Baixe em PDF Baixe em PDF

Para mandar bem na redação do ENEM, alguns caminhos são necessários, mas não se preocupe: leia com atenção este artigo e você conseguirá escrever uma redação com qualidade e seguro de que tirará uma nota muito boa.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Preparando-se para a redação

Baixe em PDF
  1. Estude . A proposta de uma redação é testar seu conhecimento de um tema através da dissertação argumentativa. Dito de outra forma, os avaliadores querem ver a sua capacidade de argumentar sobre um tema específico na forma de dissertação. O ideal é estudar assuntos gerais, acontecimentos do passado recente ou mesmo da atualidade, ou seja, que estão sendo bastante discutidos nos dias de hoje, principalmente no Brasil. Na reta final antes da redação, estude bastante.
    • É importante não seguir o senso comum. Dessa forma, estude disciplinas que compõem as Ciências Humanas, como Filosofia, Sociologia, Geografia e História.
    • Não desconsidere estudar as teorias contemporâneas. O conhecimento teórico sempre tem sua importância.
    • Pratique a interdisciplinaridade e a intertextualidade.
  2. Não há um método preciso para construir o seu conhecimento de mundo, mas é um bom começo investir em vários materiais como livros, revistas, jornais, filmes, música, pinturas, etc. [1]
  3. É muito importante manter o texto bem escrito e gramaticalmente correto, pois os avaliadores costumam fazer descontos na nota em virtude desses problemas. Estude a gramática da língua portuguesa e treine bastante a escrita.
    • Introdução: é o primeiro parágrafo do texto. Nessa parte, apresenta-se o contexto ao leitor, introduzindo o tema. Em seguida, é formulada a tese, que traz a ideia central do assunto. A recomendação é de que a tese seja exposta para direcionar a leitura e mostrar a linha de raciocínio. Lembre-se de que a dissertação deve conter argumentos que convençam o leitor. Evite rodeios. [2] [3]
    • Desenvolvimento: é nesse segmento do texto que se desenvolvem as ideias que sustentarão a tese inicial. Essa parte é muito importante, portanto, escreva com a maior clareza possível para que o leitor compreenda o que você quer passar. Como forma de organização, a dica é reservar um parágrafo para cada argumento, evitando que você se perca no raciocínio. [4] [5]
    • Conclusão: é parte final do texto. Aqui, você retoma as ideias expostas na introdução, juntamente com os principais argumentos que as sustentam para concretizar a tese e encerrar a argumentação. Diferentemente de outras redações, a conclusão da redação no Enem deve propor a solução ao problema a partir das questões já abordadas durante o texto dissertado. [6] [7]
  4. Um mês antes da prova, faça o máximo de redações que conseguir. Três ou quatro redações por semana já se torna um bom treino para se acostumar com o estilo do texto e o tema geralmente solicitados.
    • Você pode recorrer às melhores redações das edições anteriores do Enem para ver como as dissertações foram escritas e observar o estilo e a linguagem do texto.
    • É importante marcar o tempo das produções. Treinar sob marcação de tempo será importante para calcular a quantidade de tempo que você leva para dissertar usando a estrutura do Enem. Conforme sua prática, a produção dos textos ficará mais rápida e, com isso, você terá mais tempo para responder às perguntas da prova.
  5. . Procure formas de controlar as suas emoções alguns dias antes da prova. Deixar-se levar pela pressão pode fazer você se desestabilizar e acabar produzindo um texto de baixa qualidade. Não se esqueça de dormir 8 horas por noite.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Escrevendo a redação

Baixe em PDF
  1. Ela deve ser a primeira a ser realizada, pois é preciso tempo para se produzir um texto argumentativo. Ninguém consegue produzir um bom texto sofrendo a pressão do tempo.
  2. Visto que a redação do Enem tem a proposta de provocar o aluno e fazer com que ele produza argumentos “solucionadores de problemas”, é importante que você leia bem a proposta do tema e os textos motivadores que acompanham a prova. Sublinhe as informações que você pensa serem mais relevantes e relacione-as com ideias e informações diferentes daquelas que já aparecem nesses textos.
  3. É no desenvolvimento que sua voz argumentativa deve aparecer com força. Procure estar preparado para criar argumentos sobre qualquer assunto.
    • O principal é articular o tema proposto àquilo que você aprendeu durante todos os seus estudos. Faça valer todos os esforços!
    • Seja criativo e articulado. Uma redação nota 10 geralmente é aquela que não cai no previsível. Na leitura da proposta, por exemplo, um aluno bem preparado tem a opção de recorrer aos próprios conhecimentos de várias áreas do conhecimento, como política, História, literatura, cinema e até mesmo os acontecimentos jornalísticos atuais para argumentar sobre um tema. Usar essas estratégias mostrará ao corretor que você está bem informado e que consegue articular um texto usando todos os conhecimentos que tem sobre outros assuntos.
  4. Como dito antes, um texto bem escrito conta pontos importantes em uma redação do Enem. Nesse caso, duas coisas devem ser empregadas com muita competência: coesão e coerência.
    • Saiba usar as conjunções. Não confunda o uso de cada uma, pois elas são elementos coesivos importantes em um texto. Usá-las incorretamente pode deixar o texto incoerente e confuso.
    • Não omita as preposições. Preste atenção no uso e nas flexões dos pronomes relativos “que”, “quem”, “o qual”, “cujo” etc. Não se esqueça da relação entre as preposições e as regências (verbal ou nominal). Geralmente, caso a oração iniciada pelo pronome relativo exija preposição, ela tem a obrigação de aparecer antes do pronome relativo.
  5. A seguir, algumas dicas:
    • Não use ditados populares, pois eles empobrecem o texto. Seja criativo e original, uma vez que contam pontos valiosos. De maneira nenhuma use frases feitas, os famosos clichês, pois denotam falta de criatividade e apego ao senso comum. Essas expressões precisam estar muito bem contextualizadas para serem usadas.
    • Não escreva com uma letra muito grande para que o corretor não pense que você só quer encher linhas. O corretor conhece esses truques. Veja o limite mínimo e máximo de linhas que você pode escrever e não quebre as regras.
    • Não fique “enchendo linguiça”. Escrever coisas sem sentido só para preencher linhas tira a consistência dos argumentos. Caso tenha algo de importante a dizer, simplesmente diga. Certamente um texto menor e com qualidade será bem melhor avaliado do que um texto longo e quantitativo.
    • Não generalize. O ato de generalizar não traz a consistência argumentativa, o que pode pôr a criatividade em cheque.
    • Não use gírias, palavras de baixo calão ou expressões muito informais. Além disso, não faça o chamado “escrever difícil”. Claro que você pode usar uma linguagem simples na redação, mas siga sempre o padrão da norma culta.
  6. Seguem os principais motivos de uma redação obter nota zero:
    • Fugir do tema. Atenha-se ao tema proposto. Devanear é um erro grave na redação.
    • Não fazer uma dissertação-argumentativa. Dito de outra forma, escrever apenas reproduzindo palavras, sem se posicionar criticamente, ou trabalhar com outro gênero (como conto).
    • Não respeitar os valores humanos e a diversidade sociocultural, assim como exercitar explicitamente posturas racistas, homofóbicas etc.
    • Esquecer de passar o texto do rascunho para a folha oficial da redação.
    • Escrever até sete linhas, o que é considerado pelos avaliadores como insuficiente.
    • Escrever trechos dos textos de apoio, copiá-los, na redação. Essas linhas de cópia serão desconsideradas na correção e na contagem mínima de linhas.
    • Desenhar ou fazer coisas que não fazem parte de uma estrutura de redação.
  7. É importantíssimo que você revise a dissertação o quanto for necessário. Isso pode livrá-lo de erros de escrita, gramática e estilo, assim como você pode arrumar incoerências, equívocos de linguagem ou mesmo mudar alguma opinião emitida no texto.
    Publicidade

Dicas

  • Estar dentro das regras é tudo. Não se esqueça de revisá-las e segui-las para evitar uma desclassificação!
Publicidade

Avisos

  • Escreva o texto sempre em primeira pessoa, uma vez que é você quem está emitindo opinião, argumentando.
  • Evite se atrasar! Você será automaticamente desclassificado se os portões fecharem e você não tiver entrado.
  • Em hipótese alguma esqueça de levar os documentos de comprovação. Segue a lista do site do ENEM .
  • Caso tenha escrito primeiro no rascunho, não se esqueça de passar o texto para a folha oficial da redação.
  • Jamais cometa plágio em qualquer instância, pois é crime. Caso queira fazer alguma citação externa à redação, é interessante citar o autor e ano da obra, no mínimo.
  • Caso queira parafrasear algum trecho de alguma obra, faça de uma forma que não indique um plágio. É importante ter habilidades de transcrição, nesse caso.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 6 339 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade