Baixe em PDF Baixe em PDF

Você quer ter um cabelo comprido e lindo, daqueles que as pessoas param na rua para admirar? Muita gente sonha em ter um cabelo comprido e sedoso, mas não sabem como chegar lá. A maioria de nós não percebe que tudo que colocamos no corpo (comida, produtos químicos, etc.) pode afetar o que acontece com o nosso cabelo. Uma rotina de cuidados também ajuda a evitar que seus fios quebrem antes de crescerem. Confira o artigo a seguir para aprender como fazer o cabelo crescer mais rápido. Os métodos a seguir vão ajudar seus fios a ficarem mais saudáveis e grossos.

Método 1
Método 1 de 4:

Cuidando do seu cabelo com carinho

Baixe em PDF
  1. A frequência das lavagens e a temperatura da água podem afetar o comprimento do cabelo. Isso acontece porque lavá-lo todos os dias com água muito quente causa o ressecamento dos fios, tornando-os quebradiços. Procure não lavar o cabelo mais do que 3 vezes por semana e use água de morna a fria se puder. [1]
    • No começo, lavar o cabelo com menos frequência vai fazer com que ele fique um pouco oleoso. Use um chapéu ou boné por alguns dias até o couro cabeludo se adaptar e começar a produzir menos óleo. É preciso um pouco de paciência, mas vale a pena!
    • Se banho frio não o agrada, experimente lavar o cabelo na pia ou no tanque, separadamente. Quando for entrar no chuveiro, use uma touca para banho.
  2. Você seca os fios esfregando a toalha neles com força, depois passa uma escova e ainda por cima seca com secador? Péssima notícia: você está quebrando o seu cabelo! Ele não terá nem chance de crescer forte e bonito enquanto você agredir seus fios dessa maneira. Imagine que o cabelo é como um tecido delicado e caro; ele precisa secar naturalmente sempre que possível e ser tratado com cuidado. Depois de lavar, pressione os fios levemente com a toalha e deixe terminar de secar naturalmente.
    • Não escove o cabelo molhado, pois ele tende a esticar e quebrar mais facilmente do que o seco. Caso precise desembaraçá-lo, use os dedos ou um pente de dentes largos. Cuidado para não quebrar os fios na hora de desembaraçar.
    • Procure reservar a escova com secador para ocasiões especiais. Ao fazer escova, você danifica os fios, deixando-os mais quebradiços, arrepiados e com pontas duplas. Esse estrago todo não é fácil de reverter.
  3. Pode ser que os culpados pela demora de crescimento sejam o shampoo e o condicionador. A maioria deles contém sulfatos, substâncias que retiram a oleosidade natural dos fios, deixando-os vulneráveis. [2] Muitos condicionadores possuem silicones químicos que afetam a saúde dos fios e que só podem ser removidos com produtos especiais. Esse ciclo vicioso danifica demais os cabelos! Veja o que pode fazer para mudar isso:
    • Lave o cabelo uma última vez com um shampoo mais forte para livrar os fios de impurezas. Não passe condicionador; apenas desembarace com cuidado e deixe secar naturalmente.
    • Dê uma folga de alguns dias para o seu cabelo. Não faça absolutamente nada com ele — não lave, não o submeta a escovas e nem use nenhum produto.
    • Na próxima lavagem, use um shampoo natural que contenha apenas óleos naturais e outros agentes de limpeza mais suaves, sem química. Você pode até mesmo tentar ficar sem usar shampoo !
    • Substitua o condicionador por vinagre de maçã. Esse truque funciona de verdade, e depois de seco, o cabelo não cheira nadinha a vinagre. Para um tratamento mais poderoso, experimente óleo de coco. Você nunca mais vai querer voltar a usar produtos carregados de agentes químicos.
  4. Deixe a chapinha, a escova e o secador para ocasiões especiais. Procure usar versões naturais de gel e spray fixador, normalmente carregados de química. Isso dá a chance para o seu cabelo crescer forte, saudável, bonito e atingir um bom comprimento.
    • Dá para fazer gel para cabelo em casa com ingredientes suaves.
    • Para diminuir o arrepiado, passe um pouco de óleo de argan ou outro óleo ao invés de um produto já pronto.
    • Experimente métodos naturais para alisar ou |encaracolar os fios.
  5. Ele vai ajudar a reparar os estragos e a recuperar a hidratação natural do cabelo. O resultado são fios macios, sedosos e saudáveis que continuarão saudáveis até ficarem compridos.
    • Experimente um tratamento a quente com óleo de coco e de amêndoas. O óleo de coco penetra profundamente nos fios, enquanto o de amêndoas dá mais brilho ao cabelo seco e enfraquecido. Massageie o cabelo para os óleos penetrarem bem e coloque uma touca para banho. Passe o secador no médio por cima da touca por dez minutos. Depois, é só tirar a touca e lavar o cabelo normalmente.
    • Você também pode usar azeite morno, canela e mel — eles clareiam seus fios e condicionam ao mesmo tempo.
  6. Proteja os fios do sol, água da piscina ou de locais poluídos. Seu cabelo pode acabar danificado pela exposição frequente a esses fatores, então vale usar um lenço, chapéu ou touca (para a piscina), além de lavar e secar com cuidado para garantir a saúde dos fios. [3]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Alimentando-se bem para promover o crescimento capilar

Baixe em PDF
  1. Ela é a base da constituição dos fios. Logo, você precisa de bastante proteína para que seu cabelo cresça saudável e brilhante. Isso não significa se entupir de carne — basta incluir a proteína em todas as refeições. [4]
    • Se é fã de carne, aproveite! Delicie-se com carne, frango, porco, peixe, etc. Vale lembrar que os queijos e os ovos também são ricos em proteína.
    • Se é vegetariano, aposte no feijão, sementes e vegetais folhosos como o espinafre.
  2. Eles são uma gordura do bem que ajuda a dar brilho e saúde aos cabelos e pele. Podem ser encontrados no abacate, nozes, salmão e linhaça, entre outros alimentos. Pode-se também consumir suplementos de ômega 3 para dar uma força extra aos fios. [5]
  3. Seu cabelo também sofre com a desidratação! Cabelos secos são quebradiços e ficam com pontas duplas facilmente, o que prejudica seu crescimento. Hidrate-se e você verá a diferença rapidamente!
    • Carregue uma garrafinha d'água e beba pelo menos dois litros por dia.
    • Caso você não seja fã de água pura, aposte nos chás de ervas ou em água com sabor.
    • Evite a cafeína e o álcool, além dos refrigerantes. Procure substitui-los por água.
  4. Os resultados não aparecem da noite para o dia, mas se você começar agora, verá uma melhora no crescimento dentro de algumas semanas ou meses. Experimente:
    • Biotina. [6] As grávidas geralmente consomem essa vitamina para garantir que seus bebês fiquem bem nutridos, mas nada impede que você tome esse suplemento.
    • Óleo de cedro-da-bermuda é um suplemento que se passa diretamente no couro cabeludo para incentivar o crescimento. [7] O óleo de argan pode ser usado do mesmo jeito.
    • A Beta-sitosterol é uma planta cuja semente ajuda o cabelo a crescer mais rápido. [8]
    • Você também pode experimentar suplementos de ferro e de zinco. As vitaminas A, C e E também são bem importantes para o crescimento dos cabelos.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Usando apliques de cabelo e outros métodos como soluções rápidas

Baixe em PDF
  1. Esse é provavelmente o jeito mais rápido de conseguir um cabelo comprido! Compre os apliques em uma loja especializada, tendo o cuidado de escolher um que tenha a mesma cor e textura dos seus fios. Use-os embaixo das camadas superiores do cabelo para que se misturem bem aos fios naturais.
    • Compre apliques o suficiente para cobrir a volta em seu cabelo. Caso contrário, um lado vai ficar mais cabeludo que o outro.
    • Os apliques podem ser feitos de plástico, cabelo humano ou outras substâncias. Quanto mais caros, mais naturais eles parecem.
  2. Esse método é mais permanente e caro do que os apliques. O megahair é feito de cabelo de verdade, o qual é colado, costurado ou amarrado nos seus fios naturais ou no couro cabeludo. Essa solução é bastante usada por celebridades.
    • É extremamente importante fazer o megahair com um profissional qualificado e experiente. Caso contrário, pode haver irritação, dor e até a perda de cabelo.
    • Somente tente fazer o megahair por conta própria se você for extremamente qualificada(o) para isso. Senão, você pode perder cabelo durante o processo.
  3. Quer cabelo comprido na hora? Você pode experimentar todas as cores e texturas de cabelos. O melhor de tudo é poder escolher o comprimento que quiser. Vá a uma loja especializada e converse com um atendente para que ele a ajude a escolher uma que combine com a sua pele e traços faciais. Dá até mesmo para levar a peruca a um salão para que o cabeleireiro faça um corte ou penteado nela.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Mudando de hábitos para manter o cabelo saudável

Baixe em PDF
  1. É o suficiente para manter o cabelo saudável e, simultaneamente, dar tempo para ele crescer. Se não tirar as pontas danificadas, o cabelo vai crescer fraco e seco.
  2. O aumento do fluxo sanguíneo significa um aumento na quantidade de nutrientes sendo transportados para o local, o que irá aumentar o crescimento dos fios. Óleo de lavanda (óleo essencial puro) pode ser massageado sobre o couro cabeludo em dias alternados, já que é conhecido por ajudar o cabelo a crescer.
    • Exercícios em geral também irão aumentar o fluxo sanguíneo para a cabeça, pois aumentam o fluxo sanguíneo do seu corpo inteiro.
    • Massagear o corpo é outro modo de melhorar a circulação.
  3. O estresse pode levar à perda de cabelo, bem como a uma diminuição na velocidade em que seu cabelo cresce. [9] Se você sofrer de estresse, tente fazer ioga ou outros tipos de exercícios para ajudar a relaxar. [10]
  4. O sono é o principal momento no qual seu corpo investe energias no crescimento e recuperação do desgaste do dia-a-dia. Se você não dormir o suficiente, seu corpo não terá tempo para se concentrar no crescimento do cabelo. [11]
    Publicidade

Dicas

  • Não use a escova quando estiver com o cabelo molhado. Sempre use um pente de dentes largos para evitar a quebra dos fios.
  • Não faça penteados que deixem os fios repuxados demais. Isso pode quebrá-los e interferir no crescimento deles.
  • Procure usar sempre um pente de madeira de dentes largos para não quebrar os fios.
  • A taxa média de crescimento do cabelo é de 15 cm a cada ano. Fazendo tudo o que foi mencionado acima, você poderá reduzir o risco de quebra e queda de seu cabelo e evitar assim as chances de perder esses 15 cm extras no salão.
  • Evite tingir, usar produtos químicos fortes, encrespar, fazer escova ou usar chapinha e chapa modeladora (equipamentos que usam o calor sobre os fios, danificando os mesmos).
  • Use óleo de argan no cabelo. Ele ajuda no crescimento.
  • Procure não escovar os cabelos de forma brusca.
  • Em temperaturas extremas, proteja os fios com chapéu, touca ou boné.
  • Procure lavar um dia sim um dia não para manter o cabelo brilhante e sedoso.
  • Um truque que ajuda a diminuir a quebra dos fios é dormir com uma fronha de seda.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 480 868 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade