Há duas referências ao jejum no livro de Daniel na Bíblia, de onde o ’’Jejum de Daniel’’ é derivado. Daniel, capítulo 1, descreve como Daniel e seus três amigos comeram somente verduras e legumes e beberam somente água. Ao fim de um período de tribulação de dez dias, Daniel e seus amigos tinham a aparência mais saudável do que a de seus contemporâneos que comeram as comidas calóricas da mesa real. Em Daniel, capítulo 10, Daniel jejua novamente, abstendo-se de comidas agradáveis , carne e vinho. Você também pode ficar com um corpo mais saudável e uma mente mais limpa ao seguir essa dieta jejum moderadamente.
Passos
O Jejum de Daniel encoraja a alimentação saudável. Mas se você tiver preocupações específicas de saúde, faça uma consulta com um trabalhador da área da saúde de confiança antes de se comprometer com essa dieta de 10 dias (ou 3 semanas).
-
Evite distrações . Esse é um momento sagrado entre você e Deus, então evite programas de rádio e televisão profanos.
-
Comece o jejum se concentrando na sua fé. Louve a Deus através do sacrifício e ame-O mais do que Suas dádivas.
-
Ore. Seus dias devem ser preenchidos com orações altruístas. Durante o jejum, multiplique a frequência da sua oração diária por três ou mais.
-
Reserve um tempo com Deus durante o dia ao estudar a Bíblia.
-
Busque ao Senhor incansavelmente pelas |respostas às suas orações.
-
Peça a orientação de Deus em sua vida.Publicidade
-
Faça refeições mais leves por alguns dias antes do jejum. É uma ideia particularmente boa reduzir sua ingestão de cafeína.
-
No primeiro livro de Daniel, o Profeta comeu apenas verduras, legumes e frutas , e tomou somente água por 10 dias. Uma curta lista de alimentos permitidos inclui:
- Todas as frutas e verduras.
- Todos os legumes.
- Cereais.
- Frutos secos e sementes.
- Queijo de soja.
- Ervas e temperos.
-
Em contrapartida, também há uma lista de comidas a se evitar. Tenha em mente que nenhuma comida artificial ou processada nem substâncias químicas são permitidas no Jejum de Daniel.
- Todo tipo de carne e produtos animais.
- Todos os laticínios.
- Todos os alimentos fritos.
- Gordura sólida.
-
Leia com cuidado a embalagem dos alimentos. Muitas vezes os alimentos contêm ingredientes secretos. Os alimentos que comprar devem estão de acordo com o Jejum de Daniel.Publicidade
-
Vá para o estágio dois. No livro 10 de Daniel, o Profeta fez outro jejum, que durou três semanas. Citando a Bíblia, Daniel disse: “Não comi nada saboroso; carne e vinho nem provei”. O segundo jejum é basicamente igual ao primeiro, mas o texto nomeia três coisas específicas a se evitar:
- Vinho.
- Todo o tipo de adoçantes (incluindo mel).
- Todos os pães com fermento.
-
Avalie como você se sente após os dois estágios. Se você se sentir mais energético e saudável, é provável que queira continuar a manter hábitos alimentares mais saudáveis. Embora reintroduzir na sua dieta muitos alimentos que não comeu durante o jejum seja inevitável, você pode fazer isso com uma maior consciência da qualidade e tamanho da porção. E é melhor comer muito pouco de algumas coisas como frituras e açúcar.Publicidade
Dicas
- Porém, tome cuidado para não beber água demais. Líquido em excesso pode ser tão ruim quanto a falta dele.
- Estabeleça um limite de tempo para o jejum. Talvez você queira continuar o Jejum por mais tempo do que pensou.
- Se por qualquer motivo você comer algo que não deveria durante o jejum, é melhor pedir por perdão e continuar do que parar o jejum.
- Mantenha sua dieta simples. Evite alimentos processados; favoreça alimentos cozidos em casa ou crus.
- Caso sinta fraqueza ou dores de cabeça, beba pelo menos 8 copos de água por dia. Muitas vezes não entendemos quanto nosso corpo precisa de água, principalmente fazendo jejum.
- Você pode complementar sua dieta com um multivitamínico.
Avisos
- Durante o jejum, você vai enfrentar tentações. Resista a eles em nome de Jesus Cristo.
- Quando tiver terminado de jejuar, coma refeições leves e volte gradualmente à sua dieta normal.
Materiais Necessários
- Bíblia.
- Um local e tempo para orar.
- Grande variedade de frutas e verduras.
Referências
- Fasting For Spiritual Breakthrough by Elmer L. Towns, published in 1996 by Regal Books, Ventura, California. (em inglês)
- Honoring God Through The Daniel Fast by Terrance Day, published in 2009, (em inglês)