Baixe em PDF
Baixe em PDF
O abacate é incrivelmente nutritivo: rico em potássio, ácido fólico e em vitaminas K, C, E, B5 e B6. Além disso, é bastante gorduroso, com até 77% de gordura em sua composição. No entanto, a fruta tem um baixo teor de gorduras saturadas e é rica em ácidos graxos monoinsaturados, que fazem bem ao coração. Essa combinação de riqueza e benefícios à saúde torna o abacate ideal para vitaminas refrescantes e mais saudáveis que sobremesas comuns.
Ingredientes
- 1 abacate maduro (para 4 porções)
- 1 xícara de leite
- 3/4 xícara de gelo triturado
- Liquidificador
- Opcional: 1/4 xícara de açúcar
- Opcional: 2 colheres de sopa de calda de chocolate (a gosto)
Passos
-
Compre um abacate . Se quiser fazer a vitamina imediatamente, compre uma fruta madura, marrom e pronta para consumo; se pretender fazê-la após alguns dias, opte por um abacate mais firme e verde. [1] X Fonte de pesquisa
- Para saber se o abacate está maduro, segure-o na palma da mão. Aperte-o com cuidado, tentando não por muita pressão nos dedos (para não danificar a fruta). Abacates maduros são macios e cedem a toques leves sem que sua superfície fique muito mole. Se a fruta ficar mole, é provável que esteja começando a apodrecer; quando isso acontece, seu interior adquire uma cor marrom e fica inconsumível. Caso ele ainda esteja duro, é porque ainda está em processo de maturação e precisa de mais alguns dias. Se quiser, você pode até comprar frutas verdes e esperar que elas fiquem maduras.
- Guarde abacates verdes em sacos de papel em temperatura ambiente (entre 18 e 23 °C) por até cinco dias, até que eles amadureçam. Para desacelerar o processo de maturação, guarde a fruta no congelador até chegar a hora de preparar a vitamina.
- Compre certas variedades de abacate de acordo com seu sabor: Hass, Manteiga, Guatemala, Margarida, Fortuna, Geada, Breda, Ouro Verde, Quintal e Milênio são algumas das opções com sabores distintos. [2] X Fonte de pesquisa
- Meio abacate serve cerca de duas porções, enquanto um abacate inteiro serve quatro. Se quiser uma vitamina ainda mais rica e espessa, use uma quantidade maior da fruta por cada porção — como um abacate inteiro para duas pessoas. Lembre-se que, se usar menos, a vitamina será mais fina e não tão rica em nutrientes.
-
Compre leite. Quanto mais cremoso for o leite, mais espessa será a vitamina.
- Se quiser fazer uma vitamina muito cremosa, use apenas leite integral ou acrescente um pouco de creme à mistura. Para algo com menos gorduras, use leite desnatado ou com 1 ou 2% de gordura.
- Considere também usar leite de amêndoas, de soja, de arroz ou outras opções não lácteas. Leite de castanhas, em particular, pode complementar naturalmente o sabor de alguns tipos de abacate. Lembre-se que essas escolhas podem não ser tão espessas ou cremosas quanto leite de vaca.
- Para fazer uma vitamina ainda mais espessa e cremosa, troque o leite por sorvete. Assim, o produto final pode ficar muito espesso — e, por isso, você pode substituir apenas metade do leite da receita ou adicionar meia xícara extra de sorvete (para deixar a vitamina ainda mais espessa). Caso opte por essa adição, compense-a usando leite com baixo teor de gordura.
-
Compre o açúcar. Qualquer tipo serve: mascavo, branco, granulado etc. Esse ingrediente amenizará o gosto possivelmente amargo do abacate.
- Se seguir uma dieta sem açúcar ou com baixos teores desse produto, pule este Passo e deixe a vitamina final ter o sabor do abacate natural.
- Use adoçantes naturais, como mel ou néctar de agave. Esses ingredientes deixarão a vitamina doce, sem expor seu organismo aos efeitos do açúcar refinado industrializado. Adicione tais produtos a gosto; de forma geral, comece com a mesma quantidade de adoçante que é listada nesta receita e, se quiser, aumente-a ou diminua-a.
- Substitua o açúcar ou adoçante por 1/4 xícara de leite condensado. Isso deixará a vitamina cremosa e doce sem o uso desses produtos puros processados.
-
Compre ou faça calda de chocolate . A marca não importa; escolha a sua favorita. Lembre-se: o chocolate não é um ingrediente absolutamente necessário, mas dará mais dimensão ao sabor da vitamina.
- Experimente outra calda de sobremesa, como caramelo, se não puder (ou não quiser) usar chocolate.
- Tenha cuidado para não adicionar muita calda de chocolate. Se o fizer, a vitamina pode ficar doce demais. Caso goste muito de chocolate, use mais; caso tenha dúvidas, use menos.
-
Use gelo triturado. Você pode comprar o produto em um mercado, embora seja mais barato fazê-lo por conta própria.
- Se seu congelador produzir gelo em cubos e em pedaços triturados, ponha um dosador abaixo do dispenser até ter 3/4 xícara.
- Essa quantidade é apenas uma indicação, não uma regra. Experimente à vontade. Pedaços de gelo triturados e batidos no liquidificador dão à vitamina uma consistência mais espessa e podem até alterar a cremosidade do abacate e do leite.
Publicidade
-
Bata o abacate, o leite, o gelo e o açúcar no liquidificador. Deixe para acrescentar a calda de chocolate mais tarde.
- Corte o abacate pela metade longitudinalmente e use uma faca ou colher para levar a fruta ao liquidificador. Seu interior deve ter a cor verde e, talvez, um leve tom amarelo — mas não marrom. Remova as partes marrons e não as acrescente à vitamina. Jogue a casca e o caroço fora. Faça cortes cruzados por toda a fruta para facilitar o processo.
- Use a quantidade de abacate que quiser. De forma geral, meia fruta serve duas porções. Se quiser "enfeitar" o aro dos copos de vitamina com uma ou duas fatias do abacate, guarde pelo menos 1/4 dele.
-
Bata os ingredientes até que a mistura fique totalmente líquida, sem pedaços de abacate. Tampe o equipamento antes de ligá-lo.
- Esse processo pode demorar de 30 segundos a vários minutos. Fique atento durante este período, pois você pode ter de imobilizar a tampa para evitar que ela se solte.
- Examine a consistência da vitamina até terminar. Com o liquidificador desligado, use uma colher para misturar tudo e ver se há pedaços de abacate ou gelo no seu meio. Se encontrar algo grande, ponha a tampa de volta em seu lugar e bata tudo por mais 10 a 15 segundos.
- Se for a primeira vez que prepara uma vitamina de abacate (e mesmo que não seja), experimente a mistura periodicamente. Se quiser, adapte a receita aos seus gostos: acrescente mais leite para deixá-la mais fina, mais abacate, gelo ou sorvete para deixá-la mais espessa ou mais açúcar ou adoçante para adocicá-la. Conforme aproxima a receita do seu gosto e a deixa mais interessante, você ficará mais habilidoso para preparar essa sobremesa.
-
Derrame calda de chocolate nas laterais dos copos e, em seguida, leve a vitamina a eles.
- A calda de chocolate é opcional. No entanto, ela poderá acrescentar uma dimensão doce e interessante ao sabor da vitamina, além de deixá-la com um visual mais atraente.
-
Enfeite a vitamina.
- Decore o aro dos copos com pedaços extras de abacate. Acrescente sorvete ou cerejas à vitamina para deixá-la um pouco mais doce.
- Acrescente um pouco de mel ou néctar de agave à superfície da vitamina para deixá-la ainda mais doce. Se quiser, use chantilly.
- Polvilhe castanhas trituradas sobre a vitamina; isso pode combinar com o sabor natural do abacate. Se estiver preparando a sobremesa para crianças, não use pedaços muito grandes de castanhas.
- Se gostar de sobremesas agridoces, acrescente uma pitada de sal à vitamina. Só não exagere!
-
Aproveite! Guarde os pedaços de abacate que restarem.
- Se restar algum pedaço de abacate, guarde-o no congelador por até dois ou três dias. Deixe-o em um recipiente limpo e hermético e mergulhe-o em suco de frutas cítricas — limão ou lima — para preservá-lo. Se não quiser usar esse suco (o que pode deixar a fruta pegajosa), guarde o abacate aberto junto de um pedaço de cebola cortada. Ambas as opções deixarão a fruta relativamente fresca por até três dias. No entanto, lembre-se que, quanto mais cedo você consumi-la, melhor. [3] X Fonte de pesquisa
- Você pode usar a casca, o caroço e outros pedaços do abacate que não aproveitar como adubo ou jogá-los fora.
- Se quiser usar o caroço para plantar um abacateiro , guarde-o, limpe-o e use palitos de dente para deixá-lo apoiado e meio mergulhado em um copo d'água. A raiz mestra da planta brotará a partir dele lentamente e estará pronta para o cultivo em três a quatro semanas.
Publicidade
Referências
Publicidade