Baixe em PDF
Baixe em PDF
O torresmo é um petisco feito com carne de porco muito popular na Península Ibérica e em toda a América Latina. Nos países de língua espanhola, ele é chamado de “chicharrón”. Muito parecido com a pururuca caipira, o torresmo é um petisco crocante e delicioso com centenas de variações regionais. Quer seja preparado da forma tradicional, com pele de porco (o que pode levar um dia inteiro), quer seja feito com barriga de porco frita (uma opção bem mais rápida), a receita pede apenas alguns ingredientes simples. Leia este artigo para aprender a fazer os seus próprios torresminhos do jeito que é mais comum na América Latina.
Ingredientes
- 700 g de pele de porco sem gordura.
- Óleo de cozinha ou banha (para fritar).
- Sal.
- Água (para cozinhar).
- 2 colheres de sopa de vinagre para cada 700 g de porco (opcional).
- Pimenta caiena (para temperar) (opcional).
- Pimenta-do-reino (para temperar) (opcional).
- 700 g de barriga de porco com carne.
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio.
- Sal.
- 1/2 xícara de água.
Passos
-
Cozinhe a pele. Coloque a pele de porco em uma panela grande e cubra com água. Deixe ferver, tampe e cozinhe até a pele amolecer e a água ficar branca. Tome cuidado para que a pele não se desfaça. Isso deve levar entre uma e duas horas .
- Coloque um prato resistente ao calor sobre a pele de porco para mantê-la submersa durante todo o cozimento.
-
Tire a pele de porco da água. Com um pegador ou uma escumadeira, remova os pedaços de pele de porco da água fervente e coloque-os em uma grade de resfriamento para deixar esfriar. Ponha a grade sobre um tabuleiro para aparar a água que escorrer da pele. Descarte a água da panela.
- Para dar um sabor extra aos seus torresmos, cubra-os com vinagre enquanto esfriam.
-
Refrigere a pele de porco. Sem tirá-la da grade, leve a pele de porco descoberta à geladeira. Deixe esfriar totalmente. Isso costuma levar algumas horas.
-
Tire a gordura subcutânea da pele. Com uma colher ou algum outro utensílio de raspagem, remova a gordura que fica na parte de baixo dos pedacinhos de pele. Ela deve se soltar facilmente. Tome cuidado para não rasgar a pele amolecida pelo cozimento.
-
Seque a pele. Após refrigerar e limpar os pedaços de pele, seque-os. Você pode secar a pele de diversas formas. Abaixo, você encontrará algumas das técnicas mais comuns. Independentemente do método escolhido, porém, saiba que ele vai tomar um bom tempo. Muitas vezes, o processo leva mais de oito horas para terminar, logo, pode ser uma boa ideia deixar a pele secando ao longo da noite. Ela estará pronta quando encolher e ficar marrom e quebradiça.
- A forma mais simples de secar os pedacinhos de pele é no forno. Coloque o forno na temperatura mais baixa possível. O ideal é que ela não passe de 95 o C. Leve o tabuleiro e a grade de arrefecimento ao forno e deixe a pele assando ao longo da noite.
- Tradicionalmente, os torremos secam no sol quente. Caso viva em um lugar seco e quente, experimente colocar os pedacinhos de pele do lado de fora, em um lugar seguro e que receba sol direto ao longo de todo o dia. Dê uma olhada de vez em quando para saber se estão prontos.
- Alguns outros métodos também podem funcionar. Caso tenha acesso a uma lâmpada de calor ou a um ventilador de secagem, experimente usá-lo para secar a pele de porco.
-
Frite os torresmos em imersão. Corte a pele seca em tiras compridas ou em quadradinhos de 2 cm de cada lado. No fogo alto, aqueça uma panela funda. Quando ela estiver quente, adicione a banha ou o óleo de cozinho. Frite um ou dois torresmos de cada vez, mexendo até eles incharem e subirem à superfície. Quanto terminar, coloque-os em um prato forrado com papel-toalha.
- Prepare-se para tirar os torresmos do fogo rapidamente. O processo de fritura não costuma levar mais do que dez ou 20 segundos.
-
Experimente passar pimenta na pele de porco antes de fritar. Para fazer torresmos picantes, tempere os pedaços de pele com pimenta-do-reino ou pimenta caiena antes de fritar. Polvilhe a pimenta sobre a pele ou esfregue-a nos pedacinhos um a um antes de levá-los ao fogo.
- Os torresmos também ficam deliciosos com diversos outros tipos de pimenta em pó, açúcar e blends orientais. Experimente criar as suas próprias misturas.
-
Sirva os torresmos. Parabéns, você acaba de fazer um deliciosos prato de torresmos! Tempere com sal e sirva imediatamente. Os petiscos ficam deliciosos com cerveja e vinho tinto.Publicidade
-
Corte a barriga de porco em tirinhas. Esta receita alternativa não requer todo o tempo de cozimento, arrefecimento e secagem dos torresmos tradicionais. Bem mais rápida, ela rende resultados deliciosos em menos de duas horas. Para começar, corte a barriga de porco em tirinhas finas, do comprimento de um pedaço de bacon, com uma faca afiada ou uma tesoura de cozinha. Uma barriga de 700 g deve render por volta de quatro tiras.
- Os torresmos desta receita ficarão com uma aparência e um gosto diferentes dos tradicionais, uma vez que são feitos também com a gordura e a carne da barriga do porco, e não só com a pele.
-
Abra fendas profundas nas tiras de carne. Faça diversos cortes em cruz de 2,5 cm a 4 cm de profundidade na parte da carne das tiras. As fendas permitirão que os pedaços cozinhem por dentro durante a fritura sem queimar.
- Os cortes devem ser profundos, mas sem atingir a camada de pele das tiras. Do contrário, os pedaços vão se desfazer no fogo.
-
Esquente uma frigideira funda. Aqueça uma frigideira em fogo médio. Enquanto espera, cubra individualmente as tiras de barriga de porco com uma camada fina de bicarbonato de sódio. O bicarbonato formará uma casquinha crocante e deliciosa no fogo.
-
Cozinhe as tiras de carne com água. Quando a frigideira estiver bem quente, distribua cuidadosamente as tiras de barriga de porco em um círculo. Deixe o centro da frigideira livre. Em seguida, despeje meia xícara de água no centro da frigideira e tampe-a para reter a umidade. Vire e mexa as tiras após 15 minutos.
- Tome cuidado na hora de destampar a panela para virar a carne. A mistura de água com gordura pode espirrar em você.
- Como a receita usa a carne e a gordura da barriga de porco, e não só a pele, não é necessário adicionar óleo de cozinha. A gordura do porco vai derreter naturalmente no cozimento.
-
Continue virando e mexendo as tiras de carne até a água evaporar. Conforme a água for evaporando e sendo substituída pela gordura líquida, destampe a panela e abaixe o fogo. Continue cozinhando a carne, virando e mexendo sempre que necessário para que ela cozinhe por igual. Cozinhe os torresmos em fogo baixo por mais ou menos uma hora para que a gordura derreta por completo.
-
Tire a carne da frigideira e aumente o fogo. Quando a carne estiver douradinha e a gordura, quase completamente derretida, remova as tiras de barriga de porco da frigideira. Elas ainda não estão exatamente prontas. Para ficarem crocantinhas de verdade, vão precisar de mais uma fritura. Após tirar todos os pedaços de carne da panela, aumente totalmente o fogo e esquente a gordura liquefeita.
-
Frite rapidamente os torresmos para formar a casquinha crocante. Quando a gordura estiver bem quente, coloque os torresmos na frigideira, um ou dois de cada vez, e frite até eles ficarem com uma deliciosa casquinha crocante. Isso não deve levar mais do que dois minutos. Para saber se os torresmos estão prontos, procure "bolhas" na pele. Quando terminar de fritar, transfira os torresmos para um prato forrado com papel-toalha.
-
Tempere e sirva. Parabéns! Você acaba de preparar uma apetitosa porção de torresmo de barriga de porco. Tempere com sal e o que mais tiver vontade e sirva imediatamente.Publicidade
Avisos
- Tome cuidado para não cozinhar demais a carne.
- Nem todos os torresmos ficam fofinhos.
Publicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 16 091 vezes.
Publicidade