Baixe em PDF
Baixe em PDF
Quem não gosta de criar algo com tinta que brilha no escuro? De berçários a dormitórios de faculdade, essa tinta pode criar um espaço mágico e pessoal. Decida se quer fazê-la usando pó fosforescente ou itens de casa comuns. Embora esse último método seja mais fácil de misturar, ele exige luz negra para brilhar.
Passos
-
Escolha um pó que brilhe no escuro. Você pode encontrá-lo on-line ou em algumas lojas de artigos para arte e artesanato.
- Ele vem em diversas cores e tamanhos de partícula. As maiores brilham mais, mas também fazem uma tinta mais dura que pode ter um visual manchado. As menores criam uma tinta mais uniforme, mas não brilham tão bem. [1] X Fonte de pesquisa
-
Escolha um meio de pintura. Este será a tinta na qual vai misturar o pó fosforescente. Se quiser que ela seja invisível na luz, escolha uma tinta transparente como gel acrílico. Caso contrário, use tinta acrílica ou guache da cor que quiser. [2] X Fonte de pesquisa
- Verifique se a tinta funciona com o pó fosforescente. Por exemplo, se estiver pensando em usar um meio baseado em água, precisará de "pigmento fosforescente revestido". Para meios baseados em óleo ou solvente, pode usar o pó comum.
-
Coloque o pó fosforescente em uma tigela. Use uma parte de pó para 5 de tinta (ou 20% por volume de pó para tinta).
-
Despeje a tinta na tigela. Aos poucos, vá colocando a tinta sobre o pó e mexendo com cuidado. Você pode colocar mais tinta para a consistência ficar mais grossa. [3] X Fonte de pesquisa
- O pó não vai se dissolver, portanto mexa só até combinar a mistura e não deixar caroços.
-
Use a tinta. A maior parte delas deve ser aplicada imediatamente. Dependendo da sua combinação de pó e meio, a nova mistura pode ou não durar na prateleira. Assim, misture apenas o quanto puder usar em uma hora.
- Se quiser guardar a tinta, coloque-a em um recipiente com tampa e mexa bem antes de usar de novo.
Publicidade
-
Abra um marca-texto e retire o feltro. Usando um alicate, quebre a ponta de um marca-texto atóxico. Remova a tira de feltro do centro e descarte a parte de plástico.
- O marca-texto deve ser do tipo que brilha sob luz negra. Teste escrevendo algo com ele numa folha de papel e depois apagando a luz e colocando a luz negra sobre a folha. O texto deverá aparecer.
-
Passe água no feltro. Coloque um copo ou uma tigela na pia. Passe água pelo feltro devagar para que a tinta caia no copo. Pare quando o feltro estiver branco.
- Você pode precisar fazer isso com vários marca-textos até ter água suficiente.
-
Coloque amido de milho numa vasilha. Use meia xícara de amido branco. Essa será a base para sua tinta que brilha no escuro caseira.
- A mistura será bem rala. A proporção deverá ser de partes iguais de amido e água.
-
Adicione a água de marca-texto. Com cuidado, despeje meio copo da água de marca-texto e mexa até que o amido se dissolva por completo.
-
Adicione corante alimentício. Se quiser mudar a cor da tinta, coloque algumas gotas desse corante e mexa. Use mais até chegar na cor desejada.
- Coloque a tinta em alguns recipientes pequenos. Dessa forma, pode fazer várias cores usando corantes diferentes.
-
Use a tinta e deixe secar. Ela ficará bem aguada, então pode ser melhor esperar secar e pintar várias camadas. Elas deixarão o brilho mais forte e duradouro.
-
Veja brilhar. Apague todas as luzes e feche as cortinas e persianas. Ligue a luz negra para ver a tinta brilhar.Publicidade
Avisos
- Se tiver crianças em casa, deixe a tinta fora do alcance delas; ela pode fazer mal se for engolida.
- Embora os pós fosforescentes sejam quase sempre seguros, podem ser perigosos se inalados. Além disso, muitos meios de tinta têm outros perigos. Assim, usar tinta que brilha no escuro não é aconselhado para projetos que envolvam crianças.
Publicidade
Materiais Necessários
- Pó ou cristais fosforescentes.
- Meio de tinta.
- Tigela.
- Algo para mexer a tinta.
- Pincéis.
- Marca-textos.
- Água.
- Amido de milho.
- Corante alimentício.
- Luz negra.
Referências
Publicidade