Baixe em PDF
Baixe em PDF
"Bambolear" é uma atividade divertida que pode ser um ótimo exercício cardiovascular, queimando até 200 calorias em 30 minutos. [1] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fonte Os bambolês comprados em lojas podem ser muito grandes, muito pequenos ou muito leves para o seu gosto. Use os passos a seguir para fazer um bambolê que seja adequado às suas necessidades individuais.
Passos
-
Descubra suas medidas. Para determinar o comprimento exato do tubo de irrigação de que você precisa para fazer seu bambolê, fique em pé, reto, e meça a distância dos seus pés ao seu tórax (qualquer lugar entre o umbigo e o peito serve). Essa medida é o diâmetro do seu bambolê ideal. Você agora precisa calcular o comprimento da circunferência para saber de quanto tubo precisa. (Comprimento da circunferência = Pi (3,14) vezes o diâmetro, ou duas vezes o raio (C=π.2.r)).
- O diâmetro médio de um bambolê de adulto é 1 m. 1 x 3,14 = 3,14 m.
- O diâmetro médio de um bambolê de criança é 71 cm. 71 x 3,14 = 222,94 cm = 2,23 m. [2] X Fonte de pesquisa
-
Faça uma visita à loja de materiais de construção. Você vai precisar de três coisas, todas as quais podem ser encontradas na seção de encanamento:
- Tubo de irrigação de PVC, diâmetro de 3/4 (19 mm) e pressão de 160 psi;
- Um cortador de tubos de PVC;
- Um conector de tubos simples de PVC de 3/4 (19 mm);
- Se você não quer comprar um cortador de tubos de PVC, pode usar uma tesoura normal. No entanto, usar a tesoura requer mais esforço para cortar o tubo.
-
Como alternativa, você pode usar uma serra de arco em vez de um cortador de tubos. Se você tiver uma por perto e souber usá-la, uma serra é outra opção. Você só talvez precise lixar as extremidades depois.
- Nesse caso, você vai precisar de uma lixa ou lixadeira. Se usar uma lixadeira, vai precisar de óculos de proteção. Como você pode ver, o cortador de tubos é o jeito mais fácil.
Publicidade
-
Corte o tubo de irrigação. Use o cortador de tubos, a serra de arco ou a tesoura para cortar o tubo no comprimento desejado. Isso requer um pouco de esforço, então não tenha pressa e tome cuidado.
-
Amoleça uma ponta do tubo. Ferva um pote grande de água, insira uma ponta do tubo e deixe por 30 segundos. A ponta do tubo deve ficar mole e flexível, para ser unida à outra.
- Se isso não estiver à mão, você pode usar um secador de cabelo; porém, pode demorar mais e o secador precisa ser segurado o tempo todo. De modo geral, ferver o pote de água é mais fácil.
- Quando acabar isso, continue o processo rapidamente, enquanto o tubo ainda está quente e maleável.
-
Coloque o conector de tubos de PVC na ponta amolecida do tubo. Empurre o conector com força, para garantir um bom encaixe. Os dois devem estar encaixados firmemente, sem que o conector "saia".
- Tenha cuidado para não empurrar demais o conector no tubo. A outra ponta do tubo vai precisar ser conectada nele também. O certo é que ele fique aproximadamente com metade para fora.
-
Se preferir, coloque "pesos" ou algo que faça barulho dentro do bambolê. Se isso é para uma criança ou para fazer exercício, ter algo dentro do tubo pode deixar mais divertido (ou um exercício mais pesado). Aqui vão algumas ideias:
- Feijões (cerca de 20-30);
- Milho de pipoca;
- Água (cerca de uma xícara);
- Areia;
- Arroz.
-
Coloque a outra ponta do tubo na água fervente. Se você tiver algo dentro do tubo, tome cuidado para que não saia. Esta parte deve levar alguns minutos.
-
Quando estiver pronto, junte a ponta amolecida à ponta com o conector de PVC. Assim como fez antes, feche o formato de argola do bambolê conectando as últimas duas pontas expostas.
- Mais uma vez, trabalhe rapidamente. O tubo fica mais maleável quando está mais quente. Quando ele esfriar, vai ficar contraído, mas duro, mantendo o bambolê junto e fechado. [3] X Fonte de pesquisa
-
Decore. Adicione traços pessoais, como fita adesiva brilhante, tinta ou qualquer outra melhoria que quiser. Você pode também desenhar com canetas permanentes ou especiais de artesanato.
- Você pode facilmente fazer as listras tradicionais do bambolê com fita isolante colorida. Ela é mais macia que a fita adesiva comum e se adapta melhor à textura do tubo.
Publicidade
-
Junte seus materiais. Você precisa de tudo na seção anterior, mais algumas outras coisas. A lista inteira é: [4] X Fonte de pesquisa
- Tubo de irrigação de PVC, diâmetro de 3/4 (19 mm) e pressão de 160 psi;
- Um cortador de tubos de PVC;
- Um conector de tubos simples de PVC de 3/4 (19 mm);
- Corda elástica;
- Cabide metálico desencapado;
- Lixadeira (opcional, mas preferível);
- Muitos alicates;
- Alguns amigos (vai facilitar muito);
- Óculos de proteção.
-
Meça quanto de tubo vai precisar e corte em quatro pedaços iguais. Fique em pé, reto, e meça a distância dos seus pés ao seu tórax (qualquer lugar entre o umbigo e o peito serve). Essa medida é o diâmetro do seu bambolê ideal. Você agora precisa calcular o comprimento da circunferência para saber de quanto tubo precisa. (Comprimento da circunferência = Pi (3,14) vezes o diâmetro, ou duas vezes o raio (C=π.2.r)).
- O diâmetro médio de um bambolê de adulto é 1m. 1 x 3,14 = 3,14m. Cada peça então teria aproximadamente 78 cm de comprimento.
- Fazendo um bambolê para uma criança? Então vai provavelmente precisar de mais ou menos 71 cm de diâmetro. 71 x 3,14 = 222.94cm = 2,23m. Cada peça, então, teria aproximadamente 56 cm de comprimento.
-
Faça marcas diferentes em cada ponta. Isso vai ajudar você a saber como as peças se encaixam. É um tipo de quebra-cabeça, onde todas as peças são parecidas mas cada uma se encaixa melhor com certa outra peça. Ao todo, você vai precisar de 8 marcas, uma para cada ponta exposta.
- Isto pode ser feito com a ponta de uma faca, tesoura ou mesmo uma caneta. Não quer fazer uma marca permanente? Use fita adesiva.
-
Coloque seus óculos de proteção e comece a lixar a ponta de um lado de cada conector. Se estiver usando uma lixadeira, pó e sujeira vão subir e flutuar ao seu redor, então use óculos de proteção ou uma máscara. Se você não tiver uma lixadeira, pode fazer manualmente — só requer muito mais paciência e tempo.
- Faça uma pausa disso e veja como o conector se encaixa no tubo. Definitivamente haverá resistência, mas, quando você acabar, deve se encaixar confortavelmente dentro do tubo. Continue lixando até que todos os conectores cheguem a este ponto.
-
Aqueça uma ponta de cada quarto do tubo. Isto pode ser feito com um secador, água quente no fogão ou uma chama aberta (mas uma chama aberta é mais difícil de controlar e o tubo pode derreter). Quando as pontas ficarem maleáveis, coloque cada ponta não-lixada dos conectores em um quarto de tubo, deixando as pontas lixadas visíveis e se destacando.
- Os conectores devem estar aproximadamente metade dentro do tubo. Mais que isso e eles não farão bem o trabalho de conectar.
-
Usando suas marcas, monte o bambolê. Você meio que vai desmontá-lo em um segundo para torná-lo desmontável, mas por enquanto vai precisar dele na forma circular. O tubo aquecido deve ir sobre as pontas não-lixadas dos conectores e encaixar confortavelmente.
-
Insira a corda elástica para deixá-lo desmontável. Veja como:
- Pegue um pedaço de aproximadamente 8 ou 20 cm de um cabide metálico desencapado. Use-o para abrir o bambolê em um dos quatro pontos expostos.
- Passe a corda por dentro do bambolê inteiro até que ela saia na outra ponta.
- Estique. Estique muito, muito bem. É aqui que ajuda fazer isso com amigos. Você pode puxar as duas pontas ou segurar uma dentro do tubo. De qualquer jeito, estique a corda ao máximo, já que é isso que vai segurar o bambolê enquanto ele gira.
- Coloque uma ponta da corda em cima da outra e enrole o aro do cabide pelas pontas várias vezes, furando a corda e passando por dentro.
- Usando o alicate, aperte o aro e a corda. Quando estiver bem preso, corte as pontas soltas.
-
Monte e desmonte seu bambolê. Você precisará de esforço para desmontá-lo, e isso é bom. Isso significa que ele vai continuar girando e não desmontar sozinho. Monte e desmonte, verificando se ele funciona do jeito certo.
- Se não funcionar, há chances de a corda não estar suficientemente apertada. Se estiver muito solta, o bambolê vai se soltar sozinho quando estiver girando e pode machucar você. Aperte mais a corda, refaça a parte do aro do cabide e tente novamente.
- Quando funcionar, leve o bambolê para qualquer lugar com você. É fácil levá-lo na mala e perfeito para viajar.
Publicidade
Materiais Necessários
Bambolê Tradicional
- Tubo de irrigação de PVC, diâmetro de 3/4 (19 mm) e pressão de 160 psi;
- Um cortador de tubos de PVC;
- Um conector de tubos simples de PVC de 3/4 (19 mm);
- Pote grande;
- Água;
- Fita Adesiva (opcional);
- Areia ou miçangas (opcional);
- Tinta ou fita isolante (opcional).
Bambolê desmontável
- Tubo de irrigação de PVC, diâmetro de 3/4 (19 mm) e pressão de 160 psi;
- Um cortador de tubos de PVC;
- Um conector de tubos simples de PVC de 3/4 (19 mm);
- Pote grande;
- Água;
- Luvas protetoras;
- Corda elástica;
- Alicates;
- Lixadeira;
- Cabide metálico desencapado;
- Óculos de proteção;
- Fita Adesiva (opcional);
- Areia ou miçangas (opcional);
- Tinta ou fita isolante (opcional).
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 86 323 vezes.
Publicidade