Baixe em PDF
Baixe em PDF
O repolho, independentemente da variedade, contém uma grande quantidade de vitaminas e nutrientes, especialmente de fibras. Trata-se de um vegetal folhoso saudável e que pode ser consumido sozinho ou misturado com outros alimentos. Há muitas formas de preparar repolhos, e cozinhá-lo é uma delas. Para obter o melhor resultado, limpe, prepare e cozinhe o repolho em água quente por apenas alguns minutos.
Passos
-
Escolha o tipo de repolho que desejar comer. O repolho verde é a variedade mais popular desse vegetal, mas você também poderá cozinhar repolho roxo, repolho crespo (savoy), napa ou repolho chinês (Bok Choy).
- Repolho verde: o repolho verde clássico apresenta folhas largas em forma de leque, que têm uma textura de borracha cerosa quando cruas. Ele tem um sabor doce quando cozido, mas pode ficar consideravelmente picante quando consumido cru.
- Repolho roxo: é conhecido pelas folhas roxas escuras e tem um sabor mais intenso do que o repolho verde. É usado frequentemente em conservas e para adicionar cor aos pratos.
- Repolho crespo: tem folhas de textura mais macia com veios verdes e brancos profundos. Apresenta altas concentrações de vitamina K, vitamina C e fibras, além de um sabor suavemente terroso.
- Repolho napa: tem forma alongada e faz lembrar a alface romana, com folhas amarelo-esverdeadas e caules brancos proeminentes. Quando cru, ele tem um sabor muito mais doce do que o repolho verde. [1] X Fonte de pesquisa
- Bok Choy: um repolho chinês tradicional, o bok choy tem sabor leve e picante ou levemente amargo. Quando cozido, os caules brancos continuam firmes, enquanto as folhas se tornam macias. Além disso, ele é bastante aguado se comparado aos outros repolhos. [2] X Fonte de pesquisa
-
Compre uma cabeça de repolho firme e compacta. Procure por folhas frescas e firmes, que não estejam murchas, marrons ou manchadas. O peso do repolho também deve parecer grande em relação ao tamanho (ou seja, quanto mais denso, melhor).
- Folhas externas murchas ou danificadas normalmente indicam que o repolho está velho ou foi quebradiço.
- A melhor época para colher os repolhos mais frescos é durante o verão. O repolho tem sabor melhor e mais doce após as geadas, pois geralmente é cultivado em condições frias e úmidas. [3] X Fonte de pesquisa
-
Evite comprar repolhos desfiados ou pré-cortados. Embora possa parecer conveniente, o vegetal começa a perder a vitamina C e outros nutrientes assim que cortado.
- O repolho desfiado ou pré-cortado também pode ser armazenado por longos períodos de tempo, o que o faz perder o sabor.
Publicidade
-
Remova as folhas externas da cabeça de repolho. Descarte todas as folhas que pareçam murchas, desgastadas ou descoloridas. É comum descartar as folhas externas, pois elas estão mais expostas à sujeira e danos.
-
Lave a cabeça de repolho. Para tal, coloque-a sob água fria corrente. É extremamente importante lavar os repolhos, pois a maioria dos agricultores usa pesticidas e outros inseticidas para afastar as pragas e doenças das lavouras.
- Os repolhos orgânicos não podem ter sido cultivados com o uso de pesticidas ou inseticidas, mas ainda é importante lavá-los para remover toda a sujeira, insetos, ovos de vermes ou areia presentes no vegetal.
- Uma alternativa consiste em deixar o repolho de molho em água pura ou salina por 30 minutos para limpá-lo melhor. [4] X Fonte de pesquisa
-
Corte o repolho. É comum cortar o repolho em fatias ou pedaços longos e finos, mas você poderá cozinhá-lo na forma que preferir.
- Corte o caule ou o centro do repolho.
- Corte e descarte os talos grossos da parte inferior das fatias de repolho.
-
Desfie ou pique o repolho na forma desejada. É comum cortar as fatias de repolho em pedaços longos e finos, mas você poderá cozinhá-las em qualquer forma desejada. Também é possível ferver o repolho em fatias.
- Fatie o repolho sobre uma tábua de corte colocando-o com o lado plano para baixo. Corte fatias tão espessas ou finas quanto desejar.
- Use um ralador. Esse utensílio de cozinha permitirá fatiar o repolho esfregando contra uma lâmina afiada.
Publicidade
-
Ferva a água suavemente sobre fogo médio-alto. A água deverá ter cerca de 2 cm de profundidade ou o suficiente para colocar o repolho dentro da panela sem transbordar.
- Não se preocupe em ter o volume exato de água, pois você terá de escorrer o excesso.
- Em vez de água, é possível usar caldo de carne ou vegetais para conferir sabor ao repolho. Use caldo líquido ou em pó para dissolver na água fervente.
-
Coloque o repolho na água fervente. Não se preocupe em encher a panela, pois o repolho absorverá a água e diminuirá consideravelmente em volume.
-
Cozinhe-o em uma fervura. O repolho desfiado ficará cozido em cerca de 5 minutos, enquanto as fatias levarão de 10 a 15 minutos para ficarem prontas.
- Fique de olho no vegetal para que ele não queime. O repolho pronto ficará macio. Já o repolho cozido demais liberará aromas e sabores desagradáveis.
-
Retire o vegetal da panela. Use uma escumadeira ou despeje-o em uma peneira para remover o excesso de água.
- Se tiver usado caldo para cozinhar o repolho, o líquido poderá ser reutilizado em sopas ou consumido com o próprio vegetal.
-
Tempere o repolho. Como ele pode ser um pouco amargo, use sal para equilibrar o sabor, mas não adicione tanto a ponto de deixá-lo salgado demais.Publicidade
Dicas
- Lembre-se de que o repolho cozido apresenta um odor forte. Caso considere o cheiro desagradável, experimente adicionar alguns pedaços de pão enrolados em um morim à água de cozimento do vegetal. Eles poderão reduzir a intensidade do odor.
- Compre repolhos frescos no máximo duas semanas antes do dia em que deseja cozinhá-los. Caso você o armazene na geladeira e dentro de um saco plástico perfurado, ele permanecerá fresco.
Publicidade
Materiais Necessários
- Repolho;
- Faca;
- Tábua de corte;
- Panela;
- Escumadeira;
- Peneira.
Referências
Publicidade