PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Quando se tem um cachorro, é comum que o jardim fique cheio de buracos cavados por ele. Os cachorros cavam por diversas razões, como tédio, para caçar, por conforto, para chamar a atenção, simplesmente por instinto, entre outras. Por um lado, cachorros cavam e se você quer ter um, terá de aceitar que ele faça isso de vez em quando; por outro lado, existem alguns métodos seguros para impedir que seu amigo transforme seu jardim em um cenário de guerra.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Resolvendo problemas de comportamento

PDF download Baixe em PDF
  1. As chances de mudar esse comportamento serão maiores se você descobrir o que está fazendo o cachorro cavar. Alguns buracos são aleatórios e difíceis de interpretar, mas geralmente há motivos detectáveis causando isso.
    • Cães geralmente cavam buracos por um (ou mais) destes motivos: diversão, conforto físico, chamar a atenção, fugir ou caçar. Observe quando, onde e como o cachorro cava e provavelmente você conseguirá saber o porquê dos buracos. [1]
    • Tenha em mente que cavoucar é um instinto natural da maioria dos cães e que dificilmente isso cessará por completo. Algumas raças foram criadas para cavar; Terriers e Dachshunds, por exemplo, foram criados para caçar texugos. Se você sabe que isso será um problema no futuro, estude as características da raça antes de escolher um novo cachorro de estimação. [2]
  2. Qualquer amante dos cães dirá que, em muitos aspectos, eles não são muito diferentes de crianças, inclusive no desejo de chamar a atenção de qualquer jeito. Seu cachorro deve ter aprendido que cavar buracos em seu belo jardim rende essa atenção, mesmo que seja negativa. [3]
    • Se esse é o caso, ignore-o após ele cavar o buraco e dê atenção generosamente por outros comportamentos, preferencialmente positivos.
    • Além disso, o cachorro deve ter tempo o suficiente com você em outras ocasiões. Um cachorro feliz não precisa chamar a atenção com coisas erradas. Expulsá-lo do local como forma de punição só ressaltará tal comportamento.
  3. Os cães também cavam simplesmente por não terem o que fazer. Quando ele olhar para a cerca por muito tempo, ganir ou começar a brincar de modo hiperativo (cavando buracos, inclusive), pode apostar que o problema é o tédio. Faça o seguinte: [4]
    • Dê brinquedos e estabeleça horários para brincar com ele, principalmente se tratar-se de um filhote que não tem outras distrações. Troque o brinquedo de vez em quando, para que ele permaneça entretido.
    • Exercite o cachorro intensamente. Caminhe com ele ao menos duas vezes por dia e pense em adotar outra brincadeira diariamente, como arremessar a bolinha para ele buscar. Tudo que você precisa é cansá-lo.
    • Deixe-o interagir com outros cães. Leve seu cachorro para o parque e deixe-o cheirar, se divertir e brincar à vontade. Cachorros quase nunca ficam entediados quando estão com outros cachorros.
  4. Para associar o ato de cavar à desaprovação, é necessário pegar o cachorro com a boca na botija. Levando em conta que a maioria dos buracos é feita na sua ausência, você deverá achar um jeito de tornar isso em algo menos prazeroso para o cachorro. [5]
    • Não esqueça que punir o cachorro depois do ocorrido não resolverá o problema e pode piorar ainda mais a causa do comportamento.
    • Faça uma cerca para bloquear a parte que ele sempre cava. Qualquer barreira serve.
    • Enterre parcialmente algumas pedras no local que ele cava. Use pedras grandes e chatas, pois essas são as mais trabalhosas de mover. Assim, cavar será mais difícil e menos prazeroso para o cão.
    • Enterre uma tela de arame para galinheiro superficialmente. O arame será desconfortável para as patas do cachorro. Isso funciona melhor perto da barreira (veja a seção “Dicas”).
  5. Se nenhuma forma de desestímulo dócil funcionou, é hora de adotar métodos mais avançados. Eis algumas técnicas mais desagradáveis para desestimular seu cachorro a cavar: [6]
    • Alguns cães odeiam o cheiro das próprias fezes. Colocar o cocô do cachorro dentro dos buracos tornará o ato de cavar bem menos legal. No entanto, muitos cachorros comem suas próprias fezes e vão achar que você está enterrando o prato favorito deles. Depende do cachorro.
    • Enterre uma bexiga cheia no buraco aberto e cubra com terra. O susto que ele levará quando ela estourar será bastante desagradável.
    • Um jeito ainda mais criativo é colocar sensores de movimento que acionem regadores de jardim ou sons muito altos toda vez que o cachorro entrar na área “proibida”.
    • Use cascas de frutas cítricas para afastá-lo. Muitos cães odeiam o cheiro de laranja, limão e outras frutas cítricas (novamente, alguns cachorros não ligam). Descasque uma laranja, ou lave as mãos com suco de laranja e faça o cão cheirar; se ele se afastar ou ficar agitado, funciona.
  6. É hora de chamar um treinador de cachorros ou especialista em comportamento canino se você não conseguir entender o motivo, ou se não conseguir fazê-lo parar de cavar, mesmo sabendo a razão. Esses profissionais dão dicas personalizadas e têm técnicas para solucionar as causas e condições da mania de seu amigo. [7]
    • Matricule-se com seu cachorro em uma turma de treinamento básico. Aplique a calma e assertividade ensinadas nas aulas e seu cachorro o verá como o verdadeiro macho alfa, líder da matilha. Fazendo o treinamento direitinho, o cachorro mostrará um respeito mais enraizado por você e lembrará de cada comando ensinado.
    • Ensine comandos básicos ao cão como “pare”, “senta”, “junto”, etc. Pratique esses truques uma vez por dia, por 10 minutos. Ignore os fracassos e recompense os acertos imediatamente.
    • Quando pegar o cachorro abrindo um buraco, use o reforço negativo. Escondido, faça barulhos altos (chacoalhar uma lata de refrigerante com moedas dentro, por exemplo) para distrair o cachorro. Ele associará o barulho desagradável ao ato de cavar. [8]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Mudando o ambiente

PDF download Baixe em PDF
  1. Crie uma caixa de areia para o cachorro cavar. Essa parte do jardim será usada só para isso. Estimule-o a brincar somente nessa área, sem entrar onde é proibido. [9]
    • Use vigas de madeira ou cercas baixas para fazer a moldura e encha com terra fresca.
    • Enterre petiscos e outras coisas cheirosas na caixa para chamar a atenção do cachorro e incentivá-lo.
    • Quando pegá-lo escavando fora do local permitido, diga “Pare!” de maneira firme e traga-o até a caixa de areia, para ele cavar feliz e contente. Dê uma recompensa assim que ele cavar no lugar certo.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Beverly Ulbrich

    Adestradora e Especialista em Comportamento Animal
    Beverly Ulbrich é Adestradora e Especialista em Comportamento Animal. É fundadora da The Pooch Coach, um serviço de adestramento particular na região de San Francisco. É uma avaliadora certificada CGC (Canine Good Citizen, ou Bom Cidadão Canino) pelo American Kennel Club e já atuou na Câmara Diretora da American Humane Association e da Rocket Dog Rescue. Foi eleita a melhor adestradora particular na Região da Baía de San Francisco por quatro vezes pela SF Chronicle e pela Bay Woof. Já recebeu quatro prêmios "Top Dog Blog".Também já apareceu na televisão na condição de especialista em comportamento animal. Beverly possui mais de 18 anos de experiência no ramo e é especialista em treinar animais para aliviar a ansiedade e a agressividade de cães. É Mestra em Administração pela Santa Clara University e é Bacharela pela Rutgers University.
    Beverly Ulbrich
    Adestradora e Especialista em Comportamento Animal

    Nosso Especialista Concorda: se estiver tendo problemas com um cão viciadinho em cavar, tente dar a ele um lugar em que ele possa cavar de vez em quando. Por exemplo, se ele estiver cavando seu sofá, coloque um cobertor grande e fofinho nele para que o animal possa brincar sem causar danos. Se quiser que seu cão pare de cavar no jardim, dê a ele uma caixinha de areia. Enterre ossinhos ou brinquedos nela para que o animal saiba que pode cavar ali.

  2. Cavar é um modo natural dos cachorros se refrescarem, especialmente perto da fundação da casa, de árvores e fontes de água. Planejar um lugar externo e com sombra o ajudará a se aliviar do calor. [10]
    • Arranje uma casinha confortável para seu cachorro se abrigar do calor e do frio.
    • Não deixe o cachorro do lado de fora desprotegido do calor ou frio extremo. Deixe-o mais tempo dentro de casa, se necessário.
    • Arrume uma tigela com água fresca, grande o suficiente para não virar, deixando o cachorro sem água pelo resto do dia.
  3. Alguns cães são caçadores naturais e curtem muito uma perseguição. Por isso, se ele cava raízes de árvores e plantas ou deixa uma trilha de terra erguida até os buracos, é bem possível que ele tenha encontrado um roedor ou outro animal para caçar. [11]
    • Descubra um jeito seguro para eliminar os bichos ou dê um jeito de seu jardim não ser tão atraente para eles. Chame um especialista se não tiver certeza do tipo de animal que está lidando.
    • Não use nenhum tipo de veneno para eliminar as pragas do jardim. Qualquer veneno capaz de matar um roedor matará um cão.
  4. Ele pode tentar fugir para chegar a alguma coisa, a algum lugar ou simplesmente para fugir. Esse é o caso se os buracos aparecem perto da cerca. Tente imaginar do que/para onde ele está correndo e incentive-o a ficar no quintal com presentinhos e guloseimas. [12]
    • Enterre uma tela de galinheiro perto da cerca, onde o cão pisa. Cuidado com pontas afiadas do arame, elas devem ficar viradas para baixo ou fora da área em que o cachorro pisa, para não machucar as patas dele.
    • Enterre superficialmente algumas pedras grandes e difíceis de mover perto da cerca. Alinhe a cerca com pedras parcialmente enterradas que bloqueiem a entrada.
    • Enterre mais a cerca. É muito difícil um cachorro cavar por baixo de uma cerca enterrada entre 30 cm a 60 cm de profundidade.
    • Levante mais a cerca do jardim caso o cachorro esteja tentando fugir para o vizinho (porque tem outro cachorro, ou outra diversão). Assim você tapará a visão paradisíaca dele.
  5. Quanto mais atrativos tiver o quintal, mais vontade de cavar o cachorro terá. Crie um jardim que dê menos vontade de cavar, facilitando o controle (relativo) sobre o comportamento dele. [13]
    • Cães gostam de escavar terra revolvida. Quando estiver trabalhando no jardim, tire a terra do alcance dele cobrindo-a com uma lona ou impedindo o acesso.
    • Desenterre todos os ossos e outras coisas que o cachorro tiver enterrado. Não o deixe vê-lo fazendo isso ou ele vai achar que é parte da diversão, como um jogo de caça ao tesouro. Cubra os buracos e preencha-os com desestimulantes (explicados acima) se precisar.
    • Quando fizer a jardinagem, não deixe vê-lo removendo e cavando a terra, pois isso pode parecer um reforço positivo para ele. Ele pensará: Se você pode, por que eu não?
    • Mantenha o jardim limpo. Remova cheiros atrativos. Como dito acima, lide com os eventuais roedores e outros mamíferos pequenos.
    Publicidade

Dicas

  • Evite fugas. Dobre uma tela de galinheiro com 1 m de largura e emende-a à cerca por baixo da terra, de modo que 70 cm fiquem no solo. A grama crescerá sobre a tela e prevenirá as fugas.
  • Compre e leia livros sobre adestramento e comportamento canino. Esqueça as estrelas de TV e vá atrás dos treinadores cujos livros são referência até hoje. Experimente ler “Adestramento Inteligente” do autor Alexandre Rossi.
  • Uma cerca elétrica de arame (ligada a uma caixa elétrica para cercas) pode ser conectada a quase qualquer cerca para cachorros, a aproximadamente 7cm do solo, impedindo o cão de se aproximar do local. Ele só precisa encostar uma vez.
  • Cimento também funciona para tapar os buracos próximos da cerca. Coloque o cimento seco, depois adicione água para preencher o buraco e não permita que o cão entre no jardim enquanto estiver endurecendo.
  • Não use as fezes de outro cachorro se escolher utilizar esse método, pois somente as fezes do próprio animal funcionarão.
  • Punir o cão diretamente não é considerado eficiente. Puni-lo quando ele estiver cavando com gritos e agressões o fará parar apenas na sua frente, na melhor das hipóteses.
Publicidade

Avisos

  • Algumas raças realmente amam cavar (isso não tem nada a ver com obediência ou tédio). Pesquise sobre as raças antes de fazer a compra e não continue se não puder arcar com um cachorro que tem esse hábito. Algumas raças mais primitivas que amam cavar só por diversão incluem o Cão Pastor Australiano e o Podengo Português médio (novo nas Américas). Há também a maioria dos terriers, que devem ser permitidos cavar, contanto que não escapem.
  • Muitos cães não conseguem cavar a caixa de areia e acabam indo para a área proibida também.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 96 360 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade