Baixe em PDF Baixe em PDF

Você recebe tantas notificações, uma atrás da outra, que dá a impressão de que vai ter um mini-infarto sempre que vê que são todas mensagens de uma mesma pessoa. Não importa se é um amigo, um parente, admirador ou ex; ficar enviando mensagens uma atrás da outra pode ser muito irritante e ultrapassar os limites do aceitável. É claro que você não quer ser grosso, mas será preciso respirar fundo e tomar algumas medidas para que o sujeito finalmente o deixe em paz. Leia este artigo para saber as melhores maneiras de fazer com que ele pare de o incomodar com mensagens por SMS e WhatsApp.

1

Bloqueie o indivíduo.

Baixe em PDF
  1. Às vezes, a opção “Bloquear” é a melhor forma de trazer um pouco de paz e tranquilidade nessas situações estressantes. O cara já passou dos limites e você tem o direito de tomar algumas medidas; com dois ou três toques, você poderá bloqueá-lo. É um ótimo meio de lidar com essa situação sem parecer mal-educado, já que ela não vai saber que foi impedida de conversar com você, ainda que, no WhatsApp, existam modos de descobrir se alguém está bloqueado. [1]
    • É possível impedir o contato de várias maneiras, dependendo do modelo do seu smartphone, em vários aplicativos. Veja, por exemplo, como fazer isso em dispositivos Apple e Android .
    • Caso não consiga bloquear um número por alguma razão, tente usar um app de terceiros, como o Mr. Number . [2]
    Publicidade
2

Ignore-a.

Baixe em PDF
  1. Ignorar a pessoa fará com que, depois de um tempo, ela “capte” o que você está querendo dizer (ou pelo menos é o que deveria acontecer). O silêncio é a sua resposta. [3] Provavelmente, ele quer que você apenas reaja e responda aos Zaps incessantes; se não fizer isso, o chato vai perceber que não adianta nada ele enviar milhares de mensagens uma atrás da outra!
    • Caso esteja preocupado que isso dê a impressão de que você é indelicado, bole uma desculpa. Quem nunca perdeu o celular? Diga que o seu aparelho sumiu bem no dia em que recebeu as mensagens dele, e que por isso não conseguiu responder.
    • Você pode até colocar um toque específico para saber quando deverá ignorar o Zap. Nas configurações do sistema ou do WhatsApp, é possível definir qual será a notificação sonora para esse contato, e ao ouvi-la, já saberá se deve responder ou não. [4]
3

Diga que está ocupado.

Baixe em PDF
  1. Trabalho acumulado e atrasado, muitas matérias para estudar ou estar prestes a se mudar de residência são algumas das razões que, de fato, podem ocupar o seu dia inteiro. É importante saber quais os limites aceitáveis e decidir quando deverá responder aos Zaps incessantes. Veja alguns exemplos: [5]
    • “Oi, não posso falar agora, estou super ocupada estudando e não posso me distrair. Mais tarde eu te respondo com mais calma!”
    • “Vou colocar o celular no silencioso por algumas horas, tenho um relatório de trabalho importante para fazer e preciso me concentrar. Mais tarde eu ligo para você.”
    Publicidade
4

Dê uma desculpa.

Baixe em PDF
  1. Estava trabalhando? Acabou a bateria do celular? Quem nunca inventa uma mentirinha de vez em quando e precisa dar uma desculpa para não parecer indelicado? [6] Quando estiver pensando na resposta, lembre-se de que ela precisa ser compatível com a situação. Veja os exemplos abaixo:
    • “Estou no almoço de Natal com minha família, e o pessoal está ficando irritado porque eu estou sempre pegando o celular. Quando estiver saindo, eu te ligo.”
    • “Eu quero conversar com você, mas aqui não tem conexão Wi-Fi e meu plano de dados estourou. Eu responderei assim que eu puder!”
    • “Pediram que os funcionários tirassem o celular até de cima da mesa aqui no escritório. Logo que sair, eu te respondo, mas eu estou bastante atarefado ultimamente.”
5

Responda com uma mensagem de erro.

Baixe em PDF
  1. Apesar de acontecerem de vez em quando, talvez você tenha que fingir para que as mensagens incômodas parem. Digite-as como se fosse qualquer outra mensagem, mas insira, por exemplo:
    • “ERRO: PROCESSO COM.ANDROID.MMS FOI INTERROMPIDO”. No WhatsApp, isso é mais difícil de se fazer, já que é o próprio aplicativo que avisa que houve algum problema na entrega da mensagem. [7]
    • Se o indivíduo insistir e responder, continue enviando mensagens de erro ou ignore-o.
    Publicidade
6

Confronte a pessoa.

Baixe em PDF
  1. [8] Como isso será feito depende de quem está sendo inconveniente; é um admirador, um amigo ou um parente? Será preciso explicar que não quer mais receber essas mensagens, mas sem deixar espaço para que você seja interpretado de forma equivocada. Veja como você pode responder de acordo com quem estiver o incomodando:
    • Um admirador insistente : “Fico lisonjeada por querer me enviar um Zap todo dia, mas por favor, pare. Não tenho tempo e nem energia para um relacionamento agora” ou apenas “PARE DE MANDAR MENSAGENS.”
    • Um amigo : “Gosto de conversar com você, mas acho que você manda muita mensagem, cara” ou “Estou ocupadíssimo ultimamente e não tenho tempo para te responder. É uma notificação sua atrás da outra, pare de mandar Zaps todo dia”.
    • Um parente : “Tia, por favor, não mande tanto Zap. Estou bastante sobrecarregado com o trabalho e o som de mensagem chegando me deixa nervoso” ou “Eu já entendi, quando eu tiver tempo eu entro em contato com você. Não precisa enviar mensagens a cada 10 minutos.”
    • Um ex que não larga de você : “Eu preciso de um pouco de espaço agora, então não vou te responder mais no Whats” ou “São tantas mensagens que você manda que estou ficando confusa. Respeite meus limites e pare”.
7

Mude o seu telefone se estiver sendo assediado.

Baixe em PDF
  1. Cortar todo o contato mudando o seu número é um passo significativo, mas pode ser a única opção se o assédio persistir. [9] Você pode conseguir uma nova linha entrando em contato com sua operadora; não há necessidade de comprar um novo celular.
    • Saiba mais sobre o processo exato de troca de conta acessando os sites das principais operadoras do Brasil, como a Oi , a Vivo e a Claro .
    Publicidade
8

Entre em contato com a polícia quando se sentir ameaçado.

Baixe em PDF
  1. Quando as mensagens adquirirem um tom intimidatório, vá até a polícia, já que ninguém pode te tratar assim, ainda mais depois que você pedir para o sujeito parar. Será necessário tomar medidas para se proteger, portanto, registre um Boletim de Ocorrência na delegacia de polícia mais próxima, com medida protetiva de urgência, se assim achar necessário. [10]
    • Após registrar a ocorrência, uma investigação será iniciada. A polícia analisará se o remetente cometeu algum crime de assédio, abuso ou stalking. [11]
    • Documente o assédio guardando capturas de tela com as mensagens. O Boletim de Ocorrência é um ótimo primeiro passo, e ter provas para comprovar suas alegações é ainda melhor. Salve tudo, até mesmo o que acha que não será importante. Uma mensagem pode ser a diferença entre conseguir que o abusador seja punido com base na lei ou não.
    • As medidas protetivas podem impedir que o assediador tenha como entrar em contato com você. Depois de registrar o Boletim de Ocorrência, o indivíduo poderá ser indiciado criminalmente ao insistir em mandar mensagens. [12]

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 10 142 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade