Baixe em PDF
Baixe em PDF
Uma apresentação de slides nada mais é do que uma série de imagens, às vezes com textos, que se destina a ser projetada sobre uma tela para que todos vejam. O tipo mais comum de apresentação, hoje, é a feita no computador, um componente comum em palestras e discursos. Leia os passos abaixo para aprender a fazer sua própria apresentação de slides com o computador.
Passos
-
Abra o programa. Este guia assume que você esteja usando o Microsoft PowerPoint , já que é o software mais utilizado para fazer apresentações de slides. Você verá um slide em branco com caixas para você colocar o título e texto, além de vários menus e botões.
-
Crie a página de título. Clique na caixa de texto superior e dê um título à apresentação e, em seguida, adicione o seu nome e data de hoje no campo de texto abaixo. Essa é também uma boa oportunidade para se acostumar à mudança de elementos estilísticos em sua apresentação de slides, como cor de fundo e fonte.
- Escolha um título curto. A menos que esteja fazendo uma apresentação de alto nível acadêmico destinada a uma conferência, é melhor pensar em um título curto e simples que explique o tema geral para o público rapidamente.
- Use uma fonte simples. Fontes visualmente complexas, cheias de detalhes, só são divertidas de se olhar na tela do computador, mas é difícil para o público ler. Sinta-se livre para experimentar, mas escolha uma fonte simples com linhas limpas para que o público não tenha que apertar os olhos para ler.
- Você pode alterar as fontes a partir do menu no topo da tela. Se tiver algum texto selecionado quando for alterar as fontes, o texto será alterado para a fonte selecionada.
- Experimente com as cores. A página de título pode ter uma cor de fundo diferente do resto da sua apresentação, mas a maioria das pessoas escolhem um tema para toda apresentação de slides.
- Clique com o botão direito do mouse no plano de fundo do slide e escolha o "plano de fundo" no menu. De lá, você pode escolher a cor que você preferir.
- Escolha cores diferentes para o fundo e o texto sejam diferentes, para que o slide seja fácil de ler. De modo geral, o texto deve ser preto ou branco para facilitar a leitura máxima e o fundo não deve ser algo como neon ou extremamente brilhante.
- Não há nada de errado com uma apresentação de slides de aparência simples para fins comerciais ou acadêmico, na verdade, mais simples é geralmente considerado melhor nesses ambientes.
-
Adicione slides. Você pode digitar Ctrl+M para adicionar um slide à apresentação, ou você pode escolher a opção "novo slide" a partir do topo da tela. Tente manter o ritmo de uma ideia ou ponto por slide de modo que seja fácil de seguir.
- Adicionar layouts. Cada slide tem um grande número de opções de layout predefinidas, então escolha o que for melhor para cada slide.
- A maioria dos slides sem imagens pode utilizar um dos dois esquemas básicos de slides de texto. Um deles tem uma barra de título, o outro é simplesmente um campo de texto. Escolha qualquer um que você preferir.
- Escolher um layout de slide projetado para acomodar fotos, filmes ou arquivos de som é a maneira mais fácil de inseri-los. Basta escolher o campo no qual você deseja adicionar um arquivo, clicar no ícone que representa o tipo de arquivo que você quer e adicioná-lo, selecionando-o a partir da janela que aparece.
- Tente adicionar texto em um campo e uma imagem em outro campo para ficar mais profissional
- Não exagere nas imagens, filmes ou sons. Menos é mais, na maioria dos casos.
- Faça uma limpeza. Você pode excluir slides extras clicando sobre eles e selecionando "Excluir slide".
- Organize. Você pode reordenar slides, arrastando-os ao longo da linha do tempo e inseri-los nos lugares apropriados. A linha do tempo é a lista geral de slides no topo ou na lateral da tela.
- Adicionar layouts. Cada slide tem um grande número de opções de layout predefinidas, então escolha o que for melhor para cada slide.
-
Adicione toques finais. Existem algumas coisas que você pode fazer para completar seu projeto de apresentação de slides. Quando estiver satisfeito, salve-o de modo que você tenha certeza de que ainda vai tê-lo quando for hora de usá-lo.
- Esteja atento às transições. O PowerPoint e outros programas semelhantes vêm carregados com uma grande variedade de transições de slides. Esses são efeitos visuais, às vezes acompanhados de sons, que ocorrem quando se alterna entre slides. Eles geralmente são vistos como bregas e tiram a atenção, mas podem ser apropriados em alguns casos.
- Nunca use efeitos sonoros com suas transições. Eles atrapalham o seu discurso.
- Use transições simples, em vez das extravagantes. Uma transição que limpe a página de cima para baixo é chique o suficiente, não há necessidade de usar formas bizarras ou efeitos de gradiente.
- Use transições com moderação. Mesmo que tenha decidido que as transições são um elemento útil para a sua apresentação, evite a aplicação de uma transição para cada slide. Em vez disso, use-as para denotar diferentes seções da sua apresentação, uma vez por seção.
- Adicione fontes e informações úteis. Após a sua apresentação, adicione mais um slide (ou quantos forem necessários), onde você pode listar brevemente todas as suas fontes de informação (para negócios ou apresentações acadêmicas), as fontes de imagem (se protegido por direitos autorais), e quaisquer agradecimentos que você desejar incluir.
- Esteja atento às transições. O PowerPoint e outros programas semelhantes vêm carregados com uma grande variedade de transições de slides. Esses são efeitos visuais, às vezes acompanhados de sons, que ocorrem quando se alterna entre slides. Eles geralmente são vistos como bregas e tiram a atenção, mas podem ser apropriados em alguns casos.
-
Faça uma exibição de teste. Normalmente, você pode executar a apresentação de slides, pressionando a tecla F5 do seu computador. Você pode avançar slides clicando no botão esquerdo do mouse. Saia do programa pressionando a tecla Esc a qualquer momento, ou chegando ao final da apresentação de slides e clicando novamente.
- Volte e faça os ajustes de última hora. Assistir à apresentação antes de usá-la pode, muitas vezes, revelar erros de digitação e outros pequenos erros que você perdeu durante a criação.
- Fale junto dos slides. Crie uma apresentação simples o suficiente para que ela não roube sua atenção, mas detalhada o suficiente para que você não fique sem transparências no meio de seu discurso. Pratique o seu tempo de mudanças de slides até se sentir confortável.
Publicidade
-
Crie um esboço. Se estiver fazendo uma apresentação de slides para uma apresentação da escola, as chances são de que esteja dando um discurso ou palestra junto dela. Mate dois coelhos com uma cajadada só, começando com um belo esboço para a sua apresentação.
- Há muitas maneiras de se fazer um esboço. O método padrão usa uma lista de itens numerados para organizar as informações por nível de importância, mas sinta-se livre para usar a sua própria abordagem, se você preferir.
- Seu discurso será mais detalhado do que o esboço, mas a apresentação será menos detalhada. Uma vez que tenha um esboço preparado, marque cada ponto principal, bem como todos os pontos em que você gostaria de ter uma imagem ou outro elemento multimídia para servir como acompanhamento. Planeje fazer um slide para cada marcação.
- Use cartões ou um esboço para o seu discurso. Não use a apresentação de slides como seu guia, ou você terá que continuar olhando para ela, o que parece pouco profissional.
-
Use um tema simples. Evite cores brilhantes, e fique com fontes sans-serif, como Arial, para títulos e subtítulos.
- Preto no branco e branco no preto são as duas combinações menos irritantes de cores para uma apresentação de slides. Elas são fáceis de ler e não atrapalham.
- Tons de azul e cinza neutro com texto preto ou branco também são aceitáveis.
- Evite cores quentes e cores berrantes, assim como as cores que são muito semelhantes entre si.
- Fontes com serifa (como a Times New Roman) são aceitáveis para texto regular (não-titulação), especialmente se muitos dos seus pontos forem maiores do que uma linha na página. Independentemente de qual você escolher, não deixe de ser consistente em toda a apresentação.
- Preto no branco e branco no preto são as duas combinações menos irritantes de cores para uma apresentação de slides. Elas são fáceis de ler e não atrapalham.
-
Adicione mídia, conforme necessário. Apenas adicione filmes e música se eles estiverem diretamente ligados ao tema, e os mantenha o mais curto possível. As imagens devem ser adicionadas quando apropriado.
- Meio minuto é um bom tempo para vídeos e músicas. Você não deve deixar que a mídia faça seu discurso por você. Ao utilizar mais vídeos e músicas você vai obter uma nota menor, porque vai parecer que você está apenas tentando preencher um discurso curto para atingir o tempo mínimo exigido.
- Há duas boas maneiras de adicionar fotos:
- Adicione uma imagem por slide para slides que necessitam de texto ao lado da imagem. Mantenha as figuras com um tamanho razoável e relevante para o slide.
- Adicione até quatro fotos por slide se o slide não tiver texto, mas apenas com a finalidade de ilustrar exemplos de alguma coisa. Esse slide será curto, apenas o apresente por alguns segundos em sua apresentação e fale sobre ele.
- Uma imagem na página de título pode também ser apropriado, dependendo do tema de sua apresentação, mas não é necessário para uma boa apresentação.
Publicidade
-
Use um formato comprimido. Todo mundo que está vendo a apresentação está sendo pago por. A maioria deles provavelmente preferiria estar ganhando dinheiro fazendo algo diferente do que assistindo à uma apresentação, portanto, mantenha-a incisiva e direto ao ponto.
- Seja breve. A menos que precise de uma apresentação de um tamanho definido, faça sua apresentação tão curta quanto possível. Não gaste muito tempo em exemplos ilustrativos além dos que você acha que são necessários para exibir o seu ponto de vista.
- Prepare apostilas para o público de modo que não tenha que cobrir cada pequeno detalhe na apresentação. Coloque informações detalhadas na apostila, e use o tempo de apresentação de slides e apresentação para dar uma ideia geral.
- Seja breve. A menos que precise de uma apresentação de um tamanho definido, faça sua apresentação tão curta quanto possível. Não gaste muito tempo em exemplos ilustrativos além dos que você acha que são necessários para exibir o seu ponto de vista.
-
Mantenha os elementos que não sejam texto a um mínimo. Tabelas e gráficos são bons, sempre que necessário, mas outros elementos gráficos devem ser simples e discretos.
- Considere o uso de clip-art. Clip-art é um acervo de imagens simples, em preto-e-branco que não são protegidas por direitos autorais. Quase todos os programas de apresentação de slides vêm com uma biblioteca de clip-art. A simplicidade do clip-art o torna a escolha ideal para acentuar os slides com elementos gráficos, evitando um monte de lixo e ruído visual.
- Nunca use vídeos ou músicas em uma apresentação de negócios, a menos que tenha uma ótima razão para fazê-lo.
- Não use transições de slides. Ninguém no seu público se preocupa com elas, o que significa que elas são apenas um desperdício de tempo.
-
Combine o discurso com a apresentação. Ainda mais do que em outros ambientes, uma apresentação de slides de negócios o discurso que a acompanha devem ser quase idênticos em termos de conteúdo substancial. Além de uma breve introdução e frases de ligação, seu discurso deve seguir mais ou menos a apresentação de slides ponto a ponto.
- Use apostilas. Se preparou um folheto, como recomendado acima, diga às pessoas para se referirem a determinadas seções dela conforme você faz seu discurso. Eles serão capazes de obter mais informações facilmente, sem você ter que colocar tudo isso na apresentação de slides.
-
Terminar com um ponto. Ao contrário de uma apresentação de slides acadêmica, o final da sua apresentação de negócios não deve ser uma conclusão simples, e sim uma chamada clara e corajosa para a ação, uma declaração fundamental que seja suportada pela sua apresentação ao invés de uma opinião educada que é explicado pela apresentação. Essa diferença de tom é de suma importância para que as pessoas levem a sua apresentação a sério.Publicidade
-
Escolha um tema. Escolha o que quiser. Muitas pessoas fazem apresentações de slides de férias em família, reuniões, ou outras experiências compartilhadas. Você também pode optar por explorar um hobby ou esporte favorito.
- Adicione uma estrutura. Você certamente não tem que ter uma estrutura clara para uma apresentação de slides que você está fazendo para seu próprio prazer, mas se você quiser fazer uma declaração sobre algo ou apresentar informações que você aprendeu, isso ajuda.
- Pense sobre a maneira que você, naturalmente, explicaria seus slides para um amigo e, em seguida, organize-os para refletir isso.
- Adicione uma estrutura. Você certamente não tem que ter uma estrutura clara para uma apresentação de slides que você está fazendo para seu próprio prazer, mas se você quiser fazer uma declaração sobre algo ou apresentar informações que você aprendeu, isso ajuda.
-
Coloque fotos. Uma das melhores partes de fazer uma apresentação de slides para diversão é que você pode muito bem fazer o que quiser com ela. Para a maioria das pessoas, isso significa colocar um monte de fotos. Baixe-as da Internet ou use suas próprias fotografias, como você preferir.
- Se estiver usando imagens que podem estar protegidos por direitos autorais, seja cauteloso. A maioria das pessoas não vão caçá-lo e processá-lo por fazer uma apresentação de "Um dia na praia" para a sua família com uma imagem com direitos autorais de uma bola de praia e colocá-la no YouTube, mas use o bom senso.
- Dê o crédito no final da apresentação, sempre que você puder encontrar as informações apropriadas.
- Não use quaisquer imagens que estejam marcadas com as palavras "não utilizar sem permissão", ou qualquer coisa similar.
- Se estiver usando imagens que podem estar protegidos por direitos autorais, seja cauteloso. A maioria das pessoas não vão caçá-lo e processá-lo por fazer uma apresentação de "Um dia na praia" para a sua família com uma imagem com direitos autorais de uma bola de praia e colocá-la no YouTube, mas use o bom senso.
-
Adicione conteúdo multimídia. Insira qualquer som e vídeo que você desejar. Faça o que quiser, este é o seu projeto pessoal.
- Mais uma vez, tome cuidado ao usar o material claramente protegido por direitos autorais. Tente manter clipes curtos, e dar crédito onde é devido.
-
Adicione as transições que você quiser. Sim, elas são bregas. Elas também são uma espécie de diversão, especialmente com os efeitos de som ligado. Se você sentir vontade de encher a sua apresentação de transições cafonas, vá em frente.
-
Reveja sua apresentação. Mesmo que você tenha feito para a sua própria diversão, você deve verificá-la antes de mostrá-la a alguém.
- Escolha esquemas de cores que não cansem a vista.
- Verifique se os slides estão todos na ordem que você quer que eles estejam.
- Adicione legendas às imagens se fizer sentido, de modo que você não tenha que explicar cada imagem.
Publicidade
Dicas
- Mesmo as apresentações mais longas em conferências acadêmicas raramente duram mais do que 20 minutos. A menos que você esteja criando uma apresentação de slides para uma palestra de uma hora ou mais, tente manter a sua apresentação em cerca de 15 minutos, no máximo.
- Mantenha anotações no papel e salve muitas vezes. A maioria dos programas de apresentação de slides tem um recurso de salvamento automático que impede muito do seu trabalho de se perder, mas é melhor ser o mais seguro possível. Fazer notas no papel também tornará mais fácil escrever o discurso que acompanha a apresentação.
Publicidade
Avisos
- Não use fotos protegidas por direitos autorais sem permissão. Use clip-art e imagens originais em seu lugar.
Publicidade
Materiais Necessários
- Um computador
- Programa de apresentação de slides, como o Microsoft PowerPoint ou OpenOffice.org
- Um tópico ou tema
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 338 391 vezes.
Publicidade