Baixe em PDF Baixe em PDF

Fazer um bastão para andar na floresta ou cajado para usar em rituais mágicos pode ser um projeto divertido. Depois que você encontrar um galho que pareça apropriado para o seu objetivo, você pode aprender a prepará-lo com cuidado e adaptá-lo a qualquer uso que tiver em mente. Quer ter um bastão de caminhada útil? Quer participar de um LARP com seus amigos? Quer realizar rituais pagãos? Nós temos o que você precisa. Veja o Método 1 para aprender a como começar a fazer o seu próprio bastão.

Método 1
Método 1 de 3:

Fazendo um bastão de caminhada

Baixe em PDF
  1. Para um bom bastão de caminhada, você vai precisar de madeira morta que tenha algum peso, mas que ainda seja leve o bastante para carregar confortavelmente. A madeira ideal deverá chegar até o seu queixo, embora você possa preferir um bastão maior ou menor, dependendo da sua preferência. A madeira deverá ser relativamente reta. A mesma uniformidade serve para a espessura, tendo pelo menos de 2,5 a 5cm de diâmetro.
    • A madeira ainda verde é muito flexível para ser eficaz como um bastão de caminhada ou de sobrevivência, portanto, apenas colete madeira que já esteja morta para fazer possíveis bastões. Se você encontrar um ramo que queira muito usar, mas que é muito verde, corte-o e talhe-o para descascá-lo, deixando-o ao ar livre para secar por várias semanas antes de tratá-lo e dar o acabamento.
  2. Qualquer madeira com a qual você se sinta confortável será apropriada, mas muitas pessoas preferem a leveza e a força da nogueira e do freixo, bem como a sua disponibilidade. Fique de olho, quando sair pra caminhadas, em ramos bons, de tamanho apropriado e de madeiras variadas que aguentem um uso mais pesado. Pesquise a respeito de madeiras boas na sua região que sejam comuns no uso para bastões de caminhada. Outras madeiras que dão bons bastões de caminhada são:
    • Bordo;
    • Pau-ferro;
    • Cedro;
    • Álamo.
  3. Use uma faca de bolso afiada para remover a casca, tomando cuidado extra para suavizar os nós de galhos ou partes irregulares. Arredonde as pontas do ramo fazendo pequenos cortes para conseguir um acabamento limpo e duradouro.
    • Depois de limpar o seu ramo, deixe-o descansar por alguns dias para ter certeza de que ele secou completamente. Se uma pele alaranjada começar a se formar a partir do interior da madeira, isso será água saindo. Raspe a pele fora deixe o descansando por um tempo até que ele fique com uma cor esbranquiçada depois de vários dias.
  4. Sele com verniz . Se quiser dar um acabamento bom e durável, trate a madeira ou aplique um verniz. Normalmente, você precisará de algumas demãos, aplicando verniz em uma cama fina, tirando o excesso e dando outras demãos. Dê pelo menos 3 demãos e dê outras caso você queira que seu bastão tenha um acabamento mais escuro. Siga as instruções da marca em particular que você comprar.
    • Como alternativa, alguns optam por gravuras em pirografia no bastão antes de selá-lo. Escolha um design distinto que você goste caso queira dar um aspecto original ao seu bastão, e então queime-o.
  5. Alguns excursionistas gostam de enrolar no bastão um pouco de corda Paracord para usar como agarramento, prender alguns anzóis, entre outras coisas, com fita isolante. Você pode também incluir mosquetões para outros acessórios, como garrafas de água, facas e outros equipamentos de sobrevivência. Considere fazer um agarramento de couro e colocá-lo no bastão para deixá-lo mais confortável ao segurar.
    • No terço inferior do seu bastão, entalhe uma série de medições em centímetros com guia ou para medir a profundidade da água enquanto você caminha.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Fazendo um cajado mágico

Baixe em PDF
  1. Muitos wiccanos e outros neopagãos acreditam que a madeira derrubada pela tempestade possui poderes sobrenaturais. Verdade ou não, não deixa de ser uma boa forma de coletar madeira. Vá para uma floresta após uma tempestade com muito vento para buscar pedaços de madeira que pareçam atraentes.
  2. Na magia, o cajado é símbolo tradicional da energia masculina e está frequentemente ligado ao vento e ao sol. Muitas vezes, ele é feito de nogueira ou carvalho, madeiras conhecidas por sua força e durabilidade, mas um cajado mágico pode ser feito de qualquer madeira que pareça certa nas suas mãos. É algo que você usará para sua própria prática, então é importante que seja algo que pareça certo e que tenha importância para você, seja qual for a razão.
    • Quando você encontrar um bastão em potencial, sente com ele. Segure-o com suas mãos. Tente sentir a sua energia. Quando você estiver segurando o bastão certo, você saberá. O ideal é que seu cajado tenha entre 90cm a 1,50m de comprimento.
  3. Use faca e lixa para remover toda a casca e alisar a superfície da madeira. Faça cortes longos e iguais com uma faca bem afiada para deixar o cajado limpo e com a aparência mais lisa possível. Tenha cuidado ao manejar a faca. Deixe seu cajado secar totalmente e remova qualquer casca alaranjada que se forme enquanto ele seca.
  4. Dependendo do seu tipo de prática, você terá um ritual apropriado para energizar ou abençoar o cajado e prepará-lo para a magia. Acenda velas, limpe o ambiente, lance um círculo , faça tudo o que for necessário para preparar o ritual.
    • Ao meditar, pense em todos os elementos naturais — a terra, a luz do sol e a água — que fizeram parte da criação da árvore que forneceu o cajado que você usará. Agradeça a árvore e medite sobre o seu presente.
  5. A pirografia é feita ao aquecer um objeto de metal, geralmente uma agulha ou até um ferro de solda, e usá-lo para queimar padrões na madeira crua. No cajado mágico, isso pode ser realmente útil como uma maneira de imbuir símbolos de poder.
    • De forma geral, é bom evitar vedantes artificiais e tratamentos no seu cajado mágico. Alguns praticantes acreditam que isso pode limitar o poder do seu cajado ao restringir as propriedades naturais da madeira. Só para garantir, deixe sem tratamento.
  6. Aumente o poder de seu cajado ao enfeitá-lo com um cristal igualmente energizado. Caso assim queira fazer, esculpa uma pequena entrada na parte superior do seu cajado e a trabalhe para que fique no formato da pedra que você gostaria de fixar.
    • Não a cole, caso contrário ficará permanentemente presa ao cajado. Em vez de cola, prenda-a com tiras de couro ou outras amarras para que possa remover a pedra para algum uso em particular que venha a ser necessário.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Fazendo um cajado de LARP

Baixe em PDF
  1. Caso queira fazer um cajado de aparência mais legal para um jogo de interpretação de papéis ( Live Action ou RPG ), os cabos de madeira disponíveis em qualquer loja de material de construção são a escolha perfeita. Eles já são uniformes e limpos, além de estarem disponíveis em vários comprimentos e larguras. Outras opções para a base do seu cajado incluem:
    • Vassoura velha ou cabo de esfregão;
    • Tacos de hockey quebrados;
    • Cabos de machados;
    • Cabos de pá;
    • Hastes de cortina;
    • Tubos de PVC.
  2. Vermelho e preto são as melhores cores para dar ao seu cajado de Mago um acabamento legal e metálico. Fará com que pareça com outra coisa além de um simples cabo, o que é a ideia. Para um efeito legal, faça uma base com fita isolante preta e então acrescente fita isolante vermelha se desenrolando abaixo ao longo do cajado, fazendo parecer com uma serpente tortuosa ou sangue escorrendo.
  3. Nenhum cajado fica completo sem uma bola de cristal à vista no topo. Para ter um efeito legal, procure por bolinhas pula-pula na seção de brinquedos na loja, ou procure outro tipo de bolinha que seja leve e que pareça apropriada. Algumas são listradas com cores psicodélicas que seriam perfeitas para um cajado.
    • Se quiser mudar a cor, pegue uma tinta em spray e pinte cuidadosamente o exterior. Faça-o em um ambiente bem ventilado e com a supervisão de um adulto.
    • No topo do seu cajado, talvez você queira pendurar lenços ou fazer qualquer outra decoração. Não economize na criatividade.
  4. Fazer algo em couro pode ajudar você a não perder a pegada na hora que estiver manejando o cajado. Se você tiver uma bola de futebol velha, corte fora as costuras e use uma das seções individuais em forma de hexágono para formar uma alça de couro que você possa segurar. Costure com um barbante para ter um acabamento rústico perfeito.
    • Como alternativa, você também pode conseguir fita isolante de outra cor e passá-la ao redor do cajado várias vezes até ter o formato próprio para uma mão segurar.
    Publicidade

Avisos

  • Tenha muito cuidado ao usar a faca quando estiver tirando a casca do galho. A faca precisa ser bem afiada para fazer o serviço corretamente, então pode ser bem perigoso. Peça para um dos seus pais fazer isso, se necessário.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Um galho;
  • Uma bola ou pedra;
  • Uma faca (opcional).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 64 539 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade