Baixe em PDF
Baixe em PDF
Um aviário (ou viveiro de pássaros) pode melhorar muito a qualidade de vida dos seus animais. Os pássaros se desenvolvem bem se há bastante espaço para voarem e se forem colocados num lugar que lhes pareça natural. Viveiros são bem maiores que as gaiolas de pássaros normais e podem ser mantidos dentro ou fora de casa. Aviários artesanais podem ser tão singulares quanto os pássaros que abrigam.
Passos
-
Considere com que frequência e de que forma será feita a manutenção do viveiro. Quais materiais seriam fáceis de limpar?
-
Pesquise a respeito de materiais que podem ser usados num aviário.
- Certos tipos de madeira são tóxicos aos pássaros ou podem soltar lascas com facilidade, o que também pode lhes causar problemas de saúde. Para a grade, profissionais aconselham o uso de metal não galvanizado; para a base, cerâmica, concreto, tijolos ou linóleo.
-
Decida se o aviário vai ficar numa área coberta ou não. Isto pode influenciar na escolha do tamanho e dos materiais a serem usados.
- Se decidir por um aviário de ambiente externo, o clima e os predadores são questões importantes a se considerar; para o que é mantido em área coberta, os fatores-chave são manutenção e ventilação.
- Você pode fazer um viveiro transportável, para que seja possível alterná-lo entre áreas cobertas e descobertas.
-
Se prepare para construir um aviário grande em vez de um pequeno.
- O viveiro pode ser de qualquer tamanho, mas ele precisará acomodar bem seu pássaro e dar a ele bastante espaço para voar — para a largura, duas vezes a envergadura do pássaro; para o comprimento, seis vezes o tamanho do corpo e para a altura, quatro vezes o tamanho do corpo.
- Deixe algum espaço de sobra para incrementos, como ninhos ou galhos.
Publicidade
-
Comece pela base.
- Se você for usar concreto, como é recomendado, faça uma camada de 30 cm. Sobre ele, pode ser colocado um material fácil de trocar a cada vez que for feita a limpeza, como areia, cascalho ou pedaços de pinheiro.
- Enquanto o concreto seca, é possível "plantar" nele algum tipo de árvore ou de arbusto que não seja tóxico aos pássaros, ou, se quiser, deixar um espaço para colocá-lo depois.
-
Construa a armação. Ela pode ser de pedra, metal, plástico, canos ou madeira.
-
Faça a grade das laterais e do teto com malha de metal.
- A espessura e espaçamento entre os filamentos da malha dependem do tamanho dos pássaros que você pretende manter no viveiro.
- Certifique-se de que o filamento de metal é resistente a ponto de o pássaro não conseguir quebrá-lo. Use um de 4 mm de espessura ou maior.
-
Crie uma entrada. Não importa se você vai fazer a entrada do viveiro ou comprar uma pronta, mas use uma porta dupla para impedir que seus pássaros escapem.
-
Coloque um abrigo, especialmente se o viveiro for usado numa área descoberta ou se for um viveiro móvel.
- Pelo menos um terço do aviário deve ser coberto. Algum material — plástico, acrílico, tecido ou madeira — deve ser fixado em dois ou três lados e no teto do viveiro.
- Você também pode usar isolante térmico ou um aquecedor.
-
Proteja o animal dos predadores.
- Coloque outra camada de malha de metal para que predadores não se aproximem dos pássaros. Uma grade com espaços de 1,5 x 1,5 cm vai manter afastados guaxinins, ratos e gatos. Uma grade de espaços menores vai ser efetiva contra cobras e camundongos.
- Se a base do aviário for colocada diretamente no chão, assegure-se de que outros animais não vão conseguir cavar e invadir o seu interior. Cave 15 cm para baixo e 15 cm para fora em torno do aviário.
-
Torne o ambiente divertido colocando poleiros e plantas dentro do viveiro, bem como algumas casinhas de pássaro. Deixe os poleiros um pouco afastados das bordas para que o pássaro fique longe dos predadores.
-
Coloque um recipiente para a comida e arranje uma forma de ter fácil acesso a ele.Publicidade
Avisos
- Antes de fazer o viveiro do lado de fora de casa, pesquise se há regulamentos ou proibições no seu bairro que impeçam a construção de estruturas no quintal.
Publicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 83 647 vezes.
Publicidade