Baixe em PDF Baixe em PDF

A oração Maghrib, que ocorre logo após o pôr do sol, é uma tradição bonita, além de ser obrigatória, para os muçulmanos de todo o mundo. Mas como fazê-la, exatamente? Caso queira se envolver mais com sua fé e o islamismo, você chegou ao lugar certo. Leia este artigo para saber todos os detalhes e como fazer, passo a passo, a reza Maghrib.

Método 1
Método 1 de 5:

O que é Maghrib?

Baixe em PDF
  1. Cada uma, que também são conhecidas como Salah ou Namaaz, formam o segundo pilar da fé islâmica. Maghrib é a reza do pôr do sol, já que ocorre durante esse momento do dia e a palavra em si significa “pôr do sol” em árabe. [1]
    • No islamismo, adorar Alá traz diversos benefícios; cultiva seu relacionamento com Ele, purifica seus pecados e dá a você a oportunidade de realizar a autorreflexão e se desenvolver espiritualmente.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 5:

Quando devo realizar a Maghrib?

Baixe em PDF
  1. Como o sol se põe em horários diferentes diariamente, os muçulmanos costumam usar uma programação disponível em suas mesquitas para saber o horário exato; você também pode pesquisar, no Google, por “Horário Maghrib Brasil” para saber a que momento deverá rezar de acordo com sua localização. [2]
    • Faça o possível para não “pular” as orações. Se você esquecer ou acabar dormindo durante a hora da Maghrib, você pode realizá-la assim que lembrar. [3]
  2. Isso vale também para aquelas que estão com sangramento pós-parto. Não ore até que a menstruação cesse; não há qualquer necessidade de fazer uma “compensação” após o fim do período menstrual. [4]
    • É importante que indivíduos com problema de mobilidade estejam cientes de que a sequência exige movimentos, como ajoelhar, prostrar e levantar. Caso esteja impossibilitado de realizá-los, é permitido fazer a Maghrib sentado ou deitado. [5]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 5:

Quantos rakats existem na Maghrib?

Baixe em PDF
  1. Cada rakat é um “ciclo” de oração no islamismo; neles, os muçulmanos realizam uma série de rezas e ações que duram cerca de um minuto cada para rakat, ou seja, a Maghrib inteira levará cerca de três minutos. No entanto, se você estiver em uma mesquita, com um imã, ela poderá demorar um pouco mais. [6]
    • Lembre-se de que, no islamismo, é considerado pecado fazer qualquer oração com pressa. Tenha calma ao completar cada passo da Maghrib.
  2. Eles são considerados sunnah, ou seja, foram realizados habitualmente pelo Profeta (que Allah o abençoe e lhe dê a paz), porém não são obrigatórios e devem ser feitos após os três rakats obrigatórios (Fard) da Maghrib. [7]
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 5:

O que eu preciso fazer antes de rezar a Maghrib?

Baixe em PDF
  1. Wudu e ghusl são os rituais islâmicos da purificação, que já funcionam como atos de louvor e são obrigatórios antes de cada oração. Você deve fazer a Ablução se foi ao banheiro, expeliu gases, dormiu profundamente ou tocou em seus órgãos genitais desde a última vez que realizou o wudu ou o ghusl. Caso tenha mantido relações sexuais ou esteja no período menstrual, o ghusl é obrigatório. [8]
  2. Tanto homens quanto mulheres devem se vestir de maneira conservadora durante as orações; os homens precisam cobrir a parte da frente e de trás do corpo, entre o umbigo e os joelhos, além dos ombros. As mulheres são obrigadas a cobrir o corpo inteiro, com exceção do rosto e mãos. Para ambos os sexos, as peças devem ser folgadas e não podem ser transparentes. [9]
  3. Há bússolas especiais e sites e apps que podem auxiliá-lo a determinar a Qibla , independentemente de sua localização atual. [10]
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 5:

Como fazer a reza Maghrib

Baixe em PDF
  1. Pense sobre a oração que está prestes a iniciar e perceba sua intenção em fazer a Maghrib. Não precisa ser em árabe; pode ser em português ou em qualquer outro idioma que desejar. Veja um exemplo de como demonstrar a intenção em sua mente: [11]
    • “Minha intenção é oferecer três (ou cinco) rakats para a Maghrib de hoje.”
  2. Qiyam é a posição em pé, com as mãos na frente do corpo, com uma por cima e outra por baixo. A partir dela, erga as mãos até as orelhas, com as palmas das mãos para frente, e recite o Takbir “Allahu akbar” (“Alá é Grande”). Logo depois, abaixe as mãos. [12]
  3. Muitas pessoas realizam o uma rápida dua (súplica) depois do Takbir, mas isso é sunnah, ou seja, que o Profeta (que Allah o abençoe e lhe dê a paz) habitualmente fazia, mas não é obrigatório. Para recitá-la, diga o seguinte: [13]
    • “Subhanaka Allahumma wa bihamdika wa tabarakasmuka, wa ta’ala jadduka wa la ilaha ghairuk.”
    • A tradução é: “Glória a Ti, Alá, bendito seja o seu nome e exaltado seja sua Majestade; ninguém além de Ti tem o direito de ser adorado”.
  4. Antes de iniciar o primeiro rakat, tornou-se um costume afastar Shaytan, a força maléfica que vai contra a vontade de Alá. Recite o seguinte trecho: [14]
    • “A‘oodhu Billaahi min ash-Shaytaan ir-rajeem.”
    • “Eu busco refúgio em Alá do amaldiçoado Shaytan.”
  5. Cada rakat começa com o primeiro capítulo do Alcorão, o Surah al-Fatiha. Depois de declamar o capítulo, diga “Ameen” (“Alá, ouça minha súplica”). Para recitar o Surah al-Fatiha, diga: [15]
    • “Bismillaahir Rahmaanir Raheem Alhamdu lillaahi Rabbil ‘aalameen Ar-Rahmaanir-Raheem Maaliki Yawmid-Deen Iyyaaka na’budu wa lyyaaka nasta’een Ihdinas-Siraatal-Mustaqeem Siraatal-lazeena an’amta ‘alaihim ghayril-maghdoobi ‘alaihim wa lad-daaalleen.”
    • Tradução: “Em nome de Alá, o Clemente, o Misericordioso. Louvado seja Alá, Senhor do Universo, Clemente, o Misericordioso, Soberano do Dia do Juízo. Só a Ti adoramos e só a Ti imploramos ajuda! Guia-nos à senda reta, à senda dos que agraciaste, não à dos abominados, nem à dos extraviados.”
  6. Para os dois primeiros rakat, você pode escolher outra parte do livro sagrado do islamismo para recitar após o Surah al-Fatiha; qualquer seção servirá, mas, prefira um trecho mais curto e mais fácil de memorizar, como os descritos abaixo, se você ainda for um iniciante: [16]
    • Surah Kafirun: “Qul yaa-ai yuhal kaafiroon Laa a’budu ma t’abudoon Wa laa antum ‘aabidoona maa a’bud Wa laa ana ‘abidum maa ‘abattum Wa laa antum ‘aabidoona ma a’bud Lakum deenukum wa liya deen.”
    • Tradução: “Dize: ó incrédulos, não adoro o que adorais, nem vós adorais o que adoro. E jamais adorarei o que adorais, nem vós adorareis o que adoro. Vós tendes a vossa religião e eu tenho a minha.”
    • Surah Nas: “Qul a’uzu birabbin naas Malikin naas Ilaahin naas Min sharril was waasil khannaas Al lazee yuwas wisu fee sudoorin naas Minal jinnati wan naas.”
    • Tradução: “Dize: amparo-me no Senhor dos humanos, o Rei dos humanos, o Deus dos humanos, contra o mal do sussurro do malfeitor, que sussurra aos corações dos humanos, entre gênios e humanos!”
  7. Esta é uma postura em que você se inclina para frente mantendo as pernas retas. Posicione o tronco quase paralelamente ao chão, com as mãos nos joelhos. Ao posicionar-se, diga “Allahu Akbar” e, ao inclinar completamente as costas, repita a seguinte oração três vezes: [17]
    • “Subhaana rabbiyal ‘atheem.”
    • O significado dela é: “Glorificado seja o meu Senhor, o Supremo”.
  8. Erga-se para retomar a Qiyam; ao mesmo tempo, recite “Sami’-Allahu liman hamidah” (“Alá ouve àquele que o louva”). Assim que estiver com as costas retas, diga “Rabbanaa wa lakal hamd” (“Para Ti, nosso Senhor, pertence todo o louvor”). [18]
  9. Nela, você ficará prostrado; ajoelhe-se e coloque a testa e o nariz no chão. As palmas das mãos também devem ser colocadas no solo, ao lado da cabeça. Enquanto se abaixa para a posição, declame “Allahu Akbar”, e ainda nessa postura, recite o seguinte três vezes: [19]
    • “Subhaana rabbiyal ‘alaa.”
    • O significado da frase é “Glorificado seja o meu Senhor, o Altíssimo”.
  10. Fique ajoelhado e apoie o peso do corpo sobre a coxa esquerda; mantenha os dedos do pé direito na Qibla (direção de Meca), com as mãos nos joelhos. Ao posicionar-se, diga “Allahu Akbar”, e ao sentar-se, repita três vezes:
    • “Rabbighfirlee.”
    • A tradução é “Ó Alá, me perdoe”.
  11. Fique prostrado de novo, com testa e nariz no chão, dizendo “Allahu Akbar” antes de completá-la. Depois, fale o seguinte três vezes para terminar o primeiro rakat:
    • “Subhaana rabbiyal ‘alaa.”
    • O significado é “Glorificado seja o meu Senhor, o Altíssimo”.
  12. Os passos do segundo rakat são idênticos aos do primeiro, mas com a Tashahud (Testemunho) no fim. Fique na posição Qiyam e comece o segundo rakat recitando o Surah al-Fatiha; depois, escolha um outro verso do Alcorão para esse rakat. [20]
  13. Ao fim do segundo rakat, volte ao Juloos, a posição sentada, para recitar o Tashahud, que é: [21]
    • “At-tahiy-yatu lil-lahi was-salawatu wat-taiyibatu . Assalamu 'Alaika aiyuhan-Nabiyu wa-rahmatul-lahi wa-barakatuhu. Assalamu alai-na wa-'ala i-ba-dil-lahis-sali-hin. Ash-hadu al-la ilaha il-lal-lahu wa ash-hadu an-na Muhammadan 'abdu hu wa Rasuluh.”
    • A tradução é: “As saudações, as orações e os melhores desejos são para Alá. A paz esteja contigo, ó Profeta, e a misericórdia e bênçãos de Alá. A paz esteja conosco e com os servos justos de Alá. Testemunho que não há outra divindade além de Alá e testemunho que Muhammad é o Mensageiro de Alá.”
  14. Após finalizar o Tashahud, retorne à posição Qiyam para dar início ao terceiro rakat; comece recitando o Surah al-Fatiha, mas lembre-se de que não há necessidade de declamar mais um Surah al-Fatiha durante o terceiro rakat. Tirando isso, ele é idêntico ao primeiro rakat. [22]
  15. Depois de terminar o terceiro rakat, todos os que são obrigatórios para a oração Maghrib terão sido realizados; há ainda dois rakats “extras”, que não exigem outras leituras além do próprio Surah al-Fatiha. Apenas não se esqueça que depois do rakat quatro, é costume fazer o Tashahud mais uma vez. [23]
  16. Assim que terminar os rakats, sejam três ou cinco, você poderá encerrar a reza Maghrib. Sente-se na posição Juloos, vire a cabeça para a direita e diga “Assalamu alaikum wa rahmatullah” (“Que Deus lhe conceda proteção, segurança e misericórdia”). Vire a cabeça para a esquerda e repita a frase; pronto, você completou a oração Maghrib! [24]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 2 047 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade