Baixe em PDF Baixe em PDF

Se você ama os desenhos psicodélicos e as cores vibrantes do tie dye, faça sua própria arte! Você pode ser um espírito livre querendo se expressar ou um fã de trabalhos artísticos manuais querendo mostrar os seus talentos. Se você vai usar tintas em pó, é uma excelente escolha, pois elas são baratas, fáceis de achar e versáteis, ou seja, funcionam em vários tipos de tecidos. Mesmo que as versões em pó e líquidas funcionem igualmente bem, você terá mais controle ao misturar as cores se usar tintas em pó. Agora é só soltar a criatividade!

Parte 1
Parte 1 de 4:

Preparando-se para fazer o tie dye

Baixe em PDF
  1. As tintas em pó costumam ser mescladas, ou seja, funcionam em fibras de celulose e de proteínas, que são as mais comuns entre os tecidos. [1] Mesmo que alguns tecidos, como os danificados pelo cloro ou 100% acrílicos, não vão aceitar a tinta, a maioria vai. Quando for decidir quais tecidos usar com tintas em pó, opte por: [2]
    • Seda artificial ou náilon.
    • Algodão, linho, seda, lã e rami.
    • Tecidos plásticos à base de náilon.
    • Materiais naturais, como madeira, papel, penas e cortiça.
    • Mesclas de fibras com, pelo menos, 60% de algodão. Elas vão ficar com uma cor uniforme, mas não vão aceitar a cor da tinta por inteiro.
  2. É melhor juntar tudo antes de começar a tingir o tecido para não correr o risco de se manchar com a tinta ou, pior ainda, manchar o piso, sua roupa ou outros tecidos. Cada método tem suas diferenças e precisam de coisas diferentes, mas, no geral, você vai precisar de:
    • Sacos plásticos (de preferência com fecho).
    • Jornal (para proteger o local que você vai usar).
    • Luvas (para não manchar as mãos).
    • Elásticos (para formar desenhos).
    • Uma bacia grande (serve a máquina de lavar, uma piscina de bebê ou uma pia).
    • Um espaço livre.
    • Tinta suficiente para o seu tie dye (cada pacote de tinta em pó tinge, mais ou menos 450 g de tecido).
    • Água quente (o calor sela a tinta no tecido).
    • Sal, vinagre ou sabão para roupas (dependendo do tecido que estiver usando).
  3. Comece o artesanato com o tecido limpo. Lave e seque a peça para garantir que ela fique sem manchas. As manchas impedem que o tecido absorva a tinta, então dê uma boa olhada no tecido para ver se há pontos problemáticos e use um removedor de manchas, se precisar. [3] Você vai molhar e torcer o tecido de novo antes de começar a tingi-lo.
  4. Quanto mais quente estiver a água, mais vibrantes ficarão as cores. Sempre siga as instruções da embalagem quando for preparar a tinta, que instruirão você a dissolver um pacote de tinta em pó em dois copos de água bem quente. Procure ter a certeza de que o pó está dissolvido antes de usar a solução. [4]
  5. Use um ingrediente para potencializar a cor da solução de tinta. Isso não é obrigatório, mas você vai deixar as cores mais vivas se dissolver bem um desses ingredientes no líquido. O que você vai colocar dependerá do tipo de tecido que está usando.
    • Uma xícara de sal: coloque isso no banho de tinta se for tingir algodão, seda artificial, rami ou linho.
    • Uma xícara de vinagre: coloque no banho de tinta se for tingir nylon, seda ou lã.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Escolhendo um desenho

Baixe em PDF
  1. Você já deve ter visto vários tipos de desenhos de tie dye. Alguns têm redemoinhos, outros têm quadrados e outros, linhas. Cada desenho é feito manipulando o tecido de uma forma em especial. Existem centenas de desenhos que você pode fazer. Basta praticar e soltar a imaginação!
  2. Dobre o tecido em camadas curtas para formar um tubo e coloque elásticos em volta do tubo dando um espaço entre um e outro. Cada uma dessas dobras formará uma linha no desenho. Os elásticos vão formar uma linha que se estende pelo comprimento do tecido, já que são enroladas em volta de tudo e impedirão que a tinta atinja o tecido. [5]
  3. Pegue o tecido pelo meio e torça, formando uma faixa ou um tubo torcido. Coloque elásticos em volta do tecido torcido dando um espaço entre um e outro. As torções vão criar um alvo em redemoinho, enquanto os elásticos vão separar as cores.
  4. Pegue o tecido pelo meio e torça, mas forme um disco em vez de uma faixa. Coloque elásticos em volta do disco. Reparta em seis, 10 ou até 14 partes iguais. Essa espiral vai parecer que está girando na direção que você torceu o tecido.
  5. Pegue pedaços pequenos aleatórios de tecido e torça, formando pequenos pilares. Prenda com elásticos e coloque até um ou dois elásticos em cada pilar. Essa técnica dá trabalho, mas permite que você use várias combinações de cores e tenha mais de um ponto focal no tecido.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Usando a tinta

Baixe em PDF
  1. Mergulhe o tecido na cor mais clara que for usar pelo tempo indicado nas instruções da tinta. Geralmente, é preciso esperar quatro a 10 minutos. Quanto mais tempo você deixar o tecido na tinta, mais forte ficará a cor. Siga pelas cores até chegar na mais escura. [6]
    • Já que as tintas em pó costumam ser mistas, as cores não ficam tão vibrantes quanto de outros tipos de tinta, mas a versatilidade dela compensa esse defeito.
  2. Use um balde de 12 L para cada cor de tinta que for usar em vez de colocá-las em pias ou bacias. Este Método permite que você faça o tingimento em qualquer lugar que quiser já que os baldes podem ser levados para onde precisar. O método do balde é ótimo para grandes tingimentos ou para mergulhar o tecido, mas não dá tanta precisão como outros métodos. [7] Ele também permite que você tinja peças grandes ou várias levas de tecido, o que ajuda quem quer tingir várias peças.
  3. Para usar esse método, você molhará o tecido primeiro, torcerá e colocará de lado. Depois, misture uma cor em cada garrafa de esguichar (você as encontra em lojas de utilidades domésticas por R$ 1 ou R$ 2). Dobre ou amarre o tecido como quiser e esguiche a mistura de tinta no tecido. [8] Esse método dá bastante precisão, mas não é tão rápido quando o do balde. O método das garrafas de esguichar também permite que você faça desenhos bem detalhados e com combinações de cores.
  4. Neste método, você não vai misturar a tinta com água, e sim aplicá-la cuidadosamente no tecido direto. Para começar, molhe e torça o tecido. Depois, amasse o tecido sobre uma grelha ou assadeira. Coloque gelo sobre o tecido e pressione a tinta em pó no gelo com uma colher. Cubra seu desenho com um lençol velho por 24 horas. Quando você voltar, o gelo terá derretido, deixando um desenho mesclado único no tecido. [9] Assim como o método com as garrafas de esguichar, usar a tinta pura e pôr gelo é ideal para pequenas artes.
    • Já que você vai polvilhar pó solto no gelo, coloque uma máscara facial para fazer isso.
  5. Esse método funciona melhor em espaços abertos. Se não puder fazê-lo em uma área aberta, você terá que usar sacos plásticos grandes para conter o spray. Encha cada garrafa spray com uma cor diferente que vai usar. Prepare o tecido normalmente e o coloque dentro de um saco plástico ou uma área aberta e protegida. Pulverize o tecido com as garrafas spray até chegar no efeito desejado. Esse método dá uma certa precisão, mas provavelmente não vai saturar bem o meio do tecido. [10]
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Fixando a tinta após fazer o tie dye

Baixe em PDF
  1. Alguns artistas que fazem tie dye preferem deixar a roupa dentro de um saco plástico fechado por 24 horas antes de enxaguar. Isso serve para dar tempo da tinta se fixar, gerando uma arte mais vibrante e duradoura. Já outros artistas dizem que fazer isso não é necessário, então fica a seu critério deixar a peça descansando em um saco plástico ou não.
  2. Independentemente se a deixou descansando no saco plástico ou não, você terá que enxaguar o tecido depois de terminar de tingir. Tire os elásticos e deixe o tecido debaixo da água quente corrente. Vá diminuindo a temperatura da água até ela sair limpa (ou quase limpa). [11] Assim que a água correr limpa, mergulhe a peça na água com gelo.
  3. Mesmo que isso não seja obrigatório, alguns artistas que fazem tie dye preferem aplicar um fixador para prender a tinta no tecido e evitar o desbotar. Você encontra fixadores para tintas de tecido nas mesmas lojas onde elas são vendidas e pela internet. [12]
  4. Lave o tecido a mão com água morna e um sabão suave. Enxágue bem e deixe secar no varal ou leve à secadora. Se for pendurar para secar, coloque jornal embaixo para captar os pingos de água com tinta que podem cair.
    • Lave o tecido sozinho nas duas ou três primeiras lavagens para não correr o risco de manchar outras roupas, já que a tinta pode escorrer se você não passou um fixador.
    Publicidade

Dicas

  • Prepare todos os banhos de tinta antes de começar a fazer o tie dye.
  • Coloque luvas de borracha para não manchar suas mãos.
  • Veja a roda de cores. Quando for usar duas ou mais cores para fazer tie dye, tente colocar cores primárias ou secundárias ao lado umas das outras. Nas áreas onde elas se misturarem, elas vão criar uma terceira cor. Por exemplo, escarlate e amarelo dourado vão gerar um laranja. O azul-royal e verde-bandeira farão verde-água. O rosa-fuchsia e o azul-royal renderão um tom de roxo.
  • Você pode usar a tinta que sobrou para fazer outras coisas, mas esquente primeiro.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 3 552 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade