Baixe em PDF Baixe em PDF

Há várias formas de fazer tinta de tatuagem. Usar cinzas de madeira e um álcool transparente para fazer uma tinta orgânica é a uma opção barata, mas não muito criativa. Você também pode usar pigmento de tinta seco com líquidos de qualidade médica para fazer uma tinta parecida com a dos estúdios de tatuagem. A segurança é muito importante na hora de misturar a tinta, portanto, use luvas e uma máscara sobre a boca e o nariz.

Método 1
Método 1 de 3:

Fazendo tinta de cinzas de madeira

Baixe em PDF
  1. É necessário queimar completamente a madeira que você estiver utilizando para que as cinzas sejam usadas para criar a tinta de tatuagem. As cinzas devem ser totalmente pretas, sem nenhuma parte visível da cor natural da madeira, além de estar completamente frias na hora do uso. [1]
    • Diferentes tipos de madeira fornecem tons de cores levemente diferentes quando as cinzas são usadas como tinta. As madeiras mais claras produzem um pigmento mais cinza; as escuras produzirão um pigmento mais preto.
  2. Quando você já tiver queimado a madeira de sua escolha, será necessário triturar a madeira queimada. As cinzas devem ficar extremamente finas para criar uma tinta suave e fácil de usar.
  3. Para criar a tinta de cinzas de madeira, é necessário misturá-las com um líquido. Algumas pessoas recomendam usar água destilada, mas pode haver o risco de inserir bactérias na pele ao pressionar a agulha. Em vez disso, use um álcool transparente como base – como vodca ou gim. O álcool matará as bactérias e a transparência não alterará a cor da tinta. [2]
  4. Misture as cinzas com o álcool em um liquidificador por 10 a 20 minutos. A consistência deve ser como de uma lama – um pouco mais grossa que água, mas mais fina que uma pasta – e não deve conter nenhum caroço. [3]
    • É difícil recomendar a proporção exata de cinzas e líquido, já que dependerá da consistência das próprias cinzas, do tipo de madeira utilizado e da pigmentação desejada para a tinta. É melhor adicionar o líquido lentamente – você pode sempre adicionar mais, mas não poderá remover se utilizar a quantidade errada.
  5. Se estiver criando uma tatuagem grande, registre a quantidade de cinzas e de líquido utilizadas. Provavelmente será necessário misturar mais de uma remessa de tinta, e se você souber as medidas exatas, o pigmento ficará consistente. [4]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Utilizando pigmento seco de tinta

Baixe em PDF
  1. Muitas empresas de materiais de tatuagem têm pós disponíveis para compra. Você precisará decidir quais cores deseja usar para fazer a compra. [5]
    • A melhor opção é comprar o pigmento em pó de uma empresa de tatuagem, pois você terá certeza da segurança do produto. Você não quer acabar comprando acidentalmente um pigmento utilizado em tinta de carro.
  2. Ao usar o pigmento em pó, é necessário adicioná-lo a líquidos de qualidade médica. Misture 940 ml de hamamélis (que pode ser encontrado em lojas de produtos holísticos ou na internet), 2 ¼ colheres de chá (10 ml) de glicerina de qualidade médica e 2 ¼ colheres de chá de propilenoglicol para formar a base líquida. [6]
  3. A quantidade dependerá da cor que você desejar – mais clara ou mais escura. Adicione o pó lentamente – lembre-se de que você pode sempre adicionar mais, mas não pode remover se usar em excesso. [7]
  4. Se ficar muito grossa, adicione um pouco mais de líquido. Adicione mais pigmento se ficar muito fina. Quando a tinta chegar à consistência desejada, bata em velocidade média por aproximadamente uma hora. [8]
  5. Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Aplicando a tinta caseira

Baixe em PDF
  1. Você precisará de: algumas agulhas de costura bem finas, um lápis #2, uma caneta esferográfica, algumas linhas de costura, palitos de fósforo e compressas com álcool. Além da sua tinta, claro!
  2. Isso significa lavar com sabonete por aproximadamente dois minutos.
    • Para fazer uma limpeza extra, passe um lenço antisséptico nas mãos depois de lavá-las.
  3. Você deverá prendê-la em um cabo mais longo para ter mais controle do movimento e facilitar a aplicação da tatuagem. Insira o olho da agulha na borracha de um lápis #2. Em seguida, enrole a agulha e o lápis com linha até que fique bem firme no local.
    • Você também pode enrolar a agulha com fita adesiva para dar um suporte mais firme e garantir que o instrumento não se movimente.
  4. Acenda um palito de fósforo e segure a agulha sobre o fogo por 10 a 15 segundos. Vire a ponta da agulha várias vezes para que esquente uniformemente e mate todos os germes. Isso é essencial para prevenir infecções quando a agulha entrar na sua pele para aplicar a tinta.
  5. Use uma compressa de álcool para limpar a área da pele onde você quer fazer a tatuagem. Em seguida, utilizando uma caneta esferográfica, faça o desenho da tatuagem .
    • Se você nunca tiver feito a própria tatuagem, comece com um desenho pequeno.
    • Pratique em um papel antes de desenhar na própria pele.
  6. Gentilmente, bata a agulha na lateral ou na tampa do frasco para remover o excesso da tinta e não respingar.
  7. Quando já tiver colocado a tinta na agulha, perfure-a no local do desenho. Para garantir que a tinta se fixe, você precisa perfurar pelas duas primeiras camadas da pele. Continue com esse processo pelas linhas do desenho.
    • A pele pode sangrar ocasionalmente quando for perfurada. Um sangramento leve é normal, mas se for em excesso, pare imediatamente.
    • É necessário recarregar a agulha com a tinta ocasionalmente. Se você perceber que a cor está desaparecendo, mergulhe a agulha novamente na tinta.
  8. Quando terminar, limpe a área gentilmente com água e com um sabonete brando e aplique uma pomada antibacteriana. Coloque um pedaço de papel filme sobre a tatuagem se estiver localizada em um local que pode ter fricção com suas roupas. Quando desenrolar o papel-filme, limpe a área com água e sabonete, mas não use um pano. [9]
    • Nos dias seguintes à aplicação da tatuagem, pode ser que a pele fique um pouco ressecada, o que é normal. Apenas use um hidratante sem fragrância sobre a tatuagem.
  9. A pele ficará inchada quando você perfurar repetidamente com uma agulha. Quando já tiver sarado, talvez você veja que não aplicou a tinta em algumas partes. Simplesmente repita o processo de tatuagem para retocar essas áreas.
    Publicidade

Dicas

  • Alguns dias depois, pode ser que algumas crostas se formem e que a tatuagem sangre um pouco, o que é normal. Não descasque a área – as crostas sairão naturalmente durante a limpeza.
  • A área ficará inchada, dolorida e quente por alguns dias. Não se preocupe, pois isso é normal.
Publicidade

Avisos

  • Se a tatuagem ficar vermelha e inchada por mais de dois dias, consulte um médico, pois você pode ter tido uma reação adversa.
  • Use um pigmento de tinta criado especificamente para tatuagens. Alguns sites vendem pigmento sem descrever que são feitas para coisas como tinta de carro. Comprar em um site de tatuagens é a opção mais segura.
  • Use luvas e uma máscara ao misturar a tinta.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 27 776 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade