Baixe em PDF Baixe em PDF

Os balanços são uma maneira simples e divertida de as crianças brincarem ao ar livre. Embora os modelos de plástico e metal caros e comprados em lojas tenham se tornado populares, qualquer pessoa com uma árvore forte o bastante pode fazer um balanço barato em casa. Há alguns tipos simples que você pode montar em apenas uma tarde.

Método 1
Método 1 de 2:

Fazendo um balanço de corda clássico

Baixe em PDF
  1. Há muitos aspectos a se considerar ao fazer um balanço seguro e duradouro. Se o seu quintal não tiver uma árvore com um galho que atenda a essas exigências, considere mudar de projeto.
    • Os carvalhos são ideais, mas qualquer tipo de árvore de madeira dura pode ser usado. Evite as sempre-verdes e as árvores frutíferas.
    • Escolha um galho saudável com pelo menos 20 cm de diâmetro. Inspecione com cuidado, procurando por sinais de doenças ou a possibilidade dele partir. Um galho doente tem mais chance de se quebrar, cair e talvez causar ferimentos sérios em quem estiver abaixo dele.
    • A colocação do balanço deve ser de pelo menos 90 a 1,5 m de distância do tronco da árvore. Pressione o tronco para baixo no ponto onde pretende pendurar o balanço. Se o galho pular, escolha outro mais resistente.
    • Não selecione um galho muito alto. 6 m devem ser o máximo, [1] porém se estiver fazendo o balanço para uma criança pequena, considere usar um galho mais baixo. Lembre-se de que, quanto maior a altura do balanço, maior a queda que seu filho pode sofrer.
  2. Você precisará de madeira, corda, barbante, parafusos para madeira de 7,5 cm, cola para madeira, lixa de grão fino, dois mosquetões com rosca feitos de aço inoxidável, e as ferramentas certas para o trabalho.
    • Em termos de ferramentas, você usará uma serra, um nível, uma trena, um suporte para lixa (lixadeira não elétrica) e uma furadeira sem fio.
    • Compre madeira suficiente para o trabalho. Ela deve ser tratada à pressão e ter 3,8 cm de espessura. Você precisará do bastante para três peças de 18,5 cm: uma com 91,5 cm de comprimento e duas com 10 cm de comprimento. Uma tábua de 38 × 184 mm com 1,2 m de comprimento será mais fácil de se trabalhar.
    • Você precisará de uma corda com o dobro da altura planejada para o balanço (do galho até o assento), mais 3,65 m; use uma corda de polipropileno torcido com pelo menos 1 cm de diâmetro. Lembre-se de que as cordas de náilon geralmente são muito escorregadias para um bom balanço, e uma corda de fibras naturais acabará apodrecendo. Corte a corda em quatro peças: duas com 3 m de comprimento e duas com 30 cm a mais do que a altura do balanço.
  3. Jogue uma ponta de cada corda por cima dele. Posicione as duas pontas de forma que fiquem a pouco mais de 90 cm de distância uma da outra. Faça um nó do tipo lais de guia corrediço em uma ponta de cada corda. Em seguida, passe a ponta livre de cada uma pelo seu nó correspondente. Puxe as pontas livres para apertar o nó no galho.
    • Esse tipo de nó é bastante seguro, mas também se expandirá conforme a árvore crescer.
    • Se precisar, você pode prender uma ponta de cada corda a uma pedra usando um pouco de barbante antes de tentar jogá-las. Esse passo extra facilitará muito a tarefa de passar as pontas por cima do galho.
  4. Lembre-se de que a base do balanço será feita de três retângulos com 18,5 cm de largura. Marque dois com 10 cm para os suportes e um terceiro com 91,5 cm para o assento principal. Verifique as medidas novamente antes de começar a serrar.
  5. Para evitar a possibilidade do assento cortar a perna de quem se balança, lixe as extremidades superiores dianteira e traseira da peça principal. Essas serão as duas bordas longas da mesma face da tábua. Você também pode lixar as outras bordas do assento, mas não é necessário.
  6. Arrume os dois suportes cada um em uma ponta oposta da tábua principal. Se você só tiver lixado as bordas superiores, deixe as peças de apoio nos lados opostos aos que foram lixados. Primeiro, prenda-as no lugar com cola para madeira. Em seguida, reforce usando cinco parafusos para madeira em cada peça. Posicione-os de modo que cada um fique perto de um canto, com o quinto diretamente no centro.
  7. Posicione dois furos em cada ponta, atravessando tanto o assento quanto os suportes. Procure deixar cada orifício à mesma distância das bordas dos suportes e do parafuso central. Os dois buracos de cada lado devem fazer uma linha paralela ao lado curto do assento e perpendicular ao lado longo. Eles devem ser largos o bastante para que a corda passe por eles, mas não muito maiores do que ela.
  8. Use uma corda para os dois buracos em uma ponta, e a segunda corda nos outros dois. Elas não devem se cruzar. Posicione-as de modo que as extremidades fiquem do mesmo lado das peças de apoio.
  9. Dê quatro nós de parada, um em cada ponta das cordas abaixo do assento. Não os aperte demais, caso seja necessário ajustá-los depois. Agora, deverá haver dois laços, um em cada ponta do assento.
  10. 10
    Prenda os laços às cordas principais longas usando dois mosquetões com rosca. Abra-os e prenda um a cada laço. Feche-os novamente. Em seguida, prenda as pontas de cada corda pendurada aos mosquetões fazendo um nó bem apertado, como um autoblocante.
    Publicidade
  1. Coloque um nível no banco para ver se ele está torto. Em caso positivo, ajuste os nós de parada. Por exemplo, se o assento estiver inclinado para frente e para a esquerda, passe um pouco de corda pelo fundo e mova o nó para cima. Depois que o banco estiver nivelado, aperte os nós. O balanço agora está pronto para o uso.
Método 2
Método 2 de 2:

Fazendo um balanço de pneu

Baixe em PDF
  1. Existem dois modelos de balanço de pneu principais, o horizontal e o vertical. O primeiro tem três pontos de conexão para manter o nível do pneu. Em contraste, o segundo fica pendurado a partir de uma só conexão. Ambas as maneiras de fazer um balanço desse tipo são relativamente semelhantes, mas haverá algumas pequenas diferenças. No geral, os balanços verticais são mais simples e mais rápidos de fazer.
  2. Um galho para balanço de pneu tem quase as mesmas exigências de um para balanço de corda. Você precisará encontrar uma árvore de madeira dura, como um carvalho, com um galho saudável e de tamanho adequado.
    • A maior diferença é que é necessário deixar os balanços de pneu mais longe do tronco, em comparação com os de corda, pois os primeiros foram feitos para ter mais movimento lateral. Deixe pelo menos 1,2 m entre o ponto de conexão e o tronco da árvore. Mais espaço pode ser necessário se o galho escolhido estiver a mais de 3 m de altura.
  3. O componente principal de todo balanço desse tipo é um pneu. Você pode encontrar um barato ou até de graça em qualquer local que os recicle, como um borracheiro. Um pneu careca não é adequado para um carro, mas dará um ótimo balanço.
    • Para ambos os tipos de balanço, você precisará de uma furadeira sem fio.
    • Para fazer um balanço de pneu horizontal, serão necessários quatro pedaços de uma corrente de aço, todos com o mesmo comprimento; quatro mosquetões com rosca feitos de aço inoxidável, um gato de tornel com trava e três parafusos tipo U de aço. [2] As correntes devem ter pelo menos 1 cm de diâmetro e de 1,2 a 1,5 m de comprimento. [3]
    • Para fazer um balanço vertical, o único item necessário é uma corda forte.
  4. Como você provavelmente usará um reciclado, ele estará cheio de graxa. Até um pneu novo pode manchar as roupas e a pele. Use uma mangueira de alta pressão sobre ele antes de transformá-lo em um balanço. Caso não tenha uma mangueira desse tipo, visite um lava-jato e use a de lá. [4]
  5. Quando chover, a água deve escorrer dele para não fazer a maior bagunça. Posicione os buracos na parte do balanço que ficará mais perto do chão.
    • No balanço horizontal, faça os furos no centro de uma parede lateral. [5]
    • No vertical, faça um ou dois furos em uma extremidade da roda de bandagem do pneu.
  6. Antes de mexer mais com o pneu, garanta um local seguro para ele se pendurar.
    • Para um balanço horizontal, prenda uma corrente ao redor do galho. Em seguida, faça um laço com ela usando um mosquetão. Por fim, pendure o gato de tornel no mosquetão, com o lado do gancho para baixo. [6]
    • Para um balanço vertical, jogue a corda por cima do galho da árvore. Dê um nó corrediço em uma ponta da corda e passe a ponta solta por ele. Puxe essa extremidade para que o nó chegue ao galho, prendendo a corda à árvore. [7]
  7. Depois de completar esse passo, o balanço estará pronto para o uso.
    • Para fazer um balanço horizontal, comece furando três conjuntos de dois buracos no ombro do pneu oposto aos furos de drenagem. Separe os três conjuntos a uma mesma distância para dividir o pneu em terços iguais. Espace os pares de modo que seus três parafusos em U possam se encaixar neles. Prenda cada parafuso no último elo das três correntes restantes. Passe a parte inferior dos parafusos em U pelos buracos que acabou de fazer e prenda-as no lugar usando as placas e as porcas que vieram com eles. [8] Por fim, prenda o último elo das pontas livres das correntes no gato de tornel com trava. O balanço estará pronto depois que o gancho for travado no lugar. [9]
    • Para fazer um balanço vertical, prenda as pontas livres da corda ao pneu na posição oposta aos furos de drenagem. Use um nó quadrado e veja se a corda está bem presa. [10]
  8. Publicidade

Dicas

  • Você também pode decorar o assento do balanço para fazer com que ele fique mais bonito. Use tinta látex para exteriores e crie os desenhos que quiser. Embora você possa pintar os balanços menores de madeira usando um pincel, [11] nos pneus, é melhor usar tinta spray para exteriores. Não importa como você escolher pintar seu balanço, deixe secar completamente antes de pendurar. [12]
  • Com o passar dos anos, verifique a saúde do galho de vez em quando. O que antes era um galho saudável pode se tornar fraco e começar a rachar com o tempo. Evite ferimentos desnecessários e possivelmente sérios.
  • Ao usar correntes para fazer um balanço de pneu horizontal, considere revesti-las com plástico ou borracha para tornar a experiência mais confortável e mais segura. Revestir a parte da corrente em contato com o galho também evitará a abrasão da madeira. [13]
  • Faça o membro mais pesado da família testar qualquer balanço que você fizer para ter certeza de que o objeto suporta uma criança bem menor. [14]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 85 661 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade