PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Por mais que os relacionamentos precisem de esforços de ambos os lados para funcionarem, não é necessário bater de frente para que a relação melhore. Um pouco de comunicação e algumas mudanças comportamentais podem tornar sua história de amor inesquecível.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Melhorando a comunicação

PDF download Baixe em PDF
  1. Caso estejam juntos há um bom tempo, é provável que vocês acreditem que o relacionamento está seguro e que a outra pessoa já seja sua, aconteça o que acontecer. Esse é um problema comum nos relacionamentos, mas que pode ser evitado. [1]
    • Pare e esforce-se para pensar nas coisas que ama sobre seu namorado, não importa o que elas sejam. Você pode amá-lo pelo talento no vôlei ou pelo modo com o qual a consola assistindo um filme aconchegado. Pegue e diga essas coisas para ele de vez em quando.
    • Encontre o equilíbrio para não ser muito grudenta. Analisar todas as pequenas ações dele para descobrir se o amor é real apenas desgastará a relação. Caso ele diga que a ama e as ações dele corroborem com isso, aceite o que diz como verdade.
  2. Quando não se está interessada no assunto ou preocupada com coisas próprias, é muito fácil "desligar-se" da conversa. Aprenda a reconhecer quando isso acontecer para evitar que se repita. Ouça o que seu namorado diz para que ele sinta-se mais valorizado e no fim das contas você também aprenderá algumas coisas novas. [2] [3]
    • Repita e esclareça tudo que foi dito. Isso pode ser ainda mais importante nas conversas emotivas. Não presuma que ouviu tudo corretamente: repita o que acredita ter ouvido e peça uma confirmação. "Certo, quero ter certeza de que entendi tudo. Ouvi você dizer ____________. É isso mesmo?" Em seguida, deixe que ele explique algo se não o tiver entendido completamente.
    • Encoraje-o para demonstrar interesse no que ele está dizendo. Pergunte coisas como "O que você fez?" ou "E o que aconteceu?". Também é possível utilizar pequenas interjeições como "Ah" e "Aham".
    • Resuma os principais assuntos das conversas mais extensas para demonstrar que está prestando atenção. Sempre ofereça espaço para melhorias ou para feedbacks : "Certo. Você está preocupado que se estressará no serviço amanhã e gostaria que eu pegasse após o expediente para irmos ao cinema. Certo?"
    • Utilize essas técnicas fora de relacionamentos amorosos. Elas podem melhorar sua comunicação no geral.
  3. Não se limite a perguntar coisas como "O que quer comer?" ou "Como foi seu dia?". Faça perguntar significativas para enriquecer os diálogos encorajando o compartilhamento de sentimentos e pensamentos. Alguns estudos descobriram que perguntas profundas aumentam a intimidade do casal. [4]
    • Por exemplo, caso ele esteja conversando sobre um problema na faculdade, experimente perguntar algo como "Mas o que acha que aconteceria se você experimentasse _________?"
  4. As frases com foco em "você" e "porquês" podem ser problemáticas [5] , pois incitam a outra pessoa a desligar-se ou entrar na defensiva. [6]
    • Por exemplo, não é uma boa ideia perguntar algo como "Por que você sempre esquece de me buscar no metrô?" Você soa brava e ele se sentirá acuado.
    • Utilize frases que se concentrem em você. Não há problema em querer informações, mas utilize a linguagem na primeira pessoa para tirar seu namorado da defensiva. Por exemplo, diga algo como "Fico magoada quando não me busca como o combinado. Aconteceu alguma coisa que está dificultando isso?" Evite o sarcasmo para não parecer estar acusando-o de algo, para transmitir seus sentimentos e permitir que seu namorado dê a versão dele para a história.
  5. É tentador aconselhar os outros, principalmente em um relacionamento, mas é melhor deixar os sermões para os profissionais. Dar um conselho que não foi solicitado por passar a impressão de que não acredita que a pessoa seja capaz de tomar decisões próprias. [7]
    • Muitas vezes basta estar presente e ouvir tudo que a pessoa tem a dizer, não é necessário opinar. Caso acredite que esse seja o caso, pergunte se ele precisa de apenas um ouvido amigo ou de uma solução para o problema. [8]
    • Evite as frases com obrigações. Ninguém gosta de ouvir que "deveria fazer isso ou aquilo". Você pode soar condescendente e ele pode achar que é burro. Experimente dizer algo como "E quanto a _______?" ou "Já tentou __________?"
  6. Todos somos motivados pelo desejo de estarmos certos o tempo inteiro, portanto essa pode ser uma dica difícil. Reconheça que nem sempre há um lado "certo" e outro "errado", portanto, não entre na conversa como se ela fosse uma guerra que precise ser vencida. [9]
    • Isso não significa que você precisa ignorar seus sentimentos. Lembre-se apenas de que seu namorado também tem sentimentos e que não há um lado certo e outro errado. Não é possível controlar aquilo que sentimos, apenas o modo com o qual respondemos aos sentimentos. [10]
    • Imagine a situação: seu namorado diz que você o envergonhou na frente dos amigos. Talvez você pense que ele está sendo injusto, mas ainda assim é necessário ver o lado dele. Diga que sente muito e então explique seu lado: "Não me dei conta disso. Não farei isso no futuro."
    • Quando você começa na defensiva, é provável que seu namorado sequer dê ouvidos. Comece reconhecendo a validade dos sentimentos dele e, na hora certa, explicando seu lado. Ele se sentirá valorizado e aceitará o fato de você não querer magoá-lo.
    • O fato de você não forçar sua posição não significa aceitar tudo. Caso acredite que o assunto é importante e precisa ser discutido, faça-o, apenas não esqueça de ouvir o lado da outra pessoa.
  7. O relacionamento provavelmente sofrerá caso vocês não compartilhem pensamentos, necessidades e sentimentos íntimos e também constrangedores. [11] Algumas pesquisas demonstram que as pessoas que comunicam sentimentos e necessidades são mais seguras emocionalmente do que aquelas que não o fazem. [12] Os casais que não se comunicam diretamente costumam sentir-se incertos quanto ao relacionamento. [13]
    • Evite considerar as necessidades de vocês "imaturas" ou "bobas". Vocês precisam sentir-se seguros para poder compartilhar tudo entre si.
    • Não esconda o que está sentindo para "parecer forte". Guardar as coisas dentro de si pode causar ressentimentos e prejudicar o relacionamento como um todo.
    • Demonstre que está ouvindo e que simpatiza com seu namorado dizendo coisas como "Fico feliz que está disposto a compartilhar isso comigo" ou "Sei que está com medo por conta de ______________". Essas frases pode encorajá-lo a vê-la como alguém confiável. [14]
  8. Tal comportamento, o completo oposto da comunicação aberta e clara, pode acabar com o relacionamento, pois é movido pela raiva ou pela mágoa. Você provavelmente ficará tentada a "punir" seu namorado caso ele a tenha magoado, mas conversar é muito mais saudável e eficiente. Existem diversos modos de ser passiva-agressiva em um relacionamento, mas fique de olho especificamente nos modos a seguir: [15] [16]
    • "Esquecer" de fazer algo. As pessoas costumam "esquecer" de fazer algo que não querem, como "esquecer" de comprar os ingressos para aquele filme que não quer ver. Seu namorado pode "esquecer" o aniversário de vocês caso você o irrite, o que pode prejudicar o relacionamento.
    • Dizer coisas que não quer. O sarcasmo normalmente é utilizado para comunicar indiretamente o desprazer ou a irritação. Por exemplo, caso seu namorado esqueça do encontro de vocês e compre um ingresso para assistir um jogo com amigos, uma resposta passiva-agressiva pode ser: "Não, por que eu estaria irritada? Eu amo quando você esquece de coisas importantes para mim." Em vez de comunicar o que está sentindo de modo claro e respeitoso, você acaba confundindo seu namorado (nem todo mundo entende o sarcasmo logo de cara) e deixando-o na defensiva.
    • Fazer "voto de silêncio". Quando se está magoada ou irritada, você pode simplesmente ignorar ou fingir não ouvir seu namorado, o que pode impedir tentativas de reconciliação e conversas. Caso precise de um tempo para espairecer, seja clara: "Estou muito nervosa agora, por favor, me deixe pensar por uma hora e então conversamos."
  9. Nós nos comunicamos mais com a comunicação não verbal do que com a verbal, portanto, preste atenção em como se posiciona e gesticula. É provável que você esteja passando a mensagem errada.
    • Não cruze os braços, pois isso passa a impressão de que você está fechada e na defensiva.
    • Estabeleça contato visual, pois desviar o olhar passa a impressão de que você não está ouvindo o que a pessoa está dizendo. Almeje manter contato visual pelo menos 50% do tempo em que está falando e 70% do tempo em que está ouvindo. [17]
    • Não aponte, pois isso pode ser intimidador. Experimente gesticular com a mão aberta.
    • Mantenha o corpo virado na direção da pessoa, pois virar para o outro lado indica que não está interessada na conversa.
Parte 2
Parte 2 de 3:

Construindo o amor através de ações

PDF download Baixe em PDF
  1. Por mais que nos sintamos mais conectados por conta da tecnologia, o mundo atual pode fazer com que os casais sintam-se mais distantes. Ficar sempre no celular ou no computador não significa que vocês estejam se comunicando. Comprometam-se em separar um tempo só para vocês dois: nada de computadores ou telefones. [18]
    • É muito fácil pegar o telefone sem se dar conta disso. Caso esse seja um problema presente no relacionamento de vocês, experimentem separar-se fisicamente dos aparelhos na "hora sem tecnologia" de vocês.
    • Caso vocês morem em casas separadas, experimentem conversar pelo telefone ou pela webcam além das mensagens de texto. Grande parte da comunicação é não verbal, como o tom de voz, as expressões faciais e os gestos, itens que se perdem no texto. [19] Conversem o máximo possível desse modo, pois isso pode ajudar a construir uma conexão entre vocês e dar sequência à intimidade que foi mostrada no começo.
  2. Lembra de como cada encontro era único no começo? Você costumava ficar animada a ponto de não aguentar esperar pelo próximo encontro? Caso tenham caído em uma rotina, tentem variar os passeios para que fiquem mais animados para passar um tempo juntos. [20]
    • Façam coisas novas juntos para fortalecerem os laços que possuem. Não importa se vão visitar um novo restaurante ou conhecer um novo hobby, vocês estarão expandindo o leque de coisas que podem fazer juntos.
    • Dê uma chacoalhada na rotina atual. Por exemplo, se não quer abrir mão da noite de filmes, encontre um modo de torná-la mais divertida. Procure um cinema que esteja passando aquele filme que vocês amam ou procure por cinemas a céu aberto. Para não gastar muito, tente criar um jantar temático em casa de acordo com o filme que assistirão.
  3. Não é necessário transformar todos os encontros em algo importantíssimo e grande, basta passar um tempo de qualidade juntos.
  4. Os relacionamentos tendem a funcionar melhor quando as duas partes possuem alguns interesses separados e passam um tempo sozinhos ou com amigos diferentes. [21] É necessário que cada um tenha uma identidade que não gire em torno da outra pessoa.
    • Esforçar-se para garantir isso demonstra confiança. Deixe que seu namorado saiba que você confia nele, pois desse modo ele dificilmente trairá essa confiança. Caso não acredite que ele seja responsável, as chances dele trair sua confiança são maiores, pois ele provavelmente ressentirá sua falta de confiança. [22]
    • É impossível satisfazer sozinha todas as necessidades de seu namorado, não importa o quanto vocês amem um ao outro. É importante passar um tempo com outras pessoas e ter outros interesses fora do relacionamento para que vocês sejam pessoas completas, saudáveis e felizes. No fim das contas, isso também fará com que o tempo que passam juntos seja ainda mais especial.
  5. Crie presentes e surpresas pessoais para mostrar que conhece seu namorado melhor do que qualquer outra pessoa. Pense nas coisas que ele gostaria de fazer ou ganhar e utilize-as como guia para demonstrar que presta atenção nas necessidades e preferências dele.
    • Ele gosta de esportes ou de adrenalina? Compre ingressos para um jogo de futebol local ou leve-o a um parque de diversões radicais.
    • Ele é um romântico inveterado? Compre um livro de poesias e escreva algo na contracapa como "Do fundo do meu coração, o amor que transita por essas páginas é apenas seu."
    • Ele gosta do ar livre? Saiam para acampar e aconchegue-se com ele em um saco de dormir.
  6. Caso seu namorado goste de palavras de afirmação, experimente deixar alguns bilhetes bem humorados, diretos ou bobos – tudo dependerá da personalidade dele – para demonstrar o quanto se importa.
    • Leve em consideração o estilo dele para não deixá-lo desconfortável. Caso ele não seja do tipo romântico, escreva um bilhete brincalhão no lugar de um meloso. Caso ele ame declarações de amor, diga o quanto ele significa para você.
    • Nós nos acostumamos rapidamente às coisas positivas na vida. Esse processo é chamado de "adaptação hedônica". Tome cuidado para não exagerar nos bilhetes, pois isso pode fazer com que eles percam o significado. Até mesmo as coisas boas em excesso podem ser ruins. [23]
  7. Caso seu namorado valorize o contato físico como linguagem amorosa, as exibições de afeto são ainda mais importantes. Tome cuidado para não envergonhá-lo, mas lembre-se de demonstrar que o ama.
    • Descubra o que ele gosta. Algumas pessoas amam mordiscadinhas no pescoço, mas outras odeiam. Saiba o que faz com que ele sinta-se amado para aprender a demonstrar afeto de modo saudável.
    • Vestir roupas sensuais pode apimentar um pouco a relação! Descubra quais são as fantasias dele para fazer algo diferente de vez em quando. Ele com certeza ficará feliz em retribuir o favor.
    • Não esqueça que o sexo não é o único modo de demonstrar afeto físico. Abrace-o, segure as mãos dele e beije-o! Tenha um leque de opções para demonstrar afeto.
    • É possível que ele não goste dos mesmos tipos de exibição física de afeto que você. Aceite que as pessoas são diferentes e não leve para o lado pessoal. [24]
  8. É muito importante que vocês tenham grupos separados de amigos e interesses, mas também é importante estabelecer um relacionamento com os amigos dele. Ele deve fazer o mesmo com suas amigas para fortalecer o relacionamento de vocês. [25]
    • No início dos relacionamentos é comum que as pessoas comecem a ver menos os amigos, o que pode fazer com que eles se sintam ignorados e abalar o relacionamento. Inclua seu namorado em seu ciclo social às vezes. Sempre que possível, saia com os amigos dele também.
  9. Agendem um jantar calmo, por exemplo, para compartilhar opiniões e sentimentos. Ouça tudo que ele tem a dizer e não se esqueça de participar da conversa para que ela flua. Esclareça algumas coisas que forem necessárias.
    • Encontre atividades que ambos gostem e possam ficar próximos, como caminhadas, viagens, passeios de barco, etc.
  10. Façam algo completamente inesperado, como gravar uma música! Aproveitem a liberdade recém conquistada, por mais que ela dure apenas um dia, e viva como se não houvesse amanhã. [26]
    • Criar memórias juntos dará algo para que se lembrem no futuro. Alguns estudos descobriram que recordar experiências divertidas juntos fortalece os laços do casal. [27]
Parte 3
Parte 3 de 3:

Entendendo melhor seu namorado

PDF download Baixe em PDF
  1. O psicólogo americano Gary Chapman acredita que as pessoas possuem "linguagens do amor", que são utilizadas para demonstrar amor e interpretar demonstrações de amor dos outros. Conhecer a linguagem de seu namorado a ajudará a demonstrar seu amor de modo que ele possa se identificar. Não saber que vocês possuem linguagens diferentes pode causar bastante estresse no relacionamento. [28]
    • De acordo com Gary Chapman, as cinco linguagens do amor são: "Formas de servir", "Palavras de afirmação", "Receber presentes", "Toque físico" e "Tempo de qualidade". [29]
      • As palavras de afirmação englobam elogios, encorajamentos e declarações de sentimentos.
      • As formas de servir incluem a realização de tarefas diárias que a outra pessoa pode não gostar de fazer.
      • Receber presentes inclui objetos ou símbolos visíveis do amor, como flores.
      • O tempo de qualidade é o tempo que passa com seu parceiro sem interrupções ou distrações.
      • O toque físico pode incluir qualquer demonstração física de afeto, como beijos, abraços ou o sexo.
    • O modo ideal de compreender e aproveitar as linguagens do amor é compartilhá-las. Caso seu namorado prefira o toque físico a receber presentes , você deve saber demonstrar seu amor de modo significativo para ele. Do mesmo modo, caso ele saiba que receber presentes é sua linguagem principal, ele não deve ficar surpreso quando você não interpretar o fato dele retirar o lixo como sinal de amor.
    • É muito importante lembrar-se das linguagens do amor para tentar captar sinais que poderiam passar despercebidos.
  2. A teoria do amor de Robert Sternberg é baseada nesses três componentes. Há certa divergência de opinião entre os especialistas em psicologia mas, no geral, o "amor" é a força que a leva a comprometer-se intimamente com uma pessoa em particular. A paixão é um desejo sexual que pode não se limitar a uma pessoa, mas dá início aos relacionamentos: quando você acha alguém atraente, você se interessa em perseguir essa pessoa. O amor se desenvolve com o tempo. [30]
    • Os sentimentos costumam flutuar dentro de um relacionamento. No começo, a paixão costuma estar em um pico: vocês não conseguem desgrudar e ficam obcecados pela outra pessoa. [31] Por melhor que isso seja, conforme vocês passam mais tempo juntos e se conhecem melhor, essa fase tende a sumir. [32]
    • Algumas pessoas percebem que idealizaram a outra pessoa devido a algum desequilíbrio hormonal no cérebro após o desejo inicial passar. [33] Após essa fase, você começará a notar coisas que a irritam, desde o modo com o qual mastiga até às preferências dele na hora de fazer compras. Isso é absolutamente normal e é nessa hora que o "amor surge", dando paciência para que você ignore os problemas e perceba o quanto ama essa pessoa.
    • Isso não significa que o desejo desapareça com o tempo. Comuniquem suas necessidades sexuais e tirem um tempo para explorar o que os excita. Apimente o relacionamento e divirtam-se!
  3. Nada é tão simples quanto "Os homens são de Marte e as mulheres são de Vênus". O gênero ou a orientação sexual não tendem a influenciar tanto os estilos de comunicação. Caso vocês tenham tipos diferentes de comunicação, pode parecer que estão falando línguas diferentes. Não há nada de "melhor" ou "pior" nos tipos, mas é útil compreender como vocês se comunicam. [34] [35]
    • Os comunicadores afiliativos gostam de pedir a opinião dos outros. Eles costumam dar preferência à colaboração e podem visualizar os desacordos e os desafios como sinais de hostilidade ou agressividade. Caso você costume evitar conflitos, ouvir todos os lados e se comunicar de modo colaborativo, você pode ser uma comunicadora afiliativa.
    • Os comunicadores competitivos costumam ser mais assertivos e não têm problemas com os desafios. Eles costumam reunir informações e tomar decisões, dando preferência à ficar no controle. Caso você fale o que pensa e não tenha problemas com os conflitos, você pode ser uma comunicadora competitiva.
    • A objetividade das pessoas também é variável. Seu namorado pode sentir-se mais confortável quando você se comunica de modo direto, como ao dizer "Gostaria que passássemos mais tempo juntos". Talvez ele sinta-se mais confortável com a comunicação indireta, como ao dizer "Me divirto quando estamos juntos. É uma pena que não possamos fazer isso com mais frequência". A abordagem dependerá da situação, mas você não deve esquecer de ouvi-lo e de esclarecer qualquer coisa que não tenha entendido.
    • Você não precisa se desesperar caso os estilos de comunicação de vocês sejam diferentes. Basta reconhecer que as diferenças podem causar tensões e que precisarão se comprometer a serem mais flexíveis.

Dicas

  • Reflita internamente, afinal, você só pode mudar suas ações. É impossível mudar os outros.
  • Tente tornar-se mais confiante. Só é possível ficar disponível para os outros quando se está feliz consigo mesma.
  • Demonstre confiança e amor com ações.
  • Diga aquilo que quer dizer. Seu namorado não é capaz de ler pensamentos.
  • Evite ressentimentos resolvendo os problemas o mais rápido possível. Tome cuidado para não fazer uma tempestade em um copo d'água.
  • Seja você mesma.
  • Diga "Eu te amo" de vez em quando.
  • Faça com que ele saiba que você o ajudará sempre.
  1. http://www.cci.health.wa.gov.au/docs/Assertmodule%202.pdf
  2. http://www.psychalive.org/communication-between-couples/
  3. http://socialwork.buffalo.edu/content/dam/socialwork/home/self-care-kit/exercises/assertiveness-and-nonassertiveness.pdf
  4. http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1468-2958.2006.00284.x/abstract
  5. https://www.psychologytoday.com/blog/the-new-you/201312/how-do-i-improve-my-relationship-three-helpful-tips
  6. https://www.psychologytoday.com/blog/fulfillment-any-age/201401/the-9-most-common-relationship-mistakes
  7. https://www.psychologytoday.com/blog/passive-aggressive-diaries/201305/confronting-passive-aggressive-behavior
  8. http://msue.anr.msu.edu/news/eye_contact_dont_make_these_mistakes
  9. http://www.webmd.com/sex-relationships/guide/7-relationship-problems-how-solve-them
  10. http://techland.time.com/2012/08/16/we-never-talk-anymore-the-problem-with-text-messaging/
  11. http://www.helpguide.org/articles/relationships/relationship-help.htm
  12. http://www.helpguide.org/articles/relationships/relationship-help.htm
  13. http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1207/s15327795jra0903_1
  14. https://www.psychologytoday.com/blog/the-science-success/201208/how-keep-happiness-fading
  15. https://books.google.com/books?hl=en&lr=&id=FzLROfHGAVYC&oi=fnd&pg=PT287&dq=non+verbal+affection+in+romantic+relationships&ots=uYiASEKrrJ&sig=0QJrY4ziKz10vlVxmDCCNgWmgCA#v=onepage&q=non%20verbal%20affection%20in%20romantic%20relationships&f=false
  16. https://www.psychologytoday.com/blog/meet-catch-and-keep/201406/how-much-time-should-couples-spend-together
  17. http://tinybuddha.com/blog/10-tips-advise-wisely-how-to-give-advice-that-actually-helps/
  18. http://time.com/3404749/10-ways-improve-your-relationship/
  19. http://www.5lovelanguages.com/
  20. http://www.webmd.com/sex-relationships/features/the-five-love-languages-tested
  21. http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.479.3760&rep=rep1&type=pdf
  22. http://www.scientificamerican.com/article/what-physiological-changes-can-explain-honeymoon-phase-relationship/
  23. https://www.psychologytoday.com/blog/ambigamy/201409/making-relationships-last-past-the-honeymoon-period
  24. http://www.scientificamerican.com/article/what-physiological-changes-can-explain-honeymoon-phase-relationship/
  25. https://www.natcom.org/CommCurrentsArticle.aspx?id=749
  26. https://www.psychologytoday.com/blog/high-octane-women/201104/are-we-talking-the-same-language-how-communication-styles-can-affect

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 321 938 vezes.

Este artigo foi útil?