Baixe em PDF Baixe em PDF

O café é um item de primeira necessidade em inúmeras casas mundo afora. A bebida é ótima para tomar de manhã, após uma boa refeição ou para aquecer o coração nos dias mais frios. Porém, embora fazer um bule de café pareça fácil, existem diversos fatores que podem interferir na qualidade da bebida. Para os amantes de café, escolher os grãos certos é essencial. A limpeza e a eficácia dos equipamentos também fazem uma baita diferença. A forma mais fácil é usar uma cafeteira para preparar um bule para várias pessoas. Depois, é só lavar bem o equipamento para deixá-lo pronto para o próximo cafezinho.

Método 1
Método 1 de 4:

Passando o café

Baixe em PDF
  1. Uma xícara de café comum comporta por volta de 180 ml. Isso é bem menos do que os menores copos das grandes redes de cafeterias, mas mais do que aqueles copinhos encontrados em escritórios. Caso precise de mais café para começar bem o dia, aumente a quantidade dos ingredientes. Faça, também, uma estimativa de quantas xícaras cada pessoa vai tomar para ter uma ideia de quanto café você deve fazer. [1]
    • Para uma xícara média, você vai precisar de 240 ml de café, a mesma quantidade servida nos menores copos do Starbucks e outras redes do gênero.
    • Já para uma xícara grande, você vai precisar de 300 ml de café.
    • Caso esteja usando uma cafeteira, dê uma olhada nas medidas recomendadas no manual de instruções. A maior parte das máquinas tem marquinhas no bule indicando o volume do café.
  2. Watermark wikiHow to Fazer um Bom Café
    O reservatório é caixa plástica transparente que fica de um dos lados da máquina, coberta por uma tampinha. Levante a tampinha e encha o reservatório com água. No geral, as cafeteiras comportam por volta de 1,5 l de água, mas é possível que a sua máquina seja diferente. Use uma jarra de medição ou o bule da própria cafeteira, se ele tiver marcações, para medir a quantidade de água. [2]
    • Não encha o reservatório da cafeteira com água quente. Você pode acabar danificando-o.
    • O ideal é que a temperatura da água fique entre 90 °C e 95 °C. A própria cafeteira vai esquentar a água até a temperatura certa. Caso não tenha uma máquina do tipo, você vai precisar colocar a água no fogo.
  3. Watermark wikiHow to Fazer um Bom Café
    Encaixe bem o bule debaixo do compartimento frontal da cafeteira. Em seguida, abra a tampinha do compartimento, revelando uma câmara vazia com um bico saindo em direção ao bule. Coloque um filtro de papel novo no compartimento, com o lado aberto virado para cima. [3]
    • O filtro deve ficar bem encaixado no compartimento, cobrindo a abertura do bico. A maioria das cafeteiras usa filtros redondos de 20 cm de diâmetro.
    • Embora não seja necessário, você pode lavar o filtro com água para prepará-lo antes de passar o café. Algumas pessoas dizem que a lavagem deixa o café mais gostoso, mas a técnica não faz muita diferença no que diz respeito a cafeteiras.
  4. Watermark wikiHow to Fazer um Bom Café
    Para fazer uma xícara de café padrão, você vai precisar de duas colheres de sopa (10 g) de pó para cada 180 ml de água. Caso tenha comprado o café em grãos, moa-o e passe o pó para o filtro com a ajuda de uma colher. O filtro vai segurar o pó no lugar para que você não encontre resíduos amargos boiando na sua xícara de café. [4]
    • Para fazer 1,5 l de café, por exemplo, você vai precisar de 16 colheres de sopa (80 g) de pó. Use essas medidas como base para preparar uma bebida ao seu gosto.
    • Aumente a quantidade de grãos para deixar o café mais forte e reduza-a se preferir uma bebida fraquinha. Experimente fazer uma xícara primeiro e ajustar a quantidade de pó para deixar o café com o gostinho certo.
  5. Watermark wikiHow to Fazer um Bom Café
    Vá fazer outra coisa enquanto a cafeteira trabalha. No geral, as máquinas levam cinco minutos, mais ou menos, para fazer uma única xícara. Já para preparar um bule inteiro, elas demoram um pouquinho mais. Depois que a máquina esquentar a água, o café vai começar a pingar dentro do bule. Essa é a forma menos trabalhosa de preparar um bule de café. [5]
    • Caso não tenha uma cafeteira, você vai precisar despejar a água quente sobre o pó. O tempo necessário para preparar um bule de café quentinho gira entre quatro e cinco minutos, mas varia dependendo do método usado.
  6. O café é mais gostoso logo depois de pronto. Tire o bule da cafeteira e sirva o café em xícaras para você, sua família e seus convidados. Caso não pretenda tomá-lo imediatamente, passe-o para uma garrafa térmica. Ele permanecerá quentinho por até 45 minutos. Algumas cafeteiras possuem um aquecedor no suporte do bule que mantém o café quente. [6]
    • O café perde o gosto com o tempo. Logo, embora você até possa beber um café mais velhinho, ele não estará tão gostoso quanto se estivesse fresco.
    • Mesmo que a sua cafeteira tenha um aquecedor embutido, o café ainda vai perder qualidade e pode até mesmo ficar mais amargo devido ao calor.
    • Faça apenas a quantidade exata de café para que a bebida não sobre. Você sempre pode preparar outro bule, depois, se tiver vontade.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Escolhendo o café certo

Baixe em PDF
  1. Existem dois tipos de grãos de café principais. Os arábica são os que crescem em grandes altitudes. Eles têm um gostinho mais doce e ácido e são menos amargos do que os robusta, cultivados em altitudes baixas. Popular e difícil de cultivar, o café arábica costuma ser um pouco mais caro.
    • A qualidade de um bule de café não depende só do tipo de grão escolhido. As condições de cultivo e a forma como foram feitos a colheita e o transporte dos grãos também afetam o sabor do café, logo, é possível que você encontre robustas bem mais gostosos do que arábicas por aí.
    • Uma xícara de café feita com grãos do tipo robusta tem duas vezes mais cafeína do que uma preparada com café arábica. A cafeína extra deixa a bebida mais amarga.
  2. Existem diversos países produtores de café mundo afora, o que significa que também existem diversos sabores para você experimentar. O local de nascimento dos grãos não tem nada a ver com a qualidade da bebida. A origem do café é uma questão de preferência pessoal. Experimente diferentes produtos para descobrir de qual você gosta mais. Até mesmo grãos produzidos em um mesmo país podem ser diferentes entre si. [7]
    • Os cafés africanos costumam ter um sabor forte e robusto, muito comparado ao gosto de uvas e outras frutas. O Quênia e a Etiópia são os maiores produtores de café do continente.
    • Os grãos sul-americanos são fortes, porém, mais adocicados. O gosto costuma ser comparado ao de castanhas e chocolate. Os principais produtores de café da América do Sul são o Brasil e a Colômbia.
    • Outros produtores de café, como o Havaí e alguns países asiáticos, são conhecidos por seus grãos terrosos, que rendem bebidas suaves e impactantes, com um sabor próximo ao de flores e outras plantas comestíveis.
  3. Não se deixe enganar pelos rótulos: todos os café são torrados. Uma torra escura significa que os grãos foram torrados por tanto tempo que ficaram pretos, de forma que o gosto da torra se sobrepõe ao dos grãos. Dê preferência para uma torra clara ou leve se preferir um café mais doce, forte e com bastante cafeína. [8]
    • Na linguagem do café, escuro quer dizer queimado. Durante a torra, os grãos são carbonizados e ficam mais oleosos. O café de torra escura tende a ser mais amargo e pode até mesmo ter gosto de queimado.
    • As torras médias são muito populares e costumam ter um sabor forte e balanceado.
  4. Assim que termina de ser processado, o café começa a perder sabor. O ideal é usar os grãos ou o pó em até uma semana após a data da torra, mas isso nem sempre é possível. Dê uma olhada na data antes de comprar ou escolher um saco de café. Dê preferência para os produtos mais frescos.
    • Apesar das aparências, o café não dura para sempre. Você até pode usar um saco de café velho, mas a bebida não vai ficar tão gostosa quanto se o pó fosse fresquinho.
    • Evite produtos que não tenham a data da torra impressa na embalagem. Afinal, não dá para saber a quanto tempo eles foram processados.
  5. O calor, a luminosidade, o ar e a umidade afetam o gosto do café. Para que os grãos não percam a qualidade, mantenha-os no saco até a hora de usá-los. Após abrir a embalagem, passe os grãos para um recipiente opaco e guarde-os em um local fechado, como dentro do armário da cozinha. [9]
    • Desde que tome cuidado, você também pode guardar os grãos na geladeira ou no congelador. Para isso, ponha-os em um recipiente hermético para que eles não estraguem com a umidade e o frio.
    • Independentemente do quão bem você guarde os grãos, eles não vão durar para sempre. Para que o seu café fique bem gostoso, use-os os mais cedo possível.
  6. Caso tenha comprado grãos frescos, você vai precisar moê-los antes de usá-los. O tamanho da moagem vai depender do equipamento que você tiver à sua disposição. Para as cafeteiras comuns, o ideal é apostar em uma média. Ajuste o seu moedor para o tamanho intermediário, se for o caso. [10]
    • As moagens finas têm uma consistência próxima a areia e são ótimas para expressos.
    • As moagens meio-finas são perfeitas para fazer café coado. Já para fazer café em uma prensa francesa, dê preferência para moagens grossas.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Escolhendo a água e o equipamento

Baixe em PDF
  1. Watermark wikiHow to Fazer um Bom Café
    As cafeteiras comuns, de pingar, são supersimples de usar e, por isso mesmo, são as mais populares. Você só precisa colocar os ingredientes no lugar e deixar que a máquina faça o café por você. A cafeteira vai esquentar a água sozinha, despejá-la sobre o pó e servir o café no bule. As máquinas também não precisam de muito esforço para estarem sempre limpas e bem cuidadas. [11]
    • As cafeteiras comuns vêm em diversos tamanhos. Para fazer bules de café em vez de xícaras individuais, invista em uma com um reservatório de água grande.
    • Caso prefira uma alternativa manual, experiente uma cafeteira italiana ou um percolador de café.
  2. As máquinas de expresso possuem uma bomba que empurra a água fervente por entre os grãos, fazendo com que a bebida saia mais rapidamente. O problema é que elas só fazem xícaras individuais. Para que a bebida fique forte e saborosa, você também vai precisar de grãos ou de um pó de boa qualidade. Após passar o café, você pode adicionar leite para fazer um cappuccino ou um latte. [12]
    • As máquinas de expresso usam pós de moagem fina. Lembre-se disso se quiser moer os grãos em casa.
    • Existem máquinas de expresso automáticas, semiautomáticas e manuais. Aposte em uma automática para uma maneira mais fácil de fazer café.
  3. As máquinas de cápsulas usam pequenos potinhos cheios de pós de café. As cápsulas são acopladas na máquina, mais ou menos no mesmo lugar em que você colocaria o filtro. Você não precisa moer os grãos, medir a quantidade de café ou limpar o filtro. A máquina só tem dois problemas: os sabores são limitados aos produzidos pelo fabricante das cápsulas, que, por sua vez, são mais caras no longo prazo do que o café em pó ou em grãos. [13]
    • Os cafés preparados com cápsulas são mais próximos de um expresso do que de um café coado. As cápsulas também são individuais, de forma que não dá para preparar um bule de café com uma máquina dessas.
    • Caso goste mais de café expresso, procure uma máquina cujo fabricante também produza cápsulas de expresso. As maiores marcas geralmente oferecem opções variadas.
  4. Tanto os filtros branqueados quanto os não branqueados estão disponíveis nos mais variados tamanhos. Os primeiros são bem brancos e costumam ser fabricados com cloro. Muitas pessoas dizem que o café feito com filtro branqueados é melhor. Já os filtros não branqueados têm uma coloração mais opaca, mas também rendem cafezinhos de ótima qualidade. [14]
    • Ambos os tipos de filtro são descartáveis. Para reduzir o seu impacto ambiental, invista em filtro não branqueados, que não são tratados quimicamente.
    • Você também pode comprar um filtro reutilizável de pano ou metal para fazer café coado.
  5. Os moedores de lâminas cônicas moem os grãos de café por igual e são vendidos tanto em versões automáticas quanto manuais. Os automáticos são mais fáceis de usar: você só precisa ligá-los na tomada e colocar os grãos no lugar. Eles também costumam ser um pouco mais caros, mas é possível encontrar modelos menores quase do mesmo preço que um moedor comum. [15]
    • Os moedores de lâminas planas produzem um pó irregular, resultando em um café de qualidade inferior. Moa os grãos em pequenas porções se só tiver um moedor desses à sua disposição.
    • Você não precisa de um moedor se já tiver comprado o café em pó. Porém, a bebida vai ficar bem menos fresquinha e saborosa.
  6. Não há nada de errado com usar água da pia para fazer café. Porém, ela contém minerais que podem afetar negativamente o sabor da bebida. Caso prefira uma qualidade mais consistente, use água filtrada ou de garrafa. Um filtro caseiro pode ser o seu melhor amigo se você estiver infeliz com o café feito com a água da sua pia. [16]
    • Evite usar água amaciada ou destilada para fazer café. Esses produtos não contêm os minerais essenciais para dar sabor à bebida. Rica em magnésio e cálcio, a água dura faz um café bem melhor.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Limpando os equipamentos

Baixe em PDF
  1. Além de terem uma aparência horrível, as manchas de café no bule também alteram o gosto das bebidas futuras. Lave bem o bule com água morna e sabão e esfregue as manchas com uma esponja, removendo todos os resíduos de pó. [17]
    • Lembre-se, também, de lavar as xícaras e outro equipamentos após o uso para que eles não acumulem resíduos.
  2. Caso o seu moedor seja elétrico, tire-o da tomada e desmonte-o. Lave as peças de plástico e de borracha com água e sabão. A maioria dos moedores vem com uma escovinha macia que serve para soltar resíduos de pó das lâminas. Para finalizar, tire o pó velho das lâminas com um pano seco. [18]
    • Evite lavar as lâminas e o motor de um moedor elétrico. Use água apenas se o aparelho for manual.
    • Limpe sempre o moedor após o uso. Os restos de café podem deixar as próximas bebidas com um gosto ruim.
  3. Jogue fora a água do reservatório e encha o compartimento com partes iguais de água e vinagre. Coloque a cafeteira para fazer uma xícara. Deixe de molho por uma hora. Em seguida, encha o reservatório com água limpa e faça mais duas xícaras. Enquanto espera, limpe a parte de fora da máquina com um paninho úmido.
    • Caso tome café diariamente, limpe profundamente a máquina com frequência. A dedicação não é necessária se você só fizer café de vez em quando, mas pode ser boa para remover o amargor causado por resíduos de café velho.
    • Caso prefira fazer café com um coador ou uma prensa francesa, lave os equipamentos com água e sabão após o uso.
    Publicidade

Dicas

  • Experimente diversos tipos de café para descobrir o seu preferido. Em seguida, experimente diferentes formas de fazer o café para encontrar o método perfeito para você.
  • Jamais faça mais café do que você pretende beber. Para aproveitar bem o gosto, você deve saborear a bebida fresquinha.
  • Para medir melhor a quantidade de café, use uma balança de cozinha. O peso de uma colher varia de acordo com fatores como a moagem dos grãos.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Café em grãos ou em pó.
  • Uma cafeteira.
  • Um bule.
  • Um filtro de papel.
  • Um moedor de lâminas cônicas.
  • Uma jarra e colheres de medição.
  • Uma balança de cozinha.
  • Xícaras ou canecas.
  • Uma escovinha macia de cozinha.
  • Água.
  • Sabão.
  • Vinagre.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 11 049 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade