Baixe em PDF
Baixe em PDF
O piercing no umbigo está cada vez mais popular. Muita gente decide fazer isso sozinha por diversos motivos. Caso queira furar o umbigo por conta própria, este artigo é para você.
Passos
-
Reúna o equipamento necessário. Usar o equipamento correto é essencial. Caso contrário, você pode acabar com um resultado catastrófico ou uma infecção horrorosa. [1] X Fonte de pesquisa Para furar o umbigo da forma mais segura, você precisará de:
- Uma agulha para piercing esterilizada, um anel para piercing no umbigo feito de aço inoxidável, titânio ou bioplast, álcool, uma canetinha, um alicate para piercing e bolas de algodão.
- Fazer o furo usando uma agulha de costura, alfinete ou uma pistola para piercing não garante um bom resultado.
-
Deixe o ambiente higienizado. Você deve eliminar qualquer risco de infecções. Borrife um spray com desinfetante na mesa ou superfície onde ficarão os materiais. [2] X Fonte de pesquisa Deve-se usar um desinfetante, e não um antisséptico.
-
Não se esqueça de lavar as mãos e os antebraços (a parte do cotovelo até o pulso) com sabonete e água morna! Tudo deve estar completamente esterilizado. Um cuidado extra que os bons profissionais tomam é usar luvas esterilizadas de látex saídas da caixa ou da embalagem. Seque as mãos com papel-toalha ao invés de usar uma toalha comum, a qual pode abrigar bactérias. [3] X Fonte de pesquisa
-
Esterilize o alicate, a agulha e o anel para o umbigo. Compre artigos novos e sempre esterilize-os antes de prosseguir com o piercing.
- Você pode esterilizá-los deixando-os de molho em álcool ou água oxigenada por um minuto ou dois.
- Retire-os do líquido (de preferência, usando luvas) e deixe-os secar em uma toalha de papel limpa até que fiquem completamente secos.
-
Higienize a área ao redor do umbigo. É preciso limpar completamente a região do umbigo para remover qualquer bactéria que esteja na superfície da pele. Use um gel desinfetante específico para piercings ou álcool. [4] X Fonte de pesquisa
- Use álcool gel 70%. Aplique doses generosas. Use uma bola de algodão para distribuir o desinfetante. Espere a região secar completamente antes de prosseguir.
- A concentração do álcool não pode ser abaixo de 70%. Essa concentração é necessária para se obter o nível desejado de desinfecção.
- Use um cotonete com o gel para higienizar o interior do umbigo e o piercing a ser usado. Limpe a região acima e abaixo do piercing.
-
Marque o local onde o piercing deverá ser colocado. Use uma canetinha atóxica para fazer as marcas. Você pode deixar 1 cm de distância entre o umbigo e o furo. Você pode furar a cavidade de cima ou a de baixo do umbigo. [5] X Fonte de pesquisa
- Normalmente se fura a cavidade acima do umbigo, mas a escolha é sua.
- Use um espelhinho para conferir se as duas marcas estão alinhadas quando você fica em pé. Não faça isso sentado, pois a barriga fica amassada quando você senta, o que torna impossível conseguir uma linha reta nessa posição.
-
Decida se você quer anestesiar o local. Há gente que usa um cubo de gelo enrolado em papel-toalha antes de seguir em frente.
- Vale lembrar que, se você usar gelo para anestesiar o local, a pele ficará mais borrachenta, ou seja, mais difícil de furar.
- Você pode também usar um gel anestésico para a gengiva, como a lidocaína. Use um cotonete para passar o gel na região do umbigo.
-
Segure a área limpa com um alicate próprio para piercings. Agora você está pronto para fazer o furo! Segure a parte de cima ou a de baixo do umbigo, puxando um pouco essa porção de pele para fora.Publicidade
-
O ponto de entrada para a agulha que foi marcado com canetinha deve estar no meio da metade de baixo do alicate, enquanto o ponto de saída deve estar no centro da metade superior do instrumento. [6] X Fonte de pesquisa
- Segure o alicate com a mão mais fraca para deixar a mais forte segurando a agulha.
-
Prepare a agulha. Ela deve ser específica para fazer piercings — ou seja, oca por dentro. O buraco serve para inserir o anel para o umbigo depois que a agulha tiver passado pela pele. [7] X Fonte de pesquisa
-
Fure de baixo para cima. Alinhe a ponta da agulha com a marca ao lado do alicate. Respire fundo e, de uma só vez e com cuidado, empurre a agulha através da pele. A agulha deve sair pela marca que fica na parte de cima do alicate. Dependendo da sua pele, você pode ter de fazer alguns movimentos para que a agulha atravesse.
- Nunca fure de cima para baixo. Ao furar de baixo para cima, você consegue acompanhar a trajetória da agulha.
- A melhor forma de fazer o furo é de pé, pois assim você tem mais liberdade de movimentos e consegue ver o que está fazendo. Caso tenha medo de desmaiar durante o processo, faça o furo deitado (jamais sentado!).
- Não se preocupe se o piercing sangrar um pouco — isso é absolutamente normal. Basta limpar o sangue com um cotonete embebido em álcool ou gel antibacteriano.
-
Insira o anel para o umbigo. Deixe a agulha no umbigo por um segundo, então pegue o anel e insira o corpo dele (o lado que teve a bolinha retirada) dentro do espaço oco da agulha. Puxe a agulha para cima, fora do piercing, deixando no lugar o anel. [8] X Fonte de pesquisa
- Não tire a agulha antes de ter certeza de que a joia já passou pelo buraco!
- Pegue a bolinha que você desrosqueou anteriormente e coloque-a de volta na ponta de cima do anel. Agora o seu piercing está pronto para desfilar por aí.
-
Lave as mãos com sabonete bactericida. Assim que terminar, lave suas mãos com um sabonete antibacteriano. Em seguida, com a ajuda de uma bola de algodão embebida em álcool, limpe com muito cuidado e delicadeza a área ao redor do piercing. [9] X Fonte de pesquisa
- O dia em que você faz o furo é o mais importante no que diz respeito aos cuidados com a higiene para evitar infecções. Vale a pena dedicar alguns minutos a cada sessão de limpeza.
- Não fique puxando ou cutucando o seu novo piercing. Deixe ele cicatrizar em paz. Caso contrário, o manuseio sem cuidados pode levar a uma infecção.
Publicidade
-
Cuide bem do seu piercing . O trabalho ainda não acabou! A manutenção é essencial para evitar coceira e infecções. Lembre-se de que o furo é como se fosse uma ferida aberta. Logo, uma rotina de cuidados rigorosos com a limpeza é extremamente importante nos próximos meses. Será preciso manter esses cuidados até que o furo fique completamente cicatrizado. [10] X Fonte de pesquisa
- Lave o piercing com um sabonete antibacteriano uma vez por dia. Evite limpá-lo com álcool, água oxigenada ou pomadas.
-
Limpe com uma solução de água e sal. Uma ótima maneira de manter o seu furo limpo e livre de infecções é usar sal diluído na água. Basta dissolver um pouco de sal em uma xícara de água morna. [11] X Fonte de pesquisa
- Para limpar a área ao redor das pontas do piercing, use um cotonete embebido nessa solução.
- Empurre suavemente o piercing de um lado para o outro para poder limpar o anel também.
-
Evite a água parada. Nada de piscina, rio ou banheira por alguns meses. Ela acumula bactérias e pode facilmente causar uma infecção no seu novo piercing. [12] X Fonte de pesquisa
-
Deixe o piercing cicatrizar. Caso você veja um líquido transparente ou claro, o furo está cicatrizando bem. Mas fique atento a qualquer líquido escuro ou malcheiroso: o furo infeccionou e precisa de tratamento médico. [13] X Fonte de pesquisa
- Há profissionais que recomendam uma rotina pesada de cuidados por 4 a 6 meses. A cada 2 meses, visite um profissional para que ele avalie se o furo está cicatrizando bem.
- Não abuse! Deixe o furo cicatrizar antes de trocar de argola. Você pode até trocar de bolinha, mas deixe a haste da joia quieta. Caso contrário, além da dor que você vai sentir, o processo de cicatrização vai demorar mais.
-
Fique atento a sinais de infecção. Mesmo depois de estar aparentemente cicatrizado, o furo ainda pode infeccionar. Se você tiver algum sintoma de infecção (inchaço, sangramento ou pus, entre outros), faça uma compressa morna na área a cada três ou quatro horas. Em seguida, limpe com um antisséptico e passe uma pomada antibacteriana. [14] X Fonte de pesquisa
- Se não houver nenhuma melhora nas 24 horas seguintes, consulte um médico.
- Se você não pode consultar um médico, pelo menos converse com um profissional do piercing. Ele vai ajudá-lo com dicas para os cuidados diários e indicar produtos profissionais.
- Nunca tire o anel do umbigo ao tratar de infecções. Isso pode fazer com que o local do furo retenha a infecção.
Publicidade
Dicas
- Pesquise sobre o piercing no umbigo. Verifique se consegue seguir todas as medidas de segurança para fazer o piercing em casa e se realmente deseja fazê-lo por conta própria.
- Não fique cutucando seu novo piercing, a não ser para limpá-lo com o sabão antibacteriano. [15] X Fonte de pesquisa
- Fique atento para ver se não há infecção. Em caso de dúvida, consulte sempre um médico. Vale conferir o artigo Como Limpar um Piercing
- Procure um profissional. É sempre a melhor alternativa.
Publicidade
Avisos
- Jamais use qualquer produto doméstico para fazer o piercing. Eles podem causar uma infecção séria.
- Fazer o furo por conta própria é desaconselhado para menores de 13 anos.
- Tenha consciência de que fazer o furo sozinho é perigoso. Se você está realmente louco para fazer um piercing no umbigo, vale a pena ir a um profissional qualificado.
- Furar o próprio umbigo não é recomendado para menores de 13 anos.
- Caso você enjoe e pare de usar o piercing no futuro, pode ficar com uma cicatriz permanente.
Publicidade
Materiais Necessários
- Agulha esterilizada .
- Canetinha atóxica.
- Álcool 70%.
- Máquina para colocar piercing — deve ser nova e esterilizada.
- Pinça tesoura oval/alicate. Visite o site tetrapiercing. Lá você encontra o instrumento por 35 reais.
- Joia específica de piercing no umbigo esterilizada .
- Luvas de borracha (de preferência luvas cirúrgicas esterilizadas).
Referências
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=F4V0Vq5DkcY
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=WHkQhwo3PM0
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=WHkQhwo3PM0
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=WHkQhwo3PM0
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=WHkQhwo3PM0
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=F4V0Vq5DkcY
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=F4V0Vq5DkcY
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=F4V0Vq5DkcY
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=WHkQhwo3PM0
- ↑ https://uhs.berkeley.edu/health-topics/body-piercings
- ↑ https://www.safepiercing.org/aftercare.php
- ↑ https://www.safepiercing.org/aftercare.php
- ↑ https://www.safepiercing.org/aftercare.php
- ↑ https://myhealth.alberta.ca/Health/aftercareinformation/pages/conditions.aspx?hwid=abk1292
- ↑ https://www.safepiercing.org/aftercare.php
Publicidade