PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O gutural de death metal pode parecer um grito sem nenhum preparo, mas trata-se de uma técnica que exige muita paciência e prática. Para aprender a cantar assim, comece aquecendo as cordas vocais para minimizar os danos na sua garganta e aprendendo a respirar e cantar a partir do diafragma. Siga nossas dicas abaixo e vá cantar por aí!

Método 1
Método 1 de 2:

Aquecendo as cordas vocais

PDF download Baixe em PDF
  1. 1
    Faça um gargarejo com água morna com sal e bicarbonato de sódio. A ideia é umedecer as cordas vocais com ½ xícara de água morna, 1 colher de chá de sal e ¼ colher de chá de bicarbonato de sódio. Misture bem e faça um gargarejo por meio minuto para soltar e umedecer o fundo da garganta e as cordas vocais. Isso é importante no preparo para o gutural! [1]
    • Faça o gargarejo com tons de voz agudos para soltar ainda mais as cordas vocais.
    • Não use água muito quente, pois isso pode machucar sua garganta.
  2. 2
    Faça um aquecimento "ri-ró". Todos os cantores precisam aquecer a garganta, mas isso é ainda mais importante para quem canta death metal, pois o gutural pode prejudicar as cordas vocais com o tempo. Imagine o som que um burro faz, que é parecido com um "ri-ró", e use-o para exercitar a garganta. Repita o som em diferentes tons e intensidades na hora de se preparar. [2]
    • Vá com calma no começo. Nada de forçar as cordas vocais logo de cara, ok? Aumente a intensidade e o agudo com o tempo.
  3. 3
    Aqueça as cordas vocais gritando "yeah" e soltando um "uau" gutural. Os vocais de death metal são caracterizados por guturais profundos e gritos, portanto, aqueça a voz gritando "yeah" e cantando "uau" no fundo da garganta. [3]
    • Comece a gritar e soltar o gutural com mais intensidade conforme esquenta as cordas vocais.
    • Pratique cantar algumas músicas que já conhece no aquecimento.
  4. 4
    Chupe uma pastilha de olmo escorregadio para proteger as cordas vocais. Essas pastilhas, feitas a partir dessa árvore de nome incomum, contêm mucilagem, que reveste as cordas vocais e evita q rouquidão. Cantar pode prejudicar bastante as cordas vocais com o tempo, mas aquecer a garganta enquanto se chupa uma pastilha ajuda na lubrificação e proteção da região, o que minimiza os danos no longo prazo. [4]
    • Essas pastilhas podem ser encontradas em lojas especializadas de vitaminas e fármacos importados.

    Dica: Na falta de uma pastilha específica de olmo escorregadio, use uma pastilha para tosse comum para proteger as cordas vocais.

    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Soltando os guturais

PDF download Baixe em PDF
  1. 1
    Relaxe a garganta e abra bem a boca. Se quer soltar um belo gutural de death metal, é preciso deixar que os sons venham de dentro do seu diafragma. Para isso, relaxe a boca e a garganta. Assim, você produzirá sons apenas através do diafragma e das cordas vocais.
    • Mudar o formato da sua boca vai mudar consideravelmente o som produzido, portanto, deixe a boca bem aberta e relaxada para soltar o gutural.
  2. 2
    Respire fundo, levando o ar até o diafragma. Para soltar um gutural poderoso, é preciso soltar o ar a partir do diafragma, não dos pulmões. Comece respirando fundo, enchendo bem a barriga com o ar. [5]
    • Caso seu peito encha, você está respirando errado. É importante que a sua barriga encha com a respiração.
    • Coloque a mão no peito ao respirar. Caso ela se movimente mais do que sua barriga, sinal de que você está respirando pelos pulmões. Repita até conseguir encher apenas o diafragma.
  3. 3
    Solte o ar do diafragma. Use os músculos do órgão para pressionar o ar e empurrá-lo pela boca. Vai parecer que seu corpo está soltando vento! Ainda não use as cordas vocais para poder ter certeza de que o ar está vindo do diafragma.
    • Solte o ar rapidamente tensionando o diafragma e os músculos abdominais.
  4. 4
    Solte um som gutural do fundo da garganta. Conforme solta o ar, comece a grunhir lá pelo fundo da garganta, quase como se estivesse rosnando ou gargarejando.
    • Caso sinta dor ou cócegas, sinal de que não aqueceu a garganta ou que não está soltando o ar pelo diafragma.

    Dica: Coloque a ponta da língua no céu da boca para conseguir um gutural ainda mais forte e profundo.

  5. 5
    Cante durante o gutural. Depois de emitir o som a partir do diafragma, comece a cantar a letra da música. Comece com frases curtas para se acostumar com a sensação e descobrir qual o melhor som que pode soltar. Depois, siga para músicas completas.
    • O gutural requer bastante prática. Continue treinando!
    • Treine um pouco sua pronunciação para que as letras sejam compreensíveis para quem estiver ouvindo.
    Publicidade

Avisos

  • Os guturais podem danificar suas cordas vocais sem o aquecimento adequado e o descanso após uso prolongado.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 101 033 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade