PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Você já tentou de tudo para fazer o carro pegar no tranco, mas nada adiantou? Muita calma nesta hora! Isso pode acontecer por vários motivos, como defeitos no alternador ou na bateria e até falta de combustível. Antes de acionar o seguro ou chamar um mecânico, siga as dicas deste guia para tentar descobrir a origem do problema (e possíveis soluções)!

O que você precisa saber

  • O carro pode não pegar no tranco por vários motivos, como a degradação da bateria, panes elétricas e até problemas de software.
  • Confirme que o carro tem combustível e que o câmbio está em ponto morto (N) ou estacionado (P). Além disso, veja se há algum dano nos cabos auxiliares.
  • Na dúvida, acione o seguro ou leve o carro à mecânica. Um bom profissional pode ajudar a resolver problemas específicos, como defeitos no alternador.
  • Para fazer o carro pegar no tranco na base da "chupeta", conecte os cabos auxiliares aos terminais da bateria de um segundo automóvel, bem como o terminal positivo e um ponto de aterramento no seu próprio veículo.
Método 1
Método 1 de 3:

Motivos comuns para o carro não pegar no tranco

PDF download Baixe em PDF
  1. Seu carro tem uma trava de segurança que o impede de ligar quando está engatado. [1] Coloque o câmbio na posição certa e tente novamente.
    • É possível também que a trava de segurança do carro esteja com algum defeito que impeça o carro de detectar qual marcha está selecionada. Nesses casos, a melhor pessoa para resolver o problema é o mecânico. [2]
  2. O controle remoto envia ao carro um sinal para dar partida. Alguns automóveis têm um encaixe para esse controle no lugar da ignição, enquanto outros não trazem nenhuma inserção — ou seja, o único jeito de ligar o motor é usando o controle remoto. [3]
    • Caso seu carro não tenha o encaixe do controle remoto, sempre confirme que ele está no seu bolso ou dentro do automóvel.
    • Caso o carro tenha um encaixe para o controle remoto, veja se ele está bem inserido.
    • Caso você tenha inserido o controle do jeito certo ou ele esteja dentro do carro, é possível que a bateria do equipamento tenha acabado. Nesse caso, troque a bateria e tente dar partida no motor mais uma vez.
  3. Em muitos carros modernos, o volante trava automaticamente quando a chave não está na ignição. Isso é positivo, mas pode impedir o automóvel de ligar quando ele fica nessa posição. [4]
    • Para resolver o problema, insira a chave (ou pressione o botão de partida do carro) e tente girar o volante de um lado a outro para soltar o mecanismo de trava.
  4. Parece óbvio, mas o carro não vai ligar se o tanque estiver vazio. O combustível pode "acabar" por vários motivos, como defeitos no medidor que levam o sistema a pensar que ainda há gasolina ou etanol disponível. [5]
    • Coloque um pouco de combustível no carro antes de dar partida. Se for preciso, você pode comprar um galão no posto mais próximo e adicionar ao tanque manualmente.
  5. Danos nos cabos auxiliares podem atrapalhar o fluxo de eletricidade até a bateria. Veja se há pontos quebrados, desgastados ou derretidos na borracha. Se você encontrar qualquer coisa óbvia, não use o cabo em questão.
    • Outra opção é testar um par diferente de cabos auxiliares e confirmar se eles são o problema.
  6. Pode ser que a bateria esteja com algum defeito que a impeça de fornecer energia suficiente ao carro. Embora os cabos auxiliares quase sempre deem carga a ela, também é possível que o aparelho esteja desgastado demais — talvez por tempo de uso ou algum dano. Nesses casos, ainda que o carro pegue na "chupeta", ele deve desligar logo em seguida. [6]
    • Use um voltímetro para conferir o estado da bateria do carro ou peça para um mecânico dar uma olhada nela. Se o leitor indicar menos de 12,4 volts, está na hora de comprar uma bateria nova. [7]
  7. Se os faróis, o rádio e outros sistemas básicos estiverem funcionando bem, mas o motor ainda não ligar, é possível que o problema esteja na parte elétrica do carro: o computador de bordo, algum sensor etc.
    • É difícil diagnosticar sozinho defeitos na parte elétrica do carro. Leve-o à mecânica ou a uma autorizada da montadora para resolver o problema.
  8. O alternador converte parte da energia do motor em eletricidade, sendo que esta dá carga à bateria. Quando ele deixa de funcionar ou apresenta algum defeito, pode ser que o automóvel não consiga ficar por mais que poucos minutos. [8]
    • Peça para o mecânico conferir o alternador e, se necessário, fazer a substituição.
  9. A função do botão de partida é iniciar o motor. Se você ouvir uma espécie de clique ao tentar ligar o carro, seja uma única vez ou repetidamente, pode ser que ele esteja com algum problema. [9]
    • Leve o carro à mecânica para receber um diagnóstico oficial e, se for o caso, trocar o botão.
  10. O sistema de combustível de um carro inclui diversos componentes, como o tanque, o filtro, a bomba e os injetores. Quando um deles deixa de funcionar, o automóvel pode ter problemas para rodar — ou até mesmo dar partida. [10]
    • Assim como acontece com o alternador, o botão de partida e outros componentes elétricos, a melhor solução é levar o carro à mecânica.
  11. Toda a ação de ligar a bateria no tranco (ou seja, a "chupeta") envolve um processo bastante específico. Leia a próxima seção para entender o passo a passo! Preste atenção a cada etapa.
    • Você também pode consultar a seção do manual do carro que ensina a carregar a bateria usando cabos auxiliares.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Como ligar o carro no tranco.

PDF download Baixe em PDF
  1. Tente parar em um lugar seguro, como uma rua ou um estacionamento com pouco movimento.
    • Vire os volantes na direção contrária ao trânsito e outros possíveis perigos.
    • Pode ser que você precise levar o carro para outro lugar colocando a marcha em ponto morto enquanto alguém o empurra.
    • Se o carro tiver falhado no meio de uma via movimentada ou rodovia, não tente mexê-lo por conta própria. Acione o seguro ou chame o guincho.
  2. A bateria de um carro costuma ficar no compartimento do motor, embora outros modelos a coloquem em lugares diferentes — como no porta-malas ou dentro da cabine.
    • Se você não encontrar as baterias, leia o manual de cada carro para saber onde elas ficam.
    • Algumas baterias têm tampa de plástico. Se for o caso da sua, tire-a com cuidado.
  3. Este é o terminal positivo, que costuma ser marcado de vermelho. Faça isso com uma mão enquanto segura o grampo preto correspondente com a outra. Não deixe os grampos da ponta oposta dos cabos encostarem um no outro, ou eles podem entrar em curto-circuito.
    • Se possível, peça para alguém segurar as outras pontas dos cabos auxiliares para mantê-los separados.
    • Nunca encoste nos terminais da bateria com as mãos, pois isso gera o risco de choque elétrico. Também não encoste nos grampos de metal quando eles estiverem conectados à bateria.
  4. Este é o terminal negativo, que costuma ser marcado de preto. Depois disso, os cabos auxiliares vão passar a conduzir eletricidade. Tome muito cuidado para não encostar nas partes de metal expostas deles.
    • Lembre-se de não deixar os grampos do outro lado do cabo encostarem um no outro.
  5. Atenção: este é o terminal positivo , que costuma ser marcado de vermelho. Enquanto o coloca na posição certa, segure o grampo preto restante com a outra mão. Não o encoste na sua pele e nem na bateria do carro.
  6. O ponto de aterramento pode ser o bloco do motor ou qualquer peça com metal exposto que esteja longe da bateria.
    • Não conecte o grampo preto ao terminal negativo (-) preto do carro que não liga.
  7. Isso ajuda a carregar a bateria do outro automóvel. Espere alguns minutos antes de dar partida nesse segundo carro (o que não está funcionando).
    • Pise no acelerador do carro que liga para ativar o motor. Isso aumenta a transferência de potência à bateria que não está funcionando.
  8. Se ele ligar, deixe-o assim enquanto a bateria recebe carga. Não tente dirigir logo de cara.
    • Pise no acelerador do carro que não estava ligando para ativar o motor. Isso aumenta o recebimento de potência, o que carrega ainda mais a bateria.
  9. Começando pelo carro que você ligou no tranco, separe o grampo preto do ponto de aterramento. Em seguida, desconecte o grampo vermelho correspondente da bateria. Após separar as duas peças, tire os grampos vermelho e preto do carro que já estava funcionando (nessa ordem).
    • Depois que você desconectar os quatro grampos, eles vão deixar de conduzir eletricidade imediatamente. Guarde-os no porta-malas ou em uma bolsa especializada para quando precisar de novo.
  10. Essa tentativa de ligar o carro novamente confirma que a bateria foi carregada. Se o carro não der partida, você provavelmente precisa de uma bateria nova. Repita o processo acima e vá até uma mecânica de confiança.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

O que fazer quando a “chupeta” não funciona

PDF download Baixe em PDF
  1. Explique que o carro não deu partida nem com a "chupeta". Fale também de todos os problemas que você já teve antes, como acidentes e falhas mecânicas frequentes.
    • Chame um guincho para levar seu carro à mecânica. Se ele estiver em uma garagem ou um estacionamento, espere em um lugar seguro até o serviço chegar.
    • Não tente empurrar o carro sozinho se ele parar de funcionar em uma rodovia ou outra pista movimentada e perigosa. Fique dentro do veículo até o guincho chegar.
  2. Ligue para sua seguradora, explique o que aconteceu e passe sua localização exata e as informações que ela solicitar. Diga que o carro não deu partida nem com a "chupeta". Se necessário, chame a polícia e diga que não se sente seguro.
    • No geral, seguradoras “resgatam” clientes em qualquer lugar e a qualquer hora. Elas também conseguem diagnosticar problemas básicos, fazer o carro pegar no no tranco ou levar o automóvel à mecânica.
    • Se você tem seguro, aproveite bem tudo que ele oferece — até assistência em pistas perigosas, por exemplo.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 514 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade