Baixe em PDF
Baixe em PDF
Perfeito para um projeto de ciências ou uma atividade caseira, fazer o seu próprio barômetro é simples e muito divertido. Você pode construir um simples barômetro aneroide (relativo a 'ar') usando uma bexiga, um pote e alguns outros utensílios básicos. Como alternativa, é possível montar um barômetro aquático usando uma garrafa, alguns tubos de plástico e uma régua. Independente de sua escolha, o barômetro o ajudará a analisar a pressão atmosférica — uma das medições tomadas por meteorologistas para fazer previsões precisas.
Passos
-
Corte a ponta de uma bexiga. Com uma tesoura, corte a extremidade da bexiga — não há um ponto exato. Tente apenas conseguir uma abertura grande o suficiente para cobrir a boca do pote por inteiro. [1] X Fonte de pesquisa
-
Estique a bexiga sobre o topo do pote. Use as mãos para puxar a boca da bexiga e coloque-a no gargalo do pote. Puxe-a cobrindo-o por completo, sem qualquer ruga. [2] X Fonte de pesquisa
- Quando a bexiga estiver bem esticada na boca do pote, coloque um elástico sobre a borda para mantê-la no lugar.
- O pote de vidro é a melhor opção, mas você também pode usar algo em metal.
- Quer queira usar um pote ou uma lata, o tamanho exato não existe. O mais importante é que a boca não seja grande a ponto da bexiga não poder cobri-la facilmente.
-
Cole o canudo sobre o pote. Se estiver presente, corte a ponta dobrada. Coloque uma pequena porção de cola em uma das extremidades e posicione-o de modo que uma de suas pontas toque o centro da bexiga. O restante do canudo deverá estar apoiado na borda do pote. Ele funcionará como ponteiro, dando a você a possibilidade de registrar variações na pressão atmosférica. [3] X Fonte de pesquisa
- A cola de silicone também funciona bem. Você pode usar supercola, cola para artesanato ou mesmo cola em bastão, se necessário.
- Lembre-se de deixar a cola secar antes de prosseguir.
- Quanto mais comprido o canudo, melhor (desde que seja reto). Você pode inclusive enfiar a ponta de um canudo em outro para produzir um mais longo.
-
Acrescente um ponteiro. Você pode colar uma agulha na outra extremidade do canudo, deixando o lado pontiagudo para fora. Se quiser algo menos afiado, corte uma pequena flecha em papelão ou papel-cartão e enfie-a na ponta oca do canudo. Deixe-a bem ajustada para que não caia. Ela exibirá quanto o o canudo se move para cima e para baixo durante as mudanças na pressão. [4] X Fonte de pesquisa
-
Coloque algum papel rígido ao lado do ponteiro. Para deixar tudo simples e eficaz, cole uma folha de papel em uma parede e ponha o pote a seu lado, de modo que o ponteiro esteja voltado em sua direção. Marque sua posição no papel, anotando "alta" acima e "baixa" abaixo da marcação. [5] X Fonte de pesquisa
- Papéis rígidos como cartolina ou papelão permanecem mais facilmente na mesma posição, mas também é possível usar papel comum na falta de outra opção. Você encontrará diversas variedades em lojas que vendem suprimentos escolares ou de escritório.
- O ponteiro deve ficar próximo ao papel, mas sem tocá-lo.
-
Registre as mudanças na posição do ponteiro. À medida em que a pressão sobe, ele se elevará. Em momentos de queda, por sua vez, também cairá. Observe a mágica acontecer e faça marcações quando notar que o ponteiro mudou sua posição. [6] X Fonte de pesquisa
- Se quiser, você pode rotular a posição inicial como " 1 " e numerar cada medição nova em ordem crescente. Essa é uma ótima ideia se quiser usar o barômetro em um experimento científico.
- O barômetro funciona bem porque a pressão elevada do ar empurra a bexiga para baixo, elevando o ponteiro, e vice-versa.
-
Interprete os resultados. Tome nota das condições climáticas associadas a cada mudança na posição do barômetro. Quando ele se eleva na pressão alta, isso indica que o céu está limpo ou nublado? E quando desce por conta da queda na pressão?
- A pressão baixa costuma estar associada ao tempo chuvoso, enquanto a pressão alta pode indicar um clima ameno ou fresco.
Publicidade
-
Corte o topo de uma garrafa plástica. As garrafas PET comuns de dois litros servem muito bem a esse experimento — pegue uma que já esteja limpa e vazia. Pegue uma tesoura e corte cuidadosamente toda a seção superior, chegando ao ponto no qual as laterais vão de curvas a retas.
-
Coloque uma régua no interior da garrafa, deixando-a em pé sobre a borda. Use um pedaço de fita adesiva no exterior da garrafa e em parte da régua para manter tudo no lugar — os números de medição devem permanecer visíveis.
-
Enfie um tubo limpo. Ele deve chegar logo antes da base da garrafa. Prenda-o no lugar contra a borda. É melhor aplicar a fita adesiva sobre a água, uma vez que a água pode amolecê-la e fazê-la cair.
- Você provavelmente precisará de 40 centímetros de tubo saindo do topo da garrafa. Se ele não é longo o suficiente, corte as bordas da garrafa para deixá-las mais baixas.
- Deixe um pouco do tubo solto.
-
Deixe a água em sua cor favorita e despeje uma certa quantidade. Será preciso ter água suficiente para encher a garrafa até a metade. Aplique algumas gotas do corante alimentício de sua preferência para deixar tudo mais especial.
-
Puxe um pouco da água para dentro do tubo. Use a extremidade solta como um canudo e puxe gentilmente um pouco da água para cima. Eleve-a até a metade do tubo — como já foi tingida, a água ficará bastante visível.
- Coloque a língua sobre a ponta do tubo quando a água estiver no lugar para manter a sucção e evitar que ela volte a descer.
- Tome cuidado para não puxar a água até o fim!
-
Vede o tubo com algo pegajoso. Você pode usar um adesivo ou mesmo um pedaço de chiclete (usado)! Pegue um pedaço enquanto a sua língua estiver ainda sobre o tubo. Tire-a rapidamente e coloque-o imediatamente no lugar. Isso ajudará a manter a pressão e a água no lugar.
- Você precisa ser veloz para fazer a coisa certa! Se errar, tente novamente.
-
Marque a linha da água no lado externo da garrafa. Quando a pressão do ar se elevar, o nível da água descerá na garrafa e subirá no tubo. Quando a pressão cair, a água se elevará na garrafa e descerá no tubo.
- Você também pode marcar as posições variadas na régua, se quiser, ou medir quanto de água subiu ou desceu.
-
Estude os dados obtidos. A água no tubo se elevará em dias de céu limpo e cairá em dias nublados ou chuvosos. Entretanto, se mantiver um bom histórico com o barômetro, você descobrirá que as variações em pressão também se manifestam sem grandes mudanças no clima.
- Como o barômetro aquático tem uma régua, você também pode registrar as mudanças de pressão como mudanças exatas em centímetros ou milímetros. Use essa facilidade para notar mesmo as menores variações.
Publicidade
Avisos
- Supervisione sempre as crianças que estiverem usando tesouras e agulhas, uma vez que se trata de objetos pontiagudos.
- Bexigas oferecem risco de sufocamento e não devem ser usados por crianças pequenas sem supervisão adulta.
Publicidade
Materiais Necessários
Barômetro aneroide
- Tesoura;
- Elástico;
- Pote;
- Fita adesiva;
- Cola;
- Bexiga;
- Agulha ou flecha de papelão;
- Canudo;
- Marcador;
- Cartolina ou papel-cartão.
Barômetro aquático
- Garrafa de dois litros vazia;
- Régua;
- Tubo de plástico;
- Substância pegajosa;
- Água;
- Corante hidrossolúvel (opcional);
- Marcador.
Referências
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=ah8F-xmvB2k
- ↑ http://easyscienceforkids.com/make-your-own-barometer/
- ↑ http://easyscienceforkids.com/make-your-own-barometer/
- ↑ http://easyscienceforkids.com/make-your-own-barometer/
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=ah8F-xmvB2k
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=ah8F-xmvB2k
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 102 007 vezes.
Publicidade