Baixe em PDF Baixe em PDF

Todos nós, até mesmo os mais confiantes, passamos por momentos onde nos sentimos nervosos, ansiosos e cheios de incerteza. Entretanto, as pessoas confiantes sabem lidar com esses momentos e utilizam a energia do nervosismo em benefício próprio. Uma aura de confiança pode atrair atenção positiva e abrir novas oportunidades. Mesmo quem não se sente confiante pode usar a técnica de "fingir até acreditar", aproveitando os benefícios da confiança imediatamente e cultivando-a aos poucos. Apesar de ser muito difícil demonstrar confiança o tempo inteiro, você pode aprender técnicas para fazê-lo quando for mais importante, como durante uma entrevista de emprego, uma apresentação ou um evento social. A prática envolve a linguagem corporal, as interações sociais e um estilo de vida confiante.

Método 1
Método 1 de 4:

Utilizando uma linguagem corporal confiante

Baixe em PDF
  1. Ela pode andar curvada, com a cabeça baixa, ocupando o menor espaço possível e evitando o contato visual. Essa postura está associada à submissão e à ansiedade. [1] Essa linguagem corporal reforça a mensagem de que você está nervoso, é submisso e não possui confiança. Uma mudança de postura e linguagem corporal alterará a impressão que você passa para os outros, o comportamento deles perante a você e até mesmo a percepção que tem de si mesmo.
    • Se não se sentir confortável experimentando essas técnicas em público, pratique-as na frente de um espelho ou filme-se até sentir-se mais confortável. Você também pode praticar com um amigo próximo para receber um feedback .
  2. Fique parado e caminhe com os ombros nivelados e para trás. Mantenha o queixo erguido e o rosto virado para a frente. Caminhe como se fosse o dono do mundo, mesmo quando não se sentir assim.
    • Finja ter uma corda no topo da cabeça mantendo-a para o alto. [2] Evite mover a cabeça de modo descontrolado. Escolha um ponto fixo para se focar.
  3. As pessoas ansiosas normalmente deslocam o peso corporal para as laterais, estalam os dedos ou batem os pés. Tente ficar de pé com as pernas abertas na distância do quadril. Equilibre o peso do corpo em ambas as pernas [3] para que não sinta a necessidade de se mover tanto.
    • Mantenha as pernas equilibradas quando estiver sentado também. Você parecerá ansioso se elas ficarem tortas ou se balançando.
  4. Combata a necessidade de inclinar-se para a frente em uma cadeira ou de cruzar os braços. Em vez disso, preencha o espaço ao redor (se chama posição de poder). Estudos demonstram que as pessoas que assumem essa postura antes de entrevistas sentem-se mais confiantes e emitem uma energia positiva. [4] Essas são algumas posições de poder que você pode experimentar:
    • Quando estiver sentado, apoie-se no encosto da cadeira e utilize os apoios de braço, se eles existirem.
    • Fique de pé com as pernas espaçadas na distância dos ombros e coloque as mãos nos quadris.
    • Apoie-se em paredes sem se curvar. Isso fará com que você pareça ser dono da parede ou do ambiente. [5]
  5. Se precisa chamar a atenção de alguém, toque no ombro da pessoa. Você precisa considerar a situação e a interação para analisar se o contato físico é adequado. Por exemplo, se você pode chamar a atenção de uma pessoa falando o nome dela, o contato físico pode parecer um pouco exagerado. Em um ambiente barulhento e cheio, entretanto, um leve toque no ombro pode chamar a atenção da pessoa sem problemas.
    • Lembre-se de que os toques devem ser leves. Pressão demais pode fazer com que você pareça dominante, não calmo e confiante.
  6. Quando estiver sentado ou de pé, mantenha as mãos levemente rígidas. As posições de confiança normalmente mantêm a parte frontal do corpo aberta e não fechada. Essas são algumas sugestões: [6]
    • Cruze as mãos nas costas ou atrás da cabeça.
    • Coloque as mãos nos bolsos, mas deixe os dedões visíveis.
    • Junte os dedos e apoie os ombros em uma mesa. Esta é uma posição muito assertiva que é utilizada em negociações, entrevistas e reuniões.
  7. Enfatizar todas as palavras com gestos pode fazer com que você pareça ansioso ou enérgico. Em vez disso, dê preferência para os gestos ocasionais e controlados. Mantenha os braços no nível da cintura e gesticule nesse espaço. Isso fará com que você pareça mais confiável. [7]
    • Mantenha as mãos abertas e relaxadas em contextos sociais. Uma mão rígida ou fechada passa uma impressão agressiva ou dominante, algo normalmente utilizado por políticos.
    • Mantenha os ombros nas laterais do corpo. Gesticule com as mãos pendendo levemente para um dos lados para evitar bloquear o corpo.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Mantendo interações sociais com confiança

Baixe em PDF
  1. Manter um contato visual ao conversar é sinal de confiança e interesse. Nunca confira o celular, olhe para o chão ou fique observando as outras pessoas na sala. Isso pode fazer com que você pareça grosso, ansioso ou até mesmo desconfortável. [8] Tente manter o contato visual por pelo menos metade do tempo da interação. [9]
    • Para começar, tente manter o contato visual por tempo suficiente para descobrir a cor dos olhos da outra pessoa. [10]
  2. Um aperto sólido pode fazer com que você pareça confiante e seguro de si instantaneamente. Estenda a mão para oferecer o aperto ao aproximar-se de alguém. Pegue a mão da pessoa com firmeza, mas sem forçá-la. Balance o braço para cima e para baixo por dois ou três segundos e solte a mão.
    • Se você costuma suar bastante nas mãos, mantenha um lenço no bolso. Seque a mão antes de oferecê-la.
    • Nunca dê um aperto de mão fraco ou "morto". Isso pode fazer com que você pareça uma pessoa fraca. [11]
  3. Caso você costume gaguejar por tentar falar rapidamente, vá devagar. Pause por um ou dois segundos antes de falar para poder planejar melhor as respostas, o que fará com que você pareça mais relaxado e confiante. [12]
    • Ir devagar fará com que sua voz pareça mais profunda. Isso pode fazer com que você pareça confiante e no comando da situação. [13]
  4. Estudos demonstram que as pessoas gostam e se lembram de quem sorri para elas. [14] Se tiver dificuldade de manter um sorriso natural, dê um sorriso breve e retorne para uma expressão mais neutra.
    • O riso é outro modo de exibir confiança, desde que utilizado em tempos apropriados. Evite rir constantemente: isso pode passar uma impressão nervosa ou arrogante. [15]
  5. Se você costuma pedir desculpas constantemente, inclusive para coisas triviais, pare com isso. Esse novo comportamento fará com que você sinta-se mais confiante e aja como tal. [16] Informe amigos próximos de que está trabalhando nisso. Após pedir desculpas desnecessariamente por algo, diga "Espera, não preciso me desculpar por isso!" Se for capaz de brincar com isso, você pode conseguir reduzir o medo de insultar alguém.
    • Por outro lado, aceite elogios graciosamente. Quando alguém o elogiar, sorria e diga "obrigado". Não responda colocando-se para baixo ou diminuindo suas conquistas ("Ah, não foi nada").
  6. Isso demonstrará que você os valoriza como pessoa, que não se sente ameaçado por eles e que tem confiança em quem é. Evite o drama não se envolvendo em fofocas sobre os outros. Isso demonstra que você está confortável com quem é. [17]
    • É provável que os outros o respeitarão e se inspirarão em você. As pessoas provavelmente pararão de arrastá-lo para situações dramáticas ou tensas, pois sabem que você não participa desse tipo de melodrama.
  7. Vá até uma festa ou reunião social para praticar as técnicas aprendidas. Lembre-se de que você não precisa abordar e tornar-se amigo de todos no lugar. Mesmo se conversar com apenas uma pessoa a noite inteira, considere isso uma vitória. Se não se sente confortável em sair para praticar, chame um amigo para ajudá-lo em casa.
    • Por exemplo, você pode pedir que um amigo se passe pelo público de uma apresentação ou por um entrevistador. Caso sinta-se confortável com isso, convide-o para a apresentação. Isso pode ajudá-lo a focar-se nele e não nas outras pessoas no ambiente.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Desenvolvendo um estilo de vida confiante

Baixe em PDF
  1. Cuidar bem de si mesmo é importante para o bem-estar. A higiene, o vestuário e a saúde são coisas que devem ser bem cuidadas, principalmente se está tentando impressionar alguém em uma entrevista de emprego ou encontro. A aparência e a primeira impressão são coisas poderosas. Manter um bom visual o coloca em vantagem e faz com que as pessoas sejam mais receptivas. Você ficará bem e confiante em um piscar de olhos.
    • Passe um bom tempo por dia cuidando da higiene. Tome banho, escove os dentes e aplique uma quantidade boa de desodorante sempre que necessário.
    • Vista roupas que o deixem bonito e sentindo-se bem. A autoconfiança melhorará ao vestir roupas que o deixem confortável.
  2. Agir de modo confiante fará com que você pareça mais confiante , mas é importante valorizar-se como indivíduo. Isso fará com que você crie uma confiança real. Você é uma pessoa especial e talentosa que muitos gostariam de ver feliz. Se está com dificuldade para fazer isso, crie uma lista de suas conquistas e não tenha medo de parabenizar-se. [18]
    • Seja sincero consigo mesmo e com os outros. Quando as pessoas perceberem que você é capaz de confiar em si mesmo e de assumir suas ações, elas gostarão mais de você. Isso também fará com que confiem e acreditem mais em sua pessoa.
  3. As pessoas com problemas de confiança normalmente temem cometer enganos ou passar a impressão errada. Quando a ansiedade surgir, respire fundo e diga "Eu consigo fazer isso, meu medo não é racional". Reconheça o erro, mas não remoa-o.
    • Após construir um pouco de confiança, experimente fazer algo que o deixe ansioso. Para muitas pessoas isso pode ser perguntar algo em um grupo grande ou admitir não saber a resposta de algo.
  4. Você pode não possuir confiança por focar-se excessivamente nos eventos negativos que ocorreram na vida. Não olhe para um engano e o veja como uma falha. Em vez disso, veja-o como uma oportunidade para aprender e desenvolver caráter e confiança. Lembre-se de que cada erro é uma oportunidade para melhorar no futuro. [19]
    • Lembre-se de todas as vezes em que teve sucesso. Todos, não importa quão confiantes ou apresentáveis sejam, cometem enganos. O que realmente importa é o modo com o qual você lida com eles.
  5. Colocar os pensamentos no papel (em vez de deixá-los flutuando na mente) pode reduzir o estresse, pois o ato de escrever permite que você pense nas coisas de um modo diferente. [20] Para isso, tente escrever uma lista com "As coisas das quais sinto orgulho que preciso me lembrar quando estou irritado" quando estiver de bom humor. Essas coisas são verdadeiras o tempo inteiro, mas nós tendemos a ignorá-las quando nos sentimos mal ou sem confiança. Manter esse tipo de lista em mãos pode ajudá-lo a lembrar-se de que possui motivos para sentir-se confiante.
    • Por exemplo, você pode incluir coisas como "Sinto orgulho de saber tocar violão", "Sinto orgulho de ser um escalador de pedras" ou "Sinto orgulho de ser capaz de fazer meus amigos rirem quando estão tristes".
  6. A maior fonte de confiança deve vir de dentro, portanto, quando estiver sentindo-se pouco confiante, pergunte-se: "O que eu tenho que os outros não tem? O que me torna um membro contribuinte da sociedade? Quais meus desafios e como posso melhorar? O que aumenta minha autoestima?" Lembre-se de que é irreal considerar-se perfeito o tempo inteiro.
    • Se estiver sentindo-se ansioso antes de uma entrevista, por exemplo, separe cinco minutos antes do compromisso para experimentar algumas dessas técnicas de controle do estresse e de desenvolvimento de confiança. Lembre-se de que está preparado e está sendo entrevistado por um motivo. Abra bem os braços e coloque-os nos quadris. Chacoalhe um pouco o corpo para se soltar e respire fundo. Expire com força e lembre-se de que é capaz de fazer isso.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Enfrentando os medos

Baixe em PDF
  1. Algumas vezes, as pessoas tornam-se extremamente conscientes de si mesmas e acreditam estar se expressando de modo que faça com que os outros as julguem mal. Todos sentimos medo de tempos em tempos, isso é normal. Se está sentindo medo ao ponto disso afetar sua vida diária, pode estar na hora de controlar isso. [21]
  2. O que seu corpo está dizendo? O coração está acelerado? Você está suando? Essas respostas são autônomas, ou involuntárias, do corpo que devem prepará-lo para a ação, mas elas podem acabar deixando-o mais preocupado ou com medo.
    • Pergunte-se: "O que nesta situação está me deixando nervoso e temeroso?". Talvez você esteja preocupado em sentar-se no lugar errado em um jantar formal ou em dizer a coisa errada e passar vergonha.
  3. Determine se o medo o está ajudando de algum modo ou se ele está impedindo que você faça coisas ou viva a vida. Aqui estão algumas coisas que você pode perguntar a si mesmo:
    • "O que temo que pode acontecer?"
    • "Estou certo de que isso acontecerá? Quão certo?"
    • "Isso já aconteceu antes? Qual foi o resultado?"
    • "Qual a pior coisa que poderia acontecer?"
    • "Qual a melhor coisa que poderia acontecer (que eu perderia se não tentasse)?"
    • "Esse momento afetará o resto de minha vida?"
    • "Minhas expectativas e crenças são realistas?"
    • "Se um amigo estivesse em meu lugar, que conselhos eu daria a ele?"
  4. Respirar profundamente pode ser uma técnica poderosa que o ajudará a manter a ansiedade sob controle e a diminuir a taxa de batimentos cardíacos. Se puder, tente colocar a mão na barriga e respirar de modo que a mão se mova e o peito fique imóvel.
    • Essa técnica é conhecida como "Respiração Diafragmática" e pode ajudá-lo a relaxar e a reduzir a ansiedade. [22]
  5. Pratique a meditação e a consciência plena . As pessoas tendem a ficar nervosas quando não se sentem no controle da situação. Se você enfrentará uma situação que o deixará ansioso, separe alguns minutos para meditar ou escrever no diário antes da hora. Desse modo, você estará em um estado mais calmo desde o início. [23]
    • Ter pensamentos persistentes e incômodos que levam à ansiedade pode fazer com que você acredite não estar no controle. A meditação e a consciência plena permitem que você reconheça esses pensamentos e ignore-os.
  6. Tente pensar bem e analisar a origem do medo para manter um registro dos pensamentos e medos que tem. Isso permitirá que você identifique padrões de pensamento e veja os medos de modo diferente, o que o ajudará a removê-los da mente. [24]
    • Se não for possível escrever na hora, faça-o mais tarde. Não se esqueça, entretanto, pois isso é necessário para que você alcance a origem do medo.
    Publicidade

Dicas

  • Pratique constantemente. Quanto mais você fizer isso, mais confiança você terá.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 119 435 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade