pó com segurança.
-
Meça os componentes da pólvora. Usar a proporção certa dos ingredientes é muito importante quando se está fazendo pólvora. Calcule as porcentagens pelo peso, usando uma balança pequena para pesar os diferentes ingredientes. Aqui está quanto você precisa:
- 75% salitre (5 partes).
- 15% de carvão (1 parte).
- 10% enxofre (2/3 de 1 parte).
-
Misture os ingredientes. Coloque-os todos no pilão e triture-os juntos por 10 minutos ou mais. Se estiver usando um moinho de esferas, primeiro, triture o carvão e o enxofre juntos por 4 horas, então, adicione o salitre e continue a misturar por mais 24 horas.
- Seja extremamente cuidadoso perto da pólvora negra. Não fume nem acenda nenhuma chama em qualquer lugar perto dela (a mantenha longe de qualquer fonte de calor).
-
Adicione água. Alguns dizem que adicionar até 8% de água pode melhorar a queima da pólvora. Continue misturando-a, adicionando água em pequenos incrementos até que ela esteja com uma textura de barro grosso. Forme uma bola quando terminar.
- Se você misturar a pólvora com água, precisará granulá-la ou dividi-la em pequenos pedaços. Passe a bola de pólvora por uma peneira de cozinha para quebrá-la em pequenos pedaços, então deixe que eles sequem sobre um pedaço de papel.
- Novamente, seja extremamente cuidadoso quando estiver por perto da pólvora. Exercite a precaução em cada estágio.
-
Armazene a pólvora negra com segurança. Coloque-a em um recipiente especial projetado principalmente para isso. Armazene-a em uma caixa à prova de fogo em um galpão ou outra área fora da sua casa. Em todo caso, guarde-a em uma área estável, onde ela não entrará em contato com uma chama ou será exposta a altas temperaturas.
- Você pode comprar recipientes de pólvora em lojas de ferragens ou on-line.
- Alguns recomendam usar latas de tinta vazias (não usadas) para armazenar pólvora negra.
- Em alguns lugares, armazenar explosivos é ilegal. Na dúvida, entre em contato com a polícia para saber o que você pode ou não armazenar.
Dicas
- Quanto mais tempo o moinho de esferas for usado, mais forte será a pólvora negra. A regra geral para todas as misturas de pirotecnia é "quanto mais fina pólvora, mais rápido ela queimará".
Avisos
- Mantenha detritos que poderiam voar, como rochas ou metal, longe do moinho, uma vez que eles poderiam acertá-lo em uma explosão.
- Use roupas pesadas.
- Se estiver trabalhando no moinho de esferas em uma mesa, retire os pregos; use apenas cola.
- Use uma máscara.
- Use luvas.
- Utilize apenas meios que não produzam faíscas no moinho de esferas, como o chumbo.
- Não fume perto da pólvora.
- Não use essa pólvora para modificar fogos de artifício; isso é ilegal e muito perigoso.
- Não utilize uma tigela e uma colher feitas de metal (as faíscas poderiam inflamar a mistura).
- Para se proteger, coloque sacos de areia ao redor do moinho, assim uma explosão será dirigida para o ar.
Materiais Necessários
- Enxofre de alta pureza.
- Carvão vegetal (quanto maior a malha, melhor).
- Nitrato de potássio.
- Uma balança.
- Moinho ou moinho de esferas.
- Recipiente de pólvora.
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 219 920 vezes.