PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Seja para montar uma fantasia ou para ir a uma festa, fazer chapéus pode ser uma atividade divertida e barata. Com apenas alguns suprimentos, você pode fabricar um acessório simples ou até algo extravagante, como aqueles usados por princesas. Este tutorial mostrará a você não só como fazer um chapéu de cone básico, mas também lhe dará ideias de como decorar uma peça do tipo.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Fazendo o chapéu de cone

PDF download Baixe em PDF
  1. Esse material é a escolha ideal para a fabricação de chapéus de cone, já que é rígido e pode ser colado facilmente. Você também pode usar adesivos ou carimbos na decoração. Para obter mais ideias de fabricação, consulte a seção deste artigo que trata do uso de outros materiais.
  2. Você pode usar um compasso ou até um prato grande para fazê-lo. Se optar pelo prato, coloque-o no papel e contorne-o com um lápis. Certifique-se de que o lado reto do semicírculo fica em uma das pontas do papel. [1] O tamanho do acessório dependerá do tipo do chapéu sendo feito.
    • Se você quiser um chapéu de aniversário, faça um semicírculo com 30-40 cm de largura. O produto final terá entre 15 e 20 cm de altura.
    • Se quiser um chapéu de palhaço, faça um semicírculo com 45-50 cm de largura. O produto final terá entre 22 e 25 cm de altura.
    • Se quiser um chapéu de princesa ou de bruxo, faça um semicírculo com 55 cm de largura. O produto final terá 27 cm de altura.
  3. Watermark wikiHow to Fazer um Chapéu de Cone
    Use um par de tesouras ou um estilete para fazê-lo. Se optar pelo estilete, certifique-se de que há algo sob o papel para proteger a superfície sobre a qual você está trabalhando -- como cartolina ou um tapete próprio para cortes.
  4. Watermark wikiHow to Fazer um Chapéu de Cone
    Una as duas extremidades retas do objeto. A parte curvada do papel será a aba do chapéu. Coloque-o na sua cabeça (ou na cabeça do seu filho) e continue puxando as extremidades até que ele fique justo.
  5. Watermark wikiHow to Fazer um Chapéu de Cone
    Quando o chapéu estiver justo, tire-o da cabeça e prenda as pontas com grampos.
  6. Aplique uma linha fina de cola na extremidade interior e pressione ambas até que o produto seque. Você também pode usar fita adesiva de dupla face; basta cortar um pedaço que tenha o mesmo comprimento que o chapéu e colocá-lo na extremidade interior do acessório.
  7. Para ajudar o acessório a ficar mais seguro na sua cabeça, você terá de colar um elástico fino nele. Faça um pequeno orifício no material -- com cerca de 1,3-2,5 cm -- logo acima da base. Faça outro orifício no lado oposto do chapéu. Corte um pedaço de elástico de 45 centímetros. Empurre ou passe cada ponta do elástico pelos orifícios, fazendo um nó. [2] Experimente o chapéu e passe a alça elástica sob o queixo. Se ele estiver solto demais, tire o acessório e puxe uma das pontas do elástico um pouco mais para dentro do chapéu. Faça mais um nó e experimente o produto novamente. Quando ele tiver um bom ajuste, apare o excesso do elástico. Deixe 2,5 cm do cordão acima do nó. Você poderá deixar esse nó mais seguro aplicando uma gota de uma cola quente ou resistente nele.
  8. Watermark wikiHow to Fazer um Chapéu de Cone
    Corte dois pedaços de 60 cm de fita e cole-os na aba interna do acessório. Os pedaços devem ficar opostos um ao outro. Essa é a opção perfeita para um chapéu de princesa. [3] Experimente-o, faça um laço com a fita e apare as pontas se elas estiverem muito longas.
  9. Coloque o acessório sobre a tiara e faça uma marca no ponto em que ambos se tocam. Depois, retire o chapéu do local e passe uma linha espessa de cola quente por cima da marca que você fez. Rapidamente, leve o acessório de volta à tiara; segure-o ali até que a cola seque.
    • Essa opção funciona melhor com chapéus menores e mais curtos (como chapéus de aniversário) do que com acessórios mais altos (como chapéus de princesa ou bruxo).
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Finalizando e decorando o chapéu

PDF download Baixe em PDF
  1. Você poderá adicionar decorações a ele -- como adesivos, pompons e lantejoulas -- para personalizá-lo. Esta seção lhe dará algumas dicas de personalização, além de ideias de como fazer um chapéu de princesa e um chapéu de bruxo.
  2. Pessoas do tipo adoram estudar esses corpos celestes -- e seus chapéus devem refletir isso. Assim, você poderá colar estrelas no acessório. Use adesivos ou pinte os itens decorativos com um estêncil.
    • Se você estiver pintando as estrelas, considere usar uma tinta que brilhe no escuro.
    • Considere adicionar uma estrela à ponta do chapéu. Compre uma estrela plana de madeira (ou corte uma usando o papel de pôster) e pinte-a com a tinta especial. Quando o produto estiver seco, cole o item decorativo à ponta do chapéu usando um pouco de cola quente.
  3. Watermark wikiHow to Fazer um Chapéu de Cone
    Nenhuma princesa está completa sem um véu. Meça um pedaço de tule (que tenha a proporção de 2:1 de comprimento em relação à largura, respectivamente) e corte-o com um par de tesouras. Pegue uma das pontas finas do material e faça um nó usando um elástico de borracha. Corte a ponta do chapéu de cone (sem passar dos 2,5 cm) e insira a extremidade do tecido que possui o elástico no orifício. Você poderá prender esse material no interior do chapéu com um pouco de cola quente.
    • Você também pode usar tiras longas de fita. [4]
    • Considere decorar a aba do chapéu usando enfeites.
  4. O seu chapéu pode ficar elegante (no caso do chapéu de princesa, ainda mais elegante) se você colar alguns objetos à aba inferior. Com uma fita métrica, meça a circunferência do acessório -- e memorize o valor. Meça o enfeite de acordo com esse número e corte-o. Prenda-o à aba do chapéu com uma cola quente ou resistente. Eis algumas ideias de opções:
    • Ouropel
    • Boás de penas (Marabú) ou acessórios semelhantes e finos
    • Espiguilha ou fita
    • Papel crepom
    • Pompons
    • Brilho
  5. Você pode acrescentar tiras longas de crepom colorido ao topo do acessório para transformá-lo em um chapéu de princesa simples. Outra opção é adicionar tiras mais curtas de crepom ou de uma fita ondulada à aba inferior do chapéu -- imitando mechas de cabelo. Lembre-se de não acrescentar papel crepom a toda a aba do chapéu, ou quem usá-lo não poderá enxergar! [5]
    • Você pode usar a fita ondulada (o mesmo tipo usado em balões) passando-a ao longo da ponta da lâmina de uma tesoura. Ponha o polegar sobre cada ponta da fita e dê um leve puxão para baixo.
    • Prenda o papel crepom à aba interna do chapéu usando uma cola resistente. Prenda a fita ondulada no mesmo local usando cola quente.
  6. Você pode deixar o acessório mais divertido se colar alguns pompons brilhantes nele. Basta fazer um pequeno orifício na ponta do chapéu e pingar uma gota de cola quente nele. Ponha um pompom brilhante sobre a cola imediatamente.
  7. Quanto mais formatos forem colados no acessório, mais colorido ele ficará. Para isso, cole adesivos e formas feitas em outras folhas nele -- ou use um estêncil para pintar alguns objetos no chapéu com tinta acrílica.
  8. Use uma cola branca para esboçar algumas formas no chapéu; depois, polvilhe um pouco de brilho nelas. Lembre-se de girar o chapéu nesse processo, para que a customização atinja toda a sua área. Se você planejar usar mais de uma cor, adicione a cola e o brilho de um primeiro tom e deixe-o secar antes de adicionar a cola e o brilho do segundo tom.
    • Crie alguns formatos divertidos, como estrelas, pontos, ziguezagues e espirais.
    • Faça rabiscos ao longo da aba do chapéu para deixá-la elegante.
    • Se você estiver fazendo vários chapéus para uma festa, considere deixá-los mais pessoais escrevendo o nome das pessoas que os usarão com a cola e, depois, aplicando o brilho com a cor favorita desses convidados.
    • Se você quiser deixar todo o chapéu brilhante, use um spray. Chacoalhe a lata por alguns segundos e mantenha-a a 15-20 cm de distância da superfície do acessório. Aplique uma camada fina e uniforme do produto e espere até que ele seque completamente antes de repetir o processo.
    • Tente trabalhar no chapéu sobre uma folha ou um prato de papel. Assim, quando você terminar, poderá formar um funil com esse material -- para levar o brilho de volta ao seu recipiente.
  9. Você pode dar um toque especial ao chapéu colando algumas lantejoulas nele. Também é possível usar algumas pedras decorativas (como as usadas em diários e álbuns), encontradas na seção de adesivos de lojas de artesanato e papelarias.
  10. Para um acessório divertido e extravagante, use esses itens. Dê a alguns deles formatos aleatórios -- mas deixe 2,5 cm das suas pontas intactos. Corte a ponta do chapéu de cone e passe as pontas do limpador pelo orifício. Se necessário, prenda-as na parte interna do acessório usando uma cola quente ou resistente. Você pode usar um ou vários limpadores. Eis mais algumas ideias:
    • Forme ziguezagues com os limpadores.
    • Envolva um lápis com um limpador e remova-o com cuidado, formando uma mola flexível.
    • Dê à ponta do limpador um formato divertido -- como uma estrela ou uma espiral -- e deixe o resto do objeto ereto.
    • Entrelace dois limpadores de cores diferentes para obter um efeito diversificado. Depois, você poderá usá-los como qualquer outra peça.
    • Deixe os limpadores ainda mais excêntricos colando pequenos pompons às suas pontas. Essa opção funciona especialmente para formatos flexíveis e semelhantes.
  11. Se o Natal estiver chegando, você pode transformar qualquer chapéu de cone vermelho no gorro do bom velhinho; para isso, adicione um pompom branco e fofo à ponta do acessório e bolas de algodão (ou algo semelhante) à aba.
  12. Se você estiver fazendo o acessório para uma festa, tente ter o tema dela em mente quando for decorá-lo. Eis alguns exemplos de ideias para você começar:
    • Se a festa tiver um tema relacionado a peixes, faça chapéus azuis e decore-os com adesivos de animais marinhos e de bolhas. Passe um pouco de cola na aba do objeto e polvilhe areia sobre ela. Cole várias tiras longas de papel crepom verde à ponta do chapéu; esse material imitará as algas.
    • Se o chapéu for destinado a um chá de bebê e o tema envolver as cores cor-de-rosa e branco (para o caso de a criança ser uma menina), faça acessórios rosados e adicione um boá de penas brancas à aba. Coloque um pompom também branco ou algo semelhante na ponta de cada chapéu. Você também pode usar um papel cor-de-rosa com listras ou bolinhas brancas em vez do papel de uma só cor.
    • Se o chapéu for para uma festa de Halloween, faça acessórios nas cores laranja e preto -- e adicione alguns toques de terror. Cole ouropel preto na aba e algumas aranhas de plástico na ponta de cada chapéu. Você também pode prender essas aranhas a algum fio ou a limpadores de cachimbo e colá-las à ponta do acessório.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Usando outros materiais

PDF download Baixe em PDF
  1. Ela não é tão durável, mas é mais fácil encontrar a cor de sua preferência. No entanto, lembre-se que a cartolina pode ser pequena demais para a criação de chapéus grandes, como os de princesa e de bruxo.
  2. Papel cartão é um material semelhante à cartolina, porém mais resistente. Ele é vendido em várias cores, mas pode não ser grande o bastante para criar chapéus de princesa e bruxo. Geralmente, o produto é vendido com medidas como 21 x 27 ou 30 x 30 centímetros.
  3. Você pode fazê-lo facilmente: basta encontrar um carimbo de que você goste e uma almofada para carimbos. Pressione o objeto na almofada; depois, pressione-o em alguma superfície de teste para garantir que ele está encharcado de tinta. Por fim, leve-o contra o papel. Continue fazendo isso até que todo o papel esteja coberto com essa estampa.
    • Tenha em mente que a maioria das almofadas de carimbo é feita com tinta transparente. Isso significa que a cor original do papel será exibida. Por exemplo: se você tentar usar um carimbo vermelho em um papel de pôster amarelo, terá uma estampa de cor laranja.
    • Para obter melhores resultados, use um papel branco e uma tinta de qualquer cor -- ou uma tinta preta e um papel de qualquer cor.
  4. Watermark wikiHow to Fazer um Chapéu de Cone
    Você pode deixar o chapéu mais interessante se cobrir o material do acessório com papel de embrulho. Basta rolar um pedaço desse material sobre o papel de pôster -- com a estampa virada para baixo. Aplique um adesivo em spray ao lado branco/preto do embrulho; depois, coloque o papel de pôster virado para baixo sobre o adesivo.
    • Para proteger a superfície sobre a qual você está trabalhando, considere cobri-la com jornais ou um plástico.
  5. Você pode fazer um chapéu de cone digno de uma princesa (ou de um bruxo) cobrindo o papel de pôster com esses materiais. Basta cortar um pedaço de tecido que tenha as mesmas proporções que o papel de pôster e colocá-lo com o lado correto para baixo em uma superfície plana. O lado incorreto (a parte traseira) do tecido deve estar voltado para você. Aplique uma camada fina e uniforme de adesivo em spray; depois, cole o papel de pôster no tecido.
  6. Se você não encontrar só uma cor que seja perfeita para o seu chapéu, pode pintá-lo com o tom que quiser. É possível usar um pincel grande e chato e tinta acrílica ou em spray.
    • Se estiver usando tinta acrílica, aplique uma camada fina e uniforme do produto. Espere que ele seque antes de aplicar a segunda camada; isso reduzirá a quantidade de pinceladas.
    • Se estiver usando tinta em spray, mantenha a lata a 15-20 cm de distância da superfície do papel e aplique uma camada fina e uniforme do produto. Se precisar de uma segunda camada, espere que a primeira seque.
  7. Você pode usar um programa de edição de fotos (photoshop) para criar algo que possa imprimir em uma folha sulfite ou em um papel cartão. É possível criar qualquer tipo de estampa -- incluindo ziguezagues, listras e bolinhas. Tente usar cores claras e contrastantes, como verde neon e vermelho.
    • Se estiver usando papel cartão para fazer vários chapéus, leve só uma folha do produto à impressora a cada vez -- para não danificar o aparelho.
  8. Se quiser um acessório ainda mais chamativo, terá de terminar de construí-lo primeiro; depois, será preciso usar um brilho em spray para cobrir toda a superfície do chapéu. Se tentar adicionar o brilho primeiro, pode não conseguir colar ou fechar o acessório devido a esse produto. Para aplicar o brilho a um chapéu pronto, chacoalhe a lata de spray e mantenha-a a 15-20 cm de distância da superfície do chapéu; depois, aplique-o de maneira fina e uniforme. Espere que a tinta seque completamente antes de aplicar uma segunda camada.
  9. Se estiver fazendo os acessórios para um evento, tente escolher tons semelhantes ao seu tema específico. Eis alguns exemplos:
    • Se você estiver fazendo chapéus para uma festa de Ano Novo, tente usar cores como branco e dourado. Você pode fazer um chapéu de cor branca com a aba dourada.
    • Se estiver fazendo chapéus para uma festa cujas cores são o turquesa e o branco, tente fazer acessórios daquele tom e abas deste. Você também pode optar por usar listras ou bolinhas brancas.
    Publicidade

Dicas

  • Se estiver fazendo chapéus para uma festa e ficar sem ideias, pense no tema ou nas cores do evento.
  • Leve a estação do ano em consideração quando for fazer o chapéu. Se estiver fazendo acessórios para uma festa de Halloween, considere decorá-la com itens que deem medo, como aranhas de plástico.
  • Examine fotos de chapéus de festa, palhaços, bruxas, bruxos ou princesas para ter ideias.
  • Seja cuidadoso com o seu chapéu. O papel de pôster é mais durável que a maioria dos outros tipos desse produto, mas ainda é frágil e pode ser enrugado, amassado ou rasgado se houver algum descuidado.
Publicidade

Avisos

  • Tenha cuidado ao usar tesouras para enrolar a fita. Você pode cortar o polegar se não prestar atenção.
  • Pistolas de cola quente podem chegar a temperaturas extremamente altas. Evite tocar o tubo de cola ou as partes de metal do acessório. Se estiver trabalhando com crianças pequenas, considere usar uma pistola de cola quente que opere a uma baixa temperatura. Essas opções ainda ficam quentes, mas têm menos chances de causar bolhas na pele.
  • Quando estiver mexendo com um estilete, lembre-se de fazer cortes em um sentido que se afaste de você. Proteja a sua superfície de trabalho colocando algo -- como um pedaço de cartolina ou um tapete especializado -- sob o projeto.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Papel de pôster
  • Compasso
  • Tesouras ou estilete
  • Cola ou fita de dupla face
  • Elástico, fita ou uma tiara
  • Algo para decorar o chapéu, como brilho, adesivos e pompons

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 102 967 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade