PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O tie-dye é um conjunto de técnicas muito interessantes para pessoas de qualquer idade que gostam de personalizar as suas roupas e outros tecidos. Se é o seu caso, você pode comprar tinta e outros materiais prontos no comércio ou fazer tudo em casa, com ingredientes naturais! O procedimento em si é relativamente igual em todas as alternativas: você vai ter que preparar o tecido que quer estampar e mergulhá-lo na tinta para produzir o item final.

Método 1
Método 1 de 11:

Fazendo uma estampa básica em espiral

PDF download Baixe em PDF
  1. A espiral básica é a estampa mais simples e comum com o tie-dye . Com este método, você vai torcer o tecido para o desenho sair do centro e terminar nas bordas.
  2. Antes disso, veja se o local está limpo! Resíduos de certos produtos, como alimentos e óleos, podem manchar o tecido e estragar a consistência do tie-dye .
    • A estampa vai ficar manchada com pontinhos brancos se houver migalhas de alimentos na superfície. Portanto, passe um pano úmido no local antes de começar.
    • Você também pode proteger a superfície com uma lona que resista à tinta ou algo do tipo, como papelão e plástico. [1]
  3. Pegue bem pouco do tecido desse jeito, pois esse ponto vai representar o centro de toda a estampa. Se você exagerar, vai deixar um ponto falho bem grande no meio da espiral. [2]
  4. Faça bastante pressão com os dedos para forçar o tecido contra a superfície e deixar a espiral mais regular. Conforme continua girando o material, você vai ver a forma começar a surgir.
    • Você pode usar alguma ferramenta para pegar o centro do tecido e reduzir ainda mais o meio da espiral, deixando o produto final bem mais regular. Um lápis resistente, um garfo sem ponta e até uma pinça são bons exemplos de substitutos. [3]
  5. Pegue a ponta solta da espiral e gire todo o tecido para formar uma espécie de caracol, como mostra a imagem. Puxe bem o material. [4]
  6. Ainda segurando a espiral com uma mão, use a outra para distribuir várias borrachinhas em volta do tecido. O ideal é que elas cruzem o centro da peça, indo de uma ponta a outra.
    • Comece com quatro borrachinhas e acrescente mais conforme necessário. Quanto maior for o tecido, mais apertadas têm que ser as borrachinhas — e mais delas você vai ter que usar.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 11:

Dando nós e amarras

PDF download Baixe em PDF
  1. A vantagem desta técnica é que você pode dar quantos nós quiser, ainda mais se o tecido for mais longo. A estampa final vai ser composta por linhas finas de branco, como cacos de vidro, distribuídas em direções aleatórias.
  2. Segure as duas pontas do tecido nas mãos, esticando um pouco o material no meio. Depois, gire uma em cada direção até não conseguir mais.
  3. Você pode dar um nó grande no meio do tecido para gerar um ponto focal na estampa ou, se preferir, dar quantos nós quiser para gerar vários pontos focais.
    • Tenha cuidado na hora de dar os nós. Eles têm que ser bem justos, mas não a ponto de o tecido rasgar.
  4. Puxe bem cada nó, segurando com uma mão para evitar que ele se desfaça. Depois, com a outra mão, passe uma borrachinha no material e reforce a forma dele. [5]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 11:

Criando uma estampa aleatória e irregular

PDF download Baixe em PDF
  1. Usar esta técnica é fácil, mas prever os resultados é difícil. Depois de pintar o tecido, você vai ficar com várias "manchas" coloridas distribuídas aleatoriamente no material.
  2. Faça isso com um pouco do material de cada vez. Use uma mão para segurar o tecido e a outra para puxar mais dele até formar uma bola. Exponha o máximo possível da parte externa da peça. [6] [7]
  3. Segure a massa do tecido com uma mão e, com a outra, distribua várias borrachinhas no material. Você também pode usar pedaços de barbante ou cordão — mas eles não são tão fortes quanto o elástico em si.
    • Não prenda a massa com força demais , ou a tinta não vai conseguir penetrar todo o material e o resultado vai ficar com falhas óbvias. Use o menor número possível de borrachinhas para reter essa forma.
    • Se você pretende usar barbante ou outro tipo de cordão, peça para alguém segurar o tecido na forma da massa enquanto amarra. Se não houver ninguém por perto, coloque o cordão na superfície de trabalho, ponha o tecido embolado em cima dele e continue segurando com uma mão, e cruze o cordão por cima com a mão livre para dar um nó simples .
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 11:

Criando rosetas

PDF download Baixe em PDF
  1. A técnica das rosetas cria uma série de círculos pequenos que se sobrepõem uns aos outros. Para criá-la, você tem que desenhar e juntar vários pontos no tecido. [8]
  2. Faça um arco de rosetas debaixo da gola, em cima da barra, nos lados do tecido e em outros lugares do tipo. Depois de decidir, use um pedaço de giz para fazer os pontinhos nos locais que escolheu.
    • Nada impede que você crie estampas mais elaboradas com as rosetas! Por exemplo: faça um círculo ou uma estrela de rosetas no meio da camiseta. Deixe a imaginação rolar!
  3. Use o polegar e o indicador para juntar cada pontinho e aproximá-lo do que vem em seguida. Segure esses pontos com uma mão e continue adicionando os outros com a outra, como mostra a imagem, até terminar. [9]
  4. Passe uma borrachinha 5 cm abaixo do ponto que fica mais "alto" no tecido (onde você fez a primeira marcação com o giz). Se necessário, use mais de um acessório para apertar bem todas as rosetas. [10]
  5. Segure o tecido logo abaixo de onde você prendeu as rosetas e, com a outra mão, junte a ponta solta. Puxe o material até ele ficar bem distorcido e preso, mas com intervalos regulares.
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 11:

Criando listras no material

PDF download Baixe em PDF
  1. 1
    Entenda o efeito desta técnica. Esta cria uma série de listras verticais brancas ou claras (com as cores da tinta). Para isso, você tem que enrolar o tecido e, mais uma vez, usar borrachinhas para prendê-lo. Enrole o material da esquerda para direita se prefere listrar horizontais. [11]
  2. 2
    Forme um tubo longo com o tecido. Para criar listras verticais (de cima a baixo), enrole o tecido de baixo para cima até formar um tubo mais frouxo; para criar listrar horizontais (da esquerda para direita), enrole o tecido de um lado a outro, mais uma vez sem fazer tanta pressão.
  3. 3
    Prenda o tubo em intervalos regulares. Use borrachinhas ou pedaços de cordão e barbante para amarrar o material em intervalos equidistantes. Tenha cuidado, pois as listras vão ficar mal distribuídas se você errar nessa distância.
    • As listras vão se formar de acordo com a orientação das borrachinhas.
    • Meça o espaço entre as borrachinhas e faça os devidos ajustes se você quiser garantir que as listras vão ficar equidistantes. [12]
    Publicidade
Método 6
Método 6 de 11:

Mergulhando o tecido em uma solução fixadora

PDF download Baixe em PDF
  1. 1
    Entenda como a solução funciona. A solução fixadora ajuda a estender a vida útil da tinta, que desbota e perde o brilho com o tempo. O tipo certo de solução depende da tinta em si, mas no geral basta mergulhar o material no líquido antes da aplicação para obter o efeito desejado. [13]
  2. 2
    Prepare um banho de carbonato de sódio para usar com a maioria das tintas químicas. Você pode comprar tintas químicas comerciais em qualquer loja de artesanato. Elas são ainda mais eficazes se você mergulhar o tecido em uma solução feita de carbonato de sódio e água morna antes. Pegue um balde de plástico grande e faça o seguinte:
    • Misture 250 ml de carbonato de sódio e 4 L de água morna, sempre mexendo bem.
    • Use um respirador e luvas de plástico ou borracha para o carbonato de sódio não irritar os seus pulmões e a pele. [14] [15]
  3. 3
    Crie uma solução fixadora de sal para usar com tintas naturais, feitas com frutas. Se você pretende usar uma tinta natural feita de algum tipo de baga, prepare uma solução fixadora de sal e água gelada. Mais uma vez, pegue um balde de plástico grande e faça o seguinte:
    • Misture ½ xícara (125 ml) de sal de cozinha e 8 xícaras (2 L) de água gelada até o sal dissolver. [16] [17]
  4. 4
    Prepare uma solução fixadora de vinagre para usar com tintas naturais, feitas com plantas. Se você pretende usar uma tinta natural feita de plantas, prepare uma solução fixadora de água e vinagre. Para isso, pegue um balde de plástico grande e faça o seguinte:
    • Misture 1 xícara (250 ml) de vinagre branco destilado e 4 xícaras (1 L) de água gelada até os dois líquidos ficarem uniformes. [18]
  5. 5
    Mergulhe o tecido pintado na devida solução. Mergulhe o tecido com as borrachinhas na solução fixadora tempo suficiente para ele ficar encharcado. Isso varia de acordo com o tipo: de cinco a 15 minutos com a solução de carbonato de sódio; cerca de uma hora para a solução de sal ou vinagre (que, aliás, você tem que ferver em fogo baixo até ela soltar fumaça). [19]
  6. 6
    Remova o excesso de umidade do tecido. Espere o tecido esfriar antes de mexer nele depois de mergulhá-lo na solução fervente. Em seguida, tire-o do líquido e torça para remover o excesso da umidade.
    • Se você usou a solução de vinagre, enxague o material antes de remover o excesso da umidade.
    • Use uma pinça longa para tirar o tecido da solução e enxágue-o logo em seguida com água fria para não ter que esperar tanto. Por fim, mais uma vez, torça o material. [20]
    Publicidade
Método 7
Método 7 de 11:

Usando tintas comerciais

PDF download Baixe em PDF
  1. 1
    Siga as instruções do rótulo para misturar a tinta química. Cada tipo de tinta comercial é feito com substâncias diferentes. Sendo assim, você tem que seguir à risca as instruções do rótulo para misturar as cores sem errar.
  2. 2
    Use luvas de borracha ou plástico para mexer com a tinta. Proteja as mãos para não ficar com manchas na pele e nem espalhar tinta sem querer. Às vezes, resíduos do produto ficam impregnados nos espaços microscópicos da pele e acabam manchando roupas, móveis e outros objetos. [21]
  3. 3
    Use um balde de plástico grande para preparar o banho de tinta. A água tem que estar quente, a cerca de 60 °Celsius. Dependendo da tinta, essa alta temperatura cria cores mais fortes; outras vezes, a cor fica desbotada. Descubra qual é o caso antes de avançar. [22]
  4. 4
    Mexa a tinta até ela ficar bem dispersa. No geral, você vai ter que usar um pacote de tinta em pó ou ½ xícara (125 ml) de tinta líquida para cada 7,5 a 11 L de água. Mais uma vez: quanto mais tinta houver, mais fortes vão ficar as cores. [23]
    • Você pode usar uma colher de cozinha normal para mexer a tinta, desde que ela não seja feita de pau (que mancha fácil).
    Publicidade
Método 8
Método 8 de 11:

Fazendo tintas naturais

PDF download Baixe em PDF
  1. 1
    Prepare as plantas. Dá para usar diversas plantas para criar tintas naturais. Você só vai ter que seguir o mesmo procedimento básico na hora de separar a tinta do material em si. Para isso, faça o seguinte:
    • Corte a planta (ou outro material do tipo) em pedaços pequenos com uma faca de cozinha.
    • Preencha uma panela grande com água e o material da tinta na proporção de 2:1 e ferva em fogo alto.
    • Reduza o fogo e deixe ferver por uma hora.
    • Coe a planta e transfira o líquido colorido a uma tigela grande para preparar o banho de tinta. [24]
  2. 2
    Prepare as frutas. Frutas também têm pigmentos que conferem cor. Você pode separá-los do restante do material para criar uma tinta natural potente. Faça o seguinte:
    • Ferva as bagas por cerca de 15 minutos ou até a água absorver a cor delas.
    • Separe os resíduos sólidos das bagas com um coador e transfira o líquido a uma tigela grande. Jogue as frutas fora e deixe apenas a solução da tinta. [25]
  3. 3
    Escolha a substância natural correta para fazer a tinta. Dependendo do material natural, você pode extrair tintas de várias cores diferentes. Veja alguns exemplos populares (mas que não são os únicos):
    • Laranja: casca de cebola e raiz de cenoura.
    • Marrom: café, chá, nozes e raiz de dente-de-leão.
    • Cor-de-rosa: framboesa, cereja e morango.
    • Azul ou roxo: repolho roxo, amora, baga do sabugueiro, uva roxa, pétalas de centáurea e lírios roxos.
    • Vermelho: beterraba, rosa mosqueta e erva-de-são-joão mergulhada em álcool.
    • Preto: raiz de lírios.
    • Verde: alcachofra, folhas de espinafre, raiz de azedinha, flores lilases, flores de boca-de-dragão e grama.
    • Amarelo: folhas de salsão, açafrão-da-terra, folhas de salgueiro, flores de cravo-de-defunto, paprika, folhas de pêssego, erva-dos-carpinteiros e sementes de alfafa. [26]
    Publicidade
Método 9
Método 9 de 11:

Mergulhando o tecido no banho de tinta

PDF download Baixe em PDF
  1. 1
    Mergulhe o tecido na solução pelo tempo adequado. Como cada tinta age de forma diferente, o tempo que o tecido precisa ficar mergulhado também varia. No caso de produtos comerciais, siga as instruções do rótulo. No geral, funciona assim:
    • As tintas químicas orientam o usuário a mergulhar o tecido por quatro a dez minutos. Passando disso, a cor pode acabar ficando escura demais.
    • As tintas naturais geram resultados melhores quando são fervidas. Mergulhe o tecido na água quente por cerca de uma hora ou até oito horas (uma noite inteira), caso você queira um resultado forte e vibrante. [27]
  2. 2
    Pinte o tecido a partir da cor mais clara até chegar à mais escura. Se você pretende dar várias cores ao tecido, mergulhe-o primeiro no tom mais claro. Afunde na tinta só a parte que quer pintar mesmo — ou todo o material vai ficar coberto. Em seguida, avance de acordo com as tonalidades até terminar. [28]
  3. 3
    Enxague o tecido com água fria depois de cada aplicação. Use água fria da torneira depois de cada aplicação de tinta para remover o excesso e selar a cor. Caso contrário, os tons podem ser misturar nos lugares errados! É por isso que é tão importante enxaguar bem o tecido. [29]
    Publicidade
Método 10
Método 10 de 11:

Pintando o tecido com borrifadores ou garrafas squeeze

PDF download Baixe em PDF
  1. 1
    Entenda as diferenças nos efeitos. A forma mais fácil de fazer tie-dye é mergulhar o tecido em uma única solução (o banho de tinta). Se você quiser vários tons para fazer um arco-íris ou algo do tipo, use borrifadores ou garrafas squeeze ! [30]
  2. 2
    Prepare a tinta nos borrifadores ou squeezes . Siga à risca as instruções de aplicação da tinta ou do kit de aplicação. No geral, você vai ter que acrescentar 2 xícaras de água morna ou quente para cada pacote de tinta em pó ou ½ xícara de tinta líquida.
    • Você pode ainda acrescentar sal à solução para otimizar o processo. Use o volume recomendado no rótulo, o que não deve passar de 1 colher de sopa para cada squeeze . Mexa ou chacoalhe o líquido até ele ficar consistente. [31]
  3. 3
    Disponha o tecido em uma superfície protegida. A superfície onde você está trabalhando pode ficar manchada se a tinta vazar do tecido. Por isso, é essencial proteger a área com uma lona, um pedaço grosso de papelão ou algo do tipo. Só então comece de fato a próxima etapa do processo. [32]
  4. 4
    Aplique a tinta. Aplique a tinta ao tecido como bem entender usando os borrifadores ou squeezes . Você pode colocar as cores primárias, como vermelho, amarelo e azul, uma ao lado da outra para gerar um contraste maior.
    • Deixe um rolo de papel-toalha por perto nessa etapa do processo para remover o excesso da tinta que porventura acumule no material! [33]
  5. 5
    Leia as instruções com atenção antes de terminar. Dependendo da tinta, você pode ter que selar o tecido em uma sacola de plástico e esquentá-lo no micro-ondas. Nessa hora, disponha uma camada de papel toalha no prato do micro-ondas para evitar manchas.
    • Tenha cuidado para não se queimar quando você for tirar o tecido do micro-ondas. Use luvas ou uma pinça.
    • Fique de olho no tecido enquanto ele estiver no micro-ondas. É normal o plástico inflar, mas ele pode derreter e estragar o material se você demorar demais. [34]
    Publicidade
Método 11
Método 11 de 11:

Terminando o tie-dye

PDF download Baixe em PDF
  1. 1
    Enxague o tecido de novo em água fria. Depois de terminar a aplicação da tinta e enxaguar cada parte individual do tecido, enxague a peça mais uma vez com água fria corrente. Faça também o seguinte:
    • Continue enxaguando o tecido até a água sair transparente. Caso contrário, a tinta pode manchar outras peças.
    • Esse processo pode demorar alguns minutos. [35]
  2. 2
    Tire as borrachinhas do tecido. Use uma tesoura para cortar o cordão ou barbante ou a borrachinhas do tecido, com cuidado para não cortar o tecido em si. Depois, desdobre toda a peça e veja a estampa.
    • Se quiser, guarde as borrachinhas para usar em outros projetos do futuro.
  3. 3
    Lave o tecido em água morna. Lave o tecido na máquina ou à mão, usando um balde ou um tanque, com água morna e um detergente neutro sem tinta Em seguida, enxague o material com água fria.
    • Se você decidir lavar o tecido na máquina, só a ative por um único ciclo — para a tinta não impregnar outras peças por acidente. [36]
  4. 4
    Torça o tecido com cuidado para tirar o excesso de água depois do enxague. Tenha bastante cuidado nessa parte e não exagere para não exagerar e deformar o material. Você também pode fazer o seguinte:
    • Coloque o tecido seco dentro de uma toalha grande velha. Depois, enrole-a e torça.
  5. 5
    Seque o tecido. Você pode colocar o tecido na secadora ou estender no varal. O método ideal depende do tipo de tecido em si. Siga as instruções da etiqueta (ou, se ele não tiver etiqueta, não arrisque e use o varal mesmo).
  6. 6
    Use o seu tie-dye finalizado! Experimente todos os tipos de tie-dye deste artigo: feitos com plantas, frutas e tintas químicas. Veja o que mais chama a sua atenção. Além disso, o resultado vai variar bastante de acordo com o método utilizado. Você pode até curtir o natural mais que o químico, mas às vezes é melhor optar por algo pronto.
    Publicidade

Avisos

  • Use luvas e um avental para proteger a sua pele e as roupas da tinta.
  • Use também um respirador para proteger a boca, o nariz e os pulmões — ainda mais se for mexer com carbonato de sódio.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Tintas químicas.
  • Tecido.
  • Baldes de plástico grande.
  • Colher grande (ou algo do tipo para mexer a tinta).
  • Detergente neutro.
  • Toalha velha limpa.
  • Panela.
  • Plantas para fazer tinta natural.
  • Borrachinhas, barbante ou outro cordão.
  • Sal.
  • Tesoura.
  • Pia com água corrente.
  • Carbonato de sódio.
  • Borrifadores ou garrafas squeeze (opcionais).
  • Chaleira.
  • Vinagre.
  • Água.
  1. http://www.westminster.edu/about/community/sim/documents/STie-dyechemistry_000.pdf
  2. http://www.bystephanielynn.com/2015/06/tie-dye-folding-techniques-16-vibrant-tie-dye-patterns-tiedyeyoursummer.html
  3. http://www.bystephanielynn.com/2015/06/tie-dye-folding-techniques-16-vibrant-tie-dye-patterns-tiedyeyoursummer.html
  4. http://www.bio.brandeis.edu/fieldbio/Survival/Pages/dyeandmordant.html#Anchor-25112
  5. http://www.dharmatrading.com/tie-dye/instructions.html
  6. http://www.earthguild.com/products/riff/rmordant.htm
  7. http://www.pioneerthinking.com/crafts/crafts-basics/naturaldyes.html
  8. http://www.earthguild.com/products/riff/rmordant.htm
  9. http://earthdivasblog.com/2010/07/13/how-to-dye-fabric-with-natural-dyes/
  10. http://www.bio.brandeis.edu/fieldbio/Survival/Pages/dyeandmordant.html# Anchor-25112
  11. http://www.westminster.edu/about/community/sim/documents/STie-dyechemistry_000.pdf
  12. https://www.ritstudio.com/techniques/creative-techniques/how-to-tie-dye-using-the-bucket-method/
  13. http://www.dharmatrading.com/dyes/dyes-for-dyeing-cotton-rayon-hemp-linen.html
  14. http://www.ritdye.com/dyeing-techniques/tie-dyeing
  15. http://pioneerthinking.com/crafts/natural-dyes#more-254
  16. http://pioneerthinking.com/crafts/natural-dyes#more-254
  17. http://pioneerthinking.com/crafts/natural-dyes#more-254
  18. https://www.ritstudio.com/techniques/creative-techniques/how-to-tie-dye-using-the-bucket-method/
  19. http://www.westminster.edu/about/community/sim/documents/STie-dyechemistry_000.pdf
  20. https://www.bestdye.com/Tie-Dye-Instructions.php
  21. https://www.ritstudio.com/techniques/creative-techniques/how-to-tie-dye-using-the-squirt-bottle-method/
  22. http://www.pburch.net/dyeing/FAQ/salt.shtml
  23. https://www.bestdye.com/Tie-Dye-Instructions.php
  24. https://www.ritstudio.com/techniques/creative-techniques/how-to-tie-dye-using-the-squirt-bottle-method/
  25. https://www.ritstudio.com/techniques/creative-techniques/how-to-tie-dye-using-the-squirt-bottle-method/
  26. https://www.ritstudio.com/techniques/creative-techniques/how-to-tie-dye-using-the-bucket-method/
  27. http://www.westminster.edu/about/community/sim/documents/STie-dyechemistry_000.pdf
  28. Vídeos colhidos de Fanshirt | It Fits.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 77 524 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade