Baixe em PDF
Baixe em PDF
Fazer o seu próprio cinto (neste caso, de tecido) é uma maneira relativamente fácil de criar uma peça única para si mesma. Cintos de tecido são leves, o que os torna perfeitos para o verão. Eles também são muito versáteis; você pode usar qualquer tecido de que goste e, se fizer a peça larga o bastante poderá até usá-la como um cachecol. Só será preciso ter alguns materiais e habilidades básicas de costura!
Passos
-
Meça a circunferência da sua cintura. Se você ainda não souber o valor (você pode ter feito a medição para comprar calças), será muito fácil obtê-lo. Basta passar uma fita métrica pela cintura -- na região que fica logo acima dos quadris e abaixo do seu umbigo. [1] X Fonte de pesquisa Verifique o valor no ponto em que a fita começa e dobre-o; o número final será a sua circunferência.
- Os cintos de algumas mulheres são feitos para ser vestidos nos quadris e não na cintura. Se for o caso, coloque a fita métrica alguns centímetros abaixo para que ela fique naturalmente sobre o topo dos seus quadris; depois, meça normalmente.
-
Escolha o tecido. Encontre o tecido perfeito para o seu cinto. Se não tiver algum material à disposição em casa, você poderá encontrar algo barato em lojas de artesanato (ou até na internet). [2] X Fonte de pesquisa Quase qualquer tipo de tecido durável e confortável será útil. Independentemente da sua escolha, use uma tira que tenha cerca de 17,7 cm a mais do que a medida da sua cintura e 12,7 cm de largura . [3] X Fonte de pesquisa Eis alguns exemplos que funcionam bem para cintos:
- Algodão (simples ou semelhante; algodão em "rede" é especialmente durável)
- Poliéster
- Seda artificial
- Tecido de bambu
- Lã (pode ser cara)
-
Dobre e passe as pontas do tecido. Quando ele estiver pronto, coloque-o sobre a superfície de trabalho horizontalmente (da esquerda para a direita) de modo que a sua estampa fique virada para baixo . Dobre as pontas esquerda e direita em cerca de 1,3 centímetro. Use um ferro nesse processo. Use agulha e linha ou uma máquina de costurar nessas dobras; deixe uma folga de cerca de 0,8 centímetro.
- Você deverá fazê-lo para que nenhuma das tais pontas fique exposta no produto final. Essa é uma regra básica da costura; pontas expostas se desgastam em menos tempo do que as pontas devidamente dobradas -- portanto, evite isso a todo custo.
-
Dobre o tecido pela metade horizontalmente e costure-o. Depois, dobre as pontas de cima e de baixo em cerca de 1,3 cm e passe-as (assim como você fez com as pontas esquerda e direita). A seguir, dobre todo o tecido pela metade horizontalmente de modo que ele pareça uma tira fina e longa (com a estampa virada para você). Dobre-o e, depois, costure as pontas de cima e de baixo com uma folga de 0,6 centímetro.
-
Amarre-o à sua cintura. Nesse ponto, o cinto está mais ou menos finalizado. Para esta opção simples, só será preciso prendê-lo à sua cintura para vesti-lo. Se quiser, você pode até fazer um nó ou laço decorativo para deixar tudo mais caprichado!
- Se as pontas abertas (da esquerda ou da direita) do tecido lhe incomodarem, você pode costurá-las assim como fez com as outras pontas antes.
- Lembre-se que esse tipo de tecido pode ser muito largo para as presilhas de algumas calças. Para resolver isso, basta dobrar a peça pela metade horizontalmente mais uma vez e costurar as suas pontas. No entanto, atente-se ao fato de que costurar duas vezes sobre as mesmas pontas pode dar à peça uma aparência "desleixada".
Publicidade
-
Obtenha uma fivela já pronta. Com um pouco mais de trabalho, será fácil dar ao cinto de tecido uma fivela -- de modo que ele poderá ser fechado como qualquer peça "profissional". No entanto, para fazê-lo você terá de ter uma fivela de antemão. Em teoria, qualquer tipo de fivela funcionará no seu cinto, desde que ela não seja pequena ou grande demais para acomodar o material da peça; das fivelas tradicionais às fivelas de caubóis, não há escolhas "certas" ou "erradas".
- É possível comprar fivelas em brechós, lojas de artigos clássicos e de antiguidades e até lojas de departamento. [4] X Fonte de pesquisa Além disso, essas peças podem ser facilmente compradas na internet. Sites de artesanato "feito à mão" como o Etsy também poderão oferecer opções exclusivas. [5] X Fonte de pesquisa
-
Outra opção é usar dois anéis em formato de "O" ou "D". Se não puder encontrar fivelas à venda ou preferir economizar, também é possível substitui-las por alguns anéis de metal. Idealmente, essas peças devem ser feitas de aço inoxidável ou outro material que não enferruje, ter formatos de "O" ou "D", ter a mesma largura que o cinto e ter o mesmo tamanho.
- Anéis de metal em "O" ou "D" costumam ser vendidos em lojas de ferramentas ou na internet a preços baixos; às vezes, eles não chegam a custar R$3,00.
-
Prenda a fivela ou os anéis ao cinto. Independentemente do mecanismo escolhido, você o prenderá ao cinto passando uma das pontas do tecido pela peça em questão e costurando-a. Faça uma costura justa; a fivela ou o anel deverá ficar em uma posição adequada, mas você também deverá deixar um espaço para fazer possíveis ajustes.
- Se estiver usando anéis em "O" ou "D", passe o tecido por ambas as peças antes de costurar tudo.
-
Se necessário, adicione orifícios à outra ponta. Se estiver usando uma fivela que requeira a passagem de uma ponta por um buraco na outra parte do cinto, será preciso criar esses orifícios. Você pode fazê-los com uma faca, tesouras ou até com uma chave de fenda. [6] X Fonte de pesquisa Certifique-se de que eles são uniformes em espaço e alinhados no meio do tecido.
- Não deixe o tecido próximo aos buracos desfiados; isso os deixará vulneráveis ao desgaste e a rasgos. Em vez disso, use um ilhó ou algo semelhante. [7] X Fonte de pesquisa Você pode até usar alicates especiais caso não queira fazer tudo à mão.
-
Feche o cinto normalmente. Quando a fivela ou os anéis forem presos ao cinto, você poderá usá-los de modo normal! Já que há uma variedade enorme de opções, cada modo de fechar o acessório poderá ser único -- mas todos serão bastante intuitivos.
- Se estiver usando anéis em "O" ou "D" pela primeira vez, não se preocupe -- são fáceis de usar para fechar o cinto. Basta passar a ponta do acessório por ambos os anéis e soltá-las. Deixe o cinto bem justo. Os anéis manterão o tecido apertado e fechado pela fricção.
Publicidade
-
Adicione um laço. Esses detalhes são fantásticos em cintos femininos (e nas peças de homens que gostam de ousar). O melhor é que eles podem ser feitos com o resto do tecido do próprio cinto! Há inúmeras variações, desde os estilos mais básicos (semelhantes a cordões de tênis) a opções mais complicadas. Você pode costurar a peça final diretamente ao cinto, mas há outras opções; por exemplo, você pode prendê-la sobre uma fivela feia para escondê-la.
- Para várias ideias de laços, veja este artigo .
-
Adicione costuras decorativas. Se você tiver habilidades com a agulha e a linha ou com a máquina de costurar, pode adicionar detalhes para deixar o cinto mais personalizado. Esse processo pode ser tão complicado quanto você quiser: qualquer coisa, desde estampas mais simples, como ziguezagues, a coisas mais elaboradas, como flores, é possível -- depende de quanto tempo você quer investir.
- Outra grande ideia é fazer pontos cruzados, uma técnica que permite que você costure imagens sobre estampas já prontas (ou faça peças customizadas). Veja este artigo se precisar de mais ajuda para fazer pontos cruzados.
-
Adicione linhas semelhante a espartilhos. Se quiser um projeto mais complicado, tente adicioná-los ao seu cinto. Há várias maneiras de fazê-lo. A mais fácil, provavelmente, é criar orifícios em série ao longo das partes superior e inferior do cinto e passar uma linha ou fita decorativa por eles. No entanto, há outras opções: se você tiver boas habilidades de costura, pode até inserir várias peças semelhantes a espartilhos pelo tecido. [8] X Fonte de pesquisa
- Se precisar de ajuda, veja o artigo sobre como fazer um espartilho .
-
Seja criativa! O seu cinto pode ser customizado à vontade; não tenha medo de ousar. Quase não há limites para as possibilidades de alterações para o "seu" acessório, exceto a sua imaginação e as suas ferramentas! Eis algumas ideias para que você possa começar (há várias outras):
- Adicione detalhes com pinceis atômicos
- Costure ou escreva a sua citação favorita no cinto
- Pinte ou faça cortes no tecido para dar a ele um aspecto distorcido
- Adicione pedras, espinhos de metal etc.
- Costure linhas ou franjas decorativas
Publicidade
Dicas
- Para criar um orifício para botão à mão, faça um pequeno corte no tecido. Depois, costure o entorno desse corte de modo que cada ponto comece no tecido, passe pelo orifício e saia pelo outro lado.
- Para fazer um orifício para botão com uma máquina de costurar, certifique-se de que a sua máquina possui a peça necessária. Use-a para costurar os lados e as partes superior e inferior; depois, faça um corte entre as linhas de costura.
Publicidade
Avisos
- Tenha cuidado ao usar tesouras, alfinetes, agulhas e outros objetos afiados!
- Se não souber como usar uma máquina de costurar, consulte o guia de usuário ou peça ajuda a um amigo.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.webmd.com/diet/waist-measurement
- ↑ https://www.fabric.com/
- ↑ http://www.makeit-loveit.com/2013/09/fabric-flower-belt-cinch-it-in.html
- ↑ http://www.ebay.com/gds/The-Ultimate-Guide-to-Buying-a-Belt-Buckle-/10000000177632213/g.html
- ↑ https://www.etsy.com/search?q=belt%20buckle&ref=auto1
- ↑ http://www.instructables.com/id/Super-Simple-Curtain/step1/Make-holes-in-fabric/
- ↑ http://www.afashionablestitch.com/2011/tips-and-tricks/how-to-apply-an-eyelet/
- ↑ http://www.pinterest.com/pin/300052393896345855/
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 63 306 vezes.
Publicidade