PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A rotação é uma transformação geométrica que acontece quando os vértices de uma forma giram em determinado ângulo a partir de um ponto fixo (o centro de rotação). [1] Em termos mais simples, você só precisa se imaginar pregando um triângulo no ponteiro dos minutos de um relógio que está funcionando em sentido anti-horário. No geral, deve-se girar a forma em volta da origem, ou seja, o ponto (0, 0) em um plano coordenado. Dá para fazer isso em 90, 180 e 270º usando as três fórmulas básicas listadas abaixo.

Método 1
Método 1 de 3:

Girando uma forma geométrica em 90º em relação à origem

PDF download Baixe em PDF
  1. Girar uma forma em 90º em sentido anti-horário é o mesmo que girá-la em 270º em sentido horário. [2] A convenção é que, quando se usa um plano coordenado, as formas geométricas devem ir em sentido anti- horário, ou seja, para a esquerda. [3] Só vá na direção oposta se o enunciado do problema fizer essa especificação.
    • Por exemplo: se o enunciado do problema disser "Gire a forma em 90º em relação à origem", você pode presumir que deve fazer a rotação em sentido anti-horário.
      • Você teria que fazer o mesmo se o enunciado dissesse "Gire a forma em 270º em sentido horário em relação à origem".
      • Muitos enunciados também trazem valores negativos, como "Gire a forma em -270º em relação à origem".
  2. Se o enunciado do problema não trouxer essa informação, determine as coordenadas usando o plano geométrico. Lembre-se de que as coordenadas dos pontos seguem a fórmula , em que corresponde ao ponto no eixo horizontal e corresponde ao eixo vertical.
    • Por exemplo: digamos que você tenha um triângulo com os pontos (4, 6), (1, 2) e (1, 8).
  3. A formula é . [4] . Ela mostra que você vai virar a forma na vertical e, depois, na vertical. [5]
  4. Veja se as coordenadas e continuam retas. Nessa fórmula, você vai pegar o valor negativo de e mudar a ordem das coordenadas.
    • Por exemplo: os pontos (4, 6), (1, 2) e (1, 8) se transformariam em (-6, 4), (-2, 1) e (-8, 1).
  5. Anote os novos pontos dos vértices no plano geométrico. Depois, conecte-os com uma régua até você ter a forma original, mas girada em 90º em relação à origem.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Girando uma forma geométrica em 180º em relação à origem

PDF download Baixe em PDF
  1. Como uma rotação completa tem 360º, girar uma forma em 180º em sentido horário é a mesma coisa que girá-la em 180º em sentido anti-horário.
    • Por exemplo: se o enunciado do problema disser "Gire a forma em 180º em relação à origem", você pode presumir que deve fazer a rotação em sentido anti-horário.
      • Você teria que fazer o mesmo se o enunciado dissesse "Gire a forma em 180º em sentido horário em relação à origem".
      • Muitos enunciados também trazem valores negativos, como "Gire a forma em -180º em relação à origem".
  2. O enunciado provavelmente vai trazer esses valores. Se não for o caso, você pode deduzir tudo olhando para o plano geométrico. Lembre-se de anotar as coordenadas de cada ponto do vértice usando a convenção .
    • Por exemplo: digamos que você tenha um losango com os pontos (4, 6), (-4, 6), (-2, -1) e (2, -1).
  3. A formula é . [6] Com ela, você vai refletir a forma original duas vezes. [7]
  4. Preste atenção para colocar cada coordenada na posição certa. Nessa fórmula, você tem que deixar os valores de e na mesma posição, mas pegar o valor negativo de cada uma.
    • Por exemplo: os pontos (4, 6), (-4, 6), (-2, -1) e (2, -1) se transformariam em (-4, -6), (4, -6), (2, 1) e (-2, 1).
  5. Anote os novos pontos dos vértices no plano geométrico. Depois, conecte-os com uma régua até você ter a forma original, mas girada em 180º em relação à origem.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Girando uma forma geométrica em 270º em relação à origem

PDF download Baixe em PDF
  1. Girar uma forma em 270º em sentido anti-horário é o mesmo que girar em 90º em sentido horário. A convenção é que, quando se usa um plano coordenado, as formas geométricas devem ir em sentido anti- horário. [8] Só vá na direção oposta se o enunciado do problema fizer essa especificação.
    • Por exemplo: se o enunciado do problema disser "Gire a forma em 270º em relação à origem", você pode presumir que deve fazer a rotação em sentido anti-horário.
      • Você teria que fazer o mesmo se o enunciado dissesse "Gire a forma em 270º em sentido horário em relação à origem".
      • Muitos enunciados também trazem valores negativos, como "Gire a forma em -90º em relação à origem".
  2. Pode ser que o enunciado do problema traga essas informações. Se não for o caso, você só precisa dar uma olhada no plano geométrico.
    • Por exemplo: digamos que você tenha um triângulo com os pontos (4, 6), (1, 2) e (1, 8).
  3. A fórmula é . [9] Ela mostra que você vai virar a forma na vertical e, depois, na vertical. [10]
  4. Preste atenção para colocar os valores de e na posição certa. Nessa fórmula, você tem que inverter os dois, mas pegar o valor negativo da coordenada .
    • Por exemplo: os pontos (4, 6), (1, 2) e (1, 8) se transformariam em (6, -4), (2, -1) e (8, -1).
  5. Anote os novos pontos dos vértices no plano geométrico. Depois, conecte-os com uma régua até você ter a forma original, mas girada em 270º em relação à origem.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 6 458 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade