Baixe em PDF Baixe em PDF

O respeito é algo que conquistamos, não um presente dos outros. Independentemente da idade, raça, sexo, orientação sexual ou etnia, todo mundo pode ganhar respeito ao agir com integridade. Isso não acontece da noite para o dia, mas ao demonstrar confiança, liderança, lealdade e bondade, basta esperar para ver os resultados com o tempo. Além de ter essas qualidades, você deve estar disposto a respeitar os outros e, ainda mais importante, respeitar a si mesmo.

Método 1
Método 1 de 3:

Sendo um líder

Baixe em PDF
  1. Fale com entusiasmo e encante os seus ouvintes, conseguindo conversar com conforto sobre uma boa quantidade de assuntos. Evite usar uma linguagem vulgar e precária, além de cacoetes como “tipo” para iniciar as frases.
    • A comunicação não envolve apenas falar; é preciso escutar, também. A tagarelice incessante não costuma ser a marca de uma pessoa respeitada. Tente ouvir os outros com atenção e se envolver de verdade no diálogo para passar mais crédito. [1]
    • Pense antes de falar.
  2. Mantenha a calma em situações tensas e fale de maneira tranquila e relaxada. Faça um esforço para agir (e não reagir) com emoção. Desarme o clima ruim sempre que possível e pense um pouco antes de reagir automaticamente a uma provocação ou a algo negativo.
    • As pessoas que têm o respeito dos outros sabem como ficar frias diante de condições desfavoráveis.
    • Em uma discussão, controle a ira para que as coisas não saiam dos trilhos. Responda com calma mesmo que o outro levante a voz. [2]
  3. [3] Fique com a postura ereta, olhe as pessoas nos olhos e fale com uma voz firme e controlada. Com esses elementos, você transborda confiança e se torna uma figura mais respeitável.
    • Da mesma forma, ficar com a postura largada, falar enrolado e ter medo de encarar as pessoas nos olhos são gestos que transmitem a mensagem de falta de autoconfiança. A autoconfiança é respeitada.
  4. Ao se deparar com um problema, não perca a cabeça nem demonstre frustração. Ao invés disso, concentre-se na solução da questão de várias maneiras. Evite reclamar ou ficar com raiva, pois nenhuma dessas atitudes ajuda nesse cenário.
    • Quando os outros o virem resolver um problema com calma ao invés de reagir com raiva ou com um ataque de nervos, vão respeitar a sua postura e a sua rapidez para remediar a situação.
  5. Sempre mantenha hábitos de higiene e use roupas limpas e arrumadas. Dedique um tempo para se cuidar: corte as unhas, tome banho todos os dias, sempre escove os dentes e passe fio dental.
    • A aparência desgrenhada faz com que as pessoas desconfiem do seu valor.
    • Se você mesmo não respeitar a sua aparência, é difícil querer que os outros respeitem.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Defendendo-se

Baixe em PDF
  1. [4] Geralmente, as pessoas pensam que, ao aceitar uma carga de trabalho maior e mais responsabilidades, podem ganhar o respeito alheio, mas não é bem assim. Não dá para aceitar qualquer oportunidade ou pedido. Dizer não mostra aos outros que você valoriza o seu tempo e prefere entregar algo de qualidade do que só pensar na quantidade.
    • A maneira como se entrega uma mensagem é tão importante quanto a própria mensagem. Seja educado, franco e decline a oferta com um sorriso. Não é nada pessoal, você só não tem tempo de fazer nada extra no momento.
    • Não se sinta culpado por dizer não quando precisar. Sinta-se bem por ter se colocado com educação. [5]
  2. [6] Seja uma ideia, um pensamento ou um protesto, evite permanecer calado se tiver algo a dizer. Não tenha medo de expressar uma opinião e de dar ideais, mesmo que fique um pouco nervoso. As pessoas admiram quem tem coragem de falar o que pensa.
    • Evite ser passivo-agressivo. Seja mais direto ao expor as suas intenções e pensamentos. Só preste atenção às diferenças culturais.
    • Se não tiver o costume de se pronunciar, experimente praticar o que deseja dizer com antecedência.
    • Expressar opiniões não é o mesmo que ter a obrigação de fazer um comentário pessoal sobre tudo o que acontece à sua volta. Diga algo quando for importante.
  3. [7] Você pode ser legal com os outros sem ter que fazer tudo por eles o tempo todo. Ninguém respeita um banana. Não dá para agradar a todo mundo e você nem deve tentar. Se permitir que os outros tirem vantagem só por ser uma pessoa boazinha, a mensagem que passa é de que não se respeita.
    • Estabeleça limites para que as pessoas saibam qual comportamento é aceitável para você. Afirme as suas escolhas sem melindre. [8]
    • Ser muito bonzinho também pode trazer o efeito indesejável de ser visto como falso.
  4. Você só deve pedir desculpas se tiver feito algo errado. Infelizmente, muita gente cria o hábito de se desculpar quase que automaticamente sem nem pensar.
    • Reserve as desculpas para situações realmente apropriadas.
    • Pare de se culpar por tudo que dá errado à sua volta.
  5. Se alguém o maltratar ou tirar vantagem de você, não se resigne a aguentar calado: defenda-se. Para se defender, ninguém precisa explodir, o que só piora a situação. Prefira ter tato e educação ao dar o troco.
    • À primeira vista, defender-se pode parecer assustador, mas é justamente por isso que as pessoas respeitam quem toma essa atitude.
    • Ao reagir, faça-se ouvir. Não gagueje, não coma as palavras nem olhe para baixo de vergonha. Você tem todo direito de se defender.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Respeitando os outros

Baixe em PDF
  1. Ao se comprometer com algo e não cumprir, as pessoas passam a vê-lo com desconfiança. Cumpra as promessas e evite o hábito prometer o que não pode fazer. Ao provar que é de confiança, você ganha o respeito dos olhos. Seja uma pessoa com quem se pode contar.
    • Seja honesto e fale a verdade quando não souber de algo.
  2. [9] Quando se atrasa, seja para um compromisso, reunião, um prazo de entrega ou a resposta de um e-mail, perde o respeito das pessoas, pois elas têm a impressão de que você não liga para o tempo delas. Esforce-se para ser pontual.
    • Ao demonstrar respeito pelo tempo dos seus colegas sendo ágil, eles devem retribuir com respeito também.
  3. [10] Se você participar de rodinhas de fofoca com frequência, principalmente se o conteúdo for difamatório, só vai se queimar. Na verdade, as pessoas vão pensar que você não é legal e começar a fazer fofocas na sua ausência.
    • Não precisa gostar de todo mundo, mas sempre seja respeitoso. [11]
    • Saiba a diferença entra socializar e fofocar e nunca participe do fuxico.
    • Faça um esforço para evitar se meter em rolos e historinhas com colegas.
  4. Você deve se defender sempre que precisar e também fazer o mesmo ao ver outra pessoa sendo maltratada, principalmente se ela não conseguir reagir. É claro que existem várias situações e às vezes não convém se intrometer. Essa atitude mostra que você respeita alguém o suficiente para tomar partido dele e assim é possível conquistar o respeito dessa pessoa.
    • Preste atenção e aproveite oportunidades para demonstrar empatia sempre que for possível.
    • Ao demonstrar que está disposto a oferecer ajuda quando é necessário, os outros percebem que você se importa com as pessoas, o que é tiro certo para conquistar o respeito de todos.
    • Busque ajuda quando precisar. Para pedir ajuda a alguém, é preciso valorizar e ter a pessoa em alta conta, além de ter coragem de admitir e mostrar o seu lado vulnerável. Todos percebem essa atitude de modo positivo.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 85 041 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade