PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O tie dye é uma tradição no artesanato desde os anos 1960. Ele deixa as roupas e tecidos mais coloridos, psicodélicos e chamativos. O processo do tie dye é bem simples de fazer em casa, mesmo em peças pesadas como moletons. Em vez de comprar um moletom que já tenha essa arte, pegue todos os materiais, arrume um espaço e faça a arte você mesmo gastando pouco!

Parte 1
Parte 1 de 3:

Deixando o moletom de molho em um fixador

PDF download Baixe em PDF
  1. O processo do tie dye pode fazer bastante bagunça, então o melhor é colocar uma toalha de plástico em uma mesa grande para reduzir a chance da tinta espirrar e manchar sua mobília. [1] Prenda a toalha no lugar para que ela não se mexa enquanto você faz seu artesanato.
    • Fazer esse processo na garagem ou em uma mesa dobrável no quintal é uma boa ideia. Assim, você evita manchar algo importante dentro de casa por acidente.
  2. As tintas vão desbotando com o passar do tempo, então misture ¾ de xícara de fixador para tinta em 4 L de água em um balde (aumente as quantidades se precisar). Se quiser um fixador natural, use sal translúcido, mas, se não se importar de usar produtos químicos, opte pelo carbonato de sódio. [2] Você encontra esses produtos em lojas de artigos para artesanatos.
    • Coloque luvas de borracha e use-as durante todo o processo do tie dye para prevenir as irritações que os diversos componentes desses produtos podem causar.
    • Use um balde ou uma tigela grande em vez de recipientes pequenos (que seriam usados em peças menores). Afinal, os moletons precisam de um bom espaço.
    • Se cair algum produto nos seus olhos, lave-os com bastante água. Se estiver com muita dor, vá a um pronto-socorro.
  3. Coloque o moletom branco na máquina de lavar sozinho e depois coloque-o na secadora ou torça-o à mão se não quiser esperar muito para continuar. Isso permite que o moletom absorva o máximo de tinta possível e remove qualquer oleosidade que possa afetar o design do tie dye. [3]
    • Um moletom branco de algodão é o ideal para que os desenhos e cores apareçam de forma mais clara. Sinta-se à vontade para usar um moletom colorido, mas deixe as cores escuras para lá. Prefira uma cor de base que vá se misturar bem com as tintas.
  4. Coloque o moletom na mistura de água com fixador e deixe agir por cinco a 10 minutos ou até que a peça fique bem encharcada. Torça o moletom e coloque-o esticado sobre a toalha de plástico. Você pode reutilizar a mistura em outras roupas que queira fazer tie dye também! [4]
  5. Deixe a água mais ou menos na mesma temperatura de um banho de bebê (de 32 a 37 ºC). Acrescente duas a quatro colheres de chá da tinta em pó escolhida e misture com uma colher de metal até que a tinta dissolva por completo. [5]
    • Se quiser aplicar várias cores no moletom, prepare outros baldes com outras cores de tinta para manter as cores separadas.
    • Ponha mais tinta em pó para deixar os tons mais fortes ou ponha menos se quiser cores leves.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Fazendo desenhos de tie dye diferentes

PDF download Baixe em PDF
  1. Com o moletom esticado na toalha de mesa de plástico, pegue o meio dele, entre as axilas, e torça em uma direção até que ele vire um rolo só. Coloque cinco ou seis elásticos em volta do moletom para manter o rolo intacto. Coloque-o de molho no balde com tinta por 30 minutos a uma hora. [6]
    • As dobras no moletom torcido não vão absorver tanta tinta quanto as áreas expostas e isso criará um redemoinho branco no meio da peça de dentro para fora!
  2. Aperte o meio do moletom, pegando a parte da frente e de trás no mesmo movimento e erguendo o tecido uns 2 cm para cima. Amarre o elástico bem firme na área erguida e continue colocando elásticos, dando um espaço de 2 cm entre eles. Siga para baixo até que o moletom inteiro fique em formato cilíndrico. Depois, mergulhe o moletom no balde de tinta e espere de 30 minutos a uma hora. [7]
    • Não puxe tecido pelas partes que estão com elástico. Puxe-o pelo topo do cilindro para cima para trazer o restante do moletom junto e vá colocando os elásticos.
    • O resultado será um círculo no meio com círculos maiores em volta dele, igual a um alvo!
  3. Comece na parte inferior central do moletom e dobre na direção do ombro oposto formando uma tira de uns 5 cm de largura. Depois, vire o moletom e dobre outra tira de 5 cm. [8] Continue virando e dobrando o canto até que sobre apenas um retângulo de 5 cm. Coloque os elásticos a cada 2 cm para segurar tudo no lugar.
    • Para conseguir o visual bicolor, mergulhe metade do moletom preso em um balde por 30 minutos e a outra em outra cor por mais 30 minutos.
    • O seu moletom vai ficar com metades diagonais coloridas intercaladas com tiras brancas paralelas a cada 5 cm!
  4. Aperte o moletom pegando o tecido da frente e de trás e prenda a área com elásticos de escritório bem firmes. Continue fazendo isso em pontos diferentes até ficar satisfeito com o número de raios de sol. Passe uma tinta líquida nas partes que não estão presas primeiro e depois coloque apenas algumas gotas em cima de cada área presa. [9]
    • É muito fácil usar várias cores nos desenhos de raios de sol. Alterne a cor do tecido e dos raios despejando uma cor complementar de tinta na área presa!
    • Você não precisa usar um balde de tinta para fazer esse desenho, mas, se não tiver tinta líquida para tecido, ele dará conta do recado, mesmo que a cor não saia tão saturada. Deixe de molho por 30 minutos a uma hora no balde de tinta.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Finalizando a tintura

PDF download Baixe em PDF
  1. Quando terminar o molho de tinta, não tire os elásticos. Deixe a peça descansar sobre a toalha de plástico ou fora de casa por duas horas. Isso permite que a tinta se fixe profundamente no tecido e também facilita o enxágue para remover o excesso que você vai fazer a seguir sem afetar muito a cor.
    • Se quiser que as cores saturem ainda mais, deixe o moletom assim por uma noite.
    • Você também pode enrolá-lo no filme plástico enquanto ele descansa para evitar manchas durante a fixação da tinta e a drenagem do líquido. [10]
  2. Use uma pia grande ou o chuveiro para enxaguar o moletom com água fria até que não saia mais nenhuma tinta dele. Isso tira o excesso de tinta, e a água fria aumenta a saturação da que se fixou. [11]
    • Começar com a água levemente morna e ir diminuindo a temperatura gradualmente pode ajudar, já que isso removerá mais tinta no começo. Só não use água quente ou a tinta vai borrar.
  3. Depois de enxaguar com água fria, coloque o moletom na máquina sozinho e lave-o com água fria e sabão comum. [12] Pode levar várias lavagens, mas quando ele sair da máquina sem nenhuma tinta escorrer, coloque-o na secadora e aproveite seu moletom de tie dye novo!
    • Não use sabões fortes ou para tirar manchas, porque isso pode fazer a tinta manchar se não tiver fixado bem ainda. Use um sabão comum e suave para lavá-lo e deixá-lo pronto para usar.
    Publicidade

Dicas

  • Se não quiser que o cordão do moletom seja tingido também, enrole-o bem firmemente no plástico filme e prenda com elásticos finos. Isso evita que a tinta pegue no cordão.
  • Todos os desenhos de tie dye descritos acima podem ser usados no capuz do moletom também. Opte pelo raio de sol se quiser algo fácil ou faça uma torção como faria para a espiral (só mantenha o capuz fora do centro da espiral e torça depois de prender o restante com os elásticos).
Publicidade

Avisos

  • Coloque luvas de borracha e use-as durante todo o processo de tie dye para não manchar suas mãos ou irritar sua pele por conta do carbonato de sódio.
  • Quando for mexer com tintas, coloque roupas velhas ou que você não se importante manchar para não estragar sua blusa preferida.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Tinta para tecido (líquida ou em pó).
  • Moletom branco de algodão.
  • Toalha plástica.
  • 3/4 de xícara de fixador de tinta para tecido.
  • Luvas de borracha.
  • Vários baldes de 12 L.
  • Dúzias de elásticos de escritório.
  • Máquina de lavar/secadora.
  • Sabão para roupas comum.
  • Filme plástico (opcional).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 1 929 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade