Baixe em PDF
Baixe em PDF
Além de deliciosas, as torradinhas ainda podem ser usadas em várias receitas. Dá para fazer farinha de rosca, lanchinhos superfáceis e até sobremesas com elas e, além de tudo, você ainda usa aquele pão velho que ninguém queria comer. O processo não tem nenhum mistério, mas é bom ficar atento a alguns detalhes para não deixar o pão queimar e conseguir o melhor resultado possível. Depois, basta guardar direitinho e comê-las como preferir! [1] X Fonte de pesquisa
Passos
-
Preaqueça o forno em 120 °C. Antes de começar a preparar o pão, já vá ligando o forno,para que esteja quentinho na hora de receber a assadeira. Não tem nenhum segredo para cortar o pão e, como se trata de um alimento bem delicado, você deve assá-lo na temperatura mais baixa possível. [2] X Fonte de pesquisa
- Temperaturas altas deixam o pão mais seco. Se você quer torradas bem crocantes ou as cortou em pedaços maiores, é uma boa ideia aumentar a temperatura do forno. Só tome muito cuidado para não acabar queimando tudo.
-
Corte o pão em fatias de 1 cm. Se não estiver usando pão de forma, terá de cortá-lo antes de levar ao forno. Para isso, faça quantas fatias quiser, tentando mantê-las com um pouco menos de um dedinho de grossura. [3] X Fonte de pesquisa
- Uma fatia normal de pão equivale a 20 g de cubos de pão ou 30 g de farinha de rosca.
- Se quiser usar pão de forma, vá em frente.
-
Corte o pão em cubinhos de 1 cm x 1 cm. Empilhe as fatias numa tábua de corte e volte a cortá-las, dessa vez em cubinhos, fazendo linhas verticais e horizontais com a faca. Os cubinhos não precisam ser iguaizinhos uns aos outros, mas é bom deixá-los mais ou menos do mesmo tamanho. [4] X Fonte de pesquisa
- Deixe a casca do pão. Ela não afeta o sabor da torrada, então não precisa se dar ao trabalho de cortar tudo.
- Cubinhos de 1 cm x 1 cm têm o tamanho perfeito para serem usados como recheios e em receitas que pedem croutons e torradinhas. Você pode cortar o pão do jeito que quiser, mas lembre-se de que isso afeta o tempo de forno.
Publicidade
-
Espalhe os cubinhos em uma assadeira metálica. O ideal é que ela seja bem baixinha e você deve fazer apenas uma camada de pão. Ele não grudará na forma, mas, se estiver com medo, pode forrá-la com papel manteiga. Antes de levar ao forno, confira mais uma vez se não tem nenhum pãozinho empilhado. [5] X Fonte de pesquisa
- Se puder, deixe um espacinho entre cada pedaço de pão para que fiquem bem douradinhos. Meio centímetro, que seja, já é suficiente.
- Espalhe bem o pão, formando apenas uma camada para que cada pedacinho receba a mesma quantidade de calor. Se tiver muito, o melhor é separar em mais de uma fornada.
-
Depois de dez minutos no forno, dê uma olhada nas torradas. Coloque a assadeira na grade central para melhorar a circulação do ar. Por conta da baixa temperatura, é muito improvável que o pão queime, mas é sempre bom ficar de olho e não assar por tempo demais. [6] X Fonte de pesquisa
- O tempo exato varia de acordo com o forno e a temperatura que você está usando. Além disso, pedaços maiores de pão levam mais tempo para ficarem prontos.
- Se estiver usando mais de uma forma, troque-as de posição depois de uns dez minutos. Antes de tirar o pão do forno, veja se ele está pronto ou se precisa de mais um tempinho.
-
Assim que o pão ficar crocante e douradinho, pode tirar do forno. Quando estiverem prontas, as torradas ficarão bem durinhas. Se estiverem macias, quer dizer que precisam de mais um tempinho no forno. [7] X Fonte de pesquisa
- Se depois de dez minutos o pão ainda estiver muito branco e mole, deixe por mais trinta, mas sem se esquecer de dar uma olhadinha de vez em quando (para não queimar).
-
Se o pão continuar molinho, vire-o e leve de volta ao forno. Dê uma sacudida na assadeira para virar todos os cubinhos e deixe-os no forno por uns cinco ou dez minutos na mesma temperatura. Durante esse tempo, preste muita atenção para que as torradas não acabem queimando. [8] X Fonte de pesquisa
- Se estiver preocupado em queimar o pão, deixe-o no forno desligado e com a porta aberta por uns quinze minutos. É mais fácil ligar o forno outra vez, se for necessário, do que “consertar” as torradas queimadas.
-
Tire-as do forno e deixe esfriar por uns dez minutos. Quando o pão atingir a consistência perfeita, leve a assadeira para algum ponto da cozinha com boa circulação de ar para que esfrie. Antes de guardar ou comer, espere até que as torradinhas estejam frias ao toque. [9] X Fonte de pesquisa
- Se tiver uma grade de resfriamento, conte com ela. Esse acessório não é imprescindível, mas ajuda bastante, principalmente se você estiver com pressa.
-
Guarde as torradas em recipientes fechados por até uma semana. Na hora de guardar as torradas, não precisa ter nenhum cuidado especial. Desde que você tenha saquinhos ziplock ou potes com tampa, está tudo bem. Você pode guardar as torradas em temperatura ambiente ou na geladeira e é bom etiquetar os potinhos para saber quando elas foram feitas. [10] X Fonte de pesquisa
- Dá para congelar as torradas aumentando a validade para até dois meses, mas não se esqueça de passá-las para um pote que possa ir ao freezer.
Publicidade
-
Faça a sua própria farinha de rosca . Passe as torradas para um saquinho e desconte toda a sua raiva nelas, quebrando-as até virarem pó, seja com a mão, um martelo de carne ou um rolo de macarrão. Se tiver um processador de alimentos, terá muito menos trabalho (e menos diversão, também). Depois que fizer a farinha, dá para usá-la em várias receitas. [11] X Fonte de pesquisa
- Você pode usá-la para fazer almôndegas ou um rocambole de carne, por exemplo. Ela deixa a carne bem suculenta e com uma textura mais leve e encorpada.
- Você também pode colocá-la em vários outros pratos, como num macarrão com queijo , receita clássica de série americana, ou para empanar frango , por exemplo.
-
Se quiser usar as torradas em um recheio de carne , cozinhe-as com um belo caldinho. Use aquele pão amanhecido para fazer um recheio delicioso e com muito menos conservantes do que os comprados. Para isso, basta temperar o pão com ervas, como sálvia e tomilho antes de levá-lo ao forno. Depois de assá-lo, umedeça-o com um caldo de galinha temperado com cebola e aipo. Esse recheio fica ótimo com peru e outros tipos de carne e peixe. [12] X Fonte de pesquisa
- Coloque cerca de ¾ de colher de chá de tomilho e de sálvia, ½ colher de chá de sal marinho e ¼ de colher de chá de pimenta-do-reino. Unte uma assadeira com 2 colheres de sopa de azeite de oliva e misture bem o pão.
- Não exagere no caldo, pois a ideia é apenas umedecer o pão. Uma xícara costuma ser o suficiente, mas depende mais da quantidade de pão que você está usando. Cuidado para não exagerar no líquido, deixando as torradinhas empapadas.
-
Transforme as torradinhas em croutons para sopas e saladas. Na hora de cortar o pão em cubinhos, tire a casca, depois tempere com manteiga derretida, alho e parmesão. Se não, basta torrá-lo como de costume e acrescentá-lo a outros pratos para uma textura diferente. [13] X Fonte de pesquisa
- Os croutons ficam bons em pratos como sopa de cebola e sopas cremosas, mas ninguém vai julgar você se comê-los puros, mesmo.
-
Faça um clássico pudim de pão para acalmar as lombrigas. Para fazê-lo, o ideal é usar um pão mais adocicado, como o brioche, passando-o para um pirex depois de cortá-lo em cubos e assá-lo. Feito isso, misture um ovo com as especiarias que quiser, despeje sobre o pão e deixe descansar por quinze minutos. Passado esse tempo, leve de volta ao forno e asse até que o pão doure e a mistura endureça. [14] X Fonte de pesquisa
- Se quiser ainda mais sabor, misture 5 ovos batidos com 1 xícara de açúcar e ¼ de xícara de leite. Se quiser, coloque também canela, noz moscada e baunilha.
- Quando o pudim estiver pronto, ficará bem úmido e esponjoso e você pode servi-lo com uma calda de açúcar ou frutas vermelhas para deixá-lo ainda mais saboroso.
-
Se quiser um café da manhã delicioso, aproveite o pão velho e faça rabanada . Para isso, corte-o em fatias grossas, de cerca de um dedo de grossura. Depois, passe-as em uma mistura de ovo e especiarias e frite-as com manteiga em fogo médio até que dourem. Para finalizar, asse até que fiquem durinhas e bem douradas e sirva com a calda que quiser. [15] X Fonte de pesquisa
- Você pode umedecer o pão numa mistura de 2 ovos batidos com ½ xícara de leite, baunilha e canela. Se acha que está faltando (ou sobrando) alguma coisa, não seja tímido e customize a receita como quiser!
- A rabanada fica melhor quando feita com pães a base de ovo, como o brioche. Evite pães de forma brancos ou aqueles que têm muitos buracos.
Publicidade
Dicas
- Quando assadas no forno, as torradas ficam bem saborosas, diferente do pão que fica duro por natureza.
- É mais fácil fazer torrada com pão amanhecido do que com o recém-saído do forno.
- Se quiser armazenar os cubinhos de pão sem complicação, guarde o saco de um pão de forma e feche bem, para que as torradinhas não murchem.
- Se o lugar onde você vive é muito úmido, talvez tenha que assar o pão por mais tempo. Para isso, desligue o forno e deixe o pão lá dentro de um dia para o outro.
- A umidade é a arqui-inimiga da torrada, então é uma péssima ideia guardá-la na geladeira, a menos que esteja num recipiente muito bem fechado.
- O tipo de pão não importa muito, a menos que queira fazer um prato doce. Nesse caso, prefira pães integrais, de centeio ou o pão italiano para deixar as receitas ainda mais saborosas.
Publicidade
Avisos
- Deixar a temperatura alta demais pode queimar o pão. Se estiver com pressa e não tiver jeito, fique sempre de olho para não perder as torradas.
Publicidade
Materiais Necessários
- Pão;
- Faca;
- Assadeira;
- Saquinhos ziplock ou potes;
- Forno;
- Processador de alimentos, liquidificador ou ralador (opcional).
Referências
- ↑ https://www.seriouseats.com/2016/11/stuffing-use-oven-to-dry-bread-instead-of-stale.html
- ↑ https://www.thekitchn.com/recipe-diy-drie-22456
- ↑ https://www.thedailymeal.com/cook/3-ways-make-stale-bread-edible
- ↑ https://www.epicurious.com/recipes/food/views/country-bread-stuffing-with-smoked-ham-goat-cheese-and-dried-cherries-236495
- ↑ https://www.epicurious.com/recipes/member/views/classic-bread-stuffing-50056300
- ↑ https://www.thedailymeal.com/cook/3-ways-make-stale-bread-edible
- ↑ https://www.gimmesomeoven.com/how-to-make-homemade-croutons/
- ↑ https://www.gimmesomeoven.com/how-to-make-homemade-croutons/
- ↑ https://www.epicurious.com/recipes/member/views/classic-bread-stuffing-50056300
- ↑ http://www.eatbydate.com/grains/baked-goods/bread-shelf-life-expiration-date/
- ↑ https://cookingbride.com/sauces-and-seasonings/make-your-own-seasoned-bread-crumbs/
- ↑ https://www.foodiecrush.com/best-easy-stuffing-recipe/
- ↑ https://www.gimmesomeoven.com/how-to-make-homemade-croutons/
- ↑ https://www.cookingclassy.com/bread-pudding/
- ↑ https://addapinch.com/perfect-french-toast-recipe/
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 89 944 vezes.
Publicidade