Baixe em PDF
Baixe em PDF
Quer criar seu próprio papel útil (e artístico) usando jornais velhos e papeis jogados fora? Aqui está como fazê-lo.
Passos
-
Prepare seu equipamento. Para fazer papel, você misturará polpa e água, e colocar em um pedaço de tela. Existem duas opções diferentes para começar:
- Método da moldura : Estique uma tela por cima de uma moldura de madeira (você pode fazer a moldura, ou usar uma moldura antiga de foto) e pregue-a com grampos ou pregos. A tela deve ficar o mais esticada possível. Certifique-se de que a tela é grande o bastante para comportar o tamanho do papel que você deseja fazer. Além disso, você precisará de uma bacia, balde ou panela que seja maior que a moldura.
- Método da panela : Compre uma panela funda de alumínio que possa ser jogada fora, ou encontre uma caçarola funda. Corte um pedaço de tela um pouco maior que o fundo da panela.
-
Encontre papel reciclável. Jornais são a fonte mais fácil para começar, mas você também pode usar impressos, folhas de caderno, agendas telefônicas - qualquer produto de papel que não seja encerado. #* Mantenha em mente que a cor dos papéis que você usa e a quantidade de tinta preta neles irá afetar no tom de cinza da sua criação.
- Evite usar qualquer papel brilhoso - não funciona tão bem.
-
Limpe o papel. Remova plásticos, grampos e outros contaminantes. Seus papéis podem ter plásticos neles, especialmente se você estiver usando cartas de propaganda. Tente remover estes tipos de impurezas o máximo possível.
-
Rasgue o papel em pedaços pequenos. Não gaste muito tempo nesse passo, mas divida o papel em partes menores. Rasgar algumas vezes cada folha deve ser o suficiente.
-
Mergulhe o papel em água. Ponha os pedaços de papel em um recipiente (como uma tigela ou xícara) e cubra-os com água. Deixe que eles absorvam água de 30 a 45 minutos.
-
Transforme o papel em polpa. Agora que o papel reciclável está mais molhado e maleável, você pode começar o processo de transformá-lo em polpa - uma substância grossa, viscosa e levemente aguada que irá se tornar seu novo papel. Aqui temos duas possibilidades:
- Bata o papel no liquidificador . Rasgue o papel em pedaços bem pequenos, e vá colocando no liquidificador até a metade. Encha o resto com água quente. Ligue o liquidificador na potência menor, e vá aumentando até que a polpa pareça homogênea - aproximadamente 30 a 40 segundos - até que não sobre mais pedaços de papel.
- Esmague o papel . Se você tiver um pilão (ou algo similar, como um rolo de massa e uma tigela resistente) disponível, você pode esmagar o papel manualmente. Faça de pouco em pouco, e tente deixar a polpa com a mesma consistência de um purê de aveia.
-
Encha sua bacia até a metade com água. A bacia deve ser um pouco maior que sua tela e ter mais ou menos o mesmo tamanho.
- Se você estiver usando o método da moldura, encha a bacia e adicione a polpa antes de mergulhar a moldura.
- Se você estiver usando o método da panela, ponha a tela no fundo da panela antes de adicionar água e misturar com a polpa.
-
Adicione a polpa na bacia e mexa. A quantidade de polpa que você põe na bacia irá determinar a espessura do papel, e apesar de precisar de uma concentração grande de polpa para cobrir a tela nos próximos passos, você não deve transformar a bacia toda em lama. Experimente aos poucos. A espessuca pode mudar de papel para papelão dependendo da quantidade de água adicionada à polpa.
-
Remova qualquer bolão de papel. Tente tirar qualquer bolão que fique: quanto mais fina e homogênea for sua mistura, mais uniforme o produto final será.
-
Dê qualidade ao papel (opcional). Se o papel será usado para escrever, misture duas colheres de chá de amido líquido na bacia. O amido ajuda a prevenir que a tinta seja absorvida demais pela fibra do papel e acabe borrando.
-
Mergulhe a tela na mistura (apenas método da moldura). Ponha a moldura de madeira na polpa, com a tela virada para baixo, e depois mexa-a enquanto ela está submersa. Balance-a levemente até que a polpa sobre a tela pareça uniformemente alinhada.
-
Tire a tela da bacia. Levante lentamente a tela até que ela esteja sobre a água. Seque-a por cima da bacia. Espere até que a maioria da água tenha escorrido da polpa, e você verá o início de um novo pedaço de papel. Se o papel estiver muito grosso, remova um pouco da polpa do topo. Se estiver muito fino, adicione um pouco de polpa e misture novamente.
-
Remova a água em excesso do papel. Depois de levantar a tela da bacia, você precisa remover a água extra da polpa. Dependendo do método escolhido no 1º Passo, aqui está como proceder:
- Método da moldura : Depois que a água parar de pingar (ou tenha quase parado), ponha levemente um pedaço de pano (flanela ou feltro, de preferência) ou um pedaço de fórmica (com o lado liso para baixo) dentro da moldura por cima do "papel". Pressione suavemente o pano para espremer, tirando a água em excesso. Use uma esponja para absorver a maior quantidade possível de água pelo outro lado da tela, e esprema-a periodicamente.
- Método da panela : Ponha uma toalha em uma superfície plana, e ponha a tela (com o papel nela) numa metade da toalha. Dobre a outra metade de forma que ela fique por cima do papel. Com um ferro de passar em temperatura baixa, passe levemente a toalha. Você deverá ver um pouco de vapor saindo do papel.
-
Remova o papel da tela. Quando o papel estiver um pouco mais seco, você pode tirá-lo da tela. Depois disso, esprema gentilmente quaisquer bolhas ou pontas soltas.
- Tire com cuidado o tecido ou pedaço de fórmica da tela. A folha molhada de papel deve vir junto. Se ela ficar pregada na tela, você pode ter puxado rápido demais ou não ter tirado água o suficiente.
- Puxe lentamente o papel da tela. Se você notar que ele não está saindo fácil, tente colocar a toalha de volta e passar novamente o ferro.
-
Deixe o papel fora para secar. Peque o pedaço de papel e deixe-o secando em uma superfície lisa. Você também pode acelerar o processo usando um secador de cabelo na potência baixa.
-
Tire o papel do tecido ou fórmica (apenas para o método da moldura). Espere até que as folhas de papel estejam bastante secas, depois puxe-as com cuidado.
- Passar a ferro (opcional) : Quando o papel estiver ainda molhado mas já for possível tirá-lo, tire o papel e use o ferro de passar na potência alta para secar o papel rapidamente e dar um bom brilho.
-
Repita os processor acima para fazer novas folhas. Continue adicionando polpa e água à bacia na medida necessária.Publicidade
Dicas
- Para um resultado mais artístico, você também pode incorporar plantas no papel, como pedaços de pétalas de flores, folhas ou grama verde. A beleza do resultado final irá lhe motivar a fazer mais - uma folha nunca sai igual à outra.
- Você pode espremer uma folha que esteja secando colocando um pano ou pedaço de fórmica e pressionando levemente. Isso fará o papel ficar mais fino e liso. Deixe-o secar sozinho depois.
- Quase toda tela fina ou peneira com buracos de cerca de 1mm pode ser usada.
- Se você tiver dificuldades para tirar o papel da moldura, você pode virar com cuidado a moldura ao contrário e tentar fazer o papel soltar.
- Papel encerado pode ser usado no lugar de um pedaço de fórmica.
- Se você quiser que o papel seja branco, adicione meia xícara de vinagre branco à polpa.
- O resultado provavelmente ficará opaco em um lado e brilhoso do outro. Dependendo do uso desejado, qualquer lado pode ser usado, mas o lado brilhoso deve ser melhor para escrever.
- Se você não adicionar amido, o papel terá grande absorvência, e sua tinta irá borrar o papel facilmente. Se isso ocorrer, mergulhe o papel seco em uma mistura de água e gelatina, depois seque-o novamente.
- Na primeira vez, o papel deve sair não tão bom quanto você deseja. Mas não desista, com o tempo você ficará melhor.
- Você pode adicionar fiapos de algodão à mistura, mas sem exagerar na quantidade.
- Se você quiser fazer papel de construção colorido, use papéis com o mínimo de tinta escura possível, use bastante polpa e corante líquido para alimentos.
- Se você deixar o papel secar em um tecido, o papel pode pegar a cor e textura do material, então tenha cuidado. Usar fórmica pode ser a melhor opção se você quer papel apropriado para escrever.
- Para tirar o excesso de água você pode colocar um tecido em cima e pressionar usando uma esponja - tenha cuidado!
- Ao tirar o excesso de água com um pedaço de pano ou fórmica, seja bastante cuidadoso, para evitar quebrar ou deformar sua tela.
Publicidade
Referências
- http://how-to-make-paper.com/content/view/32/47/ - Aprenda a fazer papel.
Publicidade